E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Lane 30/07/2020

Você pode começar de novo ... todo os dias !
Gente, que livro. Superou minhas expectativas, é um livro que faz a gente repensar o modo como a gente vive, que dá um incentivo pra gente viver a nossa vida da melhor forma possível, aproveitando cada momento ? Amei a forma como a autora colocou um mistério no meio disso tudo, esse é um livro que tem uma mistura de tudo, romance, amizade, recomeços ... Amei por completo esse livro, é muito fofo como a estória se desenvolve e você fica envolvida no mistério que roda essa estória. Super recomendo essa belezura .

liliquinha 29/12/2021

Interessante
É um livro com uma história interessante e personagens interessantes, mas infelizmente, mal desenvolvido o que é curioso já que é um livro grande. Acredito que se a autora tivesse usado o tempo que ela usou para enrolar a revelação do plot para desenvolver os personagens e mostrar mais do passado das crianças, tornaria a leitura mais leve e fácil de fluir, mesmo assim não me impediu de ler em um dia porque como eu disse, é uma história interessante onde você fica curioso do início ao fim para saber o que aconteceu. O plot é surpreendente e bemmmm triste, mas acho que o que a Nyelle realmente precisava era de ajuda, mas não do seu verdadeiro amor Cal e sim de ajuda psicológica já que ela estava mentalmente debilitada e a autora normalizou isso como se apenas o amor do Cal fosse o suficiente para ajudá-la, quando na verdade não era.

Juls 12/08/2022

Seja você mesmo!
Esse livro mostra a importância de viver sendo você mesmo, fazendo tudo que gosta e sem se importar no que os outros vão pensar! É muito bom o livro, no começo eu não estava com expectativas, mas o final me surpreendeu e tenho certeza que me deixou uma lição.

ray ray 06/01/2022

A garota "E se"
preciso ser sincera com vocês, eu não consegui pegar esse livro nas primeiras tentativas pois as passagens de tempo eram confusas e os personagens mais ainda, mas isso FEZ PARTE da imersão da história!!! Eu me surpreendi em cada página e conheci a nyelle junto com o cal, confesso que ja esperava o plot mas mesmo assim foi LINDO! A amizade deles era linda, eu realmente nao me arrependo de nem um segundo. Com essa história comecei a olhar mais pra como vivo a vida e como me mostro para as pessoas q vivem ao meu redor, chorei e ri junto com a Nyelle e me apaixonei por ela. Índico DEMAIS e é com certeza uma história q vai ficar marcada no meu coração pela garota dos olhos azuis que teve que se perder pra se achar...

"Você é ela... minha garota E SE. A garota que eu vou sempre me arrepender se deixar partir."

Manuella @olivreirodanu 28/04/2022

Não tinha muitas expectativas e mesmo assim me decepcionei?
Jesus, que livro porcaria!
A sinopse interessante e instiga a curiosidade. E só.
O mocinho é totalmente raso, um pau mandado que não questiona, não conversa -nem com a melhor amiga-
não ajuda, só existe no melhor estilo Zeca Pagodinho 'vida leva eu'.
E a protagonista? Sei nem o que dizer, só sentir. E sinto aflição. Acho que a autora mirou na ousadia e misterio e acertou na infantilidade. Um livro inteiro da menina agindo como uma criança de 8 anos, querendo subir em árvore, remar numa canoa furada, escalar coisas aleatórias.. tudo isso sem desenvolvimento nenhum.
O plot é ok, mas chega um ponto que você já desconfia.
Dei 2?? porque a escrita é fluida, se nao fosse por isso, seria 1 e olhe lá.
Sinceramente, que tempo perdido..
Aline Silva 29/04/2022minha estante
Sua resenha define bem o livro.
Passei muita raiva no período em que li. ?

Manuella @olivreirodanu 30/04/2022minha estante
Pois é, que frustração! Passei o livto inteiro esperando uma evolução que nunca acontecei ?

Ingrid.Oliveira 03/04/2019

Que livro doido é esse?

Essas justificativas finais foram simplesmente nada a ver. Coloquei uma super expectativa sobre o segredo e porque Nyelle era tão louca e tão cheia de mistérios, mas a justificativa simplesmente não convenceu.

A justificativa para a mudança de Nyelle e sua forma de agir não foram plausíveis, na minha opinião ela sofre de bipolaridade e outros problemas comportamentais.

gigvieira 28/10/2021

da série: livros com a sinopse boa e que são uma merda
Tinha na estante há anos. Minha irmã comprou na bienal de 2016 (ou 2017), e leu quando novinha. Tive vontade de ler porque a sinopse realmente dá um gostinho a mais, só que foi totalmente diferente do que eu achei que seria.

Muito personagem que não tinha que ter; achei o draminha da principal extremamente forçado, e que casal CHATO. Nyelle é a maior manic pixie dream girl, e o Cal consegue ser mais chato que ela. Tem cenas dele destratando a mãe pra ficar indo atrás de mulher, tipo (???)

Não me desceu, e por ser chato demais, acabei odiando cada cena kk

giu 22/08/2021

foi um livro bem mais ou menos, demorei para ler pq o livro não se desenvolvia, o começo te deixa meio confuso com o tanto de personagens, a história é bem ruim, esperava um final diferente, sla, esse livro não foi pra mim

Fernanda631 05/07/2023

E Se For Você?
E Se For Você? Foi escrito por Rebecca Donovan e publicado em 16 de setembro de 2014.
O livro se inicia quando Cal Logan, um calouro na faculdade, encontra uma garota misteriosa que ele afirma já ter conhecido em uma festa. A menina em questão é Nyelle que se parece muito com sua amiga de infância Nicole. O problema é que Cal e Nicole já não são mais próximos. Cal perdeu o contato com a garota assim que uma amiga em comum, Richelle, acabou se mudando, repentinamente, para outra cidade. Era Richelle quem fortalecia os laços.
O livro, conhecemos a história de amigos de infância, dentre eles, Cal e Nicolle que, após algum tempo e muitos acontecimentos, perderam o contato e não têm mais notícias um do outro. Pelo livro ser narrado quase todo na perspectiva de Cal você imagina que a história é sobre ele, mas não é. O livro conta a história de quatro amigos de infância que se afastaram num determinado momento da vida. Quando Cal narra à história ele fala dessa amizade e também das meninas que ele amou. Elas são Nicole e Richelle, ou seja, as outras duas personagens que narram os pequenos Flashbacks.
Cal sempre foi apaixonado pelas duas amigas, mas ele acabou namorando Richelle. Nicole nunca disse que gostava dele também, pois Richelle mesmo menina sempre demonstrou que queria se casar com Cal um dia. Ele acaba perdendo seus dois amores de uma vez só. Richelle se muda para outra cidade com a família e Nicole se distancia dele e Rae, a outra amiga que formava o quarteto. Isso acaba afetando todos os seus próximos relacionamentos amorosos.
Cal entra na faculdade e lá se encanta por um par de olhos que jura conhecer, mas a garota por trás daqueles olhos tem um nome desconhecido para ele. O comportamento dela também é diferente, mas ele se apaixona e tenta descobrir quem é aquela mulher misteriosa.
A garota que se apresenta a ele é Nyelle é uma jovem extremamente ousada, sonhadora, que gosta de realizar algumas "maluquices" que acabam por deixar Cal ainda mais de queixo caído por ela.
Quando Cal vê Nyelle pela primeira vez na universidade é muito óbvia as semelhanças físicas entre ela e seu grande amor de infância. Os incríveis olhos azuis ainda existem nesta garota, mas ela não é nada como Nicole e cada vez Cal se sente mais atraído por essa pessoa que pode ou não ser Nicole. Cal quer ficar próximo de Nyelle, pois acredita que ficando perto dela é como se estivesse perto de Nicole.
A história vai se desenvolver a partir da dúvida de Cal, em descobrir quem é a garota dona dos mesmos olhos da sua ex amiga. Nyelle é, fisicamente, igual a Nicole, mas se mostra de uma personalidade totalmente diferente. Nicole era fechada, regrada, e da noite para o dia resolveu se afastar dos seus amigos, preferia andar com todas as patricinhas e boys do colégio, exatamente da maneira que seus pais desejavam. Enquanto isso, Nyelle é livre, enigmática, uma garota simples que vive tudo, nada a prende, ela se doa para todas as oportunidades que a vida lhe dá e isso é o que mais encanta Cal.
Cal e Nyelle passam a se conhecer melhor e ele fica cada vez mais convencido de que ela é Nicolle, uma garota por quem ele se apaixonou na infância e continuou carregando esse amor pela vida toda.
Cada vez que se encontram, Cal percebe em Nyelle gestos e trejeitos daquela que fora sua amiga de infância e o leitor fica curioso para saber se ela é realmente Nicolle e seus motivos para mudar seu nome e seu comportamento.
Aos poucos Cal vai conhecendo Nyelle e com isso tirando suas conclusões se as duas meninas são a mesma pessoa. E se você tivesse uma segunda chance de conhecer alguém pela primeira vez? ‘E se for você?’, é um livro sobre amizade, amor e perda, mas principalmente é sobre como descobrir a sim mesmo. Como ser feliz independente das expectativas que as outras pessoas criam sobre você.
O livro tem capítulos do passado e do presente. Ao mesmo tempo que vamos desvendando a história pelos dias atuais, durante a narrativa nos deparamos com alguns flashbacks da infância de Cal. São neles que descobriremos a origem da amizade de Cal, Nicole e Richelle, até, aproximadamente, o último ano do colégio, quando eles acabam se distanciando. O livro é narrado por três personagens: Cal, Nicole e Richelle. Basicamente é narrado por Cal, mas Richelle e Nicole narram passagens do passado para que possamos entender o presente. Os capítulos que tratam do presente são sempre narrados por Cal em primeira pessoa. Os que contam sobre o passado são narrados em terceira pessoa e intercalam entre narrações de Nicolle e Richelle, uma amiga em comum entre eles.
O final do livro condiz com toda a expectativa criada e, dentro do possível, é um final feliz e realista após toda a narrativa.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 28/03/2016

O epítome da fofura.
Cal, Rae, e Richelle são amigos desde infância. Conhecidos pela vizinhança, todos os dias sempre aprontavam uma coisa diferente, que sempre acabava em risadas e pura diversão. Um dia, chega uma menina nova nos arredores, que depois é descoberta como Nicole, e desde que a viu pela primeira vez, Cal sentiu algo lá dentro que, de forma inexplicável o mudou de forma permanente. De uma hora para outra, Richelle precisa se mudar e sequer avisa Cal ou Rae deixando apenas Nicole ciente, abalando os laços criados e cultivados através de anos de convivência.
Desde a mudança de Richelle, quando começa o ensino médio, nada mais foi o mesmo: Nicolle abandona Cal e Rae começa a andar com o grupo popular da escola, sempre se destacando por sua beleza e inteligência, e não explica ou dá uma satisfação para tal mudança. Com o passar do tempo, Cal e Rae se acostumam com a perda, e simplesmente se apoiam um no outro pra seguirem seus caminhos.
Quando Cal vai para a faculdade, como um garoto da sua idade, além de ir às aulas frequenta festas e se diverte com garotas e bebidas. Em uma festa comum, depois de beber um pouco à mais, em um momento, tudo muda.
Porque ELA aparece.
À primeira vista, Cal repara algo extremamente familiar NAQUELES olhos. Eles o lembram Nicole a garota com quem ele perdeu contato desde que começaram a cursar o ensino médio e que ele não via desde a formatura.
Mas é impossível, certo?
Depois de conhecer aos poucos a garota, que se chama Nyelle, Cal descobre seu enorme equívoco: Nyelle é livre, extrovertida, corajosa, perspicaz, sorridente... vive a vida de forma muito intensa, se doa à isso, a cada minuto (e come muito doce, muito doce!), poderia quebrar barreiras gigantes com seu sorriso e incendiar um iceberg com seu olhar.. totalmente diferente de Nicole, que era totalmente focada, séria, controlada e destinada a Harvard...
Cal começa a questionar sua sanidade. Afinal, Nicole não pode ser Nyelle porque está em Harvard. E Nyelle definitivamente não é Nicole, não com toda essa peculiaridade.
Mas aqueles olhos...
Os capítulos são intercalados entre presente e passado, mudando o personagem que redige a narrativa. É um livro um tanto juvenil? Sem dúvidas. Mas definitivamente, não é só isso.
Abrange amor, idealização, amizade, laços familiares e por fim.. sacrifício. Até onde iria pela vontade da pessoa que você ama? Por uma promessa?
E se for você? vai te fazer rir, questionar, refletir e o principal... valorizar quem está do seu lado, para que aquele dia, o tarde demais simplesmente não exista.
Érica | @aquelacomlivros 29/03/2016minha estante
Quero leerrr...Conta mais, Kennia! Kkkkk

Kennia Santos | @LendoDePijamas 29/03/2016minha estante
Se eu falar mais que isso, vai ser spoiler atrás de spoiler KKKKKKKKK

Jeziely 30/03/2016minha estante
poxa Kennia, fiquei curiosa! kkkkkk

Érica | @aquelacomlivros 30/03/2016minha estante
A Kennia é muito má! Kkkkk

Kennia Santos | @LendoDePijamas 30/03/2016minha estante
Gente é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito fofinho s22

Iana Rany 13/07/2020

Seja sempre você mesmo(a)
Livro maravilhoso, que ensina sobre amor, amizade, família. Narrativa leve que apresenta personagens maravilhosas.

Ana 29/09/2020

A princípio não foi um livro que me atraiu, mas fui surpreendida e acabei amando a história. Faz repensar a maneira como se vive e dá vontade de mudar. Ele fala sobre lealdade das amizades e amor. Superação e se descobrir. Possui personagens que cativam e divertem. Tem uma narrativa diferente, mais que deixa o mistério da história ainda melhor, a leitura vai evoluindo e vamos nos conectando ainda mais com os personagens.Valeu muito a pena essa leitura!!

Gabriella846 18/08/2020

Li a muito tempo esse livro, mas lembro que na epoca eu amei!!! Vou fazer uma releitura logo logo?