Condado Macabro Marcos DeBrito

Resenhas - Condado Macabro

Kamilla Gabriela 02/01/2021

Que livro!
O horror do ser humano. Eu não consegui largar o livro. É incrível o quanto um livro consegue te divertir e ao mesmo tempo te trazer muita repulsa. Só leia se tiver estômago. Não sei se terei coragem para assistir ao filme hehe

Sr. Quadros 26/04/2023

Clichês e desfecho precário não impedem uma boa experiência
"Condado Macabro", de Marcos DeBrito, é uma obra que mergulha no suspense e no horror de forma envolvente. A trama acompanha um grupo de jovens que decide passar um fim de semana em uma casa isolada no interior, mas logo se veem envolvidos em uma série de eventos aterrorizantes.

Uma das características marcantes do livro é a escrita habilidosa do autor, que apesar da quantidade absurda de clichês, consegue criar uma atmosfera de tensão e medo ao longo da narrativa. As cenas são descritas de forma vívida, levando o leitor a vivenciar cada momento de suspense junto com os personagens.

Os personagens são desenvolvidos com a mesma receita da trama, mais clichê impossível. A trama traz um desfecho precário que mais se assemelha aos clássicos filmes noventistas.

Para minha surpresa, em que pese a quantidade enorme de clichês, falta de motivação dos personagens e ,porque não dizer, falta de criatividade, DeBrito consegue manter o leitor envolvido na trama.

"Condado Macabro" é uma leitura despretensiosa e deve ser realizada de forma descompromissada e qualquer expectativa além disso está fadada a frustração.

Carol Nery 09/05/2023

Porque slasher que se preze é assim!!! Vi o filme um tempo atrás e surgiu o interesse em ler o livro. Achei a experiência muito interessante em ambas as mídias. Sou dessas!!!
E pretendo ler mais obras do autor esse ano.
Recomendo tanto a escrita fluente, quanto o livro curto. Mas só pra quem é dessa época e geração dos filmes de matanças desenfreadas dos jovens que não se aguentam com as calças nos corpos, e as mãos longe das meninas.

InhoDark 14/04/2023

De todos os pontos de vista...
A ideia de mostrar os pontos de vista dos dois lados é bem interessante, pois você consegue entender tudo o que está acontecendo, todo o contexto é mostrado e todas as pontas vão se amarrando com o decorrer das páginas...
O livro consegue passar toda a tensão das cenas , consegue passar as emoções dos personagens muito bem , inclusive você vai sentir muita raiva e nojo de alguns personagens desse livro...
Esse foi meu primeiro livro de terror , achei bem interessante apesar de o começo ser meio arrastado , no geral eu recomendo , livro muito bom...

Hugo.Castro 21/06/2022

Condado Macabro
A história, de certa forma, é uma homenagem ao massacre da serra elétrica e outros filmes do gênero. Cinco jovens alugam uma casa no interior para um final de semana que prometia muita curtição e sexo, só que não. Hahaha

O que me incomodou um pouco foi o fraseado, por vezes pomposo, com adjetivos pouco usuais que acabam não se sustentando numa trama clichê e com personagens rasos e caricatos. Um linguajar mais simples e direto teria casado melhor com a obra, que não deveria ter pretensão de ser mais do que é: um passatempo divertido. Gostei bem mais do livro A casa dos pesadelos

Barbara 03/10/2021

Muito bom, surpreende, muito bem escrito. A história começa como um filme adolescente, mas o desfecho é maravilhoso

João Victor - @sigamoslivros 21/03/2020

RESENHA TAMBÉM NO INSTA
#RESENHASOL | 5/5 ? | Marcos de Brito | 158 páginas | 2015 | Terror | Simonsen
? ????
Já início aqui falando da minha raiva com o Marcos de Brito, que mais uma vez ele soube me pegar direitinho com esse desfecho impressionante. Aguento as histórias desse homem não, affs, quero mais (bipolar, sou)!
? ????
Sabe aquela história que você pensa que já viu? Temos cinco amigos que alugam uma casa afastada (já sabe que vai dar merda né?) para passar um final de semana, jovens com a tensão sexual a flor da pele, buscam curtir essa folga mas são surpreendidos por psicopatas mascarados, obviamente né?
? ????
O livro tem três linhas narrativas, mesclando presente e passado, com presença de flashbacks e descrições macabras que faz revirar o estômago de qualquer um.
? ????
Essa história tem muitos pontos que gosto, como o mistério, adolescentes estúpidos, pitadas de humor e o desfecho impressionante.
? ????
O mistério dessa história não foi quem cometeu o crime, mas sim como foi feito o assassinato desses jovens. É uma história rápida que nos deixa envolvidos por completo desde o início, revira nosso estômago várias vezes, com humor, putaria e carnificina, tudo na mesma proporção.
? ????
Se o Marcos de Brito escrever uma receita de bolo eu, sem dúvidas, vou querer ler. Essa narrativa ainda conta com a adaptação dirigida pelo mesmo autor (já quero assistir urgentemente).
? ????
Se vocês querem um livro para fugir da zona de conforto, super indico, e ainda conhece mais da literatura nacional, que sem dúvidas merecia ganhar o mundo, cacife para isso tem, enfim, indicação feita e elogios ditos!

Rigamont 19/10/2021

Um ?slasher? nacional
Gostei bastante da história embora tenha encontrado um furo que me incomodou um pouco mas não foi nada que atrapalhasse a experiência.

Bem no estilo dos ?slasher? americanos esse livro se passa em um contexto em que um grupo de jovens sai pra curtir um feriadão e acaba sendo vítima de sanguinários assassinos. A trama se desenrola de uma forma muito boa que não dá vontade de parar de ler

@injoyce_ 08/10/2020

Sangrento e surreal.
Cinco jovens vão passar o feriado em uma casa alugada do interior, não sabem eles que a noite será sangrenta e macabra.
Me vi voltar no passado, quando assistia os filmes de terror clássicos. Que leitura foda, não sentia essa adrenalina a muito tempo.

Paula Juliana 25/03/2016

Resenha: Condado Macabro - Marcos DeBrito

''O abrutalhado ignorou o pedido arrogante. Para ele, não havia um rosto por trás da máscara. Jonas se enxergava como a imagem grotesca da quimera que se travestia. Para abandonar a cabeça apodrentada que lhe escondia a face, teria que cobri-la com outra pele igualmente horrenda.''

Uma resenha de Sexta-feira Santa macabra!
Alguns estilos são eternos e acabam sempre funcionando, o terror/horror para mim é um deles, lendo Condado Macabro me vi em um filme de assassinatos em série, um macabro filme de terror, claro que o livro é realmente baseado em uma produção de cinema do autor/cineasta Marcos DeBrito, ao qual não assisti ainda, porém lendo, consegui visualizar cena por cena, acredito que de uma forma até mais clara do que se estivesse realmente assistindo, porque é realmente assustadoramente real as descrições de cenas do autor!

Como uma fã de Marcos DeBrito desde que li seu livro À Sombra da Lua que é um sobrenatural de horror incrível, sempre o indico para os fascinados por histórias sombrias e marcantes, lendo Condado Macabro fui novamente surpreendida pela história e pelo modo que o autor brinca com todos os clichês de filmes do estilo possíveis.

Encontramos desde os personagens característicos, como: o babaca tarado, a loira e a morena gostosas, o menino inteligente e tímido, a gordinha sempre deixada de lado pela turma, misturado com o velho terror usando os palhaços, que além de ter sido uma marcante na história fez com que me surpreendesse como leitora, realmente esperava que os palhaços tivessem um papel diretamente de assassinos, o que não aconteceu.
Os assassinos, os palhaços, os cinco jovens saindo de férias, indo curtir o final de semana em uma casa no meio do nada, só poderia dar em uma incrível receita de tragedia.

'' Bola 8 não era dos mais astuciosos no campo intelecto, mas compensava sua deficiência com a lealdade, além de ser dotado de uma ingenuidade rara. Por mais que cometesse pequenos delitos terminar a vida com a barriga aberta juntando moscas não era um fim que merecia.''

A história consegue ser engraçada, algumas vezes sem noção graças ao personagem Beto, vai pelo caminho censurado para maiores de 18 anos, tanto pelas tiradas se referindo a sexo, quanto pelas cenas de horror envolvendo sangue e descrições nojentas. É como se fosse um grande compilado dos filmes do gênero, o final foi surpreendente, assim como toda a evolução da história desde a apresentação dos personagens, passando pelo humor, sacanagem, a parte dos palhaços ''tristes'', todo o interrogatório - que tem uma pegada incrível de True Detective, fatos FALSOS sendo narrados pelos personagens, enquanto é nos mostrado o que aconteceu de verdade na história, os cortes de cenas, a narração que mostrava todos os ângulos mesmo não aprofundando nos personagens e sim nos fatos. E a parte final que é um clichê bárbaro de carnificina, chegando a surpresa final, a grande reviravolta do enredo.

O que senti que deixou a desejar: não houve aprofundamento nos personagens, o que teria deixado muito mais sofrida a perda quando começasse a matança, e o aprofundamento da história dos assassinos, o porque de aquilo tudo ter sido criado, como eram aquelas pessoas desde o inicio, o que levou ao estilo de vida que levavam.

As sensações ao decorrer da leitura foram as mais variadas, desde o riso, graça, ''o não acredito nisso'', o nojo. A narrativa e a forma de escrita do autor continuam impecáveis, adoro o estilo de escrita, gosto dessa pegada sem pudores, sem medo de escrever até as coisas mais asquerosas, adoro a coragem a as descrições.

Indico com toda a certeza a obra Condado Macabro, é fininha, li em um dia, é como se tivesse realmente assistindo um filme, tem reviravoltas e surpresas, tem o brincar com a escrita e com as receitas já prontas, é uma obra para se divertir e se desmembrar - um condado sangrento e macabro que vai além de tripas e sustos! Recomendadíssimo!

''O gancho de metal aberto ainda balançava no fecho quando a imagem funesta da sádica mascarada, escorando no ombro sua espingarda carregada, deu o primeiro passo no gramado do jardim. Seu olhar vidrado sob o rosto plastificado de uma boneca infernal era como a de um canibal faminto seduzido pelo desejo de carnificina.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/2016/03/resenha-condado-macabro-marcos-debrito.html

Grazi.ela 15/02/2024

Trash no melhor dentido
Demorei muito pra começar a ler esse livro porque assisti ao filme e não me agradou tanto. Mas é uma dessas histórias que funcionam melhor nas páginas do que nas telas, sabe?
Eu gostei de como as personagens foram apresentadas e como o plot foi conduzido (Marcos DeBrito é mestre nisso). Apesar de ser uma história simples, com personagens não muito profundos, ainda assim é um trash no melhor sentido da palavra. O sangue corre solto e, pra quem curte, é um prato cheio. Gostei.

Miriam Cristina 15/01/2019

Gorda
O livro é bom, tanto que dei 5 estrelas. Só que o autor trata os dois personagens gordos com depreciação, são caricatos, as piadas dos livros são em cima da gorda do livro, e eu como gorda, não gostei.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 15/01/2019

Macabro !
Eu consigo definir esse livro em apenas uma palavra, mas não vou fazer isso !
Ele merece muito mais, é extremamente macabro como o próprio nome já diz, você simplesmente devora e torce por todos os envolvidos !
Mas ele deixa uma mensagem muito boa, o barato sai caro , e muito caro às vezes !

Amanda @litera.pura 01/03/2019

Mais resenhas em @litera.pura
Um grupo de amigos aluga uma casa no interior e tudo que eles querem são dias regados à bebida e sexo. O site onde eles acharam a casa era meio esquisito, mas valeu a pena: uma mansão com piscina, churrasqueira, sinuca e tudo mais. Cercada por uma mata fechada, a casa ficava no meio do nada, sem vizinhos para incomodar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cangaço e Bola 8, uma dupla de palhaços de rua, vê naquele grupo de jovens uma oportunidade de ganhar um dinheiro fácil. Eles pretendem invadir a casa e roubar tudo daqueles riquinhos da cidade, sem violência. As armas serão usadas apenas para assustar, mas nenhuma gota de sangue será derramada. Será?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando a luz acaba e a casa é invadida, o grupo de amigos fica desesperado e os palhaços estão satisfeitos com o dinheiro fácil que terão em breve. Mas existem outras pessoas naquele lugar e eles têm intenções mais sangrentas do que simplesmente roubar algumas carteiras. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No meio do nada e sem chances de pedir ajuda, cada um vai precisar lutar pela sua vida em uma batalha quase injusta contra assassinos mascarados e sádicos. Sobrevivendo ou não, não há dúvidas de que aquela será uma viagem inesquecível!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A história tem duas grandes reviravoltas que me deixaram chocada! Tem muito sangue (muito!), palavrão e referências aos clássicos de terror. O cenário da história é maravilhoso e não decepciona os fãs do gênero: uma casa no meio do mato, enorme e cheia de lugares para os assassinos se esconderem, sem sinal de celular e sem luz! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você não gosta de violência explícita, talvez vá gostar mais de "A Casa dos Pesadelos", um outro livro do mesmo autor que é diferente de tudo que eu já li e vai te surpreender (sério). Não consigo escolher o meu preferido porque eles têm vertentes diferentes, mas recomendo que você leia e tire suas conclusões! É sempre bom conhecer novos autores nacionais, né?

site: https://www.instagram.com/litera.pura/