Os Crimes da Rua Morgue

Os Crimes da Rua Morgue Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Crimes da Rua Morgue

LER ETERNO PRAZER 10/06/2018

Minha primeira leitura de Poe é também minha primeira experiência em formato digital(e-book).
Os crimes da rua Morgue, um conto publicado em 1840, podemos dizer que foi uma das obras que influenciou as histórias de detetive e que inspirou a criação de personagens famosíssimos da literatura, incluindo Sherlock Holmes (de Arthur Conan Doyle) e Hercule Poirot (de Agatha Christie). Ou seja: é a origem das apaixonantes histórias de detetive, onde tudo começou.
No conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, com a ajuda do narrador da história (algo que lembra uma relação Sherlock ? Watson), utiliza seu próprio sistema de dedução para solucionar um crime. Observando os fatos e analisando atentamente o testemunho das pessoas que estavam no local onde os assassinatos foram cometidos, Dupin passa por cima da polícia francesa e consegue com muita precisão solucionar um caso que parecia impossível.
Aos poucos, vamos acompanhando o pensamento rápido do personagem, que levanta questões intrigantes e nos faz, junto com ele, tentar desvendar o bizarro mistério. O conto é muito empolgante! Utilizando uma linguagem madura, inteligente e que estimula a imaginação do leitor, somos induzidos a levantar inúmeros questionamentos a respeito do acontecido.