The Lies of Locke Lamora

The Lies of Locke Lamora Scott Lynch

Resenhas - The Lies of Locke Lamora

Gabe_Yoda 31/01/2024

Savvy?
The lies of Locke Lamora foi, sem dúvida, o livro mais difícil que eu me propus a ler em inglês. Muitas palavras novas e expressões arcaicas. Porém, acredito que um dos seus pontos mais fortes é justamente a escrita. As palavras tiveram uma sinergia prazerosa, o que levou a uma descrição divertida e impressionantemente sagaz.

Cada momento teve sua emoção construída de forma cirúrgica.

É um livro completo de fantasia. Personagens carismáticos, mitologia polida e uma narrativa cheia de 'awe'. Estaria mentindo se não recomendasse esse livro.

Greensauro 06/10/2023

Um grande livro.
As mentiras de Locke Lamora acompanha a vida do órfão, Locke Lamora, em uma narrativa voltada para um grupo de ladrões, não simples ladrões mas Nobres Vigaristas, onde roubar apenas bolsos de pessoas andando na rua não é suficiente. No livro acompanhamos a criação de Locke pelo Padre Correntes e a criação da Facção dos Nobres Vigaristas ao mesmo tempo que acompanhamos também Locke Lamora já adulto realizando roubos grandiosos.

Fácil um dos meus livros preferidos desse ano, a ideia de acompanhar um ladrão e você se importar com todos os Nobres Vigaristas como se eles estivessem fazendo algo bom pra sociedade é algo incrível.

A divisão do mundo entre as facções e as "Pessoas Certas" da um ar complexo pra história, com toda a questão da "Paz Secreta" que não pode ser quebrada por nenhuma das partes senão haverá consequências.

A leitura e a profundidade do mundo é algo que realmente me surpreendeu, sendo bem densa e profunda e com diversos nuances que vão sendo apresentados ao decorrer do livro que mostram ser muito relevantes durante a leitura.

Pra que busca um sistema de magia mais simples (pelo menos no primeiro livro) é bem interessante, é mais voltado pelas soluções encontradas pelos Vigaristas utilizando suas habilidades individuais e conjuntas.

site: https://www.youtube.com/channel/UC5P_b6JNdsbax4gjZImsOjw

GabrielCohen 06/10/2023

O Menino que Rouba Demais
Locke: ?Eu só roubo porque minha querida
E velha família precisa de dinheiro para viver!"
"MENTIROSO!"

Calo: "Eu só roubo porque este mundo perverso não me deixa trabalhar de forma honesta!"
"MENTIROSO!"

Galdo: "Só roubo porque tenho que sustentar meu pobre irmão preguiçoso."
"MENTIROSO!"

Jean: "Eu só roubo porque temporariamente caí em más companhias."

Bug: "Eu só roubo porque
é divertido pra 🤬 #$%!& !"
"BASTARDO!"

The Lies of Locke Lamora é um livro cujo título corresponde exatamente ao seu conteúdo. Porque Locke é um mentiroso incrível e excepcional. Mas esta não é uma história de um menino que mentiu demais, é a história de um menino que roubou demais.

?Se ele tivesse um corte sangrando na garganta e um médico estivesse tentando costurá-lo, Lamora roubaria a agulha e a linha e morreria de rir. Ele? rouba demais?

Locke Lamora é o infame líder de uma gangue de ladrões e bastardos - conhecidos por todos como Gentleman Bastards. É um nome cativante e combina perfeitamente com a turma. Locke foi criado desde a infância para ganhar a vida - de forma saudável (bem, talvez não seja saudável, mas você sabe o que quero dizer) - roubando dinheiro daqueles imbecis demais para impedi-lo. Locke rapidamente conquista o leitor enquanto ele e sua turma mostram como eles realmente são geniais em seus esquemas.

"A única pessoa que sai impune dos jogos de Locke Lamora é Locke, porque achamos que os deuses o estão salvando para uma morte realmente grande. Algo com facas e ferros quentes... e cinquenta mil espectadores comemorando."

Dito isto, este é um livro de roubos e heists e um livro sobre criminosos e ladrões. Locke é o melhor ladrão sobre o qual já li. E eu amo como ele é teatral no ofício. As reviravoltas e esquemas neste livro são suficientes para deixar um homem sensato não tão sensato. A trama é uma mistura do passado e do presente, com interlúdios. O que achei muito interessante, pois deu uma visão sobre as histórias dos personagens e o passado e o presente eram divertidos o suficiente para não interromper a leitura.

?Não há liberdade como a liberdade de ser constantemente subestimado.?

A escrita de Scott Lynch é de ouro. Uma das escritas mais originais que já vi. Com muito sátira e muito humor negro.

?Quero que aquele portão se abra mais e mais rápido do que a porta de um bordel.?

O autor é um mestre em unir palavras e torná-las autênticas.

Este é, honestamente, um dos livros de fantasia mais originais que já li. Tudo, desde os personagens até a forma como cada seção da história foi organizada, parecia uma nova versão do conceito clássico de roubos e de como ele geralmente é apresentado em um mundo de fantasia. Tenho que admitir que esta série me envolveu desde o primeiro capítulo, principalmente porque achei engraçado pra 🤬 #$%!& . O diálogo é incrivelmente espirituoso e perdi a conta de quantas vezes ri alto; Até voltei para reler algumas das passagens mais engraçadas quando terminei. A série foi totalmente infundida com aquele ótimo humor situacional que realmente lhe deu vida própria.

Se você está cansado da mesma coisa, experimente este livro, você não vai se arrepender!

?Algum dia, Locke Lamora?, disse ele, ?algum dia, você vai fuder tudo de forma tão magnífica, tão ambiciosa, tão avassaladora que o céu se iluminará e as luas girarão e os próprios deuses cagarão cometas de alegria. E só espero ainda estar por perto para ver isso.?

Teo 27/02/2023

Originalidade no seu auge!
Esse livro apesar de ser um pouco arrastado no começo se mostrou ser um dos mais divertidos livros que já li em toda minha vida!
É inegável a originalidade e criatividade que Scott lynch teve ao criar todo o mundo desta fantasia, mesmo parecendo ficar lerdo em alguns momentos ele faz questão de levar tudo no seu próprio ritmo para garantir que tudo sobre esse universo magnífico seja apresentado de uma maneira estrondosa pintando uma tela em nossa mente.
A história em si, da mesma forma que o mundo, fica nítido após terminar o livro que o autor pensou minuciosamente cada detalhe do livro para ficar o mais... "enganador?" Possível, literalmente perdi a conta de quantas vezes fui enganado e acabei ficando de boca aberta com cada revelação e ponto chave na história.
No final de tudo consigo entender perfeitamente o motivo do autor ser tão elogiado na gringa, é nítido todo o carinho que ele teve ao escrever esse livro e esse mesmo carinho foi refletido não só na qualidade mas na aceitação do público.

Luana:) 07/01/2023

Confesso que demorei para me empolgar com a leitura, apesar de ter gostado do mundo apresentado e dos personagens.
Locke é um personagem bem esperto e estratégico e é bem interessante ver como ele se envolveu nesse mundo e como consegue superar suas dificuldades nele.

Isis 25/06/2021

O começo pode ficar um pouco travado por conta dos flashbacks, mas o mundo é tão interessante e o Locke criança é tão engraçado que a leitura flui.
A narrativa e o desenvolvimento da história são muito envolventes, é difícil soltar o livro, acabei lendo mais rápido do que imaginava.

kk3thess 16/03/2021

Cinco estrelas para um livro que não é perfeito. A constante alternância entre passado e presente quebram o ritmo. As pontas soltas deixam uma sensação de experiência incompleta. A dinâmica entre os personagens é mais explicada do que mostrada. E ainda assim, é cinco estrelas.

Cinco estrelas pela construção de um universo que parece vivo e pulsante ao invés de um trabalho fictício. Por apresentar uma trama tão bem amarrada e bem planejada que impressiona perceber como nada parece mecânico, mas sim orgânico. Por ser tão intenso e imprevisível que torna impossível não devorar o livro. Pelos protagonistas nada ortodoxos e pelos antagonistas que exalam a ameaça desde a primeira linha em que aparecem. Mas principalmente porque a história, a mitologia e a escrita (ousada e distinta) de Scott Lynch deixaram me marcaram como poucos livros conseguiram.

Não acho que seja um trabalho perfeito e nem que seja uma leitura que recomendo a todos, mas tenho absoluta certeza que aqueles que derem uma chance e que se sentirem pelo menos um pouco envolvidos lá pelo final do capítulo dois, serão tão conquistados por As Mentiras de Locke Lamora quanto eu fui.

Wesley.Fernandes 14/01/2021

Uma aposta no simples e conciso, saber o que quer falar e fazer isso muito bem.
O livro acompanha um grupo de órfãos treinados desde pequenos para se tornarem ladrões capazes de se passar por qualquer um. Ao olhar de todos, esses ladrões vivem suas vidas como discípulos entre as paredes do templo de Perelandro enquanto armam seu próximo grande esquema. Durante um de seus maiores golpes à nobreza da cidade de Camorr eles se veem desafiados por uma figura mítica da qual apenas rumores se contavam em tavernas e que se mostra cada vez mais real e perigosa em sua ascensão ao poder da cidade.

Uma das melhores fantasias que já li e com bastante espaço para continuar me surpreendendo (dada a promessa do autor de 7 livros ao todo). The lies of Locke Lamora cria uma atmosfera que retrata o quão decadente, corrupta e suja Camorr é e que pensar que em um lugar assim algum personagem poderia ter uma moral sólida e correta é abrir espaço para o autor te surpreender e te fazer torcer pelo sucesso do que em uma típica história seriam as pessoas erradas.

O autor sabe criar um clima de perigo e urgência e nos fazer acreditar que certos personagens ao se encontrarem só resultarão em morte certa, morte esta que só está na cabeça do leitor. Scott Lynch sabe como não ser previsível e sair das próprias ciladas narrativas sem quebrar as regras estabelecidas.

No geral é um ótimo livro pra se começar a ler o gênero de fantasia, personagens cativantes, momentos memoráveis e um humor em que é impossível não se pegar dando gargalhadas com as falas e respostas inusitadas dos personagens. Um ponto de vista pouco abordado em histórias de fantasia e apesar das diversas pontas soltas deixadas durante a narrativa, para serem respondidas em suas sequencias, o livro termina com um final extremamente satisfatório e dá a liberdade de deixar o leitor respirar sem a urgência de correr para as suas sequencias.

Isa 30/09/2020

Eu me apaixonei por esse livro logo no começo, e aproveitei cada parte dele. Parei, aliás, para ver avaliações durante a minha leitura porque já estava fazendo recomendações a vários amigos, então queria saber o que outras pessoas acharam.
O cenário medieval-fantástico já é um clássico conhecido, porém é um ao qual não sou muito adepta e portanto foi muito novo para mim. Me surpreendi com o quanto gostei da construção de mundo ao redor disso e de todas as maquinações políticas e religiosas.
Isso me leva ao ponto que mais vi em reviews, os interlúdios que voltavam ao passado no meio da ação. No começo do livro, eles ficam com os personagens principais, e mais pra frente tratam da história do mundo, também.
Eu amei todos eles e a linha do tempo dupla foi, na verdade, uma das primeiras coisas que me conquistou. Não me incomodei com esse vai e vem porque estava curiosa com todas as partes, e completamente absorta na história das crianças. É importante notar, porém, que eu sou o tipo de pessoa que larga o livro durante cenas tensas demais para dar uma esfriada, então o ritmo cheio de riscos constantes já faria eu parar onde o livro corta! (talvez não todas as vezes, mas o ponto se mantém).
Me apaixonei pelos personagens, e pelas relações familiares construídas entre os Nobres Vigaristas. Eles são muito divertidos de acompanhar, e muito espertos, também. Mas reparei que eles só começam o livro com uma motivação: daí pra frente, é uma versão mais violenta e moralmente ambígua de desventuras em série, onde o caos vai se instaurando e o Locke tem de planejar um jeito de se virar para fechar a situação.
Eu claramente poderia discorrer por horas, mas para poupar o esforço: esse livro é meu novo favorito.

@livrostasticos 07/09/2020

Fantástico!
Honestamente um dos melhores livros que eu li esse ano! Eu simplesmente amei cada palavra dessa história.
Esse livro apresenta uma história de roubos e planos traiçoeiros, muito na vibe do filme Onze Homens e Um Segredo, só que numa cidade (Camoor) vagamente baseada em uma Veneza Medieval, com seus canais e gôndolas me outras coisas mais fantasiosas infestando as suas águas.
Nesse livro também somos apresentados a Locke Lamora e seus amigos e foi incrível acompanhá-los. Uma das coisas que eu mais aprecio em livros são amizades bem construídas e genuínas e esse livro entrega 100% demonstrado pelas personagens com trocas de piadas e xingamentos a custa uns dos outros. O livro tem vários flashbacks e o leitor consegue realmente ver a camaradagem entre as personagens e se conectar com elas. Eles são personagens com uma moral questionável, mas que vão sempre estar ali quando o outro precisar. A ideia de que nós escolhemos a nossa família, outra coisa que amo ver em livros.
Para além da história envolvente, das incríveis personagens e de indicações de um mundo maior e mais complexo, também somos presenteados com riscos reais a todo momento, o que torna tudo ainda mais instigante.
Leitura incrível, mais do que recomendada! Mal posso esperar pelo próximo livro!

Padfoots 02/04/2020

Excelente começo
“The Lies of Locke Lamora” foi uma surpresa agradável para mim. Confesso que não conhecia o autor e descobri o livro por acaso, enquanto olhava as sugestões de leitura da Amazon. E que bom que descobri, viu!?

O livro conta a história de Locke Lamora e seus 'Gentlemen Bastards', uma quadrilha de ladrões da qual Locke é o líder e que faz da nobreza da cidade de Camorr seus alvos favoritos. Garantidos pelo orgulho ferido de suas vítimas e pelas farsas bem elaboradas de Locke, os Gentlemen Bastards conseguem manter suas identidades e seus crimes escondidos dos guardas do Duque de Camorr e do resto das gangues de ladrões da cidade.

Cheio de aventuras, esquemas bem elaborados e muita (mas muita mesmo) esperteza por parte de Locke, ‘The Lies of Locke Lamora’ é, sem dúvidas, o livro mais divertido que li esse ano. Locke é um personagem extremamente carismático e, mesmo com suas ações e motivações bem questionáveis, é impossível não torcer por ele. Sem nem percebermos, a cada dificuldade enfrentada por Locke ficamos sempre na ansiedade para descobrirmos como ele vai se safar (e, nos momentos mais tensos, também bate aquele medo horrível de tudo acabar dando errado).

Outro ponto alto do livro, pelo menos para mim, foi a ambientação. Inspirada na Veneza medieval, a descrição de Camorr fez com que eu sentisse como se estivesse lendo uma mistura de Robin Hood com Piratas do Caribe. Não vou negar que a mistura inusitada me agradou muito e a escrita fluida do autor só deixou a experiência ainda melhor.

Talvez minha única crítica seja a forma demasiadamente fácil com a qual Locke acabou lidando com os últimos acontecimentos da história. No decorrer de todo o livro, nossa expectativa sobre o desenrolar dos planos do Rei Cinza cresce de tal maneira que, quando tudo se resolveu, admito que minha primeira reação foi: ‘Okay, mas vai ser fácil assim mesmo?’, principalmente quando levamos em consideração todos os diversos esquemas e truques de Locke já mostrados antes. Não é um final ruim, mas talvez pudesse ser mais grandioso do que foi.

No geral, é um excelente livro inicial para esse novo universo e mal posso esperar para ler os outros.

Newton Nitro 26/08/2013

Golpistas e Mafiosos na Fantasia Medieval!
Um dos livros de fantasia medieval mais badalados dos últimos anos é “As Mentiras de Locke Lamora” (2006) de Scott Lynch. Recomendado pelo próprio George R.R. Martin, o romance é muito original em sua concepção. Em um cenário que lembra a Veneza do período da renascença, quase steampunk e com uma magia baseada em alquimia e na criação de animais alquímicos que podem ser controlados como robôs, o livro narra a saga do ladrão, etelionatário e rei dos malandros Locke Lamora.

A grande sacada de Scott Lynch foi unir o gênero de literatura de crime de mafiosos com as narrativas de golpe (como a do filme “Onze Homens em Um Segredo) em um cenário de Fantasia Medieval (ou melhor Fantasia Renacentista) Suja. A mistura deu certo e o livro é muito divertido.

Locke Lamora é um personagem muito cativante. Órfão e treinado nas artes da ladinagem desde a infância, ele é o líder dos “Gentlemen Bastards” um grupo de golpístas de elite que aplicam golpes na nobreza da cidade de Camorr, mesmo contra as ordens do líder máximo das organizações criminosas da cidade. O livro alterna entre o presente, com os Gentlemen Bastards de envolvendo em uma guerra no submundo do crime de Camorr e o passado, que conta a história da vida de Locke e seus comparsas.

Pelo próprio tema do livro, a narrativa é totalmente amoral, bandidos contra bandidos e cheio de reviravoltas, mortes, tortura, lutas desesperadas e vingança. E um toque de humor e ironia que percorre toda a história, com momento muito engraçados.

O livro é o primeiro de uma série de sete livros (vou ler o próximo em seguida)! Fica a recomendação!