Televisão é a Nova Televisão

Televisão é a Nova Televisão Michael Wolff

Resenhas - Televisão é a Nova Televisão

Alex 13/05/2017

A TELEVISÃO NÃO É A NOVA TELEVISÃO
Para falar sobre "Televisão é a nova televisão", preciso dividir a obra de Michael Wollf em 3 partes:
1) Ideológica - Michael Wolff demonstra sua vocação ideológica a favor do mercado tradicional de televisão, o que causa certa repulsa ao longo da leitura, até porque, como citarei a seguir, ele próprio não acredita que a televisão é, de fato, a nova televisão. Aqui ele insiste em desmerecer comercialmente outras midias e essa é a parte ruim do livro, ao meu ver.
2) Comercial - Este é um ponto interessante. Aqui Wolff acerta em cheio, trazendo ao leitor todo o cenário recente de publicidade midiática, que vai desde as antigas publicações físicas aos atuais sites de trend como o Buzzfeed (que já sofreu diversas metamorfoses), além de citar o quanto o conteúdo premium da internet modificou-se e adaptou-se ao mercado. É realmente uma leitura quase que obrigatória para todo publicitário.
3) Disfarce - Michael Wolff criou um livro e o denominou de "Televisão é a nova televisão", mesmo que isso não seja exatamente assim. No decorrer de suas páginas o autor demonstra claramente que a televisão, tal como a conhecemos, está numa mudança profunda e perigosa, focando cada vez mais no conteúdo premium e procurando o seu público, que em grande parte está migrando para o digital. E que as próprias programadoras, que normalmente cuidam da rede de internet e dos canais por assinatura, vivem um auto-paradoxo.

Em resumo posso dizer que este é um livro chato e necessário. A linguagem empregada não é das mais convidativas e pode cansar até mesmo grandes entusiastas do tema. No entanto, embora o autor relute em assumir que o digital está engolindo a televisão tradicional, em suas páginas é possível reconhecer a mudança de cenário e as estratégias dos grandes conglomerados midiáticos mundiais para os próximos desafios, baseando-se em suas vitórias e fracassos nas últimas décadas.
Rafa 24/05/2020minha estante
Olá, Alex.

Concordo com todos os três principais pontos que você deixou claro sobre o livro e com o seu resumo. Pode ser um livro chato, porém, fundamental.