Napoleão Bonaparte

Resenhas - Napoleão Bonaparte

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 20/12/2023

#Finalizado

22 livro do ano

Mais do que pelas ações militares e pelas impressionantes conquista territoriais na Europa do século 18

Napoleão Bonaparte è um dos personagens mais ricos para a compreensão de como funcionou a mentalidade dos grandes líderes da humanidade e como essas ideias mudaram a realidade atual

Neste livro em que ganham destaque suas ações políticas

E não apenas seu conhecido currículo de mestre das batalhas
O leitor viaja por um material que contempla não só as pesquisas e estudos feitos sobre a vida militar e imperador mas também se envolve em um roteiro marcante permeado pela vida pessoal do francês

Essencial para estudantes e aficionados pela história moderna que procurem conhecimento sobre a grande qualidade de reformas relevantes adotadas e aplicadas por Napoleão Bonaparte que modificou a cultura da sociedade francesa e de todo o mundo

Biblioteca da Pry 15/10/2020

Um conquistador que ascendeu na luta.
Um livro que cumpre o que promete apresentando uma história resumida, mas de qualidade, com informações essenciais para a compreensão.
Um estrangeiro que consegue com seu grande conhecimento dos clássicos - uma paixão pela leitura que influenciou no seu modus operandi - se tornar um imperador na grande França da época.
Napoleão, foi de um grande general do exercito para imperador de forma extraordinária, driblando revolucionários, igreja e o povo, criando novas leis, e impondo a força para conquistar novos territórios.
Talvez, essa necessidade de sempre crescer tenha sido o seu maior pecado, e o fazendo perder novas batalhas ao ponto de ser exilado, o que não foi seu fim ...
Napoleão, é um grande nome na história e há muito ainda a se descobrir sobre esse conquistador, esse livro nos apresenta bem esse personagem e mostra algumas de suas influências, inclusive na literatura mundial até os dias de hoje, obras como Guerra e Paz.
Vale muito a pena essa leitura, principalmente para os amantes de história.

Atsushijaum 27/07/2021

Para quem quer conhecer um pouco.
Eu recomendo para se a porta de entrada para esse personagem, a leitura foi bem cansativa talvez por minha parte, tô bem cansado.
É bem curto você acabam em um dia, esse personagem cheio de mistério em volta é muito legal volta na história e vê os passos deles.

HenriqueV5 21/05/2020

Mais um bom resumo
Assim como nos outros dois livros da box, este aqui cumpre o prometido ao apresentar uma história bem resumida sobre um personagem histórico, porém, preservando informações essenciais.

Eu achei que dentre os três, este seria o que eu terminaria mais rápido, pois já tinha estudado acerca da figura de Napoleão em outras obras, entretanto, me surpreendi positivamente ao encontrar informações que eu não tinha visto em lugar nenhum.

Assim como nos outros livros, nos é mostrado a vida do personagem, desde a infância até sua morte, bem como o legado que este deixou na sociedade em que esteve.

O livro narra alguns eventos históricos de forma bem resumida, não há, por exemplo, informações acerca do teatro da guerra. Em alguns capítulos há uma confusão acerca da cronologia dos fatos, mas que dá para entender pelo contexto.

Recomendo o livro para estudantes do ensino médio, para curiosos, para aqueles que querem apenas uma leitura tranquila de fim de semana, e também para aqueles que querem relembrar o que já estudaram. Obviamente que não o indico para aqueles que buscam algo mais profundo e completo.

Lucas Viegas 30/03/2021

Esperava mais!
É um bom livro, o segundo melhor do box. De fácil leitura e bem resumido, às vezes até demais! Bom pra quem procura saber mais lendo pouco, embora seja bem superficial em alguns momentos.

Rodrigo.Rodrigo 23/10/2020

O livro é básico, mas serve como uma leve introdução do personagem.

Renan 22/12/2020

Um livro pequeno (como seu biografado) mas com uma história riquíssima!
Foi a primeira biografia que li de Napoleão, e gostei muito. O autor contou detalhes preciosos sobre a vida de Napoleão, inclusive sua criação e formação familiar.
Incrível!

André Marinho 13/04/2024

Livro interessante
E como se fosse uma síntese da vida de Napoleão, explicando seu início na Itália, um pouco sobre sua infância, vida no exército, e depois as ?parcerias que ele fez para chegar ao topo?, é claro que o autor as vezes parece pender mais para um lado do que o outro no que diz respeito a política, até porque história se faz sempre do lado de quem conta, mas Napoleão foi sim um exímio estrategista com uma vida feira de altos e baixos.

Marcell 28/10/2021

Ótima biografia
Muito boa a obra, tanto para quem já conhece, quanto para quem está tendo um primeiro contato com a história de Napoleão. Leitura rápida e agradável. Não se aprofunda exatamente em nenhum aspecto específico, mas faz um geral sobre tudo, instigando o leitor a procurar outras obras complementares. Citando um parágrafo do próprio livro, que o resume muito bem: ? [?] olhar para o passado de Napoleão Bonaparte é sempre um deleite. O prazer, de todo modo, está em captar as múltiplas facetas dessas pessoas e em se perder em meio à beleza de suas verdades incorretas e de suas mentiras verídicas.?

Andrea.Garcia 07/01/2022

Napoleão Bonaparte
Gostei da leitura! O livro traz um resumo da vida, dos feitos e das guerras enfrentadas por Napoleão.
Li esse livro como material de apoio para me ambientar melhor no contexto histórico e encarar a leitura do famoso "Guerra e Paz".

Dante 27/07/2020

Heroi para alguns, vilão para outros. Bonaparte
Está obra me surpreendeu. No início pensei que seria muito superficial. No entanto, consegui com exatidão apresentar todos os fatos e dados históricos com maestria. A todo momento se apoiando a autores de renomados para faze a base teórica. Um verdadeiro trabalho de historiador. Inicia-se com o nascimento do futuro imperador ao mundo após seu fim. Um menino apaixonado por Alexandre O Grande é que seria um conquistador ao seu nível. "O Napoleão de hoje talvez não seja o mesmo para as pessoas do passado ou do futuro e não há o mais remoto problema nisso. A História constante se está concebendo os sujeitos de amanhã. Hoje (ainda bem) a História do é capaz de olhar para além dos grandes indivíduos e encontrar outros tantos sujeitos, homens e mulheres, sobre os quais se pode debruçar. Todavia olhar para o passado de um Napoleão Bonaparte é sempre um deleite. O prazer, de todo modo, está em captar as múltiplas facetas dessas pessoas e em se perder em meio à beleza de suas verdades incorretas e de suas mentiras verídicas." Claro que é importante ler uma obra mais profunda para se entender ainda mais todos os arranjos e acordos políticos e sociais que este homem que marcou a história fez. Porém, Este pequeno livro serve ao propósito para aqueles que querem saber sobre Napoleão.

Thiago 13/04/2021

Melhor da série
O livro apresenta, de forma superficial, características mais importantes de Napoleão e sua ascenção e queda. Cumpre o que se propõe de forma boa, a leitura é fácil e dinâmica. Há uma ênfase, no entanto, em se buscar uma influência feminina na vida do imperador (especialmente no capítulo I), o que soa como um pouco forçado. Como os demais da série, há erros gramaticais e de revisão, mas em menor quantidade, o que ajuda a leitura.

RicXand 16/02/2022

O livro é um resumo da história de Napoleão Bonaparte.
O livro é bom pra quem não conhece a história dele, pois tem poucas páginas, leitura rápida.

ellen 25/01/2023

Um bom e curto livro.
Napoleão foi uma figura construída com o tempo, ele foi o que foi e cada época, cada século, fez dele o que ele é. De diferentes formas e visões, Napoleão é mostrado com herói, ditador, salvador, retrocesso.

Muito importante ver a trajetória dele por esse livro, foi rápido, objetivo, sem firulas e sem endeusar um homem. Vale muito a pena essa leitura pra quem gostaria de entender como foi o processo de ascensão e declínio de Napoleão desde sua infância e a influência que ele recebeu de pessoas da sua vida até imperador e depois exilado.

Em geral é um livro rápido, não há como falar de um livro sobre um personagem histórico de tamanha importância de forma diferente da que fiz levando em consideração a brevidade do texto e seu caráter resumidor. É uma leitura para os curiosos e apressados.

(@jr__barboza) 30/11/2019

94.Napoleão Bonaparte - Eduardo Araujo e Ado Varela (2014)
Napoleão Bonaparte nasceu em 15 de agosto de 1769 revolucionou a Europa e foi coroado imperador em 1804 na catedral de Notre Dame deixou um legado e é o personagem que mais gerou livros a seu respeito em toda a história.