Mar de histórias

Resenhas - Das Origens ao Fim da Idade Média

Marct 09/10/2010

Uma obra fantástica
Uma obra fantástica
Andei por inúmeros sebos até conseguir adquirir os 10 volumes. Paulo Rónai e Aurélio Buarque de Holanda se juntaram pra fazer uma antologia de contos da literatura universal. Desde a mais remotas era até nossos dias. Grécia, Palestina, Mundo Árabe, Roma, América Latina, EUA, Europa, África e Oceania estão contemplados por esses dois saudosos intelectuais brasileiros.

Henrique Fendrich 04/09/2018

Realmente foi uma ótima ideia ler os primeiros volumes da coleção “Mar de histórias”. Terminei agora o primeiro volume, que pega desde as origens do conto, há milhares de anos, até o final da Idade Média. Em verdade, boa parte dos textos são esboços do que viria a ser conto, mas é uma experiência das mais enriquecedoras conhecer a “genealogia” do gênero.

Tem conto egípcio, tem conto grego, tem conto da Bíblia e do Talmude, tem histórias de tradição hindu e budista. Embora boa parte dos contos não escape do natural “envelhecimento”, não causando mais, hoje, o mesmo efeito que tiveram à época, a leitura é bastante simples e sem grandes problemas de entendimento.

Interessante como muitas das histórias de que se serviam os escritores foram sendo reaproveitadas e adaptadas em diferentes partes do mundo. As notas introdutórias de Aurélio Buarque de Holanda e Paulo Rónai são essenciais para compreendermos o contexto da publicação dessas histórias.

Um dos contos que mais gostei foi “De um sábio grego que era retido em prisão; como julgou de um corcel”, que faz parte da coletânea italiana “Novellino”, anterior ao próprio Boccaccio. Mas a divertida história deve ser mais antiga, como sugerem os editores.

Interessante também os contos referentes à “vida dos Santos”, do Jacobus a Voragine – que, entretanto, não tinha a intenção de fazer literatura.

Na parte final, há o próprio Boccaccio, com três contos, e depois tem alguns dos seus “seguidores”. Das “Mil e uma noites” há uma história também, que vem a ser a de abertura, isto é, a que explica como foi que a Sherazade principiou a narrar as suas histórias. Bem divertida também é a história que encerra o livro, “Como um defunto, levado vivo ao túmulo, se pôs a falar e provocou riso”, do Poggio Bracciolini.

Quase todos os contos são curtos e se lê rapidamente, com exceção do célebre “Amor e Psique”, de Apuleio.

É um livro muito interessante de ser lido não apenas por aqueles que estão interessados em saber mais sobre as origens do conto, mas da própria arte de se contar histórias.
Henrique Fendrich 19/01/2019minha estante
Neste link há uma resenha completa de todos os volumes da coleção: https://leiturasdoano.wordpress.com/2019/01/18/mar-de-historias-antologia-do-conto-mundial-resenha/

Karen 19/12/2022

É um livro legal para conhecer a antiguidade e várias histórias do mundo, mas às vezes é bem chato é confuso na tradução e acho que foca bastante na Europa mesmo que tenha muitos contos de diferentes regiões.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

A expressão vem de uma antiga coletânea da Índia, do século XI; é a tradução do nome sânscrito Kathâsaritsâgara, que significa isso mesmo: “mar formado pelos rios de histórias”. Afinal, um verdadeiro oceano de narrativas, muitas delas célebres, outras traduzidas pela primeira vez para a língua portuguesa, de sorte que a obra em seu conjunto ficará sendo a mais completa panorâmica do conto universal.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520932643

Natália Ranhel 01/06/2020

Bem interessante fazer um passeio pela história do mundo através de contos.

Raquel622 24/03/2023

O melhor do conto. Ao longo da História.
Organizada por dois literatos, Mar de Histórias é uma grande coleção de contos separados em volumes que cobrem períodos históricos, desde a Antiguidade.
Contos são uma boa forma de manter o hábito de leitura e Mar de Histórias é uma oportunidade excelente de conciliar aquele com uma seleção caprichada de histórias curtas, introduzidas pelos organizadores para oferecer contexto e esclarecimento sobre a origem dos textos.