Adolescente Rebelde - Como Lidar?

Adolescente Rebelde - Como Lidar? Joacil Luis

Resenhas - Adolescente Rebelde - Como Lidar?

@apilhadathay 04/03/2016

Maravilhoso
"Não tem como dar o que um adolescente necessita sem que o conheça. Não há como o conhecer sem que esteja presente. Para estar presente, é preciso renunciar um pouco do trabalho, dos prazeres pessoais, dos encontros sociais e da própria. Quem gera um filho, nunca mais poderá viver como se fosse único no mundo." (p. 55)

Eu estava muito ansiosa para ler esta obra de Joacil, e quando o lançamento ocorreu, não perdi tempo, fui correndo adquirir meu exemplar. Fico feliz em dizer que terminei o livro rapidamente e ele superou todas as minhas expectativas! É um livro sobre a importância de os pais conhecerem melhor os seus filhos. Com uma narrativa breve, de capítulos curtos, iniciados por fábulas e contos, o psicólogo entrega a deixa para o que o capítulo traz de mais importante. Ele fala de adolescentes rebeldes, sim, mas ainda mais fortemente do papel dos pais na criação adequada das crianças que - um dia - poderão ser esses rebeldes.

"Muitos homens e mulheres são tão trabalhadores, viajam a semana inteira, conversam com empresários e com muita gente importante. Alguns são bastante solicitados na empresa onde prestam serviços. Eles são 'os caras' para todo o mundo no setor de trabalho. No entanto, em casa, são um fracasso." (p. 63)

Com sensibilidade e um toque adequado de humor, as 95 páginas do livro foram um deleite de se ler. Um único ponto negativo que encontrei - e que parece uma marca nos livros da Chiado, a não ser que eu esteja enganada, é a parca revisão que, em mais de um capítulo, deixou muito a desejar, e que poderia ter valorizado mais o texto belo.

Encontrei inúmeras passagens que me fizeram refletir, pensar na minha própria infância e adolescência, avaliar meus pais e a mim mesma pelos padrões descritos pelo psicólogo e sorri; emocionei-me e me vi refletida em muitas situações ali. Se fosse transcrever todas as passagens que me tocaram, reproduziria o livro aqui e isso não seria legal. Você precisa comprar e ler por si mesmo.

Você, jovem, vai querer comprar esse livro e deixar perto dos seus papis, como uma dica especial de onde eles podem melhorar. Mas é preciso ver onde vocês também precisam ser mais contundentes.
Papais e Mamães, vocês podem se chocar a princípio e imaginar: "Mas nem tudo é culpa dos pais!!", mas parem para refletir que, se não fossem os erros cometidos pelos seus pais com vocês, não haveria porque cometer falhas com seus filhos também. Este é um ciclo vicioso, e toda criança e jovem está sob sua responsabilidade. Cada criança que vem a esta Terra é a sua tentativa mais particular e sincera de mudar o mundo. Então, por que fazer de qualquer jeito? Leiam as dicas de Joacil e compreendam que nem tudo, mas boa parte é responsabilidade sua.

Muito boa obra!
Merece releitura!

site: http://pilhaflutuante.blogspot.com.br/2016/03/resenha-adolescente-rebelde-joacil-luis.html

Léo 26/09/2016

Excepcional, pedagógico, necessário
Após tantas leituras nesse percurso anual, recebendo obras maravilhosas enviadas com tanto apreço e confiança a mim através dos amigos autores e editoras parceiras do blog, eis que entre tantas histórias com as suas peculiaridades e importâncias, chega através do autor Joacil Luis de Oliveira, um dos diversos talentos da Chiado Editora, um verdadeiro instrumento que deveria, por norma, ser parte fundamental do acervo literário e pessoal de muitas famílias. O título de poucas mas valiosas páginas, grafado pelo autor com muita precisão e técnica, é merecedor de todo o reconhecimento e valorização por apontar erros e soluções de uma característica muito comum no universo dos jovens, que acaba impossibilitando o uso da paciência e da capacidade de raciocínio de muitos pais. Trata-se da rebeldia, uma tendência contrária de acolitar princípios. O que muitos não param para pensar é que toda essa obstinação praticada pelos adolescentes é formada por algum estímulo, e por impulso os pais acabam conduzindo a situação de maneira errônea. ''Adolescente Rebelde - Como lidar?'' é muito mais do que um livro pedagógico para instruir pais desalinhados. A obra se encaixa perfeitamente na definição de uma verdadeira ''constituinte familiar'' infalível na organização das relações domésticas. Sua premissa é forte, direta e verdadeira, visa atentar os pais de suas manobras descabidas, inseguras, — e às vezes irreflexivas — em relação ao comportamento educacional para com os filhos adolescentes. Um bom exemplo para começar é dizer que ''a valorização da opinião dos filhos deve ser estimulada desde que são pequenos. Sentar com eles e pedir opinião sobre assuntos diversos, inclusive sobre administração familiar, poderá ser uma forma madura de educar para futuras eventualidades. Ouvir suas colocações não significa acatá-las, mas indica valorização deles como pessoa e como membro da família.''

É nesse campo extremamente abrangente que apresenta múltiplas possibilidades e razões para a iniciação da rebeldia, que o autor argumenta com excelência, situações, erros e soluções para se chegar a estabilidade emocional no relacionamento familiar. Quem tem filhos entende rapidamente a questão em tese e assimila a importância do conteúdo que o autor posiciona. A adolescência é o período mais conturbado da fase do ser humano justamente por ser a transição de outra fase que a perspicácia em relação a independência ainda se faz ineficiente. O autor atenta que neste momento o adolescente precisa de um acompanhamento muito cauteloso e eficaz que terá que ser administrado primeiramente no âmbito familiar, pelos pais. Isso nem sempre acontece, o orgulho e falta de atenção de alguns desses pais os impedem de usarem um olhar mais preciso sobre a situação do adolescente, se tornam cegos e não conseguem enxergar as necessidades e anseios de suas próprias criações.

Com exemplos fabulosos, Joacil Luis utiliza toda a sua técnica adquirida no campo profissional através de anos de estudos e trabalho na área de psicologia, e interage com o leitor o convencendo que os reflexos de rebeldia podem ser freados caso os pais tenham realmente vontade e usem flexibilidade e compreensão no método de contato com os filhos adolescentes. O diálogo é importante e em nenhum momento os pais devem doar à escola as suas próprias obrigações. As principais influências devem estar em casa, é no lar que os alicerces para um desenvolvimento psicológico devem ser firmados. O livro exprime muito bem todas essas questões e de uma maneira muito fácil para que sejam compreendidas.

O autor dá exemplos ótimos para conduzir suas lições e com isso estimula a prática de ditas instruções, à exemplo dos pais que usam de agressão e gritos para, autoritariamente, tentarem resolver uma situação que já é tensa. Toda essa tensão, após os ''berros'', torna-se um conflito ainda maior. Joacil Luis não revela apenas a sua sabedoria e experiência como profissional da área mas também se torna a figura perfeita de um professor maduro e sensato para o leitor, uma espécie de ''gênio da lâmpada'' capaz de indicar os atalhos precisos para contornar os conflitos familiares entre pais e filhos. O leitor em certos períodos se vê como parte da tese, seja como um mero adolescente rebelde ou como um pai ou mãe relaxados e incompreensíveis.

O psicólogo indica, com uma escrita muito prática, que os adolescentes ainda estão em formação não somente física, mas psicológica e emocional também. Estes têm a tendência de usar os pais como exemplos. É aí que o processo da psicologia pode entrar em cena em alguns casos. Vale ressaltar que a presença do pai é fundamental para o desenvolvimento perfeito do psicológico e emocional do filho.

A utilização da figura masculina na abordagem da temática se dá justamente por estes serem mais dispersos durante o crescimento dos filhos. A ausência do pai no âmbito doméstico é, na maioria das vezes, justificada pela falta de tempo em razão do trabalho. Segundo Joacil, este é um grande erro para a estabilidade familiar. Como pai, faço válida as palavras do autor e garanto que todas as explicações grafadas por Joacil — como psicólogo — chegaram de maneira atraente até mim através do seu lado — autor —, e foram de grande valia. Ele lembra que, assim como tratar os filhos com total descaso é errado e prejudicial para a formação de um eixo familiar harmonioso, dá-lhes proteção demais também não é o correto. ''Muita proteção poderá gerar filhos inseguros imaturos, socialmente fracos e sem habilidades para enfrentarem a vida. Os comportamentos de medo excessivo, insegurança, timidez e inabilidade no relacionamento social são muito mais aprendidos do que herdados.''

O livro exibe muitos aspectos comuns nos padrões de educação familiar como o medo, a falta de experiência e a insegurança, que às vezes geram erros com consequências graves e desestruturação psicológica para ambos os lados. O autor também demonstra seu ar poético e sensibilidade ao incorporar pequenos contos estilo fábulas que se ajustam perfeitamente ao enredo. Cada um deles são maravilhosos e conseguem, com simplicidade, despertar o leitor, como os casos de Frederico, paciente de treze anos, do pai que perde-se do filho no escuro, do reino mágico das grandes águias, da princesa na terra dos lobos brancos e manchados, e de Yion, rapaz de treze anos, filho único, que apresenta um comportamento desalinhado. Ainda, em sua composição, com mais seriedade, ele integra um componente banal no mundo dos jovens para sinalizar a importância na atenção com os filhos nessa idade. As drogas, elementos devastadores de nossa sociedade, que agarra os adolescentes desestimulados psico e emocionalmente, fazem parte do grupo dos principais fatores que acarretam a desunião do lar.

''Pop havia sido encaminhado na noite anterior para o Conselho, quando tinha sido pego usando drogas junto com alguns colegas em um local afastado da cidade. Ele tinha sido ferido por um amigo, numa briga por causa da droga. Sona Suzana encontrou seu filho sujo, faminto e bastante machucado.'' Nesse conto, achei interessante os nomes dos protagonistas. O menino que matava aula há dias é chamado de POP, simbolizando a popularidade tanto entre os colegas quanto em relação às drogas. A professora chama-se ESPERANÇA, justamente por sinalizar a ilusão e expectativa dos pais sobre a escola e os professores, achando que cabe a estes a principal função de educar. É interessante também apontar a sabedoria do autor em rotular os ''amigos'' de Pop como ''colegas'', pois para esta situação, utilizar o termo amigo é mesmo muito descomedido.

Ainda existe negligência dos pais quanto à obrigação do auxílio e participação no desenvolvimento dos filhos. Isso é muito triste e gera uma dor que muitos — os mais atentos que acompanham ou já presenciaram casos como os apresentados pelo autor —compartilham. No contexto geral percebi que há erros que causam consequências irreparáveis e na maioria das vezes isso é enxergado tarde demais. Não dê tempo ao tempo para que a situação de rebeldia de seus filhos se resolva, até porque nem sempre ela se resolverá por si só. É preciso muita paciência, amor, compreensão e flexibilidade para o acompanhamento desses adolescentes. A fase já é complicada, queiramos ou não, e dessa forma eles não esperam encontrar pais que os confundam ainda mais na vida, e sim verdadeiros e melhores amigos com quem possam obter apoio. Senti-me bastante contente ao perceber que ainda há pessoas que apresentam essa vontade em alertar os pais. Como pai, repito que, os ensinamentos adquiridos nesse volume são para a vida toda. ''Adolescente Rebelde - Como lidar?'' é um atendimento psicológico especial para os leitores. Adorei! Por tudo isso é realmente importante entender que os pais devem ser modelos agradáveis para seus filhos. Assim como a introdução belíssima do livro nos mostra, os filhos são navios e os pais são os construtores. Que tempo você gasta construindo seus navios?

Em 95 páginas e com explicações magníficas, Joacil Luis diz tudo o que muitos não conseguem dizer ou entender em semanas, meses ou anos. Sua habilidade profissional e talento na escrita o possibilitam a interação com seus pacientes e/ou leitores. Em apenas uma hora e meia devorei o livro que agora é um dos meus favoritos em minha coleção. Cinco estrelas e mais uma especial para o conteúdo de ''Adolescente Rebelde - Como lidar?''. Agradeço ao autor pela dedicatória no impresso, e pela confiança doada a mim através do Marcas Literárias para a apresentação deste trabalho maravilhoso. Comprem para valorizarem ainda mais as suas coleções e presenteiem também aqueles pais que vocês conhecem que passam por situações do tipo e precisam de uma ajuda perita no caso. O livro acrescentará muito em suas vidas.

site: http://leootaciano.blogspot.com.br/