Círculo de Paixões

Círculo de Paixões ANN ROTH

Resenhas - Círculo de Paixões

Adriboa 21/07/2011

Círculo de Paixões - Sabrina 1505 - ANN Surpreendente ROTH

Matriz, aos quarenta anos, tem uma bela vida luxuosa e cheia de compromissos sociais, um marido Canalha que é vinte anos mais velho que ela e é um conceituado advogado da High Society, além de Chatonilda a filha de quatorze anos do casal.

Muitos diriam que ela leva uma vida perfeita, isso se considerar a pela casa em que vivem, os altos círculos sociais em que circula, o alto escalão que frequentam e a bela casa Hollywoodiana que possuem.

Na realidade Matriz se sente mais uma Amélia de luxo, aquela que é a mulher de verdade e sempre está disposta a abrir mão dos próprios sonhos e desejos em prol de sua família, não tendo concluído nem mesmo a faculdade e nunca trabalhou para ocupar o seu tempo de maneira mais construtiva e produtiva como ela sempre quis.

Tudo porque Canalha alega não ficar bem uma Matriz da sua estirpe lidar com coisas tão abaixo de seus padrões sociais se envolvendo com gentalhas. E como tudo o que diz ao longo desses vinte anos de casamento para ela é lei... Zuzubem!

Canalha praticamente viaja a cada duas semanas ao longo de todos esses anos de casado a “negócios”, por isso, nesse momento ela acredita que ele esteja comendo com pauzinhos do outro lado do mundo “negócios” em Singapura.

Matriz fica desesperada e angustiada ao ser informada que ele sofreu um ataque do coração, leva um baita de um susto ao ser colocada a par do detalhe sórdido de que ele não está do outro lado do mundo, mas sim do outro lado do país!

Horas depois... Milhares de quilômetros depois... Na emergência do hospital ela conhece Filial. Logo de cara elas simpatizam uma com a outra, apesar da diferença de idade de dez anos que há entre elas, ainda mais quando descobrem que há tantas coincidências em suas vidas, pois ambos os maridos Canalha estão internados devido a um ataque do coração, além de ambos também serem advogado.

Apesar de toda a simpatia e de todas as circunstancias em comum que há entre elas, quando a médica pergunta...

—Quem é a Senhora Canalha???
—Sou eu Matriz!
—Sou eu Filial!
—Sinto informá-las que esse Canalha morreu!

Ambas imediatamente percebem que o buraco é mais embaixo e logo desconfiam do imbróglio que Canalha as envolveu. Em um segundo a simpatia e o entrosamento latente que sentiram uma pela outra, se transforma em uma antipatia pungente!

Descobrem que foram sordidamente enganadas por esse Canalha, Matriz achava que era única em sua vida e nunca imaginou que ele tivesse alguma Filial, em contrapartida Filial achava que era “a” Matriz desse Canalha!

A duras penas somam dois mais dois e descobrem que o Canalha está casado com ambas sem que uma soubesse, sonhasse ou mesmo desconfiasse da outra!

Quando ele estava com Matriz à outra se tornava a Filial, quando ele estava com Filial a outra se tornava a Matriz e Matriz se tornava Filial! E o pior de tudo é que esse imbróglio dura dez anos de viagens a “negócios”.

Não satisfeito apenas em tê-las, Canalhamente ele ampliou egoisticamente sua empresa em uma Sociedade Anônima, com Matriz ele tem Chatonilda de catorze anos, já com Filial ele tem Gracinha de sete anos!

Tem inicio a uma estória surpreendente onde o improvável e o inusitado acontece a todo o momento, deixando a todos de queixo caído com o desprendimento e a atitude inusitada de suas personagens.

Matriz e Filial descobrem que o Desgraceeento estourou todas as contas não deixando nada para ambas aliás, ele não deixou nem mesmo uma folhida de parreira para elas se cobrirem ou mesmo para conseguir pagar todas as altas contas High Society deixadas por esse Canalha Lazareeento!

Ambas percebem que apesar da perfeita vida High Society e do mundo perfeito em que viviam, a única herança deixada por ele é um belo de um castelo de areia que esse vento Canalha sem dó nem piedade derrubou e arrebatou todos os seus sonhos!

Descobrem que a única maneira de conseguir enfrentar esse mundo tão Canalha e injusto, é juntando as forças, os desgostos, catando os caquinhos juntado os trapinhos de Matriz e Filial, além de apresentarem e unirem as ½ irmãs Chatonilda e Gracinha.

Apesar de partilhar um marido Canalha em comum, ambas tentam seguir com suas vidas, na medida do possível, tentam reconstruir, catar e juntar os caquinhos deixados por esse Canalha! Elas lutam por uma nova vida e o improvável acontece... Se tornam amigas!

Não há Soca, muito menos Martela quiçá um Marreta nessa trama, beijinho (e do mixuruca) só no final do livro quando ambas conseguem dar continuidade as suas vidas e, apesar da sorte triste e Canalha, conseguem encontrar grandes, valorosos e deliciosos hominhos di Papel em suas vidas!

Essa trama é digna de um capítulo Além da Imaginação não no sentido pejorativo, mas é tão fora dos parâmetros sociais convencionais aceitáveis, que chego a pensar porque ninguém ainda tinha pensado em escrever uma trama como essa.

Esse não é um romance propriamente dito, é uma estória surpreendente que nos envolve desde o primeiro capítulo contando a saga de duas mulheres que levavam uma vida perfeita, mas que de uma hora para outra descobrem que não são as únicas em sua vida e que compartilham o mesmo Men Canalha.

No momento de maior dor descobrem que há uma Matriz e uma Filial na vida de um perfeito e ideal marido Canalha muito do Lazareeento, cuja única herança que deixou para ambas, além do imbróglio e do desgosto, foi o sentimento desolado além da bancarrota de muitas dividas!

Muitas mulheres Adriana, se acham a única Matriz da vida do seu Lazareeento marido, depois de muitos anos descobrem que não passaram de uma Filial chumbrega e muito da mal amada por esse verdadeiro marido Canalha!

A muito tempo que a Boattini não lê uma estória tão envolvente e surpreendente quanto essa! Simplesmente adorei a surpresa do inusitado Men!

São Paulo, Julho de 2011.

Resenhas: www.adriboa.blogspot.com