Uma vez você, uma vez eu

Uma vez você, uma vez eu Diego Martello

Resenhas - Uma vez você, uma vez eu

Brunna Nunes (Lendo com A Brunney) 20/10/2021

Introspectivo e diferente do que costumo ler
? "A realidade é a mesma para todos ou cada um tem a sua ?"

Uma vez você, uma vez eu | @diegopmartello | 3'?

?? Boa noiteeeee, se vocês também amam dar uma variada entre histórias fantásticas e aquelas que nos fazem refletir esse post é para você !

?Neste livro vamos acompanhar a jornada de William, um homem comum que vive com diversos dilemas em sua mente.

?? Possui um trabalho estável e é casado com Eva, uma mulher adorável, mas as diversas tentativas de ter um filho estão desgastando suas noites e sua sanidade.

?Um rompimento nesse fluxo de pensamentos ocorre quando ele descobre que seu pai está doente e após anos sem contato ele deve voltar a casa da família para prestar seu apoio.

?? Nessa jornada vamos mergulhar na mente frenética do William enquanto ele tenta colocar sua vida nos trilhos novamente.

?Indico demais esse livro para quem gosta de protagonistas introspectivos e histórias regadas a pensamentos. Diversas vezes senti que o autor se projetava naquelas personagens.

?? Essa foi uma leitura que fugiu muuuito da minha zona de conforto, porém me incentivou ainda mais a procurar diversificar mais minhas leituras.

? Agora me conta aqui, você costuma sair da sua zona de conforto ?

Bi Faria 01/08/2019

Capa linda! E foi uma leitura que trouxe muita reflexão sobre a vida e o modo que a vivemos.
Willian é um rapaz que sempre teve sua indecisões, medos, tristezas e nos mostrar como é a sua vida.
Ele tem problemas mal resolvidos no passado, sentimentos mal interpretados e dúvidas sobre o que fazer com o presente e o futuro. Dúvidas se será um bom pai, ele e a esposa querem um filho já há algum tempo.
Não conversa com o seu pai, eles não têm uma relação muito boa desde que ele desistiu da empresa da família e a forma como esse laço foi quebrado não foi nada legal.
Mas uma ligação falando que seu pai sofreu um acidente, faz com que ele volte em casa depois de muitos anos. E uma possível doença de seu pai o deixa assustado, com o que pode fazer.
E uma viagem ao passado, à sua trajetória, faz com que Willian tenha uma percepção diferente do que viveu há muitos anos. Faz com que ele perceba que os problemas dependem da forma como lidamos com as ilusões ou como enxergamos a realidade.
Willian pode enxergar os acontecimentos de sua rotina de várias formas, e é ele quem decide se vai navegar entre elas, e como isso pode influenciá-lo. Será que pai e filho se entenderão? O pai dele está doente? Será que Willian aceitará o passado e tudo o que aconteceu nele? E sua percepção do presente, mudará? "Viver com propósito. Esse sentimento é algo nosso e ninguém irá entendê-lo tanto quanto nós mesmos. Dele ninguém irá cuidar. Somente você é capaz de reconhecê-lo, cuidá-lo e nutri-lo." "Seu propósito sempre será o mais importante, pois isso é o que lhe dará forças para realizar todas as suas ações e que, muito provavelmente, tocarão as pessoas ao seu redor." "A transparência na vida é a chave para se sentir leve." "Você não precisa dominar o mundo para ficar em paz, você precisa ficar em paz para dominar o mundo, e esse mundo está dentro de você." @talentoslitbr @novoseculoeditora @diegopmartello
#dandoumupliterario

Bia Oliveira 29/05/2019

Resenha Especial" em homenagem ao dia dos pais, e não tinha um livro melhor para apresentar a vocês neste dia né.. 📖💙💭😊
RESENHA 📝
Uma vez você uma vez eu, conta parte da vida de Marcos e Willian, pai e filho, que antes tinham uma bela relação, mas depois de desentendimentos, acabou sendo rompido o elo entre eles.
Willian, é um jovem executivo e imaturo, casado com Eva, que não consegue engravidar. E isso acaba abalando os dois, aí que ele passa a se questionar, mesmo com grande desejo de ser pai. Pois, não teve boa relação com seu, então, será que conseguiria ser um pai melhor e ter uma ótima relação ? ⠀

Dentre tudo isso, acontece algo inesperado, que faz com que ele vá de encontro ao seu pai. Lá ele se depara com situações, que o levam para uma "volta" em alguns momentos do seu passado, que deixa-o confuso, fazendo-o enxergar com outros olhos eventos antes vivenciados, com isso ele passa a perceber que poderia ter mudado tudo e ter sido um filho melhor, o que logo faz ele sentir necessidade de recomeçar e mudar o destino desta história.
Este é um livro que nos ensina e faz refletirmos muito em nossa vida, o escritor conduz o enredo de forma fluída, natural e deixa com uma sensação de fazermos parte dela, a cada página podemos sentir como se fosse um relato de forma que nos aproxima, o que me deixou encantada e emocionada com tudo pelo que o personagem passou.
Uma leitura rápida, mas que em momento algum perdeu sua essência.

site: https://www.instagram.com/p/Bd5_UmwBArV/

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Uma Vez Você, Uma Vez Eu nos apresenta a uma pessoa que vive um drama interior por suas escolhas.

Temos Willian, que tem uma mulher maravilhosa, só que um empecilho está destruindo cada vez mais a felicidade do casal: Eva não consegue engravidar. Mesmo tendo os tratamentos adequados, o tão sonhado filho não chega. Eva fica cada vez mais triste por esta situação.

Willian trabalhou por grandes anos com seu pai, Marcos. Eles tinham uma empresa juntos, porém por um descuido de Willian, a empresa começa a decair e ele terá que fazer de tudo para reerguer a empresa. Porém Willian não aguenta toda a pressão que está tendo e além de colocar a culpa em algumas pessoas, acaba machucando os sentimentos de outras.

Ele fica anos sem falar com seu pai, ele acha que o pai é o maior culpado por tudo que aconteceu anteriormente em sua vida, mesmo que tenha um trabalho e uma situação financeira estável.

Quando Eva avisa-lhe que seu pai sofreu um acidente, Willian luta com seu “eu” interior para visitar o pai e ver como está sua saúde. Após constatar que o pai está razoavelmente bem, ele ruma para sua casa, o grande problema é que ele trancou o carro com a chave dentro, então não poderá sair dali até virem dar um jeito em seu carro.

Contra sua vontade, Willian terá que ficar na casa de seu pai, o mesmo lhe pede um favor. Terá uma reunião daqui a alguns dias e ele precisa deixar um último envelope num final de uma trilha e pede para Willian fazer isso.

O mesmo não se prontifica no começo, mas depois acaba aceitando. A curiosidade é maior do que ele, então acaba lendo todos os envelopes que o pai colocou pelo caminho. Esses envelopes irão mudar totalmente a pessoa que Willian se transformou!

“O novo nem sempre nos traz a solução, mas nos possibilita novas experiências, novos erros e um novo aprendizado, que, por sua vez, sempre nos traz mais do novo, mais conhecimento e mais chances de chegarmos ao objetivo.”

Comecei o livro esperando uma coisa e me deparei com outra totalmente diferente. Vi algumas resenhas em alguns igs literários que falavam super bem da obra e me deixou com uma expectativa diferente da realidade que me deparei ao começar a leitura.

A narrativa do autor é muito reflexiva, o que me deixou muita das vezes entediada. Sim, o livro nos leva a pensar sobre algumas de nossas ações. Porém não sou grande fã do gênero de auto-ajuda e o livro me pareceu uma mistura desse gênero com uma grande dose de drama familiar.

Nós acompanhamos Willian melhorar cada vez mais, o que é uma coisa muito boa. O amadurecimento do personagem em certas questões é muito bom de ver.

O final foi bem surpreendente, na hora eu não gostei muito, mas analisando depois, até que foi uma boa ideia do autor.

A capa do livro é interessante, a mistura das cores é bem bonita. A diagramação do livro é bem simples e as letras do livro estão em tamanho médio. O livro em um todo conta com 4 capítulos.

Em suma, o livro é bem reflexivo e nos traz diferentes formas de pensar. Não é um livro ruim, longe disso, mas me deixou muito entediada durante a leitura.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

Roberta Costa 23/05/2018

Observamos o dia-a-dia de Willian e sua luta, mesmo que inconsciente, para colocar sua vida em ordem. Em cada página lida temos uma reflexão sobre a vida e o viver, sobre as coisas que abrimos mão em busca de uma felicidade inventada e que nem sempre nos levam a tal utopia. Neste livro, o ter, o ser e o querer se entrelaçam de forma íntima, demonstrando situações e temeridades do crescer, do amadurecer, impossível não nos identificarmos ao menos uma vez.
Uma Vez Você, Uma Vez Eu não é uma obra longa, mas carrega uma riqueza enorme em suas páginas, Diego Martello soube como conduzir uma narrativa ágil e envolvente, com cenários e personagens cativantes, cujo final surpreenderá ainda mais seus leitores.

site: https://livrosdabeta.blogspot.com.br/2017/09/resenha-uma-vez-voce-uma-vez-eu-diego.html

Wilza.Mary 06/02/2018

Enfim, Uma vez você, uma vez eu nos mostra o quanto as decisões que tomamos na vida nos transporta para situações que não podemos esperar. .
Esta história é sobre William, um jovem empreendedor que tem alguns problemas pessoais: um desentendimento com o pai, Marcos, que perdura há anos e o fato de que sua mulher, Eva, não consegue engravidar. .
As coisas começam a mudar quando em um dia trágico seu pai sofre um acidente e ele é impulsionado a visitá-lo.
Quando William chega na fazenda de seu pai e o mesmo lhe passa uma missão peculiar, ele não tem noção que a partir da li suas vidas iriam mudar.

O foco da história são os momentos de reflexão profunda de William ao tentar resolver seus conflitos internos. Junto com ele somos conduzidos ao seu interior, de uma maneira bastante insultuosa, sem nos apresentar soluções mas, sim, nos guiando a encontrarmos por conta própria. .
Apesar de ser pequena, este livro é bastante intenso. Para aqueles que gostam de leituras filosóficas super recomendo esse livro. E para quem não gosta muito, este é um bom começo para mudar de opinião " Mas, então, por que não recomeçar desde agora? Quer aguardar a morte chegar para uma segunda chance? O que te impede? O recomeço não é um ponto de início, e sim parte do caminho como um todo. Caminhamos todos os dias, pelo mesmo gramado, porém não há nada de errado em aprender caminhar de forma mais leve."

Elfa.Leitora 11/01/2018

Surpreendente ao quadrado.
Fui apresentada a um livro completamente diferente do que estou acostumada. Uma história que inicialmente parecia ser baseada em empresas e negócios mas que aos poucos começou a ser dominada por sentimentos e reflexões pessoais e assim comecei a me familiarizar melhor com a leitura.

William nos leva a uma viagem interpessoal em que ele se vê em situações muito difíceis: a dificuldade de sua esposa para engravidar, a morte de sua mãe, a proximidade da morte de seu pai e até mesmo sua própria morte. Tem a chance de viver momentos inimagináveis e nisso poder corrigir-se e tornar-se melhor naquilo que se acha falho. A necessidade de mudança de comportamento para evitar os conflitos entre pai e filho e o medo da reconciliação ser tarde demais molda uma história incrível e cheia de surpresas.

Como disse inicialmente, tive dificuldade com a leitura do livro no começo, mas ao pegar o embalo da história e me envolver com a vida de William e seu pai, a leitura começou a fluir. Tiveram momentos no livro que eu fiquei boquiaberta, passei uns apertos no coração e fui surpreendida. Alias, se uma palavra descrevesse esse livro seria: SURPREENDENTE. Acho que ninguém espera um final como esse. E, olha, ainda bem!

Foi uma leitura que me fez querer mudar minha maneira de agir e repensar as importancias em minha vida. Dar valor nas coisas enquanto ainda temos. Aproveitar. Não me deixar ser tomada por sentimentos ruins. E esse "sentimento" que o livro me trouxe foi o que me conquistou. Amo histórias que me fazem querer mudar.
Obrigada, Diego, pela oportunidade de ler e compartilhar sua história. O que ela me acrescentou ficará para sempre comigo.

@leiturasdadudis 27/12/2017

Surpreendente
Em Uma vez você, uma vez eu somos apresentados a Willian, que logo sabemos ter uma melhor amiga e esposa Eva com quem tenta ter um filho há um  certo tempo (sem sucesso). Ele mostra o tamanho de seu amor por sua esposa e sua admiração. Em seu trabalho, Willian tem uma conversa reflexiva com seu chefe que lhe oferece um proposta de emprego inegável, mas que lhe dá um tempo para pensar se aceita ou não. Então, somos apresentados a um novo personagem. Marcos, pai de William, com quem se desentendeu há uns bons anos. Assim que descobre que seu pai precisa falar com ele, vai em sua fazenda e seu pai lhe entrega uma tarefa. Durante a realização desta, Willian tem um pequeno encontro com sua mãe, que lhe ajuda a entender mais sobre si mesmo e a forma com que age com as pessoas. A partir daí, o autor faz a historia sofrer uma reviravolta, me deixando de queixo caído por nem em "sonho" ter pensado naquilo. Durante toda essa jornada Wiliam consegue receber essa proposta, brigar com seu pai, encontrar sua mãe, reatar com seu pai, "morrer" e ainda sair disso tudo sem nenhum arranhão - literalmente. No entanto, eu não saí ilesa, porque esse é exatamente o tipo de livro que ei gosto: aquele que conta uma história ao mesmo tempo em que nos faz refletir sobre nós mesmos e como agimos, já que aquilo que o personagem principal e narrador dessa história, poderia ser qualquer um que estivesse lendo.  Então se eu gostei dessa história? Sim, e gostei tanto que recomendo a vocês, que são amantes incansáveis da literatura nacional.

Natália | @tracandolivros 30/11/2017

Muitos ensinamentos..
“Viver com propósito. Esse sentimento é algo nosso e ninguém irá entendê-lo tanto quanto nós mesmos. Dele ninguém irá cuidar. Somente você é capaz de reconhece-lo, cuidá-lo e nutri-lo. Talvez ninguém sequer o perceberá, mas isso não o faz menos importante, pois isso é o que lhe dará forças para realizar todas as suas ações e que, muito provavelmente tocarão as pessoas ao seu redor.”

Willian é um empresário, aparentemente feliz e prestes a receber uma promoção, mas que quando se fala da relação com seu pai, encontra-se um empecilho, ele e o pai discutiram a alguns anos por causa de sua empresa conjunta, Willian fez algumas coisas erradas e resolveu desistir ao invés de ficar e ajudar seu pai a recuperar tudo.

Quando se trata do amor, ele tem sua Eva, porém faz meses e meses que eles tentam ter um filho e ela não consegue engravidar, e segundo os exames não têm nada de errado com os dois.

Narrado de uma forma poética, este livro mostra problemas sociais da vida com muito realismo, todos os personagens poderiam ser apenas conhecidos, ou até mesmo seus vizinhos, e além disso, os ensinamentos, e a forma limpa de mostrá-los é muito bem escrita também. Foi um livro que fui lendo despretensiosamente, mas que conforme eu lia, mais me prendia, até que se tornou algo maior. E além de tudo isso ele também tem algumas reviravoltas que deixam para o leitor impossível o ato de largar o livro no final de um capítulo.

site: https://www.instagram.com/tracandolivros/

Alexia Freitas (Lovethebooks) 27/11/2017

Uma vez você, uma vez eu
Livro: Uma vez você, uma vez eu
Autor: Diego Martello
Editora: Novos Talentos da literatura brasileira
Ano: 2015

Para começar, preciso contar que este é um livro totalmente diferente dos gêneros que costumo ler e que me tirou da zona de conforto. No entanto, ele traz diversas reflexões sobre nossos atos, ações que ocorreram no passado e que refletem diretamente no presente.

Ele conta a estória de Willian e suas reflexões sobre os acontecimentos de sua vida profissional e familiar girando em torno da sua esposa e do seu pai, Marcos, buscando também a reconciliação com o mesmo depois de anos de desentendimentos. Tudo isso gera dilemas para Willian que após uma missão na tentativa de se reconciliar com seu pai, percebe que todas as mudanças em sua vida dependem apenas dele e que as lições e ensinamentos que a vida traz servem de aprendizado e contribuem para todas as transformações a partir de arrependimentos, recomeços, do perdão e do quanto ele se faz necessário.
Inicialmente, é um pouco difícil se adaptar a leitura dele, pois é um livro extremamente reflexivo e com parágrafos grandes, mas com o decorrer da estória podemos mergulhar por completo nela e compreender toda angustia de Willian, inseguranças, sentimentos, tudo que se passa em sua mente e a forma que ele aprende a lidar com isso. É um conteúdo de acontecimentos fortes, complexos e que contribuem muito para refletirmos sobre os nossos erros, ações e a forma de encarar os problemas lidando com a mente humana afim do amadurecimento.
O autor transmite tudo isso de forma inteligente, além de trazer um final surpreende e inesperado. 4/5

Nadyne Garcia 22/11/2017

Um maravilhoso!!
Quero primeiro dizer que a leitura trás uma reflexão muito importante sobre o tempo.

Analisando bem, o tempo na literatura tem me perseguido. Vários livros que eu tenho lido abordam esta questão.
Refletir sobre o tempo é interessante, pois, te faz perceber o quanto ele é valioso.
Vou destacar um trecho do livro que achei muito bom.
📖.Quote: "Para mim, os ponteiros do relógio tinham vida própria e personalidade conturbada, instável." (Willian)

Resenha:
Marcos e Willian são nossos personagens principais. Pai e filho. Mas o relacionamento entre eles não anda bem. Um desentendimento no passado abalou a relação dos dois.
Willian é casado e sua esposa tenta engravidar a um bom, porém, sem sucesso.
Além destes dois problemas, Willian questiona-se sobre seu próprio futuro, seus objetivos. A incerteza o faz um homem cheio de dúvidas.

Ao desenvolver da história, Willian é informado que seu pai sofreu um acidente, mas nada grave. Isso o preocupa, fazendo ele ir visita-lo.

Os eventos que acontecem depois desta parte da leitura são intrigantes e devem ser lidos com muita atenção.

Se inicia uma reflexão sobre o relacionamento entre pai e filho. A narrativa intercala passado e presente para que o leitor compreenda os motivos deste relacionamento estar frágil.

A leitura é rápida e envolvente. O autor consegue prender o leitor até o final da leitura.
Achei incrível o tema do livro, vale a pena a leitura.

Yasmin 22/11/2017

Resenha - Uma vez você, Uma vez eu

Avaliação : 4/5
Essa é uma história que te faz refletir sobre a vida e sobre as decisões que tomamos, baseando-se na trajetória do protagonista Willian, ao qual através de suas reflexões nos ajuda a entender as mínimas coisas que se passam desapercebidas.
Willian é considerado um cara bem-sucedido, mas ao mesmo tempo sem um propósito ou um objetivo que o faça realmente feliz em seu trabalho, devido a isso sempre se pega refletindo sobre suas escolhas e sobre sua vida pessoal.
Sua esposa Eva sempre está ao seu lado e faz um tempo desde que tentavam ter um filho, isso a deixava desconsolada, mas ao mesmo tempo que ele queria esse filho, ele também não queria, Willian não se sentia pronto para educacar e ser pai de uma criança. .
Isso era ainda mais complicado porque ele não mantinha uma boa relação com seu pai, ele sentia que todos os problemas e situações ruins que acabava não enfrentando, se acumulavam no fundo de sua mente e não o deixavam em paz.
O que eu mais achei interessante em tudo isso foi que a história não é focada apenas no Willian e sim nos leitores, pois através dos questionamentos do personagem achamos respostas para os nossos próprios problemas e dúvidas.
A abordagem e a escrita do livro também prende o leitor ao último minuto, nos deixando anciosos pelas decisões que Willian tomará em seu caminho.
Eu super indico a leitura para vocês !!

site: @leituras_de_uma_garota - instagram

twitter: @PromocoesPA 31/10/2017

Interessante e reflexivo
"Cada pessoa carrega uma pérola em seu peito que a faz diferente e única. Seu brilho emerge através do olhar e preenche o mundo."

O livro conta a história de Willian, Marcos, Eva e também faz um paralelo com as nossas. Pai e filho há anos não se falam direito e não agem como tal. Então, tentam se reconciliar e, nesse intervalo de tempo, Eva, mulher de Willian, tenta engravidar. De uma forma interessante, o autor constrói a história desses personagens com uma reflexão sobre a ilusão e a realidade.

"O fato de somente tirarmos água de dentro de um barco furado não o impedirá de afundar. É preciso continuar tirando a água e, ao mesmo tempo, consertar o casco."

"Uma vez você, uma vez eu" nos faz embarcar em uma grande viagem para dentro de nós mesmos, com uma profunda reflexão sobre nossos atos e nossa vivência, através da história contada pelo personagem, Willian.

Todo o diálogo e pensamentos contidos no livro parecem ser uma conversa íntima com o leitor, fazendo com que surjam vários questionamentos durante a leitura e, às vezes, as respostas acabam surgindo posteriormente conforme avançam as páginas.

As dúvidas, incertezas e atos cometidos por Willian são muitas vezes os nossos próprios. Ele fala muito sobre conviver em harmonia, nos colocar no lugar do outro, amar, respeitar, ir em busca de nossos objetivos e daquilo que nos faz bem e feliz e não nos moldar a um padrão pré-estabelecido.

Outro ponto destacado pela história é a convivência familiar, o ato de amar e demonstrar isso, antes que não haja mais chance de fazê-lo. Dialogar, quebrar barreiras impostas por escolhas erradas, deixar o orgulho de lado e abrir mão de algumas coisas para poder desfrutar do melhor da vida.

Um livro pequeno, porém com um conteúdo muito grande. Apesar da formalidade em algumas partes, todos os conselhos e ensinamentos presentes estão claros para o leitor. Acredito que seja uma leitura muito válida! Recomendado

Suzi.Castro 18/10/2017

Bom, tenho que começar dizendo que esse livro é ótimo e todos precisam ler! Recebi esse livro e fiquei pensativa ao ler ele, pois é diferente dos gêneros que costumo ler, mas,com certeza me surpreendi! Esse livro nos leva para viajar em nosso interior, em nossos pensamentos, nossas decisões e sentimentos. Por ser um livro crítico, nos faz ver de forma crítica também, e depois dessa leitura acabamos por nos avaliar e avaliar também nossas decisões, descobrindo que tudo depende do modo que enxergamos, decidimos e lidamos com nossas ilusões e nossa realidade. É fantástico estar dentro da mente de nosso protagonista Willian, vivendo com ele todos seus problemas, questionamentos e indecisões! A relação difícil dele com o pai gerada por causa da empresa da família , o fato da esposa dele não conseguir engravidar, sentimos com ele todas suas angústias, seu modo como reflete sobre suas decisões, vivenciamos com ele detalhes e coisas simples do dia-a-dia. Nem sei explicar exatamente pra vocês como me senti lendo esse livro, só tenho que dizer que é super reflexivo e vale cada momento gasto nessa leitura. Devo confessar que não é uma leitura muito rápida, pois é muita informação a se armazenar, muitas reflexões... mas é uma leitura ótima!! Nos faz viajar de forma crítica e avaliadora por nossa mente. Super recomendo!!