E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Natália_Tai 10/05/2020

Gostei. É uma história fascinante, cheia de 'segredos' que vão sendo descobertos aos poucos. E que tem significados muito preciosos: amizade, recomeço, felicidade; além do lema: seja você mesmo, seja feliz.

Thaís Furlan 06/05/2020

Doce
O livro é exatamente como eu esperava... Leve.
É um livro tranquilo, que a leitura flui bem e bom para descontrair e passar o tempo.
Achei o final fraco, mas para um livro mediano está ok. Gostei.

Amanda 20/03/2020

Um livro para sair de uma ressaca literária!
Comprei esse livro porque o vi em promoção na Amazon por 12,90, nunce tinha ouvido falar dele e nem da autora, e depois de uma ressaca literária daquelas o escolhi para ler para ter um romance fofinho para me apegar e sair da tão temida ressaca literária.
O livro conta a história de quatro amigos, Cal, Rae, Nicole e Richelle, que se conhecem na infância e vivem muitas aventuras juntos, porém em algum momento entre a pré-adolescencia e a formatura na escola eles se separam. Em uma festa da faculdade, Cal se encontra com Nyelle Preston, que é exatamente igual a sua antiga amiga e amor de infância Nicole, aparência dela é a primeira coisa que chama a sua atenção, mas quando ele passa a conhecer sua personalidade começa a perceber que Nyelle e Nicole não são de forma alguma a mesma pessoa.
O livro de deixa intrigado do começo ao fim, fazendo-nos questionar sobre quem é Nyelle e o porque dela se parecer tanto com Nicole, (ou não), a leitura é bem leve e divertida, e os flashbacks durante o livro são bastante significativos. "E se for você?" é um livro que fala sobre amizades, segundas chances e felicidade, trazendo uma mensagem muito bonita de como podemos aproveitar a vida do nosso modo, que podemos recomeçar todos os dias e que não devemos ter medo de quem realmente somos e muito menos de quem queremos ser.

@Umpouquinhodemim 04/03/2020

Amei
Amei, amo ler livros assim fofos e ao msm tempo penso caramba como vida de leitor é punk, você chora horrores, fica com aquela sensação de buraco no peito, um nó enorme na garganta, e pensa caraca este foi o melhor livro que eu já li este ano, dai vem outro livro que te deixa destroçada mais uma vez e esse me deixou assim, é que final!

Jessica Pereira 10/02/2020

Um livro OK
Sempre quis ler esse livro, mas ainda não tinha comprado, até que peguei uma promoção na Black Friday e o livro saiu por R$6,20??

O livro fala sobre a amizade de 4 amigos: Call, Richelle, Nicole e Rae. Até que Richelle se muda para outro lugar e Nicole se enturma com um pessoal popular da escola no ensino médio, não se importando mais com o Call e a Rae.

Após a formatura, Call começa estudar em Crenshaw, enquanto Nicole passou para Harvard, que era o desejo do seu pai. O Call não teve mais notícias de Nicole desde então.

Um ano se passa e Call acaba cruzando com uma garota no campus que é idêntica a Nicole, mas seu nome é Nyelle Preston e sua personalidade é muito diferente, Nyelle é impulsiva e aproveita a vida intensamente, enquanto Nicole é uma pessoa tímida e é totalmente insegura. Call terá momentos inesquecíveis e marcantes com Nyelle. Será que é a mesma pessoa? Será que quem ela é realmente importará para Call?

O livro possui 416 páginas, mas metade dele achei muita enrolação, o começo dele é um pouco arrastado, mesmo assim ele não é ruim. É o primeiro livro que leio dessa autora e a narrativa é boa, emocionante e apaixonante. É uma leitura leve e tranquila.

É misterioso, mas ao mesmo tempo não tem nada de mistério, já que na metade do livro você já sabe que será previsível, porém não tirou o encanto do final salvando o livro.??

Laís Araujo 04/02/2020

Favoritei! Romance surpreendente!
N° de páginas: 415

Após passar para uma faculdade distante Cal está de volta à sua cidade natal, reencontra sua melhor amiga de infância (Rae) e os colegas de escola. ?
Mas chama sua atenção a ausência de uma pessoa, Nicole. A garota mais popular da escola não aparece, o que ele acha bastante suspeito, já que se lembra de ter ouvido uma briga na casa dela, que fica ao lado da sua. ?
Quando crianças, Cal, Rae, Nicole e Richelle são inseparáveis! Sendo vizinhos e estudando na mesma sala, eles compartilham todos os momentos juntos. ?
Até que Richelle precisa se mudar para outra cidade sem avisar e Nicole simplesmente se afasta dele e de Rae, deixando claro que não os quer como amigos. ?
Ainda assim, Cal continua apaixonado por Nicole e tem dificuldade de entender e aceitar o distanciamento repentino. ?
De volta ao campus, ele acaba topando com uma garota linda e, assustado, percebe que ela é idêntica a Nicole, ainda que tenha o cabelo, um estilo de se vestir e modo de agir e falar completamente diferentes de sua paixão de infância. ?
Ainda que perturbado com a semelhança, ele interage com ela, descobrindo que seu nome é Nyelle. Com o passar dos dias, os dois acabam criando um vínculo. ?
Apesar da aproximação entre eles, Cal continua sem saber nada substancial sobre a menina, que se esconde atrás de respostas enigmáticas. Agora ele se vê desesperado por uma resposta que explique porque nada tira da cabeça dele que aquela garota é a mesma que tanto marcou sua vida no passado. ?
? ?
?Minha opinião: A escrita da autora é totalmente envolvente e fluida, ela intercala capítulos entre as visões dos personagens e entre passado e presente, dando completude à uma leitura rápida e prazerosa que me deixou aflita querendo saber logo o final! ?
A cada página que lia eu percebia a similaridade com a escrita da Colleen Hoover, minha autora do coração. E nos agradecimentos tudo dá a entender que as duas são próximas.?
O livro é perfeito! Ainda que minhas desconfianças estivessem certas sobre o desfecho da história, nada tirou a emoção da leitura e de descobrir os segredos que esse livro traz. Amei mesmo e já quero ler mais obras da autora!

Nah1303 09/12/2019

Amei
Adorei os personagens, super bem desenvolvidos e maravilhosos. É um daqueles livros que te inspira a viver, a mudar, a ser feliz. Li em menos de um dia e amei cada pedacinho, me deixou super emocionada quando acabou. Queridinho.

Jaqueline 23/06/2019

E se for você - Resenha!
Quando vi esse livro pela primeira vez, julguei ele pela capa. Achei uma capa tão fofinha e bonitinha que queria comprá-lo para ter na minha futura estante. Porém, a biblioteca da minha cidade passou por umas reformas e teve muitas doações de livros. Acabei por vê-lo lá, a curiosidade bateu e não me aguentei. Peguei-o para ler. E gostei bastante!

A autora nos apresenta a história de quatro amigos na infância que se separam no começo do ensino médio: Cal, Rae, Richelle e Nicole. Richelle se muda para outra cidade e Nicole, por quem Cal sempre teve um amor platônico, acaba por fazer outras amizades, se juntando com uma turma de garotas fúteis e populares da escola, parando de falar com ele e Rae.

Anos se passam e Cal vai para a faculdade. Do garotinho franzino e tímido, ele cresce, encorpa e se mostra um namorador. Ainda ressentido por ter perdido duas pessoas importantes na mesma época, conhece Nyelle, uma garota fisicamente idêntica a Nicole mas com uma personagem bastante diferente. Enquanto Nicole é tímida e introvertida, Nyelle é ousada, espirituosa e espontânea. Cal então fica na dúvida se as duas garotas de fato são a mesma pessoa, uma vez que Nyelle é muito diferente e não parece se lembrar de nada do passado.
O livro é narrado pelo ponto de vista de Cal, com flashbacks alternados entre memórias de Richelle e Nicole. É uma trama bem leve e juvenil, com emoções e um quê de mistério. Não sabemos se Nicole e Nyelle são a mesma pessoa e não sabemos nada sobre Richelle. Onde ela está?

Gostei bastante das personagens, principalmente de Nyelle, uma garota que age como uma criança, mas de um jeito positivo. É quase inocente a forma como ela quer aproveitar o melhor que a vida pode oferecer e da melhor forma possível, assim como ela é, o que ela de fato quer ser.

Gostei também da escrita da autora, uma narrativa mais fluida e fácil de ler e interpretar. Gostei da delicadeza com que ela abordou a história, principalmente com as memórias de infância de Nicole e Richelle. Algumas partes são sim monótonas, o que desacelera um pouco o ritmo da leitura. Acredito eu que muitas páginas foram desnecessárias para a história, mas mesmo assim não achei nada cansativo demais, que estrague a experiência de ler.

É um livro estilo John Green, mas muito melhor. Inclusive, Nyelle me lembra um pouco de Margo de Cidades de papel, por ser uma adolescente que pensa e age diferente das demais garotas e que não se preocupa com a opinião alheia. Porém,Nyelle é uma personagem muito melhor e com muuuuuuuuito mais carisma!

Nunca li nada da autora e posso dizer que foi uma boa primeira experiência. Não é AQUELE livro que você guarda pra sempre no coração, com acontecimentos épicos e extraordinários mas dá pra aproveitar uns bons dias apreciando a leitura. É uma leitura sensível que fala sobre amizade, segundas oportunidades e como é bom demonstrar nossos sentimentos.

Emii 01/06/2019

Perfeita leitura de inverno
Em uma festa de universidade, Cal Logan se depara com Nyelle Preston. A personalidade dela é a primeira coisa que lhe chama a atenção, mas quando ele olha sua aparência, logo se lembra de sua amiga de infância, Nicole Bentley. As duas são incrivelmente parecidas. Ele pode até ter certeza de que são a mesma pessoa, apesar das duas agirem de modo diferente.
Fazia anos que ele não via Nicole. Eles eram vizinhos e cresceram juntos, porém no ensino médio, por alguma razão, Nicole se afastou dele e de Rae, sua outra melhor amiga, e passou a andar apenas com um grupinho de patricinhas do colégio.
Cal é apaixonado por Nicolo desde pequeno e nunca entendeu ou superou o afastamento dela. Quando vê Nyelle, não pode deixar de se interessar pela garota, apesar de não saber exatamente se ela realmente é sua amiga de infancia, sem entender o que ela estava fazendo ali ou o que havia acontecido com ela. E nós, leitores, ficamos tão confusos e curiosos quanto Cal. Nicole era uma garota educada demais, quieta e estava sempre com aparência impecável, com cabelos muito bem penteados e roupas bonitas. Enquanto Nyelle parece pouco se importar com isso, usando roupas largas, cabelos bagunçados e sempre inventando uma loucura para fazer.
Nyelle é uma pessoa extraordinária. sempre alegre, divertida e que se importa com todo mundo. Todos nós deveríamos ser mais como Nyelle
As melhores partes do livro são as narrações do passado, quando eles eram criança. A Nicole era uma menina timida e quieta, muito oprimida por seus pais, que eram muito rigorosos com ela. Nicole só conseguia se soltar quando estava na companhia dos seus amigos. Era apenas com eles que ela conseguia se divertir e se sentir uma criança de verdade. É muito fofo ver as lembranças deles quando criança.
Eu amei o livro, amei os personagens, o casal. o unico problema é que eu esperava mais do final. Achei que seria um final emocionante, mas na verdade não consegui me emocionar porque a maior parte do tempo estava me pergunto se fazia sentido.
Mas como eu estava com vontade de ler um new adult bem agua com açúcar, eu gostei. E recomendo também.

Ingrid.Oliveira 03/04/2019

Que livro doido é esse?

Essas justificativas finais foram simplesmente nada a ver. Coloquei uma super expectativa sobre o segredo e porque Nyelle era tão louca e tão cheia de mistérios, mas a justificativa simplesmente não convenceu.

A justificativa para a mudança de Nyelle e sua forma de agir não foram plausíveis, na minha opinião ela sofre de bipolaridade e outros problemas comportamentais.

jubs 12/02/2019

meu novo livro favorito!
que história incrível! não tenho palavras pra explicar o quanto amei esse pequeno universo criado pela rebecca donovan! que personagens encantadores, a cada página eu ficava mais e mais envolvida com a história e o mistério que a envolvia. Nyelle é incrível! Cal e Nyelle são sensacionais. Richelle e Rae são uns amores. Cada personagem, suas vidas, emoções, pensamentos, ações, relações... tudo construído de uma maneira encantadora! você se apaixona e se vê completamente envolvido com o livro! eu poderia dar 1000 estrelas se pudesse! gostaria de esquecer a história pra ler tudo de novo e sentir o mesmo gostinho da primeira vez! aprendi várias lições, surtei muuuuito, chorei, dei risada, me identifiquei demais com diversas características dos personagens... viajei dos pés a cabeça nesse mundinho de prender qualquer um, obrigada rebecca donovan por me proporcionar esse misto de sentimentos de que eu tanto precisava sentir ?

ps: pra você que tá aí prestes a começar essa leitura incrível, não perde mais tempo não e simplesmente SE JOGA ?

Mari | @maricarolinabooks 06/01/2019

E se der pra recomeçar todos os dias?
O livro conta a história de Cal e Nyelle que se conheceram na infância e eram grandes amigos, até que ela simplesmente para de falar com ele. Cal reencontra sua amiga de infância na faculdade e não consegue resistir a se aproximar dela novamente.

A história é intrigante e envolvente, gosto muito que ela seja contada através do personagem masculino, coisa que é pouco comum nesse gênero Young Adult. Cal é um homem gentil, bondoso, tímido e inseguro em mostrar seus verdadeiros sentimentos, muitas vezes é frustrante acompanhar a passividade dele em relação a Nyelle, como se estivesse sempre pisando em ovos por não querer que ela se afaste dele. Nyelle é a incógnita do livro, despretenciosa, imprevisível, divertida e insana ela nos leva para situações malucas e diz coisas que só fazem sentido para sí mesma, mantendo seu comportamento misterioso. Gostei muito da construção narrativa, intercalando capítulos entreo presente e o passado onde mostram a infância e adolescência dos personagens. Gosto muito dos personagens coadjuvantes que são parte crucial da história: Raelyn e Richelle. Ressalto que demoraram um pouco demais para a resolução do mistério que cerca Nyelle, praticamente na metade do livro já podemos chutar quase tudo que aconteceu no passado, por isso não tinha necessidade de extender tanto a narrativa, chega um momento onde as ações imprevisíveis de Nyelle cansam e você só quer pular as loucuras para ler mais um capítulo do passado. É por isso que não consigo dar 5 estrelas para o livro. Com certeza valeu a pena a leitura e recomendo muito. Apenas não fiquei tão apaixonada pelo casal quanto poderia, e não me emocionei tanto com clímax da revelação central do livro.
Porém adoro essa autora, e como ela consegue construir relações de amizades fortes, sempre fazendo com que tenhamos interesse nos personagens coadjuvantes tanto quanto nos protagonistas. Constrói ótimos diálogos e personagens com passados interessantes.

A mensagem do livro é muito bonita, como podemos aproveitar a vida fazendo coisas simples, como afastar a dor fazendo coisas prazerosas e que é possível recomeçar todos os dias, fazendo o que se quer e sendo quem se é de verdade, sem medo e com coragem.

CrisIngrid 03/01/2019

Minha opinião - E se for você?
Cal, Rae e Richelle eram melhores amigos de infância. E quando Nicole se muda para a vizinhança, logo se torna amiga do grupo. Acontece que tudo se transforma quando Richelle muda repentinamente, sem avisar, e Nicole para de falar com eles.

O tempo passou, e sem mais notícias das duas, a vida de Cal e Rae seguiu seu rumo. Até o dia em que, numa festa da faculdade, Cal vê alguém que tem exatamente o mesmo rosto de Nicole, mas que diz se chamar Nyelle. É claro que o rapaz fica extremamente mexido pela moça, já que sempre teve uma queda por Nicole, então tenta se aproximar dela de todas as maneiras.

E com essa aproximação, ele vai conhecendo mais de Nyelle e vê que, embora ela tenha o rosto idêntico ao da sua antiga amiga, seu jeito de ser é muito diferente. Com seu espírito livre e sempre desejosa de aventuras, Nyelle leva Cal a ter experiências únicas, mas nunca o faz esquecer que esses olhos azuis vibrantes são os de Nicole.

Aos poucos a moça vai se abrindo para ele e aí vemos segredos importantes serem revelados e mistérios do passado serem desvendados, dando uma segunda chance para todos os envolvidos.

"O arrependimento é um monstro hediondo, mordendo fundo e colocando sal nas feridas quando você tenta se curar."

Um livro que fala sobre amizades, segundas chances e felicidade. A escrita da autora é uma delícia e consegue te prender no mistério envolvido: Nyelle é ou não Nicole? O que aconteceu com Richelle?

Contado do ponto de vista de Cal, o livro é enxuto e certeiro, nos proporcionando um ótimo momento de leitura.

site: Insta: @catarseliteraria_