Alexandre, O Grande

Alexandre, O Grande Marcelo Chaves Trevisan

Resenhas - Alexandre, O Grande

Carol.Alves 09/02/2024

Resumão
Resumão da vida e legado de Alexandre, o Grande. Uma leitura fluida e sucinta, porém que vale a pena para quem gosta de história e quer aprender. Tem muita dica de autores para aprofundar no tema

Swellen 08/09/2023

?? Leitura Finalizada ??

? Alexandre, O Grande - Essencial Conquistadores

"(...) a História é feita a partir de múltiplos sujeitos e múltiplas vozes, e nenhum feito ou evento histórico pode ser configurado a partir de uma única figura." (Pág. 126)

Esse trecho resumiu exatamente o que eu penso sobre essas figuras atemporais que se tornar grandes, mitos, lendas e afins.

O que posso dizer sobre o livro? Foi bom. Próximo!

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 30/06/2023

Um dos maiores líderes da história não poderia ter outra alcunha. Alexandre, o Grande, registrou uma das mais fascinantes séries de expansões territoriais da Antiguidade, construindo um poderoso Império, capaz de revolucionar toda a formação da sociedade. Discípulo de Aristóteles, invicto em todas as batalhas e guerras disputadas, fundador de dezenas de cidades e pioneiro em questões como pesquisas científicas e práticas de mercantilismo, Alexandre viveu durante apenas 33 anos. Tempo suficiente, porém, para a humanidade reconhecer no Rei da Macedônia uma das figuras com maior legado para a posteridade, com grande parte destas lições sobre liderança, sociedade, estratégias e conquistas recheando esta obra. Conteúdo clássico, prazeroso, repleto de informações pertinentes e, espantosamente, atuais. Leitura para os Grandes, assim como Alexandre

Daniel 17/04/2023

Um livro que trás uma abordagem muito fácil e rápido de um grande conquistador da antiguidade.......

Edson.Junior 16/04/2023

Slk
Tipo, achei bom o livro mas me descobri n gostando mt de livros de história, exigiu mt da minha paciência terminar e acredito que n vou voltar a ler mts livros de história

oviajantedasestrelas 14/06/2022

A construção do mito: Alexandre, o Grande
Como se dá a construção de um mito?

Para o escritor e filósofo francês Roland Barthes, mito é “uma forma de conceptualizar e de compreender” (Fiske, 2005, p. 121), ou seja, é a maneira como uma cultura pensa sobre algo e “que não se define pelo objeto de sua mensagem, mas pela maneira como é proferido” (BARTHES, 2010, p. 131). .

Alexandre III da Macedônia (356-323 a. C.), mais conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno, tornou-se um mito. Mas como?

Um dos governantes mais famosos da antiguidade, o filho do rei macedônio Filipe II conquistou o Egito e a Pérsia em suas campanhas e avançou até a Índia. Mas com apenas 32 anos, o rei ficou gravemente doente após uma sessão de bebedeira. Segundo a lenda, Alexandre teve febre crescente, acompanhada de dor abdominal e exaustão progressiva, combinada com paralisia. Ele morreu em 10 de junho de 323 a.C.

Nenhum governante da antiguidade estimula a imaginação como Alexandre. Desde jovem, ele inspirou as pessoas ao seu redor, deixando um legado da cultura grega na forma do helenismo. Sua fama viveu muito depois da antiguidade. Ele foi um modelo para muitos governantes europeus, russos e islâmicos. Pinturas, tapeçarias e artes decorativas retratam a vida e a história de Alexandre.

O conquistador macedônio, em pouco mais de dez anos, tomou posse do imenso império persa de Dario e liderou seu exército às margens desconhecidas do Indo. Se é verdade que, depois de sua morte, o fabuloso império que ele construiu desmoronou, vítima da ambição de seus generais, o fato é que seu curto reinado marcou uma ruptura na história da bacia do Mediterrâneo oriental; uma ruptura que era tanto política quanto cultural.

Alexandre “construiu” seu mito através de sua própria trajetória e do seu legado, deixando um papel indelével na história: um herói para os gregos e romanos, um profeta para os árabes, um mito para os povos ocidentais. Sua vida está perdida entre a história e a lenda, mas se o eco de suas façanhas e seu destino singular chegou até nós, devemos isso porque ele tem sido fonte de inspiração para artistas de todo o mundo ao longo dos séculos.

Texto escrito baseado no livro “Alexandre, o Grande: a construção de um mito de longa duração”, integrante do box Essencial: Conquistadores”, da Hunter Books Editora.

site: https://www.injecaodeconhecimento.com.br/post/a-construcao-do-mito-alexandre-o-grande

Marcell 31/03/2022

mais de 2 meses pra terminar um livro de pouco mais de 100 páginas? que ressaca literária é essa que eu to véi kkkkk

RicXand 06/03/2022

É um resumo da vida de Alexandre Magno, ou Alexandre, o Grande.
O livro poderia ter uma mapas mostrando por onde ele passou.
Fora isso é uma leitura rápida e fácil.

Duda 05/10/2021

Didático
Esse livro é perfeito para quem busca compreender um pouco mais (mesmo que de forma meio superficial) como funcionava a conjectura social que envolvia Alexandre Magno.
Foi um livro que me surpreendeu muito (positivamente). Simplesmente maravilhoso.

Ramos 12/09/2021

Uma leitura histórica que permite conhecer o mito de Alexandre o Grande mas de forma superficial. Não é uma leitura ruim, pelo contrário de forma rápida e fluida conhecemos alguns fatos importantes, mas que poderia ter focado mais nos feitos e na narrativa de sua história.

Atsushijaum 07/08/2021

Aceitável
É um personagem cheio de mitos e lendas, conquistas e vitórias, eu gosto muito dele e já vi várias coisas sobre.
Esse livro trás de forma bem didática mesmo e bem arrastado pelo menos foi o que sentir, tem erros de palavras é bem tosca a tradução é uma jornada e tanto para ler esse livro.
Se você que conhecer mais de Alexandre é uma ótima porta de entrada esse livro.

Thiago 10/04/2021

Erros de revisão e um pouco de confusão
Ao mesmo tempo em que se propõe a introduzir Alexandre e seu ambiente de forma bem superficial, o livro também tenta mostrar que "há muito mais envolvido e os outros personagens devem ser valorizados". No entanto, o espaço é muito pequeno para ir aos detalhes, então não temos a contribuição desses personagens menores na vida de Alexandre... Fora isso, inúmeros erros de pontuação e significados de palavras.

Lucas Viegas 24/03/2021

Sobre o livro
Um excelente texto pra que busca entender superficialmente o que foi a passagem de Alexandre Magno na Terra, bem sucinto, mas não falta nenhum detalhe sobre seus feitos.

Rodrigo.Mendes 18/03/2021

O livro aparenta ser fruto de um grande estudo/trabalho acadêmico, recheado de referências e citações durante a leitura.

Os capítulos são bem divididos com o antes do nascimento, contextualizando a situação política da região, durante a vida de Alexandre, enfatizando sua jornada épica ao oriente até sua morte, e o depois com a divisão do império e seu legado.

A leitura é válida como introdução, sendo necessário buscar outras literaturas para aprofundar-se ainda mais no assunto.

Myke.Anderson 01/02/2021

Alexandre, O Grande!
Uma leitura rápida e didática com informações que o farão pesquisar sobre este grande conquistador após a leitura.