As Crônicas de Artur - Volume 2: O Inimigo de Deus (Edição de Bolso)

As Crônicas de Artur - Volume 2: O Inimigo de Deus (Edição de Bolso) Bernard Cornwell

Resenhas - O inimigo de Deus

Roy 09/03/2022

UAU......
Se o primeiro ja foi bom, o segundo veio com os dois pés no peito.. kkkk
Caraca que livro bom. Da metade do livro pra frente é só reviravolta... Sensacional.

Heila 23/10/2021

O urso, a estrela e a águia do mar
Impressionante.
Essa talvez seja a melhor palavra de que disponho para começar a descrever esse livro. Se eu rasguei elogios ao Rei do Inverno, nesse, só posso dizer que me apaixonei por completo pela escrita de Cornwell.
Diferentemente do primeiro livro dessas crônicas, O Inimigo de Deus raramente tem momentos mais lentos, mas quando eles existem, são como sopros de tranquilidade muito bem vindos, uma vez que há tantos momentos memoráveis e empolgantes. Ouso dizer que ao ler esse livro, você vai se sentir como um dos lanceiros juramentados, carregando o futuro do reino sobre suas costas ao se comprometer com seu senhor. E onde cada ação, cada passo é tão bem pensado.
Mais uma vez o autor me mostrou que sabe como me manipular para odiar um padre (kkkk), e detestar até a minha última fibra grande parte dos personagens, simplesmente pq ele sabe fazer isso, e ele conhece o ser humano.
Derfel é o tipo de senhor que eu serviria, e Artur, me deixa dividida. Eu gosto dele, mas sua cegueira e as paixões pelas quais ele se deixa cegar, me fazem sempre ter um pé atrás; se é que isto faz sentido.
Por fim, esse livro tem tudo. Ação, romance, aventura, batalhas, tanto as físicas quanto as morais. Drama. Sim, eu chorei em alguns momentos que partiram meu coração em pedacinhos.
E o mistério da mão do Derfel segue kkk'
Não tenho o que adicionar, apenas que posso compreender por completo a razão de esse ser um autor tão amado e aclamado, que não precisa de cenas explícitas para ser absurdamente incrível e acessível.

Leandro.Quilles 21/07/2021

Uma continuação incrível de uma das sagas mais incríveis que já li, as cônicas de Artur é uma obra prima, é simplesmente impossível parar de ler, as cenas de batalha são impecáveis, sem dúvida as melhores que já li, parece que estamos na parede de escudos junto com os guerreiros quando estamos lendo, os personagens cada vez me fascinam mais, a ambientação é incrível, vale muito a pena ler essa série.

Sparr 31/01/2021

Eu acabei esse livro ou esse livro acabou comigo?!
Eu já estava completamente apaixonada pela escrita do senhor Bernard, desde o primeiro volume. Mas a história aqui tomou uma proporção tão incomensurável, que fiquei sem saber como seguir depois. Hehehe.
Acompanhar os relatos de Derfel com sua memória, seu ceticismo, fazendo parecer ao mesmo tempo, palpável e extraordinária, ficou muito mais intenso aqui. Justamente porque é um livro onde as memórias da história de uma outra pessoa, dão espaço à história da própria pessoa que narra os fatos. Foi tudo muito mais pessoal. E eu estou apaixonada pelo Lorde Derfel em níveis que não sei explicar.
Seu romance, sua família, suas escolhas, seus juramentos, suas decisões, tudo me permitiu enxergar esse homem honrado. Esse amigo leal, acima de tudo..
Chorei igual uma desgraçada na parte da história que dá palco para Tristan e Isolda, e saí com asco do falso moralismo de Artur, não consegui nem sentir tanta empatia quando ele, mais pra frente, se lasca também. Foi meio que esperado e merecido.
Sobre Guinevere, eu sigo com nada novo sob o Sol, a perspectiva de alguém que manipula o jogo que quer jogar sem se preocupar com quem vai machucar. Igual acontece em As Brumas de Avalon, ainda que por caminhos diferentes. E sobre Lancelot, sigo o achando odioso por inteiro e aproveitador, também como já assim pensava depois de ler As Brumas.
Me surpreendi com o tanto que eu ri com Merlin e sua acidez. O quanto ele consegue enganar, não por poderes sobre-humanos, mas por uso impecável de sua inteligência e do seu emocional. Nimue ainda me deixa dividida e eu ainda sinto muito pelo que Morgana aqui é. Tão diferente...
Esse livro me levou para um outro nível na minha admiração pelo autor, bem como por todas as lendas Arturianas, tão contadas e recontadas. Eu saio tomada de êxtase por ter lido uma obra tão bem amarrada e construída, com uma história tão diferente e, ainda assim, tão como ela realmente é conhecida. Com certeza, é o meu favorito.