O Inocente

O Inocente John Grisham

Resenhas - O Inocente

Marlon Teske 03/01/2011

E os verdadeiros culpados...
O Inocente é uma história real. O que por si só já da raiva do sistema prisionário dos EUA, da Pena de Morte e de tudo o que está ligado as autoridades que acham que seu saco vale mais do que os dos outros. Ele narra a vida de Ronald Keith Williamson, um aspirante a jogador de beisebol profissional, bonito, popular com as mulheres, evangélico fervoroso, temente a deus e leitor da bíblia.

Tudo ótimo, até nosso amigo Ronald quebrar a cara ao descobrir que não era tão bom no jogo como achava que fosse. Ele não vai muito bem na liga juvenil, acaba lesionando o cotovelo em uma partida e nunca chega a ser profissional. Vivendo longe da família, acaba envolvido com drogas e bebidas, além de mulheres à rodo na era do sexo livre.

Então começa a confusão. Duas garotas após uma noitada com nosso amigo Ronnie voltam pra casa e acusam o coitado de estupro. Ele é inocentado em ambas as acusações, mas fica marcado como estuprador na cidadezinha de Ada, onde vive, e em Tulsa, onde tentou a vida. Além disso, a depressão por ter sido um fiasco no que mais desejava em sua vida o tornou inconstante.

Chegou a ser internado em um hospital psiquiátrico várias vezes, tomando remédios fortissimos e sempre regressando a vida de bebedeira, farra e depressão. Oscilando entre um sujeito legal e um maluco que arrastava um cortador de grama pelas ruas de Ada, Ronnie vai levando sua vida até que uma garçonete é estuprada, violentada e morta duas quadras da casa dos Williamson. Pra polícia, a resposta está na cara: só pode ter sido o Ronnie.

Dali pra frente tem inicio uma batalha judicial entre a família Williamson, uma segunda família envolvida, os Fritz (ambos os acusados neeeem estavam na cena do crime no dia, e o último homem visto com a vítima sequer foi interrogado até quase cinco anos depois do crime) contra o estado de Oklahoma. Resultado? Pena de morte pra ambos.

O julgamento é tendencioso, sem provas concretas e baseado em confissões de sonho tomadas pelo promotor do caso e pelo delegado sacana. É um livro que deixa a gente revoltado mesmo. Apesar de escrito num tom quase que "didático", é uma leitura bem coesa, que avança legal pela vida dos sujeitos. Antes que me perguntem, sim, ele é inocentado pelo exame de DNA aperfeiçoado em 1995 mas só usado no caso dele em 1999.

E sim, ele bebe até a morte após ser libertado. Mas enfim, pelo menos nosso amigo Ronnie morreu livre!

Se puderem, leiam.

Lido em Abril de 2007

CAIO 12/12/2011

O livro é muito bom, e descreve como pode ser injusta uma pena de morte, tão aplicada nos EUA. Livro emocionante que realmente vale a pena ler!

San... 27/01/2010

Muitos leitores não gostam de livros que contam histórias verídicas por conta dos finais de tais livros. A realidade raramente tem um final redondinho, legal, onde os protagonistas "viveram felizes para sempre". Se o desejo do leitor é apenas uma distração, não aconselho a leitura, posto que, distrair-se significa desejar alienar-se um pouco da realidade, sentir a delicia gostosa de uma fantasia. Convenhamos que, mesmo grandes leitores, embora apreciem relatos realisticos, nem sempre buscam isso num livro. Livros oferecem um leque bem grande de possibilidades. Uns distraem, outros encantam, outros entristecem...
Este livro causa repugnância, raiva, inconformismo... Trata da injustiça real, de sistemas corruptos, de vidas prejudicadas. É um livro excelente, mas não é uma fantasia. Eu gostei e recomendo. Apenas faço a ressalva de que, tratando-se de uma história real, não pode o leitor supor que encontrará um final feliz. Embora eu acredite sim em finais felizes, nem sempre eles acontecem.

Josimar.Nunes 28/05/2020

Sistema penal Americano
Nessa obra não ficcional, John Grisham conta a história de Ron Willianson, um jovem promissor da pequena cidade de Ada(Oklahoma), que em meio a problemas com álcool e drogas, viu seu futuro ruir e foi acusado de estupro e morte de uma jovem da cidade.

Marcella 09/01/2019

Demorei uma eternidade para terminar de ler este livro. Eu costumo ler meus livros no ritmo que eles me estimulam e caso não sejam nada estimulantes eu os abandono. Este era estimulante o suficiente para eu terminar de ler, mas em um ritmo bem lento. A História é boa (É um relado de história real), mas o jeito como foi escrito não transmite emoção alguma, parece um relatório policial do caso, técnico e completamente imparcial, mas é um bom livro principalmente pra quem é da área judicial e pode constatar o quanto a má vontade e a falta de imparcialidade e profissionalismo, assim como a incompetência e a maldade humana pode prejudicar um julgamento e colocar gente inocente na cadeia, ou pior, dar a um inocente a pena de morte.

laís angeiras 04/07/2009

o que faz a historia se tornar interessante é o fato de que tudo é verídico, que os inocentes nao receberam nenhuma indenização, nem um pedido de desculpas; que o promotor idiota ainda trabalha neste posto, e que ainda tem pessoas presas, mesmo sendo inocentes e que foram mencionadas no livro. vale a pena!

Prof. Angélica Zanin 07/12/2015

Você tem o direito de permanecer calado
A história real de uma condenação injusta à pena de morte. John Grisham foi buscar os fatos para expor ao mundo as injustiças cometidas no país mais democrático do mundo. Vaidade, pressão para encontrar culpados, testemunhas não confiáveis, advogados mal preparados, promotores orgulhosos e o maior erro em termos de justiça: culpado até prova em contrário. Na verdade, todos são inocentes até prova em contrário. Ron Williamson foi condenado injustamente por um crime que não cometeu, seu perfil psicótico e sua vida desregrada o colocaram como suspeito ideal, embora sem nenhuma prova inquestionável.
Para quem gosta de histórias fortes, personagens únicos, realidades tristes e verdades inacreditáveis este livro é um prato cheio.

Kellbet 13/02/2017

Depois que você começa a ler não quer e nem pode parar. Pois, imaginar que isso é por muitas vezes realidade em vários lugares do mundo, é muito triste. E não só pela pena de morte...
O Inocente mostra a reunião de pessoas interessadas em apagar a má fama da polícia e não a vontade de fazer justiça pelo crime ocorrido.
E no livro tem a história de dois outros homens que estavam no corredor da morte pela morte de uma mulher jovem e recém casada, só que a mulher nunca foi encontrada viva ou morta.
Inocente até que se prove o contrário. Mas em Ada é culpado até que se prove o contrário e eles nunca procuram um novo suspeito. Ser condenado lá é ter certeza de morrer mofando ou com injeção letal.
É um livro emocionante e revoltante ao mesmo tempo. O protagonista é um chato que, quer o que quer e quando quer. A vida dele é para ser magnífica não importa o que...
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2020/06/john-grisham-o-inocente.html
Uiara 07/05/2020minha estante
A mulher sequestrada teve o corpo localizado, mas só apareceu após os ?suspeitos? terem sido julgados

Wanessa_Gabriela 23/10/2022

Assim como tantos injustiçados?
? que m&rd@! Situação do caramba.
E saber que acontece com certa frequência?
Uma baita história!!!

Elias Maia 02/08/2012

Mais um grande livro de John Grisham .Este , ao contrário de outros , não é apenas um romance e sim uma verdadeira "narração" dos fatos que envolveram a vida do nosso protagonista e das pessoas que o rodearam . Não há como não se revoltar e indignar-se com as mazelas do sistema judiciário , que não são exclusividades brasileiras , pelo contrário , estão em vários locais .È um livro bom ,só que muitas vezes a leitura se torna "seca" e "dura". Enfim ,para você pode não ser assim ,afinal ,vai de cada pessoa .

Flávia Lira 03/11/2017

Simplesmente maravilhosoooo

HARRY BOSCH 29/08/2011

Inocente
Este livro se destaca dos outros livros do Autor,por ser uma obra de náo-Ficcao,na qual foi muito bem pesquisado.
Crime,injustica,policia mal preparada e um sistema carcerario falido
sao os ingredientes da obra.Vale destacar que casos como esse ocorre no Brasil o tempo todo.
Este e sem duvida um dos melhores livro de Grisham

Silvio 01/04/2012

O autor diz que é não-ficção, portanto história real. Diria que, nesse caso, não é literatura, mas sim jornalismo. Se for de fato real, ele critica duramente o sistema judiciário americano, em que condenam à prisão perpétua e até mesmo à morte inocentes, que não podem pagar um advogado capacitado e experiente. Policiais, promotores e outros "fabricam" provas, que os juízes, logicamente de pouca capacidade, aceitam. Não só os juízes aceitam tais provas, como muitas pessoas do povo em geral, que creem em demasia nas autoridades. Mostra, também, que as autoridades americanas não estão tão bem preparadas como deveriam.
De qualquer forma, é um bom livro.