E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Lycoriszyx 18/04/2024

Leve
A história é um pouco interessante, o que faz com que a leitura seja bastante fluida sem que haja grandes acontecimentos marcantes, ou seja, há poucos momentos impactantes no decorrer do livro.
Os personagens são bons, apenas o início é complicado para compreender quem é a garota que se parece tanto com Nicole, Nyelle. É divertido, conforme as páginas passam até mesmo nós, leitores, esperamos ansiosamente pela próxima aparição de Nyelle e o que a garota inventará a seguir. Cal não é um dos caras mais interessantes que ja vi mas acaba cumprindo bem seu papel.
Acredito que as reviravoltas próximas ao final do livro poderiam ter sido mais bem desenvolvidas, poderiam ter mais emoção e retratar melhor o relacionamento esquisito entre Nicole e Cal. Mesmo com alguns pontos negativos foi uma leitura boa com uma história legal.

Letíciiia 13/02/2024

É mesmo razoável
O grande problema desse livro é que o personagem principal (Cal) não passa credibilidade alguma, nenhum sentimento ou lógica passaram pra mim como leitora. Outra coisa rasa é o fato dele ser obcecado pela garota desde criança, mas as memórias que lemos da época que eles eram amigos não ajudam em nos apaixonarmos também, a ter essa conexão.
É tudo bem confuso pra ele e pra Nicole, a tal garota perdida. Sim, ela tem suas razões e traumas que a fazem agir desse jeito, mas nem essa explicação serviu pra melhorar o enredo; ela só foi estranha e ele só foi gado.

JJVieiras 19/09/2023

Eu li faz muito tempo, então não recordo perfeitamente de tudo, mas mesmo passado anos, eu consigo lembrar perfeitamente do mistério que é esse livro! E do quão gostoso foi ler ele em meio a muitas dúvidas sobre a identidade da protagonista, o romance super gostoso de ler, e as descobertas de seu passado, o peso que isso trouxe a essa história tão enigmática mas principalmente o ensinamento que isso tudo nos traz. Não lembro perfeitamente dos motivos, mas ele nos faz rever alguns pontos da nossa vida sobre viver. Sobre amar. Não é o melhor livro que eu já li, mas é um bom livro! Eu recomendo.

Fernanda631 05/07/2023

E Se For Você?
E Se For Você? Foi escrito por Rebecca Donovan e publicado em 16 de setembro de 2014.
O livro se inicia quando Cal Logan, um calouro na faculdade, encontra uma garota misteriosa que ele afirma já ter conhecido em uma festa. A menina em questão é Nyelle que se parece muito com sua amiga de infância Nicole. O problema é que Cal e Nicole já não são mais próximos. Cal perdeu o contato com a garota assim que uma amiga em comum, Richelle, acabou se mudando, repentinamente, para outra cidade. Era Richelle quem fortalecia os laços.
O livro, conhecemos a história de amigos de infância, dentre eles, Cal e Nicolle que, após algum tempo e muitos acontecimentos, perderam o contato e não têm mais notícias um do outro. Pelo livro ser narrado quase todo na perspectiva de Cal você imagina que a história é sobre ele, mas não é. O livro conta a história de quatro amigos de infância que se afastaram num determinado momento da vida. Quando Cal narra à história ele fala dessa amizade e também das meninas que ele amou. Elas são Nicole e Richelle, ou seja, as outras duas personagens que narram os pequenos Flashbacks.
Cal sempre foi apaixonado pelas duas amigas, mas ele acabou namorando Richelle. Nicole nunca disse que gostava dele também, pois Richelle mesmo menina sempre demonstrou que queria se casar com Cal um dia. Ele acaba perdendo seus dois amores de uma vez só. Richelle se muda para outra cidade com a família e Nicole se distancia dele e Rae, a outra amiga que formava o quarteto. Isso acaba afetando todos os seus próximos relacionamentos amorosos.
Cal entra na faculdade e lá se encanta por um par de olhos que jura conhecer, mas a garota por trás daqueles olhos tem um nome desconhecido para ele. O comportamento dela também é diferente, mas ele se apaixona e tenta descobrir quem é aquela mulher misteriosa.
A garota que se apresenta a ele é Nyelle é uma jovem extremamente ousada, sonhadora, que gosta de realizar algumas "maluquices" que acabam por deixar Cal ainda mais de queixo caído por ela.
Quando Cal vê Nyelle pela primeira vez na universidade é muito óbvia as semelhanças físicas entre ela e seu grande amor de infância. Os incríveis olhos azuis ainda existem nesta garota, mas ela não é nada como Nicole e cada vez Cal se sente mais atraído por essa pessoa que pode ou não ser Nicole. Cal quer ficar próximo de Nyelle, pois acredita que ficando perto dela é como se estivesse perto de Nicole.
A história vai se desenvolver a partir da dúvida de Cal, em descobrir quem é a garota dona dos mesmos olhos da sua ex amiga. Nyelle é, fisicamente, igual a Nicole, mas se mostra de uma personalidade totalmente diferente. Nicole era fechada, regrada, e da noite para o dia resolveu se afastar dos seus amigos, preferia andar com todas as patricinhas e boys do colégio, exatamente da maneira que seus pais desejavam. Enquanto isso, Nyelle é livre, enigmática, uma garota simples que vive tudo, nada a prende, ela se doa para todas as oportunidades que a vida lhe dá e isso é o que mais encanta Cal.
Cal e Nyelle passam a se conhecer melhor e ele fica cada vez mais convencido de que ela é Nicolle, uma garota por quem ele se apaixonou na infância e continuou carregando esse amor pela vida toda.
Cada vez que se encontram, Cal percebe em Nyelle gestos e trejeitos daquela que fora sua amiga de infância e o leitor fica curioso para saber se ela é realmente Nicolle e seus motivos para mudar seu nome e seu comportamento.
Aos poucos Cal vai conhecendo Nyelle e com isso tirando suas conclusões se as duas meninas são a mesma pessoa. E se você tivesse uma segunda chance de conhecer alguém pela primeira vez? ‘E se for você?’, é um livro sobre amizade, amor e perda, mas principalmente é sobre como descobrir a sim mesmo. Como ser feliz independente das expectativas que as outras pessoas criam sobre você.
O livro tem capítulos do passado e do presente. Ao mesmo tempo que vamos desvendando a história pelos dias atuais, durante a narrativa nos deparamos com alguns flashbacks da infância de Cal. São neles que descobriremos a origem da amizade de Cal, Nicole e Richelle, até, aproximadamente, o último ano do colégio, quando eles acabam se distanciando. O livro é narrado por três personagens: Cal, Nicole e Richelle. Basicamente é narrado por Cal, mas Richelle e Nicole narram passagens do passado para que possamos entender o presente. Os capítulos que tratam do presente são sempre narrados por Cal em primeira pessoa. Os que contam sobre o passado são narrados em terceira pessoa e intercalam entre narrações de Nicolle e Richelle, uma amiga em comum entre eles.
O final do livro condiz com toda a expectativa criada e, dentro do possível, é um final feliz e realista após toda a narrativa.

Maria Clara Campos 19/04/2023

Legal
Confesso que não foi uma leitura que me cativou, o começo achei bem arrastado e a protagonista bem confusa, embora o final do livro explique o motivo!
Não foi uma leitura ruim mas eu esperava mais desse livro! 3??

Júnior Vieira 27/01/2023

Paradigma Fenomenal
Li o livro pela segunda vez, três anos depois, e ainda me pego me recordando de momentos tão marcantes como esses.

Para amantes de romances, nostalgia e clichê sem fugir da realidade, és o livro perfeito.

Sem dúvida em um futuro próximo, será merecedor da minha terceira leitura.

Sara.Godoy 18/01/2023

E se for você ?
Esse livro me ensinou muito, fui muito relutante a lê-lo.
? Viva cada dia sabendo que existe a opção de torná-lo melhor. Você pode começar de novo... todos os dias. O importante é pensar em sua felicidade e ser exatamente quem você deveria ser. Seja feliz?.

Todos os dias nós acordamos com a possibilidade de sermos felizes, de escolhermos o amor e amar nós mesmos. E isso é muito reconfortante. Estar lá por você mesmo. ?

heloise 11/01/2023

m e u D e u s
QUE LIVRO FOI ESSE!
já tava interessada há mt tempo nele mas só consegui ler agora. Não penso duas vezes antes de dar 5 estrelas!!
A história é surreal, os plots me deixaram encarando o tempo por vários e vários minutos sem conseguir voltar pra leitura pq não conseguia processar. Confesso q é até previsível, mas não deixa de te surpreender!
Só me incomodou a enrolação e a Nyelle já estar me irritando no final, mas depois deu tudo certo!
Adorei adorei adorei

raissinha cavalcanti 01/12/2022

esperava mais?
é um livro bom, não é ruim, dava para ter sido melhor pelo o que tava na sinopse. no início estava com raiva por ser chato, estava um mistura de ?cidade de papel? com ?500 dias com ela?, o protagonista era bem chato e já na metade do livro já sabia do ?plot?.

Mavi 07/11/2022

E se for você ?
Esse livro é incrível, eu amei demais! me prendeu desde o início e era cheio de "mistérios" que fazia eu ficar horas pensando nele. criei várias teorias enquanto lia e nenhuma era a certa, o plot era algo que eu não esperava mesmo, apesar de depois ter sido algo meio óbvio. Depois tudo fez sentido e fiquei chocada. realmente não esperava ter me apegado tanto nesse livro, mas ele superou todas as minhas expectativas.

@vaisetratarleitora 24/10/2022

Não esperava nada e entregou tudo
Eu nem me lembro de quando esse livro entrou na minha lista de quero ler, só sei que ficou lá por anos, e agora finalmente o li, e não me arrependi.

Aqui temos um romance jovem adulto, sem cenas hot, mas muitas cenas de amassos, com uma boa dose de mistério. Achei muito legal esse formato de ir descobrindo aos poucos o passado do personagem e tentando entender o que tinha acontecido.

Eu já esperava pelo plot twist, mas foi maior do que eu imaginava e me surpreendeu. Eu amei o desenvolvimento dos personagens e o final.

Chorei em várias partes mas não é um livro triste, é emocionante, fala sobre coisas tristes, mas no geral ele é feliz. Tem uma vibe gostosa de ler, que não te deixa mal depois. Não tem nada sobre violência nem nada nesse sentido, é uma leitura bem leve e que vale muito a pena. Recomendo demais.

Sosso 27/08/2022

E se for você ?
E se for você é um livro INCRIVEL em todos os aspectos que ele possui , eu amei ler desde a primeira linha , a capa nao é muito cativante mas deem uma chance vcs não vão se arrepender .
Uma das coisas que mais me deixou de queixo caído foi que o plot era meio óbvio mas mesmo assim eu esperei até o final para saber o que era por que eu não conseguia adivinhar de jeito nenhum o que estava acontecendo , criei milhares de hipóteses e mesmo assim nao era a certa.
Respondendo DEMAISSS essa leitura cheia de romance , altos e baixos e cheia de "mistério".

Juls 12/08/2022

Seja você mesmo!
Esse livro mostra a importância de viver sendo você mesmo, fazendo tudo que gosta e sem se importar no que os outros vão pensar! É muito bom o livro, no começo eu não estava com expectativas, mas o final me surpreendeu e tenho certeza que me deixou uma lição.