E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Kennia Santos | @LendoDePijamas 28/03/2016

O epítome da fofura.
Cal, Rae, e Richelle são amigos desde infância. Conhecidos pela vizinhança, todos os dias sempre aprontavam uma coisa diferente, que sempre acabava em risadas e pura diversão. Um dia, chega uma menina nova nos arredores, que depois é descoberta como Nicole, e desde que a viu pela primeira vez, Cal sentiu algo lá dentro que, de forma inexplicável o mudou de forma permanente. De uma hora para outra, Richelle precisa se mudar e sequer avisa Cal ou Rae deixando apenas Nicole ciente, abalando os laços criados e cultivados através de anos de convivência.
Desde a mudança de Richelle, quando começa o ensino médio, nada mais foi o mesmo: Nicolle abandona Cal e Rae começa a andar com o grupo popular da escola, sempre se destacando por sua beleza e inteligência, e não explica ou dá uma satisfação para tal mudança. Com o passar do tempo, Cal e Rae se acostumam com a perda, e simplesmente se apoiam um no outro pra seguirem seus caminhos.
Quando Cal vai para a faculdade, como um garoto da sua idade, além de ir às aulas frequenta festas e se diverte com garotas e bebidas. Em uma festa comum, depois de beber um pouco à mais, em um momento, tudo muda.
Porque ELA aparece.
À primeira vista, Cal repara algo extremamente familiar NAQUELES olhos. Eles o lembram Nicole a garota com quem ele perdeu contato desde que começaram a cursar o ensino médio e que ele não via desde a formatura.
Mas é impossível, certo?
Depois de conhecer aos poucos a garota, que se chama Nyelle, Cal descobre seu enorme equívoco: Nyelle é livre, extrovertida, corajosa, perspicaz, sorridente... vive a vida de forma muito intensa, se doa à isso, a cada minuto (e come muito doce, muito doce!), poderia quebrar barreiras gigantes com seu sorriso e incendiar um iceberg com seu olhar.. totalmente diferente de Nicole, que era totalmente focada, séria, controlada e destinada a Harvard...
Cal começa a questionar sua sanidade. Afinal, Nicole não pode ser Nyelle porque está em Harvard. E Nyelle definitivamente não é Nicole, não com toda essa peculiaridade.
Mas aqueles olhos...
Os capítulos são intercalados entre presente e passado, mudando o personagem que redige a narrativa. É um livro um tanto juvenil? Sem dúvidas. Mas definitivamente, não é só isso.
Abrange amor, idealização, amizade, laços familiares e por fim.. sacrifício. Até onde iria pela vontade da pessoa que você ama? Por uma promessa?
E se for você? vai te fazer rir, questionar, refletir e o principal... valorizar quem está do seu lado, para que aquele dia, o tarde demais simplesmente não exista.
Érica | @aquelacomlivros 29/03/2016minha estante
Quero leerrr...Conta mais, Kennia! Kkkkk

Kennia Santos | @LendoDePijamas 29/03/2016minha estante
Se eu falar mais que isso, vai ser spoiler atrás de spoiler KKKKKKKKK

Jeziely 30/03/2016minha estante
poxa Kennia, fiquei curiosa! kkkkkk

Érica | @aquelacomlivros 30/03/2016minha estante
A Kennia é muito má! Kkkkk

Kennia Santos | @LendoDePijamas 30/03/2016minha estante
Gente é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito fofinho s22

Manuella @olivreirodanu 28/04/2022

Não tinha muitas expectativas e mesmo assim me decepcionei?
Jesus, que livro porcaria!
A sinopse interessante e instiga a curiosidade. E só.
O mocinho é totalmente raso, um pau mandado que não questiona, não conversa -nem com a melhor amiga-
não ajuda, só existe no melhor estilo Zeca Pagodinho 'vida leva eu'.
E a protagonista? Sei nem o que dizer, só sentir. E sinto aflição. Acho que a autora mirou na ousadia e misterio e acertou na infantilidade. Um livro inteiro da menina agindo como uma criança de 8 anos, querendo subir em árvore, remar numa canoa furada, escalar coisas aleatórias.. tudo isso sem desenvolvimento nenhum.
O plot é ok, mas chega um ponto que você já desconfia.
Dei 2?? porque a escrita é fluida, se nao fosse por isso, seria 1 e olhe lá.
Sinceramente, que tempo perdido..
Aline Silva 29/04/2022minha estante
Sua resenha define bem o livro.
Passei muita raiva no período em que li. ?

Manuella @olivreirodanu 30/04/2022minha estante
Pois é, que frustração! Passei o livto inteiro esperando uma evolução que nunca acontecei ?

sara 24/09/2021

espetacular
eu sinto que vou precisar de uma vida toda pra me recuperar desse livro. de verdade.
e se for você? conseguiu superar todas as minhas expectativas e me trouxe um misto de sentimentos, eu não poderia colocar todos aqui nem se eu quisesse.
eu amei o livro, os personagens, e o fato de que eu não conseguia parar de ler. eu não sei nem o que falar, é só que é muito bom mesmo.
Eve 24/09/2021minha estante
Nossa finalmente achei alguém que se ligou tanto nesse livro como eu jkkkk todo mundo que conheço que leu ficou ????? E eu chorando

sara 24/09/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkk sim, vi várias pessoas falando mal e eu to acabada porque amei o livro e é muito triste

Rose 12/12/2016

Cal e Rae são amigos desde criança. São os únicos remanescentes de uma amizade que envolvia também Richelle e Nicole. Mas desde o ensino médio, após Richelle se mudar para outro lugar e Nicole passar a fingir que não os conhecia, a amizade com elas esfriou para como se nunca houvessem sido amigos.
Cal e Richelle ainda chegaram a manter contato e a amizade, mas por uma razão que Cal nunca entendeu, Richelle parou de responder seus contatos.
Cal agora está na faculdade de Crenshaw, mas sua amizade com Rae continua firme e forte. Na verdade, é como se eles fossem da mesma família. Mesmo confiando a ela todos os seus segredos e sonhos, ele nunca disse que mesmo depois de todo este tempo, ele não conseguiu superar o abandono de Nicole e Richelle.
Cal está bem diferente daquela criança magricela que foi na infância. Hoje está alto e forte, atraindo facilmente os olhares femininos, mesmo sem fazer qualquer esforço para isso. Ainda assim, seus relacionamentos nunca duram muito, apesar de manter uma certa amizade com suas ex.
Nossa história começa quando justamente um destes relacionamentos está terminando, mas desta vez, por desejo da namorada Carly. Como Cal nunca gostou de confusão ou qualquer tipo de confronto, não questionou muito os motivos de Carly.
Até porque sua atenção foi desviada para uma garota que estava fantasiada de ninja. Sem saber quem era, apenas que tinha um corpo muito atraente, ele acabou descobrindo que ela era amiga de Tess, uma garota que tinha uma certa queda por ele. Mas surpresa mesma foi quando ele descobriu que a garota ninja era na verdade Nicole...
Bem, na verdade não era Nicole, e sim Nyelle, ou foi assim que se apresentou. Totalmente confuso, Cal não entende porque Nicole estava dizendo ser outra pessoa, e o engraçado de tudo isso, era que ela realmente parecia ser outra pessoa. Mas como explicar isso? Tudo em Nyelle o fazia lembrar de Nicole, mas suas atitudes eram totalmente diferentes daquela menina que ele conheceu na infância.
Nicole foi uma criança privada de ser criança. Seus pais exigiam dela nada mais que a perfeição. Seus únicos momentos de alegria era quando estava na companhia de seus amigos. A garota que Cal estava conhecendo era uma alma livre, cheia de vida e livre de pressões.
Aos poucos ele começava a perceber que por baixo desta alegria existia na verdade muita dor. Nielly, era uma garota misteriosa, que nunca dizia claramente as coisas. E cada dia que passava, Cal se via mais envolvido com ela. Na verdade, ele nunca esqueceu o amor que nutria por Nicole e mesmo Nyelle sendo tão diferente psicologicamente o amor que sentia por Nicole, era agora de Nyelle.
Ele não entendia muito esta loucura, mas seja lá o que estava acontecendo ele queria proteger Nyelle, mas também queria saber a verdade sobre Nicolle.
As duas seriam de fato a mesma pessoa? Seriam Irmãs gêmeas que foram separadas? Que história louca havia por trás disso tudo? Ele também queria a verdade do que ocorrera com Richelle, os motivos que a levaram a se afastar dele e de Rae.
Ele e Rae mereciam e precisavam da verdade. Eles só não concordavam em como chegariam a tais fatos. Cal não queria fazer nada que pudesse afastar Nyelle/ Nicole novamente, mas há um momento da vida em que você precisa enfrentar seus medos, pois eles podem envenenar seu futuro para sempre.
Incrível! Mais uma vez me rendo as nuances criadas pela Rebecca Donovan. Este ano eu tive o prazer de conhecer a série Breating e virei fã da autora, e neste livro, ela ratificou porque me conquistou.
Dos quatro amigos narrados no livro Nicole era a criança que mais tinha problemas. Mas estes problemas não era facilmente notados. Por baixo daquela fachada perfeita, de uma pessoa linda, inteligente e feliz, havia muita pressão. A família de margarina era somente da porta para fora, pois dentro de casa as coisas eram bem diferentes. Ela e a mãe pisavam em ovos, e com pouca idade, Nicole não entendia muito os motivos da crueldade e frieza de seu pai, nem porquê sua mãe aceitava tais fatos.
Cal se apaixonou por Nicole assim que a conheceu. De início era aquela paixão infantil, sem grandes consequências, ainda mais para uma criança tímida como ele. Já Richelle, sempre foi de falar o que pensa. Muito corajosa, não tinha medo de mostrar seus sentimentos. Ela praticamente adotou Nicole para si, e como ela e Rae vivam discutindo, foi Nicole quem conquistou o posto de melhor amiga. Em relação a Cal, ela não escondia a queda que tinha pelo garoto. E como toda imaginação fértil que uma garota era capaz de ter, já dizia que os dois se casariam e que ele era seu namorado. Fato que Cal nunca e importou em negar.
Por isso, quando Richelle se mudou e depois cortou qualquer contado com ele, foi um baque descobrir que ele significava muito pouco para ela. Na sequência ainda veio o golpe da Nicole desdenhar da amizade dele e da Rae. Foram dois duros golpes que ele nunca se recuperou completamente.
Mesmo sem entender as atitudes de Nicole, ele nunca conseguiu tirar aquela linda menina de olhos azuis do coração. E sempre pensou no que teria acontecido a ela depois da formatura, já que ninguém da cidade voltou a ouvir falar dela. Mesmo sua turma esnobe da escola. Era como se ela nunca tivesse existido.
O livro é dividido em dois tempos: presente e passado. O presente é narrado por Carl, já o passado, é narrado pela Nicole e pela Richelle. É justamente esta narrativa, de ambas as garotas que deixaram Carl que leva o leitor a entender o que acontece no presente. O passado é narrado desde o aparecimento de Nicole, até os dias mais recentes, onde enfim o leitor descobre toda a verdade sobre as duas garotas.
Enquanto o leitor vai juntando as peças através desta narrativa paralela, Carl vai tentando vencer as barreiras de Nyelle para descobrir se ela é ou não a Nicole. E sendo a Nicole, porquê ela assumiu uma nova identidade.
Em uma narrativa carregada de sentimentos, é impossível não se comover com a jornada destes jovens. Amizade, lealdade, superação, amor, perda, encontros e desencontros, tudo está narrado de uma forma que não deixa o leitor ficar muito tempo longe do livro. Não deixe de conhecer a história deste grupo de amigos.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Lana Wesley 12/12/2016minha estante
Já tinha lido uma trilogia publicada pela autora, por isso quando soube que esse livro seria publicado por aqui fiquei bastante feliz e entusiasmada. A trama a meu ver foi muito bem construída, principalmente por intercala a visão de passado/presente, e entre os amigos dos personagens principais, no começo fiquei bastante confusa, mas ao decorrer da história, todas as peças do quebra cabeça se encaixou e ai que a leitura foi a ponto de cinco estrelas. Super recomendo a leitura.

Eduarda Rozemberg 27/12/2016minha estante
Confesso que adoro personagens problemáticos, eles sempre tem muito a nos dizer. Parece ser um livro de drama incrível e fiquei muito ansiosa para lê-lo. Os quotes que você selecionou também são ótimos.

AndyinhA 01/08/2016

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Tive o mesmo problema com o livro anterior, a autora enrola demais para mostrar ao que sua história veio. São capítulos e mais capítulos, num encher de linguiça sem fim sobre o assunto, que é tenso, mas foi muito mal aproveitado e poderia ter sido muito mais elaborado/interessante.

Um problema que me agarrou um profundo ódio foi a ‘feminilização’ do protagonista. É difícil ter garotos narrando coisas amorosas, geralmente eles vão na pegada da aventura, das lendas ou suspenses. Não achei ruim ter uma visão masculina sobre o assunto, mas aqui o personagem era feminino demais, ele tinha muitas das atitudes das meninas e o seu pensar era de menina.

Antes que vocês critiquem, sim, eu sei que há rapazes mais ‘femininos’, que não são machões ou algo do tipo, mas eles ainda têm a praticidade e a questão lógica dos rapazes, mas aqui, no início, muitas vezes me perguntei se tinha entendido errado, ou seja, se era uma menina narrando e achei que seria menino devido ao nome. As coisas não casaram bem, faltou a autora pedir à amigos para ler e mexer em algumas partes.

A enrolação do motivo da personagem sumir foi cansativa, a história não andava, eram sempre os mesmos questionamentos, as mesmas considerações e em alguns momentos os mesmos diálogos quando certos assuntos eram levantados. Até o primeiro terço da história, eu levei de boa a enrolação, no segundo comecei a ficar irritada e no final já estava cansada de ler as mesmas cosias e nunca chegar ao fim.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/03/poison-books-e-se-for-voce-rebecca.html
Camila Ferracino @camilaferracino 31/10/2017minha estante
Caramba... Achei que tava de TPM e achando o livro um enrolação, tiraria 100 paginas dele fácil...

Nathalia 24/04/2018minha estante
Nooossa!!! Super isso, tô no final e não aguento mais esses dois. A pessoa mais sensata desse livro é a Rae. Cal sempre fazendo tudo o que a Nielly quer e ela se fazendo de doida

Nathalia 24/04/2018

Enrolado
Comecei a ler o livro curiosa para saber o que havia acontecido para que Nicole tivesse mudado tanto mas no meio já estava sem paciência. A enrolação é grande, Nicole tem muitas atitudes que desanimam e Cal parece mais menina do que ela. Mereceu 3 estrelas por conta do final que foi o que salvou o livro.
Ana Paula 18/10/2018minha estante
undefined

Mari Siqueira 22/02/2016

Emocionante, sincero, encantador!
Emocionante, 'E Se For Você' é um livro sensível que fala sobre perder a si mesmo para se encontrar. Com uma história bonita sobre amizade, liberdade e, principalmente, sobre crescer, a trama que Rebecca Donovan construiu nos traz valiosas lições. Seus personagens palpáveis, escritos com profundidade, poderiam ser qualquer um nós e suas vidas, bem como as nossas, estão longe de ser um romance adolescente.

Um dos maiores questionamentos que o livro traz é 'e se ...?'. Quantas vezes já nos perguntamos o que poderia ter acontecido se tivéssemos tomado outra decisão. É difícil desapegar do passado, mesmo que ele seja apenas uma lembrança e pensar que o presente poderia ser diferente, muitas vezes nos corrói. Não saber o que 'teria sido' nos impede de seguir em frente. Lamentamos o tempo que perdemos enquanto continuamos perdendo tempo.

Cal, Rae, Richelle e Nicole eram vizinhos quando pequenos. A infância compartilhada fez com eles se tornassem amigos. Porém, sem aviso, Richelle se muda com os pais para São Francisco e essa mudança fez com que eles se afastassem e perdessem contato com a amiga. No mesmo ano, Nicole - que sempre foi a melhor amiga de Richelle - simplesmente para de andar com os outros dois, ignorando-os e entrando para a turma das fúteis garotas populares do colégio.

Cal sempre foi apaixonado por Nicole e, por isso, a mudança repentina no comportamento da garota não fazia sentido para ele. Após a formatura do colégio, ele ouve uma estranha discussão na casa dela e, depois disso, nunca mais ouve falar de Nicole Bentley. Ela simplesmente desapareceu.

Os anos passam e, agora na faculdade, Cal se transformou em outra pessoa. Antes franzino e tímido, o rapaz cresceu, ganhou músculos e se transformou num típico namorador. Numa festa à fantasia, Cal encontra uma garota com os olhos mais incríveis que ele já viu. Na verdade, olhos que ele conhece bem, azuis como o oceano -, são os olhos de Nicole. O problema é que a garota não é ela. Extrovertida, meio maluca, ousada e aventureira, Nielle Preston é o exato oposto da menina com quem ele brincava na infância.

Nielle vai ensinar a Cal que ele não pode se apegar às suas lembranças e deixar de viver. Com um jeito único, aos poucos, a garota prova não ser quem ele queria que ela fosse. Mas, afinal, ninguém pode ser o que os outros esperam que ela seja, não é? Podemos ser quem quisermos, somos livres para viver, amar, sorrir e chorar sem medo. Me identifiquei demais com a protagonista e, talvez por isso, tenha deixado muitas páginas ensopadas de lágrimas, somos tantas possibilidades, tantas expectativas e tão pouco felizes.

Narrado a partir de diversos pontos de vista e utilizando flashbacks para contar a história desses personagens incríveis, E Se For Você não é mais um romance adolescente, pelo contrário, ele é outro tipo de romance. Único, especial e apaixonante como nada que você já tenha lido antes.

"- Acho que eu não era quem ela queria que fosse.
- E não é assim com todo mundo?" (p. 37)

site: http://sobreamorelivros.blogspot.com

Karin 22/02/2016

E se for você?, de Rebecca Donovan
Então eu li E se for você? Não sei nem como começar a escrever essa resenha. Sério! Juro!

Para começar, fiquei sabendo do lançamento do livro pelo Facebook da Globo Alt quando eles fizeram a votação para a escolha da capa. Pronto! Já fiquei encantada pelo livro.

A ansiedade ficou ainda maior quando recebi um e-mail perguntando se havia interesse em ler o livro antes do lançamento. Claro que respondi que sim e fiquei louca de ansiedade pela chegada dele.

E chegou e li e amei!

Cal acaba de entrar na faculdade e divide seu tempo entre aulas e festas com os amigos. Até que ele encontra Nicole Bentley, por quem ele foi apaixonado quando criança, e de que nunca mais tinha ouvido falar desde que se formaram na escola, há mais de um ano.

O único problema é que .. aquela garota não é Nicole. Ela é identica à menina que conviveu com Cal, mas seu nome é Nyelle Preston e, ao contrário de Nicole, essa garota é impulsiva e ousada, e só quer aproveitar a vida. Quando os segredos do passado e do presente começam a colidi, de uma coisa ele poderá ter certeza: nada é o que parece ser.

Essa é a história de Cal, um menino tranquilo que tem como melhor amiga Rae. Ele está na faculdade, vivendo sua vida normalmente. Até que encontra Nicole em uma festa da faculdade, mas não era Nicole ali e sim Nyelle. E sentimentos e confusões retornam para sua cabeça. Afinal de contas, o que aconteceu com Nicole e Richelle, suas outras grandes amigas da infância. Enquanto tenta desvendar o mistério do sumiço de Nicole, ele se envolve com Nyelle, uma garota totalmente diferente da amiga do passado, apesar de ser fisicamente idêntica. Mas a dúvida, persiste e ele começa a procurar um jeito de entender toda a história e entender o que ocorreu para que os quatro amigos se separassem.

Quando a gente começa a ler E se for você? achamos que o personagem principal é o Cal, mas não! Na verdade não dá para saber se há um personagem central. É ele a voz no livro, mas não é a história dele que é o mistério. É a história do grupo de amigos que se desfez da noite para o dia quase que literalemnte. Ele quer desvendar o mistério por trás do sumiço da amiga Nicole e também da amiga Richelle que não falava com elas desde o início do ensino médio. Além de querer saber o paradeiro delas duas, Cal, juntamente com a amiga Rae queria entender o que realmente aconteceu para que o grupo de amigos tão unidos se separasse de forma tão estranha e repentina.

Esse é o primeiro livro da Rebecca Donovan que eu leio. A autora também escreveu a série Breathing, que foi lançado aqui no Brasil pela Editora Pandorga. Gostei muito da sua forma de escrita: leve e misteriosa. No livro, autora utiliza o recurso de flashback. Então temos o presente e o passado sendo contados para que o leitor consiga entender os acontecimentos e consiga desvendar o mistério por trás da história. No presente, Cal conta os acontecimentos; no passado temos as vozes dos quatro amigos, contando o que ocorreu na visão de cada um deles.

E se for você? é uma graça. Começando pela capa que passou por votação entre os leitores. No 2º Encontro de blogueiros com a Globo Alt, a responsável pela capa nos explicou todo o processo criativo. Falou da imagem, do mistério presente nela no qual só aparecem o olhos, característica que Cal reconheceu logo de cara quando viu a Nyelle pela primeira vez e que não dá para saber se a ela está triste ou feliz. A diagramação ficou muito boa, com fonte em tamanho confortável, escrita em páginas amarelas que ajudam para que a experiência de leitura seja agradável.

Os personagens são cativantes na medida certa e você se apega a eles. O livro é fofinho, gostoso de ler. Você não quer parar, porque a autora te prende ali com a trama e você fica ansiosa para saber o final da história. A gente começa a desvendar o mistério a partir último terço do livro. Não é uma grande reviravolta que ocorre, mas é surpreendente na medida do esperado para o livro. A gente se emociona e até cai um cisquinho nos olhos no final.

Acredito que é uma história que fala sobre amizade, sobre as relações entre amigos, sobre ser você mesmo acima de tudo, sobre vencer medos e ser livre para ser o que deseja ser. É também um livro sobre o amor, de segundas chances, de poder consertar erros do passado ou pelo menos fazer alguns ajustes. Recomendo a leitura para todos aqueles que desejam uma história sobre amor e amizade.

site: http://www.karinparedes.com/

Kelly 23/02/2016

Azul
Olá pessoal!!! Tudo bem??
Recebi a prova desse livro da GloboAlt, e assim que ele chegou me deliciei nas páginas e não consegui mais largar.

"Nunca pensei que ela fingisse não me conhecer, ou que fizesse um esforço para não se lembrar de coisas que deveria saber. Ninguém representa tão bem."

Nessa obra vamos conhecer Cal, um rapaz que possui alguns problemas de relacionamento, ou seja, eles nunca duram mais que um mês. Cal tem, como melhor amiga Rae, uma garota super despojada que possui problemas de família e que é praticamente uma irmã para ele.

Durante a infância eles cresceram com mais duas amigas, Richelle e Nicole, mas com o passar do tempo acabaram se afastando, Richele se mudou para São Francisco e Nicole mudou bruscamente, fazendo com que Cal e Rae ficassem sem entender o que houve.

Muitos anos se passaram e Cal voltou pra casa em um verão, e nessas férias ele descobre que ninguém teve mais notícias de nenhuma das duas. Ao retornar para a faculdade ele se depara com uma garota que só pode ser Nicole, mas agora ela se chama Nyele.

"As palavras se interrompem quando nossos olhos se encontram.Tudo em volta fica esmaecido, e não consigo desviar o olhar. Estou olhando para os olhos azuis mais incríveis que já vi. São olhos do tipo que podem me manter parado aqui como um idiota, olhando para dentro deles a noite inteira. Eu sei porque já olhei para eles antes".

RESENHA COMPLETA EM>>>

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/2016/02/resenha-e-se-for-voce-rebecca-donovan.html

Lu Oliveira 24/02/2016

Fofo e emocionante.
Olá, leitores!!!!!
Quem me conhece sabe o quanto sou fã da Rebecca Donovan, e o quanto amo a trilogia Breathing. Fiquei imensamente feliz por ter recebido a prova do livro pela editora Globo Alt. Obrigada, seus lindos!!!

O livro conta a história de 4 amigos; Rae, Richelle, Cal e Nicole (que chegou por último na vizinhança). Eles são vizinhos e logo que Nicole chega eles se tornam amigos. Ela é muito quieta, mas apenas Richelle sabe o que realmente faz de Nicole quem ela é.

Eles estão no ensino médio e Richelle se muda para outra cidade, após isso, Nicole começa a ignorar Rae e Cal. Com a formatura, o restante deles se separam e Cal e Rae são os únicos que mantém contato entre si.

O livro é narrado em sua maioria pelo ponto de vista do Cal, mas temos o ponto de vista da Nicole e da Richelle, sendo que, das garotas vai sendo narrado de trás para frente, e do Cal no presente, mas com alguns flashbacks.

Cal está em outra cidade estudando, e um certo dia ele encontra uma garota idêntica à Nicole. Só que elas não tem o mesmo nome, e seus comportamentos são bem diferentes. Cal logo fica obcecado pela garota, já que não sabe o que aconteceu com Nicole depois da formatura. Os dois fazem várias coisas malucas ao longo do livro.
Nyelle é um mistério, e ao longo do livro vamos descobrindo mais sobre sua vida e dos outros personagens.

O livro não foi tudo o que eu esperava, pois estava com altas expectativas devido a trilogia Breathing, mas confesso vurti muito o livro. O livro trás um história linda sobre amizade, o passado da Nicole foi algo legal de conhecer.

A forma como é narrada me deixou um pouco confusa e o fato de aparecer mil namoradas diferentes para o personagem principal. Não gosto quando isso acontece com uma protagonista feminina, quem dirá com protagonista masculino.
Uma das revelações no final me arracaram muitas lágrimas, pois sou chorona mesmo.
Espero que vocês gostem, e recomendo muito, principalmente para os fãs de Quem é você, Alaska? e Cidades de Papel.
Abraços

ELB 08/03/2016

Fofo com um quê de mistério.
Olá pessoal! Hoje eu trouxe um lançamento bem legalzinho da editora Globo para vocês. A autora Rebecca Donovan é nossa velha conhecida, ela escreveu a trilogia Breathless, publicada pela editora Pandorga.

Comecei o livro sem grandes expectativas porque eu realmente não gostei muito do desenvolvimento da trilogia Breathless (apesar de ter amado o primeiro livro), então fui surpreendida com uma história super bem construída, personagens cativantes e trama interessante.

“Nunca vi alguém com tanta dor assim, e não sei como salvá-la disso”.

No passado, os quatro amigos Cal, Richelle, Rae e Nicole eram inseparáveis. Todos moravam na mesma redondeza e estudavam na mesma escola. Gostei do formato do livro, ele alterna sobre três pontos de vista sendo que Cal escreve o presente, Richelle e Nicole escrevem contando o passado. Isso deu uma pegada de leitura rápida e também não deixou cair naquela coisa chata de ficar lembrando o passado.

Por motivos que até então ninguém entendia, Richelle deixou a cidade e logo após sua saída, Nicole abandonou os amigos, Cal e Rae, nunca mais falando com eles nem no bairro nem na escola, era como se nunca tivessem sido amigos. Nicole passou a se relacionar apenas com a elite da escola, deixando os amigos decepcionados e sem entender tudo aquilo. De uma tacada só, acabaram perdendo suas duas melhores amigas. Quando se formam no colegial, Nicole simplesmente desaparece, deixando Cal preocupado, mesmo que tenham perdido contato.

“Não consigo mais imaginá-la como ninguém além dessa que está na minha frente”.

Agora, anos depois e já na faculdade, Cal encontra uma menina que é a cara da Nicole, mas completamente diferente ao mesmo tempo, chamada Nyelle e, é ai que nasce aquela dúvida: poderia esta menina livre, feliz, alegre e solta ser realmente a introvertida, séria e quieta Nicole?

O que mais gostei foi como Cal foi levando essa situação. Ele queria muito que fosse Nicole, sua amiga perdida do passado, mas também estava completamente encantado com Nyelle e sua personalidade. Gostei muito de como tudo foi construído, sem pressa e muito contato. E Rae também foi importante, apesar de ser a única dos amigos que não temos um ponto de vista, ela soube ser presente na história toda.

“Ela continua me deixando confuso em todas as conversas que temos. Mas essa garota me deixa feliz. Frustrado, também. Mas sobretudo feliz. E por isso vou aproveitar cada segundo que tenho com ela”.

Rebecca me conquistou com essa história, que como eu disse, é bem redondinha. Nós vamos conhecendo os personagens pouco a pouco e todos eles são importantes na construção da história e no desfecho (que foi muito bom, aliás).

Enfim, deixo aqui essa dica para vocês. Romancinho fofo com um quê de mistério.

“Meu mundo fica parado neste instante: ela nos meus braços e seus lábios encostados nos meus”.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2016/03/resenha-e-se-for-voce-rebecca-donovan.html

Paraíso das Ideias 09/03/2016

Olá
pessoal!!! Tudo bem??

Apesar dele ter quase certeza de que Nicole e Nyele são as mesmas pessoas, Cal resolve se aproximar com cautela para tentar desvendar o que houve para que ela mudasse de nome e personalidade, o problema é que Cal sempre foi apaixonado por Nicole e ele não vai permitir que ela desapareça de novo.

Logo nas primeiras páginas de leitura já estava presa ao contexto, o livro é narrado por Cal, e a perspectiva masculina é sempre curiosa, no decorrer dos capítulos somos levados ao passado, mas sempre contado por uma das meninas, isso faz com que aos poucos você vá montando o quebra cabeça e entendendo os acontecimentos.

Por mais que Nyele tenha os mesmos olhos que Nicole, é nítido que a personalidade não é a mesma, essa garota que Cal encontrara não tem medo de viver e nem se preocupa com o que os outros pensam, ela apenas age, ao contrário da Nicole retraída e certinha que ele conheceu.

"Não consigo mais imaginá-la como ninguém além dessa que esta na minha frente. Ela exibe tanta vida. Não consigo imaginar o que pode tê-la feito começar de novo."

Além de ser um romance super leve e cheio de mistérios, E se for você? Nos remete a pensamentos muito mais profundos e nos leva a analisar a vida por outro ângulo, os e se são inúmeros e mesmo antes de terminar a leitura você já estará se questionando sobre várias atitudes e aspectos da vida.

É possível durante a leitura aprender pequenos gestos e grandes atitudes com os protagonistas!!! O romance é encantador, a leitura é leve e a autora soube levar com maestria todo o enredo, fazendo com que o quebra cabeça fique ainda mais curioso.

A capa está linda e devemos isso a equipe globo e a Renata, a bonequinha responsável por esse trabalho, a diagramação está perfeita e não localizei nenhum erro de revisão durante a leitura.

Como não podia ser diferente, E se for você? vai para minha lista de favoritados de 2016!! Mas garanto a leitura é tão gostosa que você vira a última página e sente um desejo incontrolável de reler!!!

E se for você? É lindo, leve e apaixonante. Uma leitura que merece ter destaque na sua estante, não só pela capa que representa com perfeição a história mas por seu enredo magico.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Gabi | @ps_gabih 20/04/2016

Instigante
E se for você? - Rebecca Donovan

É um livro emocionante, sobre a amizade, escolhas, perdas... Mas também há muito de segundas chances e viver cada momento.

Esse livro conta a história de 4 amigos inseparáveis que cresceram juntos... Cal, Nicole, Richelle e Rae.
Inseparáveis até o ensino médio quando tudo munda....

O tempo passa, e Cal reencontra Nicole na faculdade, ou melhor, uma menina que se chama de Nyelle, mas que tem o rosto da Nicole. E tudo se complica quando ninguém da época da escola sabe onde Nicole realmente está, se ela foi para Harvard, ou simplesmente desapareceu.
Quando eu comecei esse livro já fiquei encantada por ter vários POV's, e isso já economiza drama. Mas quando cheguei na pág. 70 me veio batendo um desespero pra descobrir quem era Nyelle, se era Nicole, uma gêmea desaparecida, se Nicole perdeu a memória, ou se os pais loucos dela fizeram alguma lavagem cerebral (acreditem, esperava tudo daqueles pais estranhos dela) kkkkkk
Resultado, fui atrás de spoiler, mas digo uma coisa, como está difícil encontrar spoiler nessa época de resenhas feitas para editoras. Misericórdia.

Finalmente consegui em um comentário do skoob e pude terminar de ler na paz de Deus. Amém kkkkk

"Você pode começar de novo... todos os dias. O importante é pensar em sua felicidade e ser exatamente quem você deveria ser. Seja Feliz." - Rebecca Donovan

Livros Encantos 05/05/2016

E Se for Você? Blog Livros Encantos
Liberdade é palavra que define nossa protagonista.

Cal Logan é um jovem que não cria laços suas relações são sempre superficias, estava esperando sua garota "Se".
Quando conhece Nyelle a semelhança física entre Nicole uma grande amiga de sua infância é impressionante, mas apenas fisicamente a personalidade é o oposto em todos sentidos.
Quando crianças Cal, Rae, Richelle e Nicole eram melhores amigos até que algumas mudanças os levaram a cada um seguir sua vida.

Nyelle é uma jovem que não se abre muito, aparece quando bem entende, vive a vida intensamente, valorizando cada segundo desde se aventurar em cima de uma árvore, a comer misturas nada normais, essas características chamam atenção do Cal.
Estar na presença de Nyelle o faz se sentir bem, sua amiga Rae o conhece bem, e sabe que está envolvido por ela A convivência entre eles vai se estreitando Cal conhece um pouco de sua vida admirando cada vez mais seu modo de viver. O envolvimento é inevitável,muitos segredos serão revelados, trazendo a tona o passado.

Cal na verdade nã estava muito interessado em descobrir o passado de Nyelle ele apenas queria ficar o maior tempo possível com ela, ao seu lado sentia trazia paz e bem estar.
Será que o passado irá voltar ao presente ou foi apenas grandes coincidências?

Algumas cenas são tão singelas, momentos simples regados a um desejo de simplesmente viver intensamente cada momento.

O livro tem uma narrativa leve, suave e aborda de maneira delicada temas importantes como amizades, lealdade aos amigos, perdas e acima de tudo fala sobre nossas escolhas.
A autora coloca em discussão a imposição de alguns pais em ter filhos perfeitos, os tornando sem vida, filhos perfeitos para uma familia perfeita, esquecendo do bem maior que temos nossos sentimentos, seja amor, amizade.

Nossa protagonista aprendeu a dar valor a palavra liberdade desde as pequenas coisas até escolhas difíceis, cada pessoa reage de uma maneira a perda de pessoas em nossas vidas e com Nyelle não foi diferente, ela reagiu com coragem, coragem para enfim tomar as rédeas de sua vida.

Capa perfeita para nossa protagonista, edição, diagramação muito bem feitas .

site: http://www.livrosencantos.com/2016/04/e-se-for-voce-rebecca-donavan.html