O Rio antes do Rio

O Rio antes do Rio Rafael Freitas da Silva

Resenhas - O Rio antes do Rio

Carlos Nunes 22/03/2020

Interessante não só para cariocas
Partindo do fato que existem muito poucas (e quase sempre negativas) menções aos indígenas do Rio de Janeiro nos escritos portugueses imediatamente pós-descobrimento, ainda mais que, por muitos anos, os franceses foram os verdadeiros senhores dessa parte do Brasil, o jornalista foi buscar nos escritos franceses informações valiosíssimas e hoje quase que completamente esquecidas sobre os habitantes das imediações da baía da Guanabara. Os primeiros franceses que aqui estiveram deixaram um numeroso registro da vida e dos costumes dos indígenas. O livro pode ser considerado como 4 livros em 1. Dividido em 4 capítulos longos, o autor relata, no primeiro, a vida de um dos cariocas originais, desde seu nadcimento até sua morte, mostrando rituais e costumes bem diferentes do que imaginamos e aprendemos na escola. O segundo capítulo tenta estabelecer a localização e características de cada uma das aldeias do entorno da Guanabara, e estabelece as ligações com ruas e bairros ainda hoje existentes, cujos nomes têm sua origem e/ou significado há muito esquecidos. Os dois últimos capítulos são históricos. O terceiro mostra o descaso com que Portugal encarou as terras brasileiras logo após o descobrimento e o quarto relata, com riqueza de detalhes e em ritmo de romance de aventura, o estabelecimento dos franceses e a fundação da cidade do Rio. Descrito assim, parece uma leitura acadêmica e árida mas, ao contrário, é extremamente simples e deliciosa, trazendo muitas informações e montando um verdadeiro e deslumbrante cenário que hoje é até difícil de imaginar. Percebemos claramente as diferentes visões que portugueses e franceses tinham dos índios e de seus hábitos. Acompanhamos toda a epopeia de Villegaignon e sua França Antártica, um projeto que tinha tudo para ser um sucesso mas que, por seus próprios desmandos, possibilitou que os portugueses levassem a melhor e acabassem se estabelecendo no local. Livro fantástico, que me instigou a ler outras obras sobre o período.

site: https://youtu.be/Sb7InFsgBNk

nayts 18/10/2023

Tudo é história e como se conta
Comecei por estar em um projeto que fala sobre a história do Rio e me interessei sobre o tema, ele é bem didático, muito detalhista e surpreendente nas narrativas.
Um bom livro pra quem quer conhecer o outro lado, o verdadeiro, no caso, da história do nosso Rio de Janeiro.