The Shadow of What Was Lost

The Shadow of What Was Lost James Islington
James Islington




Resenhas - The Shadow of What Was Lost


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Dani 02/02/2020

Ótima indicação para os fãs de " A roda do tempo"
Com ares de fantasia clássica, mas com um ritmo e conceitos mais modernos, Islington desenvolve uma excelente história que dificilmente deixará de agradar aos fãs de fantasia.
O enredo é bem desenvolvido e intrigante do inicio ao fim, mantendo o leitor com constante perguntas e teorias ao longo da história.
Eu diria que esse é o tipo de leitura com o foco principal no enredo, mas mesmo assim achei os personagens muito bem trabalhados. Gostei que o autor deu atenção inclusive ao desenvolvimento de personagens terciários na história.
A escrita do autor é simples e ele consegue manter um bom ritmo , mas algumas pequenas coisas me incomodaram, o que foi eventualmente o que me fez tirar 1 estrela. O uso frequente da famosa frase, "released the breath he hadn´t realized he´d been holding" , me tirou do sério. Perdi as contas de quantas vezes ela foi utilizada, mas posso dizer que com certeza mais de 5 vezes em momentos próximos, tornando seu uso bem mais evidente. Muitas outras expressões também foram utilizadas de forma repetitiva em momentos muitos próximos o que sobressaía na leitura.
Personagens tendo atitudes estúpidas para progredir a trama , principalmente no inicio do livro, e a repetição de algumas situações no enredo ( tipo, personagens fingindo dormir e acabando ouvindo outros personagens conversando , apenas para passar alguma informação para o leitor - isso acontece 2 ou 3 vezes com personagens diferentes, também em momentos próximos), foram outras coisas que me chamaram a atenção.
Esse é o primeiro livro do autor e , se não me engano, ele foi inicialmente publicado por conta própria, o que talvez justifique esse pequenos deslizes que um bom editor deveria ter apontado.
"The Shadow of What was Lost" não é um livro perfeito, mas é uma excelente introdução para uma nova série de fantasia, com bastante potencial para ser desenvolvido.
comentários(0)comente



Fernanda Fonseca 06/04/2024

Um universo completo de fantasia com muitos reviravoltas
Gostei demais do livro. Tanto que o li em um tempo recorde pelo seu tamanho e complexidade do universo.

Mas dito isto, eu gostei muito dos personagens e do universo. Só que é muita informação que vem sendo trazida sem as devidas respostas que viram apenas com o tempo. É algo que eu gosto, mas que com certeza irá pedir uma releitura assim que acabar a trilogia.

Sendo assim, eu amei demais tudo desse universo e claro da escrita do autor, já estou pegando o segundo livro para ler.
comentários(0)comente



Evelin 19/04/2020

"Everyone has a darker nature, Caeden. Everyone. Good men fear it, and evil men embrace it. Good men are still tempted to do the wrong thing, but they resist those urges."
comentários(0)comente



Arthur.Lisboa 03/09/2021

Algumas conveniências de roteiro e um plot que parece muito planejado pelo autor, a historia não flui tão naturalmente, da pra sentir a mão do autor guiando os acontecimentos para onde ele quer que vá.
Mas eu amo fantasia e o mundo é muito interessante, a magia é criativa e os personagens são legais. Gostei mais do que eu achei q iria gostar
comentários(0)comente



marcosm 20/09/2018

Classic fantasy with a modern twist
To be more precise: 4.5
I was attracted to this title the first time I've seen it. The Shadow of What Was Lost has such a poetic ring to it and now that the third book in the series has been revealed, I'd say it's the fantasy series with the most beautiful book titles I've heard of. Being a WoT fan, I was both more curious and a bit skeptical when I heard all the comparisons. It could go either way. Happily, the comparison's does justice to Islington's work. Judging from this opening chapter. Right in the first pages, one can tell why this book is recommended to Jordan's reader. The magic system, called Essence, is very similar to the One Power. But it's not a simple copy, on the contrary, there are a lot of tweaks that makes it just as good as.
After an intriguing epilogue, we're presented to Davian, a Gifted student getting ready for his final exam. Failing to pass would mean being stripped of the Essence (another bell rings). Just like in WoT's TEoTW, soon Davian is sent on a quest where the first couple of situation will ring yet another bell. But after those (a homage perhaps?), Islington's story goes its own way. And what a story it is. Characters are likable and well developed. As some of the world is being unveiled the readers starts second-guessing the alignment of almost everyone. Unlike Jordan, Islington doesn't waste a lot of time explaining the same principle's over and over again. So the plot develops smoothly with a lot of action.
Looking forward to reading the An Echo of Things to Come. Expectations are high.
comentários(0)comente



Nim 24/08/2023

Incrível
Este livro foi incrível. Estou maravilhado com o James Islington por ter escrito o que eu considero um livro perfeito. Não é extremamente único, direi isto, é basicamente O Olho do Mundo (primeiro livro n'A Roda do Tempo), só que mil vezes melhor. A escrita é fenomenal, personagens são bem escritos, a prosa é concisa, clara e evocativa, mas os maiores cumprimentos vão para a trama, o enredo é muito intrigante, rápido e intrincado. A construção de mundo também foi boa, mesmo não sendo tão aprofundada e é aí que mostra ser o primeiro livro de uma trilogia (mas só nisso que mostra). Também deixou muitas de suas questões em aberto para os futuros livros mas as respostas que já tivemos foram muito satisfatórias e aumentaram ainda mais o engajamento. Não sei mais o que dizer, deve ser tecnicamente o melhor livro que eu já li, perfeitamente balanceado em todos os quesitos, só talvez não tão impactante quanto algo mais único seria.
comentários(0)comente



becka 09/02/2024

Decepcionante mas é ok
Esse livro foi uma montanha russa de emoções, porque passei quase metade do livro (literalmente quase metade), achando massivo, que não ia pra lugar algum e que tinha pontos de vista até demais, fazendo com que você esquecesse de alguns personagens e não criasse conexão emocional com nenhum deles - também achei a magia um tanto desinteressante.

mas ao final do livro, apesar de ainda achar o que falei em partes, percebi que a magia que foi criada aqui é MUITO mais interessante do que pode parecer à primeira vista. Os personagens continuam não sendo um ponto forte, mas sinto que o Davian tem um futuro muito interessante pela frente e estou ansiosa para saber no que vai dar esse futuro.

lá pro final estava frenético, fiquei mais envolvida e gostei bem mais, ainda percebi alguns tropeços, sinto que o livro poderia seria >muito< melhor, e fiquei grata que o autor só deu migalhas de possibilidade de romance, porque essas migalhas já foram ruins imagine o resto.

o final foi? bom. Acho que eu devia ter previsto, meu olhar treinado teria visto a um tempo atrás, mas não vi e devo dizer que não ver é muito bom, porque me empolguei bastante.

é um livro ok, não acho que se deva ir esperando uma grande fantasia porque em minha opinião: é uma fantasia comum. Mas é legal, e tem futuro promissor, acho que pode se tornar mais do que o comum, tem potencial. Espero que o Davian seja desenvolvido ao seu potencial, porque sinto que em muitos momentos consigo sentir que ele vai se tornar um personagem de gray area, e acho que a história iria para um rumo bem interessante se isso acontecesse.

gosto da Asha, sinto que com ela podemos ver um pouco mais do que entendemos como sombras nesse universo, e que dão sentido de certa forma ao título do livro, mas sinto que poderiam ter mostrado mais ela, na primeira parte do livro embora eu não estivesse gostando muito, ela é o que eu mais gostava de ver.

enfim, lerei o próximo!
comentários(0)comente



Ana 23/01/2023

O enredo carrega o livro
Os personagens são legais? Não
A escrita é boa? Não
A ambientação é bem feita? Não
Os diálogos são comoventes? Não

Apesar disso, apesar de TUDO ISSO, eu estou dando nota 4 para esse livro simplesmente por causa do enredo. Sim, este é um livro 100% plot driven.
Não há um capítulo monótono, sempre tem algo acontecendo, algum mistério sendo revelado e três surgindo no lugar dele. Eu não conseguia, e ainda não consigo, pensar em mais nada que não fosse a história deste livro.
É claro, poderia ser um livro espetacular se o escritor tivesse mais experiência (não nos esqueçamos que se trata de um debut). O livro não precisava ser tão frenético assim, embora isso não tenha nem um pouco me incomodado. Mas momentos de reflexão dos personagens, de interação fora das tramas do enredo, de descrição das paisagens; tudo isso teria trazido maior sobriedade ao livro e o tornado sensacional, um livro de fantasia de peso. E torço para que assim tenha ocorrido nos próximos da trilogia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR