Perfeccionismo

Perfeccionismo Amy Baker

Resenhas - Perfeccionismo

Lívia GM 30/10/2023

Redirecionando as motivações de um coração perfeccionista
Costumo dizer que a personalidade que temos potencializa algumas das áreas de nossa vida, enquanto nos limita em outras. Não é incomum nos sentirmos aprisionados dentro de nós mesmos ao observar o quanto certas características nossas têm nos impedido de prosseguir, de almejar novos ares e, até mesmo, de alcançar muitas de nossas idealizações pessoais e profissionais. Estava em meio a procura de leituras que me proporcionassem um trabalho com o meu interior quando encontrei essa obra e, é claro, não poderia deixar de lê-la. Ela veio em uma boa hora, pois necessitava confrontar algumas atitudes do meu próprio coração.

Por meio do relato da história de vida de pessoas perfeccionistas - e cristãos-, a autora procura analisar as características do perfeccionismo no comportamento de um indivíduo. Mostrando que muitos cristãos servem ao deus da Perfeição ao invés do Deus que é perfeito. Fato que os leva a colocar sobre si e não sobre a graça de Deus aquilo que fazem, assim as obras se tornam o centro de suas vidas e pouco a pouco Cristo é posto de lado. Além disso, apesar de serem crentes professos, não confiam plenamente que Deus é Aquele que os sustenta. Por isso, perseguem a perfeição e querem ter um desempenho livre de todo e qualquer erro. Afinal, se eles não assim fizerem, quem o fará? E é neste ponto que se enganam.

Mas a autora não para por aí, desvendando as minúcias da atuação de um coração perfeccionista, ela nos mostra que o fato de por vezes querermos fazer tudo de modo impecável - não errarmos na frente de outros, termos o lugar de destaque entre os demais etc. - esconde um outro desejo pecaminoso: desejamos a glória que é de Deus. Pois, se formos bem sucedidos, teremos o reconhecimento alheio, seremos benquistos e estimados.

Estas e outras confrontações são trazidas ao longo desta obra. Sua leitura me proporciou uma profunda autorreflexão, percebi que apesar de não transparecerem, muito dos pensamentos e atitudes que tenho e já  tive, apesar da sua boa aparência, tinham raízes pecaminosas, levando-me assim a erros como: idolatria (ao deus da perfeição), falsa humildade, querer usurpar a glória que não é minha, mas de Deus e assim por diante.

Se você é um perfeccionista e deseja ressignificar o modo como você leva a sua vida, certamente esta obra é indicada para você.

Gregory.Zucolotto 01/02/2018

Recomendo
Um livro que é bom, usa várias histórias reais para exemplificar que todos somos perfeccionistas e que o tema embora pareça distante ou pouco conhecido, há mais de perfeccionismo em nós do que pareça e que esse mesmo perfeccionismo funciona como sujeira sobre nós, de forma a nós impedir de refletir a glória de Deus em sua totalidade.

Marilack 19/04/2020

Perfeccionismo não é qualidade!
É um grande pecado, como você vai entender melhor junto com Amy Baker.
O perfeccionismo dá a você a ilusão de que você não está na condição de criatura imperfeita.
À ideia de que você pode alcançar a perfeição por seus próprios méritos é chamada por Amy de perfeccionismo, o que gera muitos pecados e uma relação não saudável com o único que é perfeito, Deus.
Amy mostra como cada área da vida é afetada pelo perfeccionismo, desde uma brincadeira, um bolo para o aniversário, coisas simples da vida, até as coisas mais complexas, como o entendimento de um Deus salvador, que era, é e há de ser. Perfeito e de sacrifício perfeito.

Nil 11/05/2022

Excelente !!
Esse é o tipo de livro que você precisa ler várias vezes durante a vida!

" Deus é fiel, bondoso e amoroso conosco mesmo quando somos desleais com Ele."