Ardósia

Ardósia Nicolás Irurzun

Resenhas - Ardósia

Flávia 14/05/2016

Ardósia - Nicolás Irurzun
Ardósia, livro narrado por diversos personagens, fala sobre uma adorável cidadezinha interiorana de pouquíssimos habitantes e de localização extremamente duvidosa.
Afinal ninguém nunca consegue chegar até lá e por esse motivo não se vê nenhum turista ou visitante.
Talvez seja esse um dos motivos para a falta de novidades dos moradores da pequena cidade, que se aproveitam um tanto da situação para colocar os assuntos em dia, principalmente quando esses assuntos tratam-se da vida de seus queridos vizinhos. Mas finalmente, para surpresa dos Ardosienses, algo acontece na cidade. Um assassinato.
Mas se haviam tão poucos habitantes no lugar, o assassino teria que ser alguém conhecido, certo? E aí está o suspense do livro.
O livro é sem dúvidas um dos livros mais divertidos que eu tive a oportunidade de ler.
Recomendo a leitura!

Mands 13/05/2016

Cada segundo lendo ele foi incrível!
Ardósia foi narrada por diversos personagens. Achei que ia me confundir toda, mas os nomes tão diferentes conseguiram me fazer entender.
Ardósia é uma cidade pequena (me lembra minha cidade natal), quase impossível de se achar. Só se perdendo mesmo (ou seja, minha cidade natal).
Um fato que muda tudo, e Ardósia passa a ser visitada, é um assassinato. "Mas assassinatos tem em todos os lugares", não em Ardósia meu jovem!
Ardósia não há crimes hediondos. É a cidade com a mais baixa criminalidade em todo o país. Inclusive nem está no mapa!
Um fato que adorei, foi o ermitão "Nicolau". O mistério em volta dele, e sua casa rosada.
O romance, as brigas, o povo e suas estranhas manias, estranhas palavras, o orgulho em cada um, a alegria em outros. O final de forma surpreendente trouxe tudo.
Quando cheguei perto de acabar, fiquei com medo de o desfecho me decepcionar, mas eu fiquei satisfeita.
Adorei o humor presente ali, junto com o sarcasmo, uma mistura incrível!
Se você mora em uma cidade pequena, vai ver que tudo escrito ali é verdade.

site: www.ebiscoitooubolacha.blogspot.com

Dayenne Machado 16/02/2017

LIndo
É um livro que fala de uma cidade chamada Ardósia. A cidade fica no interior, tem poucos habitantes e é difícil de chegar nela. Por ser difícil de chegar em Ardósia há anos não se vê um turista por lá.

Cada capitulo da história é como se fosse um conto, diferente sobre cada habitante da cidade. Mas a história vai se construindo através desses contos.

Pela capa e sinopse da a entender que seria um livro de suspense, mas não é bem assim. Até tem um assassinato, só que logo é resolvido. Por Ardósia ser uma cidade do interior, tem pensamentos antiguados, todos habitantes se conhecem e tem aquelas fofocas de cidade pequena e isso faz com que o livro se tornasse bem humorado e eu gostei bastante.
A escrita do autor é muito boa, ele soube desenvolver muito bem cada habitante da cidade que aparece nos contos, fora que também deu alguns nomes diferentes para eles e isso também contribuiu com que o livro fosse mais bem humorado

Ardósia é um livro que eu recomendo muito, é livro leve, divertido e descontraído, uma boa leitura pra sair de um ressaca literária.

site: https://palavrasseletas3.blogspot.com.br/

DaniDeschanel 07/05/2016

Leve e bem humorado
Ardósia é livro que fala de uma cidade chamada Ardósia. A cidade fica no interior, tem poucos habitantes e é difícil de chegar nela. Por ser difícil de chegar em Ardósia há anos não se vê um turista por lá.

Resenha completa em: http://www.escritasnachuva.com/2016/05/ardosia.html

Blog com V 03/01/2017

Resenha – Ardósia
Por ser uma cidade interiorana e de difícil acesso, Ardósia contempla moradores presos a uma rotina pacata, e claro, repleta de fofocas. Os contos são relatados pelos habitantes, e embora sejam muitos nomes a ser gravados, não há dificuldade alguma para distingui-los. Cada personagem possui nomes excêntricos, alguns mais comuns do que outros já um pouco menos usuais. As falas do livro são bem características, com gírias e coloquialismo, para contextualizar e inserir o leitor dentro da cidade, mas sem perder a narrativa formal e descrições impecáveis.

Com a presença de grandes nomes e referências no decorrer da leitura, aparece Manuel Bandeira com o poema Ingênuo Enleio, Forrest Gump, e até uma trilha sonora colocada de forma bem interessante. As histórias e aventuras do povo ardoniense são hilárias, entre tarefas que deveriam ser simples, como manter o emprego ou namoro, até as que são mais laboriosas e complicadas, como escolher o nome dos filhos. Não existe uma situação sem um toque de humor, e até mesmo aponta os defeitos da cidade pequena, como o machismo e preconceito ao que é diferente. Porém, nunca de uma forma pesada, é uma crítica sutil e leve, como todas as passagens no livro.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2016/07/15/ardosia/

Ensopado Literário 09/01/2017

Ardósia - Nicolás Irurzun
SINOPSE:
"Um de seus habitantes desprezara a bênção de Santa Edwiges. Viroses, dores de corno, joanetes, todo tipo de tragédia cairia sobre as cabeças nativas. A maioria ignora que tais cartas contêm erros grosseiros de ortografia. Gramática inexistente. A população se divide entre brincadeira de mau gosto ou maldição. Na dúvida, o Prefeito marcou a assembleia. Pulso nem sempre agrada o eleitorado. O Delegado, pra lá de exagerado,
procura evitar atentados terroristas."

Esse livro é da nossa parceria com o autor Nicolás Irurzun.

O livro conta a historia dos vários moradores de Ardósia, uma cidade desconhecida no interior de são Paulo. O livro é de comedia, suspense e romance, o que o deixa ainda mais interessante.

A primeira coisa que eu adorei no livro é o fato que o autor escreve da forma que cada personagem fala, o que eu pessoalmente gostei muito, deixando o livro bem informal. Ele usa gírias e palavras do dia a dia, o que deixa a leitura mais fácil e leve. O livro é repleto de historias super engraçadas que acabam fazendo com que o leitor goste ainda mais do livro. O fato mais interessante é que são, em sua maioria historias comuns, mas ainda assim não deixam de ser maravilhosas. O livro também tem um toque de suspense e mistério em relação a um morador de ardósia, deixando-o mais interessante.

A capa foi, infelizmente uma das coisas negativas sobre o livro. Claro que devermos ter em mente não julgar o livro pela capa, mas, querendo ou não, a capa é o fator numero 1 para o interesse do leitor, já que ela é a primeira impressão que ele terá do livro. E a capa de ardósia não é algo que chama muito a atenção do autor. E por ultimo, a sinopse. Infelizmente a sinopse não é tão completa como poderia ser, já que ela fala apenas um dos vários casos que aconteceram em ardósia.

O livro em si me surpreendeu. Quando pedi a parceria com o autor não sabia que o livro iria ser tão interessante. Nunca havia lido um livro com tantos gêneros diferentes e me surpreendi de como gostei. Isso é mais um fator que mostra como é fantástica a literatura brasileira.

site: http://ensopadoliterario.blogspot.com.br/2016/11/ardosia-nicolas-irurzun.html