E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Amanda 20/03/2020

Um livro para sair de uma ressaca literária!
Comprei esse livro porque o vi em promoção na Amazon por 12,90, nunce tinha ouvido falar dele e nem da autora, e depois de uma ressaca literária daquelas o escolhi para ler para ter um romance fofinho para me apegar e sair da tão temida ressaca literária.
O livro conta a história de quatro amigos, Cal, Rae, Nicole e Richelle, que se conhecem na infância e vivem muitas aventuras juntos, porém em algum momento entre a pré-adolescencia e a formatura na escola eles se separam. Em uma festa da faculdade, Cal se encontra com Nyelle Preston, que é exatamente igual a sua antiga amiga e amor de infância Nicole, aparência dela é a primeira coisa que chama a sua atenção, mas quando ele passa a conhecer sua personalidade começa a perceber que Nyelle e Nicole não são de forma alguma a mesma pessoa.
O livro de deixa intrigado do começo ao fim, fazendo-nos questionar sobre quem é Nyelle e o porque dela se parecer tanto com Nicole, (ou não), a leitura é bem leve e divertida, e os flashbacks durante o livro são bastante significativos. "E se for você?" é um livro que fala sobre amizades, segundas chances e felicidade, trazendo uma mensagem muito bonita de como podemos aproveitar a vida do nosso modo, que podemos recomeçar todos os dias e que não devemos ter medo de quem realmente somos e muito menos de quem queremos ser.

Débora 29/04/2021

Cal acabou de entrar pra faculdade e agora tem que administrar seu tempo entre festas e aulas, ele não é bom com as garotas e seus relacionamentos não duram muito até que ele encontra Nicole, uma amiga de infância. Mas só tem um problema, essa menina não é a Nicole, apesar de parecer muito com ela.

Agora ela responde por outro nome, age de maneira diferente e é totalmente o oposto do que Nicole é, mas ela é idêntica a Nicole. Quanto mais ele fica perto de Nyelle menos ele quer saber o que aconteceu com Nicole. O que temos certeza é que nada é o que parece ser.

??O livro tinha tudo para ser melhor porém ele não tem um desenvolvimento bom. A história de Cal e Nyelle fica na mesma o livro todo e parece que nada acontece para descobrirmos o que realmente aconteceu com Nicole.

A história tinha um suspense legal, personagens legais e tudo pra ser uma história para se recordar para o resto da vida. Porém a falta de desenvolvimento deixou tudo cansativo.

Júnior Vieira 27/01/2023

Paradigma Fenomenal
Li o livro pela segunda vez, três anos depois, e ainda me pego me recordando de momentos tão marcantes como esses.

Para amantes de romances, nostalgia e clichê sem fugir da realidade, és o livro perfeito.

Sem dúvida em um futuro próximo, será merecedor da minha terceira leitura.

m.arih 24/10/2020

Perfeito e muito engraçado
Eu me apaixonei pela história, de como é desenvolvida e de realmente descobrir o que a Nyelle esconde. A personalidade dela é maravilhosa, uma das minhas personagens favoritas de todos os livros que já li. A forma de como o Cal se desenvolve durante o livro também é maravilhosa. Sem nenhum defeito, com muito humor e um romance clichê de bom gosto. Amei.

Jose.Irinel 06/12/2021

Uma história leve
O livro se passa emdois tempos, no passado relatando a amizade entre Rae, Richelle, Nicole e Cal que pareciam jamais e separarem e, no presente, acompanhamos Rae e Cal em Crenshaw, escola em que os dois estudam e não existe mais aquele grupo. O que aconteceu? Nem eles sabem. Mas isso começa a mjdar quando Cal encontra uma garota chamada Nyelle e jura que ela é Nicole, amiga de anos atrás, por quem ele tinha uma paixão.

Marcella 01/07/2021

mais ou menos
Gostei da trama, mas achei que as coisas demoraram um pouco para acontecer. Com toda certeza não é o meu livro favorito, porém é bom quando você não tem mais nada para ler.

sara 24/09/2021

espetacular
eu sinto que vou precisar de uma vida toda pra me recuperar desse livro. de verdade.
e se for você? conseguiu superar todas as minhas expectativas e me trouxe um misto de sentimentos, eu não poderia colocar todos aqui nem se eu quisesse.
eu amei o livro, os personagens, e o fato de que eu não conseguia parar de ler. eu não sei nem o que falar, é só que é muito bom mesmo.
Eve 24/09/2021minha estante
Nossa finalmente achei alguém que se ligou tanto nesse livro como eu jkkkk todo mundo que conheço que leu ficou ????? E eu chorando

sara 24/09/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkk sim, vi várias pessoas falando mal e eu to acabada porque amei o livro e é muito triste

Carol 02/09/2021

E se for você
O livro é bom mas me pegou no meio de uma ressaca literária, que me fez ler bem menos do que o costume. Achei o livro bem parado no começo, as coisas começam a se desenrolar só na página 300 mesmo, o resto é mais parado. No mais, ele é muito bom.

Sani Melo 08/06/2020

Estrelas!
Nunca tinha visto tantas estrelas antes ? diz ela, baixinho ? Um céu cheio de possibilidades e de dor. Tantas contradições. Talvez elas sejam, apenas, possibilidades dolorosas.

Leticia2513 22/08/2020

Uma provável releitura!
Uma história com tanto emoção, paixão e algumas dúvidas que nos levam a devorar cada página com vontade de mais, de saber mais, de descobrir qual é a verdade por trás de tantos pontos de interrogação.
Com uma escrita encantadora e envolvente, você não conseguirá soltar desse livro até terminar de absorver cada palavra com paixão e ansiedade.

Nanda 14/10/2016

E Se For Você?
To com a opinião meio incerta em relação a esse livro: começou lento e me irritava da metade pro final que ficou bom porém o grande segredo, eu já sabia e não foi nada surpreendente, nem o final. Não sei se eu que estou sem paciência/numa época boa pra esse tipo de leitura haha enfim, é isso.

Patricia 22/01/2021

Perfeito
Que lindo esse livro, cheio de lições, uma história de amor, de amizade, de lealdade. Eu amei, maravilhoso. O livro conta a história de quatro amigos de infância que moravam na mesma rua. Cal, Nicole, Richelle e Rae. Quando Nicole se muda pra vizinhança, Richelle vai logo fazer amizade com ela. Nicole é diferente, quietinha, perfeita. Seus pais exigem isso dela. E seus amigos sabem disso. De repente Richelle simplesmente se muda para San Francisco sem dizer adeus a Rae e Cal. E Nicole, sem dizer uma única palavra se afasta e faz outros amigos. Após mais de um ano sem ouvir nada de Nicole, Cal encontra em Creenshaw a cópia perfeita de Nicole com outro nome e outra personalidade. Ele luta pra conhecê-la e descobrir o que aconteceu. E a descoberta no final é tocante e emocionante. Eu amei

Camila Lobo 17/06/2016

Resenha: E Se For Você (Por Livros Incríveis)
Cal, Rae, Richelle eram melhores amigos de infância. Até que Richelle se muda e repentinamente, Nicole – por quem Cal sempre tivera uma queda – para de falar com eles. Anos depois, sem notícias das duas que antes eram suas amigas, o garoto encontra na faculdade Nicole, ou ao menos pensa que é ela. Mas apesar de ser quase idêntica, essa garota se chama Nyelle e ao contrário de Nicole, Nyelle é um espírito livre, ousada, extrovertida e que faz de tudo para viver da melhor forma possível. Mas quanto mais a conhece, mais ele tem medo de conhecer.

Segundo livro da autora Rebecca Donovan (Trilogia Breathing), E Se For Você traz uma história juvenil refrescante, sobre amizade e segundas chances. Eu nunca li nada da autora e posso dizer que foi um ótimo livro para começar.
Donovan nos apresenta a trama narrada por Cal, um garoto que sempre fez tudo por suas amigas, mas que viu duas delas se afastarem, sem dar nenhuma chance de contato. Algum tempo depois, quando está na faculdade e sem notícias de Nicole, uma de suas amigas, ele reconhece os vibrantes olhos azuis e a aparência extremamente similar em uma garota. Entretanto, ela diz se chamar Nyelle e parece nunca ter ouvido falar de qualquer coisa que eles viveram juntos. Com a ajuda de Rae, a única amiga que manteve contato. Ele está determinado a descobrir o que está acontecendo, ao mesmo tempo que vai se apaixonando pela garota espirituosa que é Nyelle.

“O arrependimento é um monstro hediondo, mordendo fundo e colocando sal nas feridas quando você tenta se curar.”

Com isso, a autora consegue fazer uma história cheia de emoções, extremamente fofa e bonitinha e com um toque de mistério. Como é narrado por Cal, temos uma história mais “enxuta” e que corre em um bom ritmo, com Cal descobrindo cada vez mais sobre Nyelle, conforme ela faz as loucuras que inventou em uma listinha. Confesso que algumas foram monótonas de se ler, o que chegou a diminuir um pouco o ritmo, mas sem perder a linearidade e sem se tornar cansativo. Algo que me agradou muito foram as inúmeras frases bonitas e cenas fáceis de serem imaginadas, o que trouxe um ar inspirador e emocionante a trama, além de me fazer marcar várias passagens. Os primeiros livros de Rebecca Donovan possuem muitas cenas de sexo, até onde sei, e característica que ela trouxe para E Se For Você. Entretanto, as numerosas cenas de sexo não são pesadas, e sim bem românticas e singelas, e em minha opinão, não se tornou algo forçado.

Todos os personagens têm características bem demarcadas, e por isso quase nenhum é passível de confusão ou esquecimento por parte do leitor. Digo quase nenhum, porque conforme a história avança, tomamos conhecimento de inúmeras garotas que tiveram “contato” com Cal, e todas são meras passageiras mencionadas vez ou outra. E se elas apareciam uma outra vez, eu não conseguia lembrar quem elas eram e por isso, eram dispensáveis. Gostaria que os personagens secundários, como Eric e Tess por exemplo, tivessem sido melhor explorados, pois são personagens bem promissores, que podiam ter muito a oferecer, mas não foram bem aproveitados.
Gostei muito da Nyelle, porque ela age como criança, mas não com atitudes imaturas. É porque ela possui certa inocência, e quer viver a vida da melhor forma possível, sem se importar com as opiniões alheias. Ela é tudo o que eu queria ser, e a admiro por isso.
Rae é outra que adorei e por isso, posso afirmar que as personagens femininas são bem representadas no livro. Ela é a garota punk que possui uma banda e que nunca foi boa em lidar com emoções, sendo a pessoa que consegue manter Cal no chão. O garoto, por sinal, é apaixonante e dedicado. Sempre foi muito leal, mas me irritei bastante com ele, por não correr tanto atrás quando necssário.

A obra mostra que segundas chances são possíveis, e que nunca é bom não demonstrar seus sentimentos. A amizade entre os quatro amigos é muito forte e com flashbacks de anos passados, pudemos conhecer a fundo sobre quem eles eram e quem se tornaram. Também fala sobre ser quem você quiser ser. Nyelle demonstra isso muito bem, sendo espontânea, carismática e divertida, de um modo que normalmente é visto de forma torta pelas pessoas.

“Nunca tinha visto tantas estrelas antes. Um céu cheio de possibilidades e de dor. Tantas contradições. Talvez elas sejam, apenas, possibilidades dolorosas.”

Concluo a resenha mencionando que E Se For Você não possui acontecimentos extraordinários, mas é uma história maravilhosa pra se arrancar lágrimas e suspirar em inúmeros momentos. Rebecca Donovan consegue fazer uma história bonita e singular que nos fazem realmente acreditar em possibilidades e segundas chances.

“Então... deixe que as estrelas resolvam isso e façam as coisas melhorarem. E quando o sol se levantar e as estrelas desaparecerem, elas levarão toda a dor com elas.”

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/06/resenha-e-se-for-voce-rebecca-donovan.html?m=1

Moonlight Books 03/03/2016

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Uma história plausível, bem apresentada e com ótimos personagens. Em suma, E Se For Você?, é um livro com uma trama que vai tocar seu coração. É sobre expectativas, recomeços, amor, perdas, ganhos, identidade, confiança, lealdade, espontaneidade, amadurecimento, sonhos, riscos e, principalmente, sobre segundas chances e amizades verdadeiras. Eu recomendo.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2016/02/resenha-e-se-for-voce.html