O Despertar de uma Nova Era

O Despertar de uma Nova Era Izoldino Resende

Resenhas - O Despertar de uma Nova Era

Guilherme Ramos 08/06/2018

O livro aborda o tema: regeneração planetária. Trazido pelo mentor Ismael, esse narra um diálogo no plano espiritual com Simeão, prosando entre eles sobre as transformações pelo qual terra irá passar. A princípio fiquei um pouco perdido, pois o livro é categorizado como romance, mas, depois vai tomando proporções um pouco técnicas demais e tramita entre doutrinário e romance. Breves relatos de algumas reuniões que ocorreram e ocorrem nas esferas superiores para discutirem o curso da vida na terra. Ismael e Simeão relatam para nós leitores algumas das pautas dessas reuniões que foram e continuam sendo discutidas entre os superiores e alguns momentos marcantes dessas mesmas reuniões, como o encontro com Maria Santíssima e outros espíritos de luz como Santo Agostinho, Emmanuel, Eurípedes Barsanulfo e etc.

Mais pra frente o diálogo é entre Ismael e Davi, onde Davi leva Ismael para esferas mais superiores ainda a fim de que este possa tomar conhecimento mais abrangente sobre os acontecimentos passados do nosso planeta e seus porquês e compreensão dos acontecimentos que estão por vir. Davi revela nesse livro a importância do espiritismo no plano terreno e como ele foi bem planejado e desenvolvido pela espiritualidade para o progresso na planeta, qual o papel do espiritismo neste plano e como ele já tem sido traçado desde a época de grandes filósofos como Sócrates e Platão, depois por Moisés e Jesus Cristo até a codificação de Allan Kardec. Revela também a missão desses espíritos e também de Chico Xavier e outros até menos notados ou conhecidos apenas em algumas regiões do planeta e do nosso país como, por exemplo, Irmã Dulce, que embora católica, teve exímia contribuição no mundo, espírito nobre que era e é. Trás ao conhecimento sobre os espíritos muito elevados que estão por reencarnar na terra, cerca de 650 do alto calão, fora os demais auxiliadores da boa nova, desconhecido por quase todos nós, uma grande equipe, milhares deles, em especial um desses espíritos reencarnará com uma missão muito especial, muito parecida com a do nosso Cristo, que passará pelas desconfianças e humilhações que Cristo passou, mas, que suportará como Cristo suportou e que vai auxiliar no despertar da consciência de muitos para o verdadeiro amor Cristão. Explica como o espiritismo disseminará na terra em larga escala, manifestações que ocorrerão em todas as religiões, povos e culturas. O que já ocorre, porém será em uma proporção maior, manifestações essas, que vão colocar dogmas e algumas crenças em xeque, serão questionadas e serão modificadas através da fé raciocinada pelos próprios adeptos ou povos, fazendo do plano terreno um plano mais espiritualizado e consciente.

O livro é muito bom, até o momento que estava no romance, narrando os planos e os encontros, reuniões nas esferas celestiais e estava muito gostoso de ler. Depois entendi porque a princípio fiquei perdido, pois o diálogo entre Simeão e Ismael já parecia vir de muito antes, como se fosse uma continuação de uma conversa de “dias atrás”. O livro se trata de uma trilogia, sendo a ordem: Estrela de luz, Planeta terra em transição e por último este que vos relato: O despertar de uma nova era. Li justamente o último sem ler os demais. Mas confesso que foi o suficiente para compreender muita coisa. A única parte que não gostei no livro é a certeza que o livro trás que Chico Xavier é a reencarnação de Allan Kardec, não que eu não acredite, porém acho que esse é um tema a ser discutido em um livro extremamente doutrinário, de pesquisa séria e aguçada, é muito perigoso em poucas páginas citar algumas fontes e pequenos relatos. Os autores afirmam essa “verdade”, mas, o livro se torna pequeno para um tema um tanto quanto delicado e complexo e que precisa de estudo, análise profunda caso isso traga algum real benefício ao povo terrestre, as fontes citadas parece uma dica de pesquisas iniciais para o leitor. Enfim, apenas esse detalhe me incomodou, mas, não diminui a obra a meu ver. Pude aprender muito durante a leitura e refletir como melhorar como um ser e me preparar para um futuro onde encarnado ou desencarnado irei participar, durante a transição e após ela no mundo já de plena regeneração. Indico a obra para os que se afinizam com o tema.

Trechos destacados:
“No futuro, a humanidade viverá fora desse ambiente de inimizade entre a ciência e a religião, e afirmo, ainda, que em nenhuma civilização pode a primeira substituir a segunda. Uma e a outra se complementam no processo de evolução de todas as almas para o Criador e para a perfeição de suas criaturas. Suas aparentes contradições, que derivam, na atualidade, da compreensão deficiente do homem em face dos problemas transcendentais da vida, serão eliminadas dentro do estudo, da análise e do raciocínio.”

“Muitos ainda terão que passar pelo martírio do sangue derramado sob o suor do trabalho em benefício da autotransformação. Encontrando-se em verdadeira batalha consigo mesmo, na intimidade do ser contra os vícios milenares que ainda estão enraizados no coração do homem.” ( Santo Agostinho)

“Estamos vivendo o grande momento dos falsos cristos e os falsos profetas, que se encontra em todas as seitas religiosas. São aqueles que se apropriam da religião em benefício próprio, ou pelo enriquecimento ilícito ou pela pompa de ego e da vaidade.” (Ismael)

Vivi.Montarde 10/08/2019

Esse é o terceiro livro de uma série de 3: Estrela de luz / Planeta Terra em transição/ O despertar de uma nova era.
O primeiro livro eu não li. Comecei a série pelo segundo, que inclusive amei e até favoritei aqui no Skoob. Esse terceiro tb é bom, aprendi muita coisa com ele, mas para mim não chega no patamar do segundo livro.
O início e em torno da metade deste livro eu amei, gostei bastante principalmente do relato da preparação para a encarnação do Chico Xavier e a descrição da sua desencarnação. Mas aproximando-se do final achei que o livro foi perdendo o norte e foi misturando tantos assuntos naqueles diálogos de Ismael e Davi que deixou a leitura confusa. Não é que ficou ruim, porém a parte inicial havia sido tão boa, com tantas informações desconhecidas para mim, que minhas expectativas foram subindo durante a leitura. O que eu ia lendo no final eu já havia lido em outros livros, já sabia, e serviu apenas para reforçar o conhecimento.
Quanto a ideia apresentada no final de que Chico seria a reencarnação de Kardec não gostei muito, creio que o livro não deveria ter adentrado nesse assunto, o qual visualizo como uma mera curiosidade que em termos concretos não agrega e nem acrescenta.

Poesia na Alma 18/02/2024

Que leitura exaustiva, estou lendo sobre as religiões e espiritualidade, tem momento que falta a paciência quando tem muita bobagem no pacote.

Fábio Tomaz 19/12/2022

Um pouco confuso, desconexo e sem rumo
Este livro fecha a Trilogia da Regeneração e parece acumular os principais pontos negativos dos seus predecessores que são os diálogos por vezes desconexos do contexto e uma dificuldade de ambientar em que tempo ou momento as coisas estão acontecendo.
O livro traz muitas personalidades importantes na história do mundo e do espiritismo e, por mais que isto possa trazer certos questionamentos por parte dos mais céticos, o que mais me incomodou são as perguntas que o personagem Ismael faz aos seus interlocutores que por vezes me parecem não serem razoáveis a um Espírito com as experiências vividas por ele.
Diferente dos dois livros predecessores, temos poucas contribuições do ponto de vista doutrinário. O livro parece ser mais um apanhado de notícias sobre pessoas importantes que passaram por aqui e que aparentemente estão se preparando para voltar.
Valeu a penas ler para fechar a trilogia mas deixou alguns pontos de interrogação.