E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Ceci (@umcantinhosomeu) 04/12/2018

Sem comparação
E possível um amor de infância nos transformar e mudar tudo em nós?

Cal está iniciando seu primeiro ano na faculdade numa cidade super pacata, tão pacata que acaba refletindo até em sua vida. Até o dia em que se depara com um par de olhos azuis que o transportarão para um passado que ele a muito queria já ter superado. Aquele olhos o lembravam um amor tão puro e inocente de sua infância que até hoje ainda mexia com ele.
 Nicole era a princesinha da turma, seus pais tão super protetores não a permitiam ter um momento de deslize. Mas ela acaba achando cumplicidade em Cal e suas amigas Rae e Richelle. Esse quarteto vai viver muitas aventuras, até que um dia tudo se transforma, pois Richelle precisa mudar para outra cidade e Nicole por consequência disso subitamente para de falar com Cal e Rae. Nenhum deles entende essa mudança tão repentina em Nicole e isso se prolonga até o dia da formatura, quando depois desse dia Nicole também some sem dar qualquer explicação.
Mas aqueles par de olhos azuis não podem ser de Nicole, pois pertencem a uma garota chamada Nyelle, isso só faz uma confusão enorme nos sentimentos de Cal. Quem é essa garota? Como pode só um olhar ter o poder de nos arrebatar? Seria só um desejo?  Ou seria uma segunda chance?

Eu fiquei arrebatada com a leitura desse livro. Trazendo capítulos que intercalam passado e presente cada um contado pelos quatro amigos, que nos possibilita ter uma noção maior de todos os fatos dessa história. Achei Cal um personagem muito fofo e até certo ponto um pouco inseguro. Rae com certeza é a melhor amiga que muitos gostariam de ter, eu sou uma delas. Uma história tão tocante e tão simples ao mesmo tempo. Com uma reflexão interessante sobre segundas chances que podem ser possíveis em nossas vidas. Com uma escrita super fluida e dinâmica a autora consegui nos prender até o fim com essa história.

Momentos da Fogui 24/09/2018

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com/2018/01/e-se-for-voce-rebecca-donovan.html

Fogui 10/09/2018

E Se For Você? - Rebecca Donovan
Título original: What If?
Título: E Se For Você?
Autor: Rebecca Donovan
Tradução: Fal Azevedo
Editora: Globo
Ano: 2016

Emocionante!!! Tudo culpa do play, sério, esse dispositivo do Google vai me levar a falência, esse negócio de nos permite ler alguns capítulos, depois você fica neurótica. E suas economias vão embora, porque acaba comprando o livro pra terminar de ler. Mas também tem o outro lado, se os primeiros capítulos forem ruim e o resto do livro for ótimo, pode se perder vários leitores. É, tudo na vida tem pelo dois lados.

Bom, já desabafei, agora vamos ao que interessa. "E se for você?" é lindo, me apaixonei de cara, me emocionei durante o livro todo, é daquelas leituras que não se consegue parar, se passar a madrugada toda lendo. É um texto maravilhoso, simples, claro e direto. Singelo e comovente. Que nos faz refletir sobre amizade, as perdas, os desencontros, as decepções, tudo que de certo modo envolve a vida de todos nós...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com/2018/01/e-se-for-voce-rebecca-donovan.html

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

E se for você?
Esse é um daqueles livros que tem tudo pra encher seu coração de amor e também para despedaça-lo, e é um pouco de cada coisa que E se for você? faz. Com uma narrativa super fluida, Rebecca Donovan conduz o leitor entre o presente e o passado de capítulo em capítulo, fazendo com que a ânsia por descobrir a verdade e finalmente ver nosso protagonista feliz finalmente chegue.

Mas ai também entra o que achei ser o principal problema do livro, ele é grande demais e volta em momentos que não são essenciais para a história, dando um ar ao leitor de enrolação. Bem como, durante quase todo o livro, queremos sacudir Cal e fazer com que ele pergunte a Nyelle se ela é Nicolle e o que aconteceu. Porém, esse momento só chegará bem perto do fim, e até lá vamos sendo carregados pela história que é super bonitinha e empolgante, mas que assertivamente poderia ser mais curta.

Não saber quem é a garota e o que aconteceu com Nicolle e ir juntando as peças do quebra cabeça que os flashbacks norteiam toda a história e, por mais que eu entenda os motivos pelos quais Cal não quer fazer a pergunta definitiva e, na cabeça dele, assustar a garota fazendo com que ela desapareça, fico imaginando que o tempo todo ele está vivendo uma mentira e sendo conivente com isso, única e exclusivamente pelo egoísmo de poder viver aquele amor que desejou desde a infância, pelo tempo em que ele durar.

Nyelle acabou me lembrando um pouco a Margo de Cidade de Papel e também a Alaska de Quem é você, Alaska?, ambos livros do John Green. A personalidade misteriosa e pulsante, que quer realizar coisas não corriqueiras e sem se preocupar muito com a opinião alheia é bem condizente com o perfil dessas outras personagens. Enquanto Cal era antes o garoto minguado e com poucos amigos e hoje é o bonitinho namorador que não se prende a ninguém, não por maldade, mas por não conseguir encontrar o verdadeiro amor.

“Ainda não descobri como fazê-la contar pra mim tudo o que ela não quer que eu saiba. Gosto de Nyelle como ela é, apesar de não saber por que ela se tornou que é. E não tenho mais certeza de querer saber. Prefiro deixá-la ser exatamente quem precisa ser.”

Apesar das mais de 400 páginas que compõem essa trama, acabei lendo o livro todo em um dia só e não consegui parar até que tudo fosse exposto. No fim, no mesmo momento em que a felicidade se aproximava, tive meu coração partido pela revelação do que realmente motivou a história. E, sim, eu meio que já vinha pensando que esse talvez fosse o motivo e, mesmo assim, ele me acertou em cheio.

E se for você? é um jovem adulto para encantar e entreter e também para que você se questione sobre o que está fazendo com sua vida: é realmente esse o caminho que você quer seguir e a pessoa que você quer ser, ou você só faz tudo isso para agradar alguém, para ser quem alguém quer que você seja? O livro causa aquele desconforto emocional que obriga o leitor a refletir um pouco mais sobre como e porque faz suas escolhas e isso é algo muito importante, principalmente no fim da adolescência e começo da idade adulta.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e quero muito ler outras coisas dela, porque adorei a narrativa e fluidez da escrita. Pra você que está em busca de um livro cheio de amor, mas que também é divertido e misterioso E se for você? está ai pra ser lido!

site: http://resenhandosonhos.com/e-se-for-voce-rebecca-donovan/

Dressa Oficial 22/05/2018

Resenha - E Se For Você?
Olá, tudo bem com você?

"E Se For Você" é um lançamento da editora Globo Alt ao qual eu estava bem ansiosa para ler, pois muitas pessoas elogiam essa autora e eu não tinha tido a oportunidade de ler ainda nenhum livro dela.

"E Se For Você" é um bom livro com uma leitura rápida e envolvente que vai te deixando muito ansioso, é um livro do gênero YA (Jovem Adulto) que traz aquele tema que muitos de nós já passamos na vida, que caminho devemos seguir? E que escolhas devemos fazer? seguir o que queremos? ou o que nossos pais desejam e orientam?

Quem narra a história em primeira pessoa é o Cal que sempre foi amigo de Nicole, Rae e Richelle eles eram vizinhos e sempre frequentavam a casa um do outro, Nicole foi a última criança a chegar na vizinhança e logo fez amizade com Richele.

Nicole tem uma família bem conservadora que cobra sempre excelentes notas e querem que ela tenha um comportamento exemplar, ela não pode se sujar e quando sai para brincar com os seus amigos eles emprestam roupas velhas para que Nicole possa brincar em paz.

No decorrer do tempo Richele e Nicole ficam mais próximas e Cal e Rae ficam mais próximos, porém ao terminar o ensino médio Richele e Nicole perdem o contato com Cal e Rae.

Cal sempre nutriu um amor platônico por Nicole, Nicole sempre soube que Richele morria de amores por Cal e resolve preservar a amizade do que ficar com Cal.

Agora Cal já está na faculdade em uma cidade próxima a Nova York e encontra no campus da universidade uma menina idêntica a Nicole só que se chama Niely Preston.

Nicole foi estudar em Harvard a pedido do pai e por sempre ter tirado notas excelentes era o orgulho da família.

Só que Niely só aparenta ser Nicole, porque sua personalidade em nada se parece com a verdadeira Nicole.

Niely é expansiva, faz as coisas sem pensar, só pensa em ser feliz mesmo que para ser feliz envolva gritar no meio da rua, subir em uma árvore para comer doces e assim por diante.

-Adoro olhar as estrelas. - A voz dela está baixa e distante, como uma lembrança.
- Elas podem levar a dor embora, se a gente deixar. E quando o sol nasce, a tristeza toda desaparece.
Quando olho todas as estrelas no céu, não consigo deixar de pensar que é muita dor.
- E as estrelas cadentes?
Nyelle volta a cabeça de repente, ao som da minha voz, como se tivesse esquecido de que eu estava ao lado.
- A gente faz pedidos a elas, por mais uma chance de fazer tudo dar certo.
- Você acredita que pode fazer isso? Começar de novo?- Todo dia - diz ela baixinho, mirando as estrelas.

Os capítulos são curtos e são alternados entre Nicole e Richele que explicam o seu passado ao lado dos amigos.

O fato de não saber quem é Niely e o que aconteceu para esses 4 amigos que se separarem é o ponto alto da trama que foi o que me deixou completamente curiosa para continuar a leitura.

O final não é previsível, foi bem diferente das teorias que eu criei e ao todo é um bom livro porque me prendeu.

Mas confesso que o protagonista me deixou irritada, o Cal é muito passivo, ele aceitava tudo que Niely falava e não perguntava e nem ao menos questionava quem era ela, sempre colocava Niely em um pedestal.

Não olho para trás por medo de perder a coragem. Permaneço concentrado em garantir que nada aconteça a Nyelle: isso evita que eu pense muito no que pode acontecer comigo. Ela é minha coragem. Se não fosse por ela, não haveria nenhuma chance de eu estar me segurando nos degraus de uma escada, subindo em um silo que tem mais ferrugem do que tinha cobrindo sua superfície.

No final do livro tem um agradecimento da autora e acho que tudo o que o livro representa ela mesma escreveu na última página, então confira abaixo e não perca a oportunidade de ler este livro.

"E Se For Você" é uma história sobre amor, perda e amizade. Acima de tudo, fala sobre as segundas chances. Sobre reconhecer aqueles momentos na existência em que uma decisão pode mudar o curso da sua vida. Abrace esses momentos. Viva cada dia sabendo que existe a opção de torná-lo melhor. Você pode começar de novo... todos os dias. O importante é pensar em sua felicidade e ser exatamente quem você deveria ser. Seja feliz.

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2016/03/resenha-e-se-for-voce.html

Meumundo_lereviver 27/04/2018

E se fosse você? Aquele livro muito fofo, que você sofre, chora, ri, ama e quer pegar no colo.
terminei o livro!!!! uouuuuuúuuuuuuuuuuu
ainda estou aqui sofrendo com Nielle, Cal e Rae. lógico que para saber vocês precisam ler o livro. Acho que eu vou demorar um pouco para superar. Mais amei, uma leitura gostosa, cheia de amor, amizade e segredo. Dentre dos minhas marcações no livro ( porque eu gosto de escolher entre todas aquelas a que mais amei ) escolho nenhuma parte do livro. Mais as últimas palavras que a Autora escreveu nesse livro.

E SE FOSSE VOCÊ? é uma história sobre amor, perda e amizade. Acima de tudo, fala sobre as segundas chances. sobre reconhecer aqueles momentos na existência em que uma decisão pode mudar o curso da sua vida. Abrace esses momentos. viva cada dia sabendo que existe a opção de torna- lo melhor. Você pode começar de novo.. todos os dias. O importante é pensar em sua felicidade e ser exatamente quem você deveria ser. Seja feliz.

Então leia mesmo. O livro conta história de uma amizade de infância. onde cada personagem tem sua personalidade, mais que muitas vezes são marcadas na infância, não por aquilo que realmente são. Mais pela forma de educação em suas famílias. Mesmo com toda regra que se tem na família de um dos personagens, conseguimos sentir o quando é uma garota com seus próprios sonhos e desejos. E que faz de uma grande amiga sua melhor parte.

Estou tão feliz de ter comprado esse livro porque eu amei a capa e agora definitivamente pode dizer que é um conjunto completo do que o livro precisa ter.

Nathalia 24/04/2018

Enrolado
Comecei a ler o livro curiosa para saber o que havia acontecido para que Nicole tivesse mudado tanto mas no meio já estava sem paciência. A enrolação é grande, Nicole tem muitas atitudes que desanimam e Cal parece mais menina do que ela. Mereceu 3 estrelas por conta do final que foi o que salvou o livro.
Ana Paula 18/10/2018minha estante
undefined

Dani 23/04/2018

"E se for você?" é um bom livro, mas é aquele tipo de livro que infelizmente com o decorrer da história você já presume o que irá acontecer, mas nem assim, ele perde seu encanto.
Fico feliz com a mensagem que a autora quis passar: que sempre temos a chance de recomeçar, de ser o que desejamos e não o que os outros esperam.
É uma leitura leve e proveitosa. Indico!

Gabi Ruggin 27/01/2018

Confesso que no começo essa Nyelle me irritou bastante mas até o final do livro, conseguimos entender o porque! Livro bom, tranquilinho..

Nanda 15/01/2018

Um mistério não misterioso
Cal Logan é um rapaz que acabou de entrar na faculdade, já teve várias namoradas mas segundo ele, ainda não encontrou a garota certa. Gosta de sair com os amigos para festas e é em uma dessas festas que ele encontra Nicole Bentley.

Nicole Bentley era sua amiga de infância, com uma mãe submissa e um pai autoritário, Nicole nem sempre teve uma infância boa. Era um pouco tímida, era uma boa aluna e tinha os mais lindos olhos azuis.

Mas aquela garota não é Nicole e sim Nyelle Preston, uma garota completamente diferente de Nicole. Nyelle é ousada, livre e impulsiva. Ela não faz ideia quem seja ele.

Poderia ser Nicole? A garota por quem Cal foi apaixonado na adolescência? Ou seria apenas coincidência?

São essas perguntas que Cal se faz, ele acaba se aproximando de Nyelle e cada vez mais se sente mais confuso, não só por saber quem seria aquela pessoa, como também seus sentimentos por ela. Cal vai se envolvendo cada vez.

Mentiras são contadas, mistérios do passado não resolvidos e segredos nunca revelados são o que te esperam nesse leitura. Seria Nicole ou Nyelle?

Gostei muito da leitura, de início demorei para me envolver na história, mas depois da página 100, me prendi na história e fiquei com aquela curiosidade do que teria acontecido no passado. Apesar de que lá para mais ou menos na metade do livro eu já tivesse desvendado algumas coisas. No final, eu fiquei sem algumas respostas mas nada grave. No total, é uma leitura muito boa, envolvente e que depois que você pega para lê, você não quer parar mais.

site: https://www.instagram.com/minhadesordemperfeita/

Giu Moreira 27/12/2017

E se ?
Esse livro me fez imaginar tanto e sonhar tanto e amar os personagens (tanto) que quase fiquei na ressaca literária após lê-lo. "E se for Você?" conta a história de três amigos de infância e uma menina para o mesmo bairro deles. Rae, Cal e Richelle eram novos ainda quando Nicole chegou, o que fez eles se tornarem amigos , mas algo separou esse quarteto, quando Richelle se mudou e Nicole decidiu ignorar Rae e Cal totalmente, que se tornaram inseparáveis a partir dai. O tempo passou e Cal entrou pra faculdade , e em uma festa ele esbara com Nicole, só tem um problema, não é Nicole , na verdade é Nyelle , o que deixa Cal muito intrigado. Ele era apaixonado por ela quando mais novo e decidido a saber se essa menina é Nicole ou Nyelle. Apesar dela ser igual a Nicole , fisicamente, seus jeitos são totalmente diferentes : Nicole era timida e toda certinha , enquando Nyelle não liga pro que pensam dela e só quer curtir a vida. Quanto mais perto Cal chega de descobrir a verdade, mas a amizade entre eles cresce e ele tem medo de descobrir a verdade e perder Nyelle assim como perdeu Nicole no passado. Simplesmente emocionante. Rebecca Donovan ganhou meu coração, não vejo a hora de ter outros livros dela em minhas mãos

Adriany.Pena 01/11/2017

Cal sempre fora apaixonado por Nicole, mas a mesma parou de falar com ele quando ainda eram crianças e passou a ignorar ele e Rae, como se nunca tivesse conhecido eles.
Agora na faculdade Cal encontra um par de olhos iguais aos de Nicole, mas os olhos pertencem a Nyelle que é o oposto de Nicole.
Cal então entra em uma jornada para descobrir o que aconteceu com Nicole, e que é Nyelle? Tendo mais perguntas do que respostas, ele se ver apaixonado por essa garota misteriosa que sempre desaparece e reaparece quando ele menos espera.

site: Instagram.com/EstantedaDry

Gabi 29/10/2017

Estou lendo este livro e estou simplesmente apaixonada , livro maravilhoso !!!!

Crika || @pitacosliterarios 27/09/2017

Que livro fofo! Alternando entre passado e presente, E Se For Você? conta uma história de amor, perda, amizade e segundas chances. Ele fala sobre reconhecer o momento em que podemos mudar o curso da nossa vida.

A narrativa é feita por Cal Logan, um jovem que acabou de entrar na faculdade. Tudo ia muito bem em sua vida, até encontrar um belo par de olhos azuis um tanto quanto intrigante. São os olhos de Nicole Bentley, por quem sempre foi apaixonado, desde criança. E de quem nunca mais ouviu falar, há mais de 1 ano.

Só que não é bem assim.. Na verdade, a menina é Nyelle Preston. E ela não conhece Cal, que fica impressionado com a semelhança. Elas são idênticas.

Mas só fisicamente. Nyelle é o oposto de Nicole. Ela é impulsiva, ousada e só pensa em aproveitar a vida.

"Ninguém muda de maneira tão drástica. Não sem motivo."

Mas quanto mais Cal se aproxima de descobrir os mistérios de Nyelle, menos ele quer saber. Aos poucos, enquanto se acostuma com seu jeito maluquinho e espontâneo, ele vai conhecendo melhor Nyelle.

Até que chega o momento em que os segredos do passado e do presente começam a colidir. E nada é o que parece ser. Xiiii...

"Você pode começar de novo, todos os dias."

site: https://www.instagram.com/p/BZKSNcvH4B8/?taken-by=pitacosliterarios

Fabi | @ps.leitura 29/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
O livro é narrado no ponto de vista de Cal - sendo no final de cada capítulo contado no passado por Richelle ou Nicole.

Nicole mudou-se para a mesma cidade de Cal quando ainda era criança. Sua família era bem rígida e ela tinha que ser "a garota perfeita". Richelle era uma garota cheia de vida e ao ver a nova vizinha, não exitou em ir até lá convidá-la para brincar. É linda a amizade que as duas criam logo de cara. Com essa amizade, Richelle apresenta Cal e Rae - seus outros amigos. Eles são inseparáveis... até o ensino médio. Tudo muda quando Richelle vai para outra cidade e Nicole conhece outras pessoas e acaba se afastando de Cal.

Mas como eu disse no começo, é narrado por Cal. Anos depois se passaram e ele não teve mais contato nenhum com Nicole ou Richelle. Apenas com Rae que continua sendo sua melhor amiga, sempre ao seu lado. Quando pensou que teria superado a perder a amizade de suas outras amigas, as coisas mudam quando Cal está em uma festa e vê uma garota tão parecida com Nicole... Mas ela é Nyelle.

Cal fica obcecado com essa garota e tenta se aproximar dela e saber mais, mas ela vive se afastando, o evitando. Será mesmo que ela é a garota na qual ele sempre foi apaixonado? Uma de suas melhores amigas? Se for, o que a fez mudar tanto, até o nome?

Esse livro é incrível! Rebecca soube colocar tudo de uma forma incrível, fazendo com que o leitor sinta a emoção de cada personagem. É quase impossível não se encantar por cada um. E quando chega o último capítulo... você perde o fôlego. É maravilhoso e chocante ao mesmo tempo, pois eu não esperava por aquele final. Cada capítulo deixa um mistério no ar e quando percebe, o livro chegou ao fim.

Esse livro vai te fazer rir e bastante, vai te deixar transbordando de curiosidade e em alguns momentos te deixará de coração apertado. Mas vale a pena cada linha. Sabe quando você pensa que será mais um livro clichê (mesmo adorando)? Aí o livro vem e surpreende você da melhor forma possível.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/07/resenha-e-se-for-voce.html