Um médico rural

Um médico rural Franz Kafka

Resenhas - Um Médico Rural

Henrique Fendrich 20/05/2021

É bom que esses livros do Kafka sejam curtinhos, porque eles prestam como nenhum outro às releituras. A linguagem límpida e clara esconde significados ocultos que só poderão emergir a partir de seguidas leituras e, ainda assim, dando a margem a muita interpretação divergente. Mas essa é justamente uma das características mais fascinantes do Kafka, que cria narrativas poderosas que podem ser vistas de diferentes maneiras e que ainda se aplicam à nossa vida. Dessa seleção, gosto especialmente de "Diante da lei" e "Um relatório para a academia", com destaque também para "Entre chacais e árabes".

Meury3 09/02/2021

A meu Pai
Kafka dedicou essa obra-prima a seu Pai, Herman Kafka, figura tão marcante na literatura kafkiana..
São contos excepcionais/surreais/geniais/absurdos/reais..

indescritível o prazer de apreciar os textos contidos nessa obra, todos são especiais, especialmente o último :).

A genialidade de Kafka sempre encantando!

@vidaliterata 03/12/2021

Quebra a cabeça; mas vale o esforço! haha
Este livro é uma coletânea com 14 contos do grande Kafka. É o segundo livro que leio dele.

Posso dizer que teve vários contos que eu "quebrei a cabeça" pra poder entender e teve outros que eu não entendi quase nada. Tive até que reler alguns rs

E tá tudo bem, porque a escrita do Kafka é bem complexa, é bem profunda; é preciso conhecer ou ter noção da biografia dele para compreender, porque várias das suas obras foram baseadas em sua própria vida. Em alguns contos dá pra perceber a péssima relação que tinha com o pai, por exemplo.

Vou colocar aqui os meus contos que mais gostei ou que me marcaram:

-Um médico rural
-Diante da Lei
-Chacais e árabes
-Onze filhos
-Um fatricídio
-Um relatório para uma Academia (simplesmente o melhor conto do livro)

Enfim, recomendo o livro pra quem ainda nunca leu um livro dele. E posteriormente, pretendo relê-lo. Tanto para quem sabe poder compreender ainda mais e ver os contos com "novos olhos". E também porque passei a admirar muito o Kafka e a sua obra.

Obs: O curioso que descobri hoje é que nascemos no mesmo dia e no mesmo mês rs

Ayan_lucca 03/02/2022

Com toda certeza o último conto foi o mais espetacular, eu amei cada um porem a forma de narrar o último me deixou apaixonado pela forma de escrita.

caio.lobo. 14/11/2022

Sonhos e... odradek
Primeiro contato com a obra de Kafka, e com certeza não será a última. Entrei num mundo vertiginoso nestes contos contados pelo gênio. Certamente o pai literário de Jorge Luis Borges e irmão moderno de Fernando Pessoa, sem ao menos terem suspeitado um da presença do outro.

É como se eu estivesse num sonho, coisas absurdas acontecem (a vida é absurda), as cenas mudam de repente, coisas surgem do nada, parecem jogados na cena (e não somos nós jogados na vida?) e o personagens respondem coisas que ninguém perguntou.

O conto "Um Medico Rural" tem essa atmosfera onírica, as coisas surgem sem sentido, nonsense, mas para os personagens não são nada estranhas. Outro conto que gostei foi Chacais e Árabes, uma conversa misteriosa entre um homem que não sabemos quem é e um bando de chacais que falam sobre os árabes que odeiam. No melhor estilo fábula, com a diferença de não haver moral. Mas em A Preocupação de um pai de família, surge um personagem, ou melhor, uma coisa, troço, um sei lá o que, chamado odradek, que é um objeto em forma de estrela, cheio de fios emaranhados e com varetas em ângulos retos que o mantém em pé. Parece um troço quebrado, mas não aparenta defeito, ao mesmo tempo que se mexe e interage e responde perguntas. Para o pai de família é algo habitual esse trambolho semi-abstrato que surge na sua casa, depois some para outra casa e não tem sentido algum. A preocupação do pai de família é do fato que odradek irá sempre existir sem sentido algum. Mas será que odradek é tão diferente de nós?

O estilo kafkiano me parece, até um momento, o sonho sem pé e nem cabeça, um fluxo de pensamento de idéias disparatadas, mais ou menos assim: a mente pensa algo e tenta manter aquilo, mas aí vem um pensamento, como um boi atravessando a mente. Um boi anda, mas se o boi voasse? Se voasse alguém olharia e seria normal, estranho e o passarinho não nadar, estranho é voar. Mas o homem voa! Não é à toa que se sente perto de Deus, como o boi que voa, mas longe da ciência, pois a ciência nunca permitiria um homem voar. A ciência serve pra pintar, pra desenhar, geometrizar, cantar e quem sabe até fazer filosofia inútil, como a filosofia da mente, que é a mais útil...

Fernanda2643 14/01/2024

O macaco se torna homem mas ele só queria ser livre ??
Esse livro possui 14 contos que não se completam uns com os outros. Tem uns que você fica meio assim ??? mas só pelo último conto já compensa ler.
Gostei que dá para ir lendo de pouquinho e pouquinho numa boa e você sente que os contos acabam num piscar de olhos. Tem uns que duram menos de 5 páginas mas os melhores são mais longos.
Top 3 melhores contos do livro:
1° Um relatório para a Academia
2° Chacais e árabes
3° Um médico rural

Lanna Victoria 11/01/2016

Claustrofóbico
Kafka disse que "um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós" e foi exatamente o que aconteceu quando eu li "Um Médico Rural". O livro é composto por catorze contos que beiram o surrealismo, chegando a ser assustador, sufocante e claustrofóbico.

O meu conto favorito é Onze Filhos, que me fez lembrar de seu livro "Carta ao Pai", nele Kafka deixa evidente o traumático relacionamento com o pai. É perturbador ler no conto como pequenos defeitos de seus filhos são motivo de tamanha insatisfação ao pai.

Em sequencia gostei de "Preocupações de um pai de Família" em que um ser ou objeto chamado Odradek perambula pela história, o que é um mistério tanto para o narrador quanto ao leitor. E "Um relatório para uma academia", um macaco contando sobre sua adaptação a condição humana.

Kafka é impecável em sua totalidade.

arthur966 27/09/2023

Inutilmente eu me pergunto o que vai acontecer com ele. será que pode morrer? tudo o que morre teve antes uma espécie de meta, um tipo de atividade e nela se desgastou; não é assim com o Odradrek.

nós que somos meio odradrek

Procyon 20/10/2022

Um Médico Rural ? Resenha
Franz Kafka, ardiloso escritor de romances e contos, pode facilmente ser rotulado de ?Profeta do Espanto?, uma vez que suas narrativas claustrofóbicas adentram nas entranhas do poder e do autoritarismo, dentro de uma atmosfera de coerção, de impossibilidade de fuga das estruturas de poder. Esse ambiente cinzento e opaco do qual o sujeito não pode escapulir, revela a impassibilidade burocrática, a impotência cidadã diante de um mundo alucinado, questões de subserviência involuntária, a alienação e a brutalidade das instâncias do poder.

Nascido na Áustria-Hungria, em 1883, veio de uma família judia de Praga, capital da Boêmia (atual República Checa), uma cidade dividida entre nacionalistas tchecos e falantes alemães. Kafka falava as duas línguas, mas se identificava mais como germânico. Escritor modernista, Kafka possui algumas marcas expressionistas ? a notar pelo olhar do grotesco, as situações insólitas e a deformação da realidade ? na medida em que realiza suas construções labirínticas (por mais que Kafka esteja muito mais atrelado ao realismo do que a um pretenso expressionismo, uma vez que, por exemplo, suas personagens não exteriorizam suas angústias, como num ?O Grito?, de Munch). Em seus textos é visível sua afeição às obras de Dostoievsky e Flaubert, e aos pensamentos de Kleist e Goethe; a relação conflituosa com o pai, o antissemitismo ? que já se propalava na Europa, e que, futuramente e sem Kafka o saber, pois já estaria morto, viria a acossar sua irmã mais nova ?, além de uma vida profissional ? e emocional ? exaustiva. Tematicamente, prevalece em seus textos, portanto, a burocracia, a violência da alteridade, a nulidade do sujeito, a opressão e a culpa ? dentro da lógica judaico-cristã.

Essa coletânea, ?Um Médico Rural? é uma das poucas que Kafka publicou em vida. Essas catorze narrativas variam bastante em extensão, mas convergem num vínculo mais imediato pela coexistência da dimensão enigmática com uma escrita cristalina e a ironia com uma síntese lírica imprescindível. A tradução do crítico e professor de literatura Modesto Carone é formidável ao tentar emular o estilo protocolar da linguagem kafkiana, traduzindo-se num texto límpido, instigante, mas também cansativo ? sentimento de impotência do leitor semelhante à impotência das personagens kafkianas.

Nesse sentido, desde um primeiro momento, fica um sentimento de incômodo ao leitor, uma sensação de que pouco se entendera/assimilara do sentido geral do texto. Diante de tais temáticas e de tais abordagens estético-formais, fica uma reação de espanto, produto de imagens singulares que o autor nos proporciona. Seja animais que se transformam em homens (?O novo advogado?, ?Um relatório para uma academia?), do peculiar estilo de inversão, além da forte presente de cavalos, escadas, visitas, da figura do pai como figura de autoridade, de uma narração sibilina, da inserção do caso insólito, a escrita então adquire um lirismo por conta dessa linguagem límpida que profana um mundo burocrático e metódico, do onirismo do absurdo, do incompreensível e da projeção do inconsciente.

Nota-se uma fragmentação intencional de um mundo instável, em que essa fragmentação do real se transmite na composição estética da obra ? parágrafos/capítulos não parecem convergir para uma unidade formal, de fato, causando essa síncope de estranheza. No conto homônimo, Kafka capta esse sentimento de impotência ao personagem do médico em relação ao absurdo do mundo, através de sua hesitação e da imprevisibilidade dos espaços, de modo que preenche a narrativa do elemento fantástico para criar um mundo onírico de mistério. Outros contos como ?O novo advogado?, ?Chacais e árabes? e ?Uma mensagem imperial? também adquirem destaque, onde acredito que em releituras estes textos crescerão ainda mais no meu imaginário. Em suma, Kafka mudou nossa concepção de linguagem literária ao criar uma perspectiva efetivamente nova para encarar o mundo moderno.

Ronny 20/10/2022

Diferentemente de ?a metamorfose?, aqui nesta obra o Kafka vai distribuindo em ordem de complexidade e densidade os 14 contos. Os primeiros são mais simplórios e ?esquecíveis?, contudo, os últimos são marcantes ao ponto de acabada a leitura; sua mente vai à léguas para uma reflexão certeira. Apesar de preferir mil vezes ele como romancista, os contos não deixam a desejar.

HULK AGIOTAAA 01/01/2024

Kafka em curtas
De maneira incomum, "Um médico rural" é um dos poucos livros publicados por Kafka em vida, que foram poupados do fogo pelo próprio autor.
As narrativas curtas são bem interessantes e de certa forma evidenciam o estilo que se encontra de forma mais acentuada em obras mais conhecidas, como A metamorfose e O processo. Mesmo com esse aspecto de unidade tão delimitado na forma escolhida, as narrativas são dispostas de tal forma, como que escolhidas a dedo, que a temática de uma transborda na outra e sempre há uma relação de continuidade que estabelecem entre si.
Algo de interessante a se notar é que alguns dessas narrativas figuram em outros livros do autor, como o conhecido "Diante da lei", que encontra-se em uma icônica passagem d'O processo, muito bem desenvolvida e interpretada pelo protagonista, Josef K.
Um livro pouco conhecido na obra de Kafka, mas que, mesmo assim, não deixa de ser menos kafkaniano.

Jaque 15/07/2023

Estranhamente familiar ao mundo de Kafka
São quatorze pequenas narrativas, que não se conectam, a não ser pela estranheza costumeira do Kafka, que consegue até na mais simples narração de um fato do cotidiano expressar as entranhas nojentas de um sonho absurdo.