A Caverna

A Caverna José Saramago

Resenhas - A Caverna

Dani Ramos 18/02/2019

Magnífico!
O que falar do meu mais novo queridinho do Saramago? Sim! “A Caverna” se tornou o meu mais novo favorito do autor português e não é atoa que ele ganhou essa categoria. O livro começa nos apresentando a um oleiro que vivia com sua filha e genro. Porém a passar do tempo, sua profissão com as louças de barro, começa a entrar em extinção. Com uma última possibilidade de sobrevivência, Cipriano Algor, tem a opção de acompanhar sua filha e o marido para um novo local — o centro de comércio do shopping — onde também se encontra habitações subterrâneas.

O livro mostra pessoas comuns, vivendo suas vidas comuns, quando um centro gigantesco comercial é instalado no local, trazendo consigo um devastador impacto econômico e mudando completamente as tradições daquele lugar. Quando pensamos que tal fato seria um passo para o desenvolvimento regional, vemos gradativamente as extinções das profissões, casas, leis, pessoas e até pensamentos. Uma obra que nos relata a mudança e evolução da tecnologia em nossas vidas, as coisas, profissões e até culturas que são esquecidas com o passar dos anos.

É incrível a forma crua e intensa que Saramago escreve esse romance. Desde as primeiras páginas ficamos com aquela sensação de sabermos o que acontecerá em nossos futuros e como isso é deixado de lado pela sociedade em que vivemos. Saramago compara a obra — A Caverna (subtendido como o shopping) — com o mito de Platão, sobre o capitalismo de uma sociedade que em seu final, será apenas vista como “uma sombra, profissão e matéria”, e não como seres humanos. Esse mito afirma que temos uma visão distorcia da realidade, que somos “presos” em uma cultura, pensamento e ações já implantadas na sociedade e só iremos sermos livres, quando tivermos a coragem de sair da “caverna” e enxergar o mundo como ele realmente é.

Eu nem preciso falar que a cada livro sou mais apaixonada e fã de Saramago, não é? E a cada história fico mais impressionada como ele consegue me surpreender! Há um ano estou a ler seus romances, e há um ano que todos os meses fico encantada com cada obra. “A Caverna” é um dos livros que merece muito ter seu reconhecimento! Leiam!