Cinco Lições de Psicanálise, Leonardo da Vinci e Outros Trabalhos (1910)

Cinco Lições de Psicanálise, Leonardo da Vinci e Outros Trabalhos (1910) Sigmund Freud

Resenhas - Cinco Lições de Psicanálise, Leonardo da Vinci e Outros Trabalhos (1910)

Vênus_Alice 05/10/2022

5 lições da psicanálise
As lições são muito boas, vão explicando passo a passo como Freud foi construindo a sua teoria, conhecendo novos sintomas e criando novos termos.
Mas quando vai a parte da análise e da nota do tradutor é massante.

Bruna 13/01/2014

Básico/início da Psicanálise.

Freud Foi discípulo de Breuer, que foi o primeiro a aplicar a cura pela fala.
Sua paciente Histérica foi o pontapé para a descoberta de doenças que podiam ser causadas mentalmente.
O termo Histeria era usado desde a grécia antiga, o que descrevia perturbações sem causa fíísica. Breuer e Freud defendiam o fato de que o histérico é o que se prendem a eventos traumáticos e alheiam-se ao presente e a realidade, não se permitem dar vazão à emoção.
Na época de Breuer e freud havia certo preconceito por parte dos médicos para com a doença, por não ter uma origem biológica.
Breuer percebeu com sua técnica que os traumas emergiam em ordem cronologica, do mais recente para o mais antigo.

Mais tarde Freud seguiu com seus próprios estudos e também fez descobertas: consciente, inconsciente e repressão.
Quando o evento traumático é percebido pela consciência, ela o repudia e o manda para o inconsciente. A repressão é a trava na porta que o consciente usa para trancar o trauma no inconsciente, onde não pode ser percebido.

A técnica de Freud era basicamente a hipnose de Breuer. O material que era recalcado no inconsciente, durante a hipnose, era liberto de sua prisão. Quando vinha para a consciência vinha disfarçado, mas mesmo assim a consciência podia reconhecer traços do material. Fora a hipnose dizia que haviam algumas outras formas de se sondar o inconsciênte como a análise de sonhos, lapsos, atos falhos e associação livre.

*Complexo=grupo de idéias carregadas de energia afetiva.

Em busca do complexo, o paciente tinha que estar livre de críticas (resistencias), e na maior das vezes o complexo tem fundo erótico.
Freud fala também da teoria da sexualidade infantil que está diretamente atrelada a teoria dos conteudos reprimidos.
Depois da infância o os impulsos sexuais se concentram na região genital. Quando os impulsos partem de outro lugar é considerado uma perversão. O indivíduo troca a finalidade sexual normal pela sua própria. Há também o neurótico que ao contrario do perverso não atua seu complexo. o neurótico o vive só na fantasia.
No sonho o indivíduo tem uma realização velada de seu desejo não realizado.

Quando não há satisfação sexual o indivíduo acaba adoecendo e a própria doença que ele está tendo é a encenação do complexo em meio uma briga com o recalque.
Se o indivíduo não tiver nenhum tipo de escape (artes,...) o complexo se dá no corpo.
Ao mesmo tempo a doença que se manifesta é de certa forma um prazer imediato é um regresso a fase erótica infantil.
No tratamento da doença há uma transferencia do individuo para com o médico e nesse laço é revelado e entendido pelo paciente de sua condição que até então não sabia.
modos:
-anulação pela ação mental
-sublimação

A psicanalise não cria, apenas desvenda.

Rogerio.Flores 10/06/2023

Obra de Freid
O livro, do célebre criador da teoria psicanalitica que dispensa apresentações, e um material farto de revelações sobre o pensamento do autor. Com uma linguagem envolvente e recheada de exemplos tanto de casos de seus pacientes quanto de analogias com exertos de textos clássicos, Freud despeja suas certezas e ensaios, sempre envolvendo demasiadamente a sexualidade como ponto central ou base. A primeira parte trata da vida de Leonardo da Vinci, para uma análise de seu pensamento e comportamento através de textos de seus biógrafos. A segunda parte desenvolve o seu material sobre a psicanálise, muitas vezes redundante, mas sempre recheado de seus casos e pacientes.

Johan.Petrovics 02/04/2024

Além da Superfície: Explorando as Profundezas
Esta obra paradigmática, indubitavelmente, representa um divisor de águas na compreensão da psique humana e nas teorias subjacentes à prática psicanalítica.Por meio de um estilo erudito e meticulosamente elaborado, Freud desvela os meandros do inconsciente humano, lançando luz sobre os obscuros recônditos da mente.

As cinco lições proferidas, tão meticulosamente delineadas, transcendem o mero escrutínio acadêmico, adentrando no âmago das angústias, desejos reprimidos e dinâmicas psíquicas que permeiam a existência humana.

Neste magnum opus, Freud desafia os dogmas estabelecidos, desvendando as camadas profundas da psique por meio de conceitos como o id, o ego e o superego, revelando as complexidades da sexualidade infantil e explorando os intricados mecanismos de defesa que moldam o comportamento humano.

A leitura deste tratado não é apenas um exercício intelectual, mas uma jornada profundamente introspectiva, convidando o leitor a confrontar suas próprias motivações e inquietações. Por meio de uma prosa densa e perspicaz, Freud conduz o leitor por um labirinto psicológico, desafiando-o a questionar as bases de sua própria identidade e experiência emocional.

Assim, para aqueles que anseiam por uma compreensão mais profunda da mente humana, "Cinco Lições da Psicanálise" é uma obra incontornável, um tratado seminal que continua a ressoar através dos séculos, desafiando e enriquecendo aqueles que se aventuram em sua leitura.

Inlectus 23/02/2010

Uma boa obra.
Para quem gosta de conhecer sobre a alma humana, entender melhor os mecanismos do importante sentido do amor, esse livro tem cosiderações interessantes. Também a muitos pontos divergentes é verdade, mesmo assim há contribuições de valor neste volume.

Gabriel.Larrubia 31/05/2022

Não sou estudante de psicologia, sei muito pouco dessas coisas. Dizem que a melhor introdução a Freud é o primeiro texto desse livro. Minha primeira leitura foi o pequeno Hans e os homens dos ratos e me diverti bastante (aprendi pouco acho!), mas considerando o quão pouco se sabe em geral sobre psicanálise e quantas portas se abrem com esse "cinco lições de psicanálise", parece realmente a melhor porta de entrada pro público geral. Foram palestras dadas nos EUA numa época que a psicanálise era pouco conhecida e também muito atacada, então não só é escrito de modo que "até americano entende" como também toca e consegue quebrar os maiores preconceitos contra a psicanálise através dos dados e experiências que giram em torno de um método que vai evoluindo. Depois achei muito divertido o estudo biográfico do DaVinci e foi massa conhecer mais do cara... os outros textos mal fiz anotações (Freud explica...) e enfim deu vontade de conhecer as inúmeras críticas que fazem a Freud já que eu achei tudo tão massa... devo estar errado em algum lugar! Mas essa leitura dá muita vontade de estudar mais, ou pelo menos de encarar os próprios conflitos...