E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Gabi | @ps_gabih 20/04/2016

Instigante
E se for você? - Rebecca Donovan

É um livro emocionante, sobre a amizade, escolhas, perdas... Mas também há muito de segundas chances e viver cada momento.

Esse livro conta a história de 4 amigos inseparáveis que cresceram juntos... Cal, Nicole, Richelle e Rae.
Inseparáveis até o ensino médio quando tudo munda....

O tempo passa, e Cal reencontra Nicole na faculdade, ou melhor, uma menina que se chama de Nyelle, mas que tem o rosto da Nicole. E tudo se complica quando ninguém da época da escola sabe onde Nicole realmente está, se ela foi para Harvard, ou simplesmente desapareceu.
Quando eu comecei esse livro já fiquei encantada por ter vários POV's, e isso já economiza drama. Mas quando cheguei na pág. 70 me veio batendo um desespero pra descobrir quem era Nyelle, se era Nicole, uma gêmea desaparecida, se Nicole perdeu a memória, ou se os pais loucos dela fizeram alguma lavagem cerebral (acreditem, esperava tudo daqueles pais estranhos dela) kkkkkk
Resultado, fui atrás de spoiler, mas digo uma coisa, como está difícil encontrar spoiler nessa época de resenhas feitas para editoras. Misericórdia.

Finalmente consegui em um comentário do skoob e pude terminar de ler na paz de Deus. Amém kkkkk

"Você pode começar de novo... todos os dias. O importante é pensar em sua felicidade e ser exatamente quem você deveria ser. Seja Feliz." - Rebecca Donovan

Karin 22/02/2016

E se for você?, de Rebecca Donovan
Então eu li E se for você? Não sei nem como começar a escrever essa resenha. Sério! Juro!

Para começar, fiquei sabendo do lançamento do livro pelo Facebook da Globo Alt quando eles fizeram a votação para a escolha da capa. Pronto! Já fiquei encantada pelo livro.

A ansiedade ficou ainda maior quando recebi um e-mail perguntando se havia interesse em ler o livro antes do lançamento. Claro que respondi que sim e fiquei louca de ansiedade pela chegada dele.

E chegou e li e amei!

Cal acaba de entrar na faculdade e divide seu tempo entre aulas e festas com os amigos. Até que ele encontra Nicole Bentley, por quem ele foi apaixonado quando criança, e de que nunca mais tinha ouvido falar desde que se formaram na escola, há mais de um ano.

O único problema é que .. aquela garota não é Nicole. Ela é identica à menina que conviveu com Cal, mas seu nome é Nyelle Preston e, ao contrário de Nicole, essa garota é impulsiva e ousada, e só quer aproveitar a vida. Quando os segredos do passado e do presente começam a colidi, de uma coisa ele poderá ter certeza: nada é o que parece ser.

Essa é a história de Cal, um menino tranquilo que tem como melhor amiga Rae. Ele está na faculdade, vivendo sua vida normalmente. Até que encontra Nicole em uma festa da faculdade, mas não era Nicole ali e sim Nyelle. E sentimentos e confusões retornam para sua cabeça. Afinal de contas, o que aconteceu com Nicole e Richelle, suas outras grandes amigas da infância. Enquanto tenta desvendar o mistério do sumiço de Nicole, ele se envolve com Nyelle, uma garota totalmente diferente da amiga do passado, apesar de ser fisicamente idêntica. Mas a dúvida, persiste e ele começa a procurar um jeito de entender toda a história e entender o que ocorreu para que os quatro amigos se separassem.

Quando a gente começa a ler E se for você? achamos que o personagem principal é o Cal, mas não! Na verdade não dá para saber se há um personagem central. É ele a voz no livro, mas não é a história dele que é o mistério. É a história do grupo de amigos que se desfez da noite para o dia quase que literalemnte. Ele quer desvendar o mistério por trás do sumiço da amiga Nicole e também da amiga Richelle que não falava com elas desde o início do ensino médio. Além de querer saber o paradeiro delas duas, Cal, juntamente com a amiga Rae queria entender o que realmente aconteceu para que o grupo de amigos tão unidos se separasse de forma tão estranha e repentina.

Esse é o primeiro livro da Rebecca Donovan que eu leio. A autora também escreveu a série Breathing, que foi lançado aqui no Brasil pela Editora Pandorga. Gostei muito da sua forma de escrita: leve e misteriosa. No livro, autora utiliza o recurso de flashback. Então temos o presente e o passado sendo contados para que o leitor consiga entender os acontecimentos e consiga desvendar o mistério por trás da história. No presente, Cal conta os acontecimentos; no passado temos as vozes dos quatro amigos, contando o que ocorreu na visão de cada um deles.

E se for você? é uma graça. Começando pela capa que passou por votação entre os leitores. No 2º Encontro de blogueiros com a Globo Alt, a responsável pela capa nos explicou todo o processo criativo. Falou da imagem, do mistério presente nela no qual só aparecem o olhos, característica que Cal reconheceu logo de cara quando viu a Nyelle pela primeira vez e que não dá para saber se a ela está triste ou feliz. A diagramação ficou muito boa, com fonte em tamanho confortável, escrita em páginas amarelas que ajudam para que a experiência de leitura seja agradável.

Os personagens são cativantes na medida certa e você se apega a eles. O livro é fofinho, gostoso de ler. Você não quer parar, porque a autora te prende ali com a trama e você fica ansiosa para saber o final da história. A gente começa a desvendar o mistério a partir último terço do livro. Não é uma grande reviravolta que ocorre, mas é surpreendente na medida do esperado para o livro. A gente se emociona e até cai um cisquinho nos olhos no final.

Acredito que é uma história que fala sobre amizade, sobre as relações entre amigos, sobre ser você mesmo acima de tudo, sobre vencer medos e ser livre para ser o que deseja ser. É também um livro sobre o amor, de segundas chances, de poder consertar erros do passado ou pelo menos fazer alguns ajustes. Recomendo a leitura para todos aqueles que desejam uma história sobre amor e amizade.

site: http://www.karinparedes.com/

AndyinhA 01/08/2016

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Tive o mesmo problema com o livro anterior, a autora enrola demais para mostrar ao que sua história veio. São capítulos e mais capítulos, num encher de linguiça sem fim sobre o assunto, que é tenso, mas foi muito mal aproveitado e poderia ter sido muito mais elaborado/interessante.

Um problema que me agarrou um profundo ódio foi a ‘feminilização’ do protagonista. É difícil ter garotos narrando coisas amorosas, geralmente eles vão na pegada da aventura, das lendas ou suspenses. Não achei ruim ter uma visão masculina sobre o assunto, mas aqui o personagem era feminino demais, ele tinha muitas das atitudes das meninas e o seu pensar era de menina.

Antes que vocês critiquem, sim, eu sei que há rapazes mais ‘femininos’, que não são machões ou algo do tipo, mas eles ainda têm a praticidade e a questão lógica dos rapazes, mas aqui, no início, muitas vezes me perguntei se tinha entendido errado, ou seja, se era uma menina narrando e achei que seria menino devido ao nome. As coisas não casaram bem, faltou a autora pedir à amigos para ler e mexer em algumas partes.

A enrolação do motivo da personagem sumir foi cansativa, a história não andava, eram sempre os mesmos questionamentos, as mesmas considerações e em alguns momentos os mesmos diálogos quando certos assuntos eram levantados. Até o primeiro terço da história, eu levei de boa a enrolação, no segundo comecei a ficar irritada e no final já estava cansada de ler as mesmas cosias e nunca chegar ao fim.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/03/poison-books-e-se-for-voce-rebecca.html
Camila Ferracino @camilaferracino 31/10/2017minha estante
Caramba... Achei que tava de TPM e achando o livro um enrolação, tiraria 100 paginas dele fácil...

Nathalia 24/04/2018minha estante
Nooossa!!! Super isso, tô no final e não aguento mais esses dois. A pessoa mais sensata desse livro é a Rae. Cal sempre fazendo tudo o que a Nielly quer e ela se fazendo de doida

Mands 02/08/2016

416 páginas de segundas chances
Alguns livros são simplesmente subestimados não apenas pelo fato que eles podem te fazer derrubar lágrimas doloridas em público, mas por tudo que podem te ensinar sem que você espere por isso.
E se for você? é exatamente assim. Você não espera, mas ele te ensina tanto (tanto) sobre amizade, relacionamentos, vida e família que você se sente apenas grato ao terminar de lê-lo.
É um daqueles livros que te faz querer ser uma pessoa melhor, rever a maneira que você conduz a sua vida, ser mais verdadeiro consigo mesmo e o melhor de tudo; ele vai te mostrar que tudo bem sonhar os sonhos mais malucos que sua mente pode produzir e seu coração desejar.
É uma história cheia de esperanças e é isso que fica no final, a mais pura esperança na amizade, nos relacionamentos, na família e nas segundas chances da vida.

Nathalia 24/04/2018

Enrolado
Comecei a ler o livro curiosa para saber o que havia acontecido para que Nicole tivesse mudado tanto mas no meio já estava sem paciência. A enrolação é grande, Nicole tem muitas atitudes que desanimam e Cal parece mais menina do que ela. Mereceu 3 estrelas por conta do final que foi o que salvou o livro.
Ana Paula 18/10/2018minha estante
undefined

Dani 23/04/2018

"E se for você?" é um bom livro, mas é aquele tipo de livro que infelizmente com o decorrer da história você já presume o que irá acontecer, mas nem assim, ele perde seu encanto.
Fico feliz com a mensagem que a autora quis passar: que sempre temos a chance de recomeçar, de ser o que desejamos e não o que os outros esperam.
É uma leitura leve e proveitosa. Indico!

Moonlight Books 03/03/2016

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Uma história plausível, bem apresentada e com ótimos personagens. Em suma, E Se For Você?, é um livro com uma trama que vai tocar seu coração. É sobre expectativas, recomeços, amor, perdas, ganhos, identidade, confiança, lealdade, espontaneidade, amadurecimento, sonhos, riscos e, principalmente, sobre segundas chances e amizades verdadeiras. Eu recomendo.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2016/02/resenha-e-se-for-voce.html

DAbora311 17/11/2020

Camila Lobo 17/06/2016

Resenha: E Se For Você (Por Livros Incríveis)
Cal, Rae, Richelle eram melhores amigos de infância. Até que Richelle se muda e repentinamente, Nicole – por quem Cal sempre tivera uma queda – para de falar com eles. Anos depois, sem notícias das duas que antes eram suas amigas, o garoto encontra na faculdade Nicole, ou ao menos pensa que é ela. Mas apesar de ser quase idêntica, essa garota se chama Nyelle e ao contrário de Nicole, Nyelle é um espírito livre, ousada, extrovertida e que faz de tudo para viver da melhor forma possível. Mas quanto mais a conhece, mais ele tem medo de conhecer.

Segundo livro da autora Rebecca Donovan (Trilogia Breathing), E Se For Você traz uma história juvenil refrescante, sobre amizade e segundas chances. Eu nunca li nada da autora e posso dizer que foi um ótimo livro para começar.
Donovan nos apresenta a trama narrada por Cal, um garoto que sempre fez tudo por suas amigas, mas que viu duas delas se afastarem, sem dar nenhuma chance de contato. Algum tempo depois, quando está na faculdade e sem notícias de Nicole, uma de suas amigas, ele reconhece os vibrantes olhos azuis e a aparência extremamente similar em uma garota. Entretanto, ela diz se chamar Nyelle e parece nunca ter ouvido falar de qualquer coisa que eles viveram juntos. Com a ajuda de Rae, a única amiga que manteve contato. Ele está determinado a descobrir o que está acontecendo, ao mesmo tempo que vai se apaixonando pela garota espirituosa que é Nyelle.

“O arrependimento é um monstro hediondo, mordendo fundo e colocando sal nas feridas quando você tenta se curar.”

Com isso, a autora consegue fazer uma história cheia de emoções, extremamente fofa e bonitinha e com um toque de mistério. Como é narrado por Cal, temos uma história mais “enxuta” e que corre em um bom ritmo, com Cal descobrindo cada vez mais sobre Nyelle, conforme ela faz as loucuras que inventou em uma listinha. Confesso que algumas foram monótonas de se ler, o que chegou a diminuir um pouco o ritmo, mas sem perder a linearidade e sem se tornar cansativo. Algo que me agradou muito foram as inúmeras frases bonitas e cenas fáceis de serem imaginadas, o que trouxe um ar inspirador e emocionante a trama, além de me fazer marcar várias passagens. Os primeiros livros de Rebecca Donovan possuem muitas cenas de sexo, até onde sei, e característica que ela trouxe para E Se For Você. Entretanto, as numerosas cenas de sexo não são pesadas, e sim bem românticas e singelas, e em minha opinão, não se tornou algo forçado.

Todos os personagens têm características bem demarcadas, e por isso quase nenhum é passível de confusão ou esquecimento por parte do leitor. Digo quase nenhum, porque conforme a história avança, tomamos conhecimento de inúmeras garotas que tiveram “contato” com Cal, e todas são meras passageiras mencionadas vez ou outra. E se elas apareciam uma outra vez, eu não conseguia lembrar quem elas eram e por isso, eram dispensáveis. Gostaria que os personagens secundários, como Eric e Tess por exemplo, tivessem sido melhor explorados, pois são personagens bem promissores, que podiam ter muito a oferecer, mas não foram bem aproveitados.
Gostei muito da Nyelle, porque ela age como criança, mas não com atitudes imaturas. É porque ela possui certa inocência, e quer viver a vida da melhor forma possível, sem se importar com as opiniões alheias. Ela é tudo o que eu queria ser, e a admiro por isso.
Rae é outra que adorei e por isso, posso afirmar que as personagens femininas são bem representadas no livro. Ela é a garota punk que possui uma banda e que nunca foi boa em lidar com emoções, sendo a pessoa que consegue manter Cal no chão. O garoto, por sinal, é apaixonante e dedicado. Sempre foi muito leal, mas me irritei bastante com ele, por não correr tanto atrás quando necssário.

A obra mostra que segundas chances são possíveis, e que nunca é bom não demonstrar seus sentimentos. A amizade entre os quatro amigos é muito forte e com flashbacks de anos passados, pudemos conhecer a fundo sobre quem eles eram e quem se tornaram. Também fala sobre ser quem você quiser ser. Nyelle demonstra isso muito bem, sendo espontânea, carismática e divertida, de um modo que normalmente é visto de forma torta pelas pessoas.

“Nunca tinha visto tantas estrelas antes. Um céu cheio de possibilidades e de dor. Tantas contradições. Talvez elas sejam, apenas, possibilidades dolorosas.”

Concluo a resenha mencionando que E Se For Você não possui acontecimentos extraordinários, mas é uma história maravilhosa pra se arrancar lágrimas e suspirar em inúmeros momentos. Rebecca Donovan consegue fazer uma história bonita e singular que nos fazem realmente acreditar em possibilidades e segundas chances.

“Então... deixe que as estrelas resolvam isso e façam as coisas melhorarem. E quando o sol se levantar e as estrelas desaparecerem, elas levarão toda a dor com elas.”

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/06/resenha-e-se-for-voce-rebecca-donovan.html?m=1

Renata Rocha 14/07/2021

Muito bom, gostei bastante, eu estava precisando de uma leitura assim, uma história tão gostosinha de ler e que te prende querendo saber o final a todo custo, teve momentos em que eu queria saber o final logo, mas no geral consegui aproveitar bem cada momento da leitura, um dos acontecimentos próximo ao final me surpreendeu, mas em outros pontos no final não houve nada de surpreendente, porém gostei bastante do livro que me permitiu repensar na ideia de sermos quem realmente queremos ser e não em ser quem nos é imposto.

Fabi | @ps.leitura 29/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
O livro é narrado no ponto de vista de Cal - sendo no final de cada capítulo contado no passado por Richelle ou Nicole.

Nicole mudou-se para a mesma cidade de Cal quando ainda era criança. Sua família era bem rígida e ela tinha que ser "a garota perfeita". Richelle era uma garota cheia de vida e ao ver a nova vizinha, não exitou em ir até lá convidá-la para brincar. É linda a amizade que as duas criam logo de cara. Com essa amizade, Richelle apresenta Cal e Rae - seus outros amigos. Eles são inseparáveis... até o ensino médio. Tudo muda quando Richelle vai para outra cidade e Nicole conhece outras pessoas e acaba se afastando de Cal.

Mas como eu disse no começo, é narrado por Cal. Anos depois se passaram e ele não teve mais contato nenhum com Nicole ou Richelle. Apenas com Rae que continua sendo sua melhor amiga, sempre ao seu lado. Quando pensou que teria superado a perder a amizade de suas outras amigas, as coisas mudam quando Cal está em uma festa e vê uma garota tão parecida com Nicole... Mas ela é Nyelle.

Cal fica obcecado com essa garota e tenta se aproximar dela e saber mais, mas ela vive se afastando, o evitando. Será mesmo que ela é a garota na qual ele sempre foi apaixonado? Uma de suas melhores amigas? Se for, o que a fez mudar tanto, até o nome?

Esse livro é incrível! Rebecca soube colocar tudo de uma forma incrível, fazendo com que o leitor sinta a emoção de cada personagem. É quase impossível não se encantar por cada um. E quando chega o último capítulo... você perde o fôlego. É maravilhoso e chocante ao mesmo tempo, pois eu não esperava por aquele final. Cada capítulo deixa um mistério no ar e quando percebe, o livro chegou ao fim.

Esse livro vai te fazer rir e bastante, vai te deixar transbordando de curiosidade e em alguns momentos te deixará de coração apertado. Mas vale a pena cada linha. Sabe quando você pensa que será mais um livro clichê (mesmo adorando)? Aí o livro vem e surpreende você da melhor forma possível.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/07/resenha-e-se-for-voce.html

João Witor 17/05/2021

"E se você tivesse uma segunda chance de conhecer alguém pela primeira vez?"

A trama conta a história de Cal e Nyelle (uma garota que é identica fisicamente a sua amiga e paixão de infância, mas, com uma personalidade mais diferente impossível).

Com uma premissa legal e bastante atrativa, o livro deixou a desejar com seu ritmo lento e inconstante. Algo que me chamou muita atenção foi a forma em que a escritora nos leva a chegar na conclusão/solução da grande dúvida de Cal e de quem realmente é Nyelle. Apesar de arrastado e com cenas repetitivas no relacionamento dos dois, a autora entrega uma boa história.

Ps: Nyelle fez oq todo jovem que sofre com a cobrança e pressão constante da família sonha em fazer. Por mais maluca e as vezes sem noção, Nyelle é uma personagem maravilhosa. Cal oq tenho a ver...

Airamiin 02/06/2021

Já sinto saudades de viver nesse livro
Apenas leiam, sério, leiam! História viciante e cheia de surpresas do início ao fim, tem emoção e um plotzinho sensacional.