A Nudez de Laura

A Nudez de Laura Ana Paula Cavalcanti

Resenhas - A Nudez de Laura

Johniere 14/04/2021

A nudez de Laura
Um passado longínquo tomando conta dos seus pensamentos. O hoje urgente, se fazendo presente em cada revés que a vida lhe impõe. Mesmo assim, Laura, uma mulher de cinquenta anos consegue encontrar energia para encarar " um sentimento incontrolável" que "toma conta se seu corpo e espírito" e, desse modo, decide encarar a saga em busca de um novo relacionamento, se envolvendo perdidamente com Jorge. Esta é a engrenagem motriz que move o enredo do primeiro romance de Ana Paula Cavalcanti: " A nudez de Laura", Editora Delicatta ( 2013) .
Inebriada pelo desejo, Laura começa a se despir de si mesma em uma dentro si, uma espécie de "road movie" interior que lhe vem em forma de "flash's", que pouco a pouco estruturam sua singularidade e sua relação com o mundo a sua volta. Todavia, ela se deixa provar das vestimentas que todas experiências vivenciadas podem lhe ofertar.
Ana Paula nos apresenta um enredo linear, com nada de uma narração esférica que aponte complexidade. Creio que é nessa escolha da autora que temos a potência do romance, visto que a força do enredo invade a linha que divide o leitor da obra. Nesse sentido, esta força passa a ser franqueada pelo contexto sociocultural que sempre impôs a mulher tabus, bem como a negação dos desejos e das pulsões deste feminino, principalmente, em esfera pública. Fazendo com tais aspectos se tornassem a figuração permanente da temerosa Esfinge tebana, que urge em ser aniquilada pelo deciframento masculino . O que a nosso ver, diante do empoderamento cada vez maior da mulheridade, é um exercício inglório.
Por isso, " A nudez de Laura" é um romance que, além de uma história de amor, nos conduz a uma ação de maior lucidez sobre os signos que encobrem o feminino.
Johniere Alves Ribeiro.
Fique em casa. Fique DE OLHO NA ESTANTE. Pois sempre há um livro que combina com você, basta apenas encontrá-lo na prateleira certa.