A Filha do Norte

A Filha do Norte Luisa Soresini

Resenhas - A Filha do Norte

Ana 23/02/2023

O livro é o primeiro volume de uma série e narra a história de Michelle (Michelle, ma belle, these are words that go together well, my Michelle...), uma garota com seus 16 anos, super meiga e bondosa, mas que aparenta estar fugindo de alguma coisa, ou de alguém. Em uma de suas peregrinações, Michelle acaba conhecendo Elza e Meredith, as bruxas do Leste e do Sul, e acaba indo morar com as duas por algum tempo, pelo menos até encontrar um emprego para ter o seu próprio cantinho.

As coisas começam a desandar quando Meredith e Michelle saem para ver uma flor super rara e, por causa de uma chuva muito forte, a jovem se perde na floresta e acaba dando de cara com a mansão dos Vergamini. É claro que, como qualquer pessoa normal, ela procura abrigo na casa. No começo, os irmãos a acolhem muito bem, mas no outro dia eles mostram um outro lado que nem Michelle e muito menos nós, leitores, estamos preparados para encarar.

Gente, eu fiquei super impressionada com a imaginação da Luisa! Temos vários livros de fantasia por aí, mas o fato é que existem poucos que se sobressaem. Estamos muito acostumados com o mesmo, as mesmas histórias de vampiros, bruxas e lobisomens, nada fora do normal, mas Luisa criou um mundo totalmente diferente e que me agradou bastante. A começar pelos Vergamini, que apesar de serem irmãos de sangue, são de espécies totalmente diferentes: vampiro, fantasma e temos até um gato selvagem que, na verdade, de selvagem não tem nada. O melhor de tudo é que a explicação para esse fenômeno foi tão convincente que não tive nem como contestar.

Apesar de o livro conter muitas páginas, a narrativa é tão fluida que pode ser lido facilmente em uma sentada. Ainda assim, me frustrei bastante com a falta dos capítulos: o livro todo é contado de uma vez, sem essas tão famosas divisões, só com algumas pausas para trocar o narrador. Inclusive, isso pode ser uma dificuldade para alguns leitores no início, já que não há um indicativo claro de quem está narrando tal parte, só descobrimos depois que começamos a ler e são muitos personagens com voz ativa na história.

Outra coisa que me incomodou foi o constante vitimismo da personagem principal. Okay, entendo que ela estava como refém dos Vergamini, mas não aguentava as contantes lamentações do tipo "ai, eu nunca vou ser bonita"/"eu sou um incômodo para todo mundo"/"oh, como eu nasci para sofrer nesse mundinho cruel". Sem contar que, mesmo tendo esses pensamentos, ela se fazia de durona o tempo inteiro e tentava ver algo bom em tudo. Sim, pessoas positivas são bem legais, mas acaba ficando forçado em algumas situações.

Creio que o ponto principal e o que deixa os leitores curiosos até o final é o destino de cada personagem, além da evolução perceptível deles no decorrer da história. Apesar de ter me irritado com algumas coisinhas, não posso negar que a história me cativou. Ótima pedida para quem quer uma leitura leve e despretensiosa, ou até mesmo para curar aquela ressaquinha literária.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Aline.Moreira 10/11/2022

Leitura interessante
Gostei muito da escrita da autora, nos prende com o mistério do passado da protagonista e com uma estória com bruxas e monstros. Pode até ser em alguns aspectos clichê ela "salvar" de muitas formas os monstros, mas no restante da estória achei intrigante e quero ler o próximo livro. Não sei se é a primeira obra dessa autora nacional, mas acho que ela tem muito talento e com experiência vai ser ainda melhor.

Aqua 27/01/2021

Uma obra prima da literatura nacional
A filha do norte é meu livro favorito e essa é a quarta vez que o leio. Os personagens são envolventes, a escrita é leve e a história é imersiva e viciante, não atoa terminei em menos de um dia todas as vezes que li. Sendo meu livro favorito talvez eu seja sispeita pra falar, mas acho que todos deveriam dar uma chance pra esse diamantezinho que se utiliza da fantasia para falar sobre bondade, relações humanas, solidão, segundas chances entre tantas outras coisas, sempre com um toque mágico.

Ana Gouvêa 31/10/2020

Se eu tivesse pago...
Ainda bem que foi de graça. A personagem é uma versão pseudo-bruxa de Poliana, sem carisma nem graça. Daria pra dizer também que a tradução não tá boa, o problema é que foi escrito em português.

meiaxicaraliteraria 10/09/2020

A leitura é boa, a autora foi super criativa e construiu ótimas cenas/acontecimentos. Em contra partida, achei alguns assuntos/acontecimentos muito repetitivas.

Mah 21/07/2020

A história em si é interessante, mas muitíssimo clichê e algumas vezes sem qualquer imaginação. Embora o enredo seja bom, falta um pouco de harmonia e há muitos jargões que tornam a história repetitiva... Mas vamos terminar, né?

Leituras da Coral 16/04/2019

O livro conta a história de Michelle uma jovem de 16 anos que é inteligente e gentil, que não tem ninguém na vida, além disso ela esconde um passado muito doloroso e sombrio.

Para fugir desse passado ela está tentando encontrar algum lugar no mundo para chamar de lar, nisso ela chega a uma cidadezinha onde ela encontra abrigo na casa de Meredith e Elza as bruxas do Leste e do Sul, que escondem o que são, para que assim possam viver como se fossem uma família comum.

Um dia ao saírem para um passeio pela floresta, tudo acaba mudando para Michelle, quando após uma tempestade inesperada a jovem se vê perdida e acaba parando na entrada da mansão dos irmãos Vergamini.

Meredith se culpa pelo sumiço de Michelle, e junto com Elsa elas saem em busca da jovem, e ao constatar que ela está presa na mansão elas se sentem impotentes em ajudar a amiga a sair da situação.

Ao adentrar a mansão Michelle não sabe que ela é habitada por sete irmãos que foram amaldiçoados a décadas e que continuam vivendo ali como monstros, cada um com uma natureza e poder diferente onde Carl é um gato; Christofer um fantasma; Frank se parece com o doutor Frankenstein,; Wolf é um lobo; Luka é um bruxo; Ethan uma múmia; e Danton um vampiro, mas que apesar disso possuem a mesma crueldade.

Apesar de em um primeiro momento mostrarem homens lindos e galantes, logo revelam sua verdadeira forma e tentam devorar Michelle, mas a nossa protagonista é corajosa e diferente das antigas vítimas dos irmãos luta para continuar viva, o que irrita e ao mesmo tempo intriga os irmãos, com isso resolvem deixa- lá viva por algum tempo para a torturar, para que ela deseje a morte.

Michelle então deverá encontrar um jeito de continuar sobrevivendo, e com isso ela vai conhecendo a história dos irmãos e seus segredos, ao mesmo tempo em que luta com os demônios do seu passado.

Enquanto isso as bruxas do Leste e do Sul ao descobrirem que ela continua viva tentarão salvá-la.

A Filha do Norte é um livro que conquista qualquer leitor, com uma narrativa cativante, e bem completa, onde todos os personagens tem seu espaço nos dando uma visão ampla da história e do que estão sentindo.

Luisa possui uma escrita maravilhosa, onde ela conseguiu misturar diferentes seres sobrenaturais sem deixar estranho, e que vai revelando seus segredos aos poucos o que acaba deixando o leitor cada vez mais curioso e envolvido com a história.

Michelle é aquela personagem azarada, mas que é tão amável que consegue conquistar qualquer um, além disso possui tanta coragem e determinação, sempre procurando ver o lado positivo de tudo, o que me fez ficar apaixonada por ela, já os irmãos Vergamini acabaram também me conquistando um a um onde não consegui definir um favorito.

Foi um livro que acabei devorando, e ao chegar no final fiquei chocada, mal vejo a hora de poder o segundo e saber o desfecho.

Uma ótima dica para quem assim como eu ama uma fantasia com um toque sobrenatural.

site: @livrosartedo_saber
V.S 13/01/2020minha estante
Eu também fiquei chocada com o final, bem no meio do clímax da história! Mas não acho o segundo livro em lugar nenhum, você sabe onde encontrar?

Leituras da Coral 14/01/2020minha estante
Oii, acredito que a autora ainda deve ter alguns exemplares do segundo livro, se tiver interesse o Instagram dela é @luisasoresini... adorei o segundo livro

V.S 14/01/2020minha estante
Muito obrigada! Vou falar com ela

pereira_renata 22/05/2017

Mais um nacional

Tudo começa quando Michelle e Meredith saem para ver as flores. Uma tempestade faz com que Michelle se perca. Desnorteada, sai em busca de ajuda e avista uma mansão enorme e antiga. Pensando não haver ninguém na casa, a menina entra no local para se abrigar e é surpreendida ao ser recebida por uma governanta tão sinistra quanto a casa. Seu instinto lhe diz que há algo de errado, mas essa sensação passa quando ela se depara com um ambiente completamente diferente daquela fachada macabra que vira. O interior da mansão é maravilhoso, bonito e sofisticado, assim como os seus donos: os irmãos Vergamini. O que Michelle não imagina é que às vezes é necessário ouvir nossos instintos. Ela está em perigo e talvez nem suas amigas, Elza e Meredith, as bruxas do Leste e do Sul, consigam salvá-la.
Michelle é uma jovem com um passado sombrio, na verdade um passado que esconde um segredo, isso já dá para perceber logo de cara. Ela é uma pessoa extremamente bondosa, tanto que nem parece ser real...mas na história ela é. E essa bondade dela que é o mote do vem a seguir...
Elza e Meredith acabam acolhendo-a e se preocupam tanto com sua segurança que a protegem de todo mal, menos quando ela se perde na floresta. Ao adentrar na Mansão dos Vergamini, Michelle acaba ficando sem a proteção delas, já que há uma "barreira mágica" que as bloqueia.
Quem não sabia qua a casa poderia ser sinistra? Só Michelle que foi boba o suficiente para entrar lá, né? Mas se não fosse assim, não teria história ....ehehehe. Vamos em frente...
Michelle entra na casa e é recebida de uma forma muito....muito estranha e sinistra...Logo logo percebemos que as pessoas que lá vivem não são boa gente e vão fazer mal a garota. Só que Michelle tem um coração tão bom, mas tão bom, que vai acabar mudando (ou tentando) a vida daquelas pessoas.
Os moradores da Mansão, os Vergaminis, são irmãos (ou parece, né?) mas eles não são pessoas comuns, são amaldiçoados e Michelle, sendo o poço de bondade que é, vai fazer de tudo para trazer a bondade deles de volta. Porém é aí que reside o perigo!
A escrita da autora é bem fluida, mesmo quando fica dando descrição das coisas (o problema está comigo, eu que não tenho muita paciência com muitas descrições pois me perco fácil). Mas as descrições dão a aura que acho que a autora quis dar, mistério, suspense, fantasia. Fantasia essa na caracterização dos personagens, um é fantasma, o outro é uma espécie de Vitor Frankenstein, outro é um gato e por aí vai....Essa parte eu curti.
O que eu não curti muito foi a quantidade de personagens, muita gente, e como cada um tinha sua voz narrativa na história, chegava um hora que eu me perdia um pouco. Eu achei que teve gente demais, sendo suas personalidades descritas de forma superficial, embora ache que as coisas vão ser mais encorpadas nos próximos livros, como alguns segredos a serem revelados.
A Filha do Norte praticamente nos apresenta os personagens e o esforço de Michelle para que eles encontrem o caminho do bem, que ela jura que há neles. Alguma coisa é explicada sobre a magia que os cerca, mas ainda acho que deve ter mais coisa a ser explicada mais para a frente.
Gostei do que li!

Só que fiquei com bastante expectativa para o livro 2. Bem que a Aline, do Leituras, vida e paixões me falou (tenha o livro 2 logo para você ler na sequência ahahahahaha), por conta dos mistérios a serem revelados e por conta de como acaba o livro 1.
Beijos, espero que tenham gostado!

site: http://www.umaleituraamais.com/
Drica 28/05/2018minha estante
Pois é, Acabei de ler o 1 e já comprei o e-book do 2 para poder continuar, pois ele termina de uma forma que você fica aflita pra saber como continua a história... roí todas as unhas, acredita? rsrsrsrs

S.S.Days 11/05/2017

Instigante do começo ao fim!
Michelle é uma adolescente, de aproximadamente 16 anos e é daquelas pessoas que não ficam muito tempo em um lugar só. Ela chega em uma cidade, procura trabalho, fica lá por um tempo e depois parte para uma nova jornada, afinal nada a impede de fazê-lo, inclusive ela tem até motivos para isso. Após perder a senhora que a acolheu durante tanto tempo, decide partir novamente, e é nessa jornada que ela descobre Mafaldi e encontra Elza e Meredith, duas bruxas que a acolhe também. Os dias se passam e elas ficam cada vez mais próximas, até que um dia Meredith e Michelle resolvem sair para ver algumas flores da Luna e se perdem. É aí que Michelle dá de cara com a mansão dos Vergaminis e todo o desenrolar da história acontece.

Desde a primeira página a escrita e narrativa da autora já me encantaram de uma maneira que sem dúvidas eu não imaginava que aconteceria ou que fosse ser possível.
Então, quanto mais páginas eu lia, mais querer ler para saber o que aconteceria naquela história.
Os personagens então... Me apaixonei por eles, até mesmo pelos antagonistas. (...K

Mais no blog Frases de Fallen

site: https://frasesdefallenof.blogspot.com.br/2017/05/a-filha-do-norte.html?m=1

Ilkeline Radiche 02/05/2017

Resenha A Filha do Norte
Tenho que comprar logo A Filha do Norte 2

???? ·?· ????
Conta a história de Michelle uma menina inteligente, gentil e sozinha esconde um passado muito dolorido e ainda não achou um lugar no mundo para chamar de seu. Ela acaba ficando com as bruxas do Leste e do Sul, que são Meredith e Elza só que Michelle não sabe quem elas são de verdade para ela é apenas uma menina e uma senhora. Mas um passeio pela floresta Michelle acaba se perdendo de Meredith e acaba indo para na mansão dos Irmãos Vergamini.
?????????
Depois de uma maldição cada irmão possui um poder e personalidades diferentes: Carl é um gato; Christofer um fantasma; Frank, ele é como o doutor Frankenstein, mas uma de suas mãos é uma moto serra; Wolf como o nome já diz é um lobo; Luka é um bruxo; Ethan uma múmia; e Danton um vampiro.
?????????????
"Por que eles estavam sozinhos naquela casa? Onde estavam seus pais? Onde estava a empregada que me atendeu naquele dia? Tantas perguntas, quase todas sem resposta. " 103pág
?????
Cheio de tensão e poucos momentos tranquilos, além de uma maldição sobre os Irmãos Vergamini, magia, mistérios, suspense e segredos. Também sobre egoísmo, família, poder e como o dinheiro não traz felicidade.
× ?-?-?-?? ? ??-?-?-? ×
No decorrer da história Michelle ganhou vários apelidos como Fedelha, Garota, Bonequinha e Cordeirinha por os Irmãos Vergamini.
?????????????
Um livro sobre determinação, bondade mesmo com seus inimigos Michelle mostra gentil era diferente não tinha medo deles era corajosa e Valente.
??????????????????
Um livro bem escrito gostei muito de conhecer me prendeu do início ao fim, os personagens podemos conhecer um pouco de cada um deles e como não adora Michelle Valente e corajosa não é nenhuma garotinha indefesa.
V.S 13/01/2020minha estante
Você conseguiu encontrar o segundo livro? Eu procurei e nada! E no skoob o ano de lançamento foi em 2017 :((

Fabi @FLeituras 19/03/2017

A Filha do Norte

O livro conta a história de irmãos, os Vergamini, que foram transformados em monstros imortais por bruxas. Por conta disto eles acabaram perdendo tudo que tinham e se isolaram da sociedade e de si mesmos, até que um dia, uma garota chamada Michelle se perde na floresta durante uma tempestade e se depara com mansão onde eles moram e decide pedir ajuda.

Os irmãos a recebem, porém suas intenções não são nada boas: Michelle será o jantar deles. Quando a garota descobre as verdadeiras intenções daqueles rapazes demonstra muita coragem e os enfrenta, isso irrita os irmãos e eles decidem deixá-la viva para poder tortura-la e fazer com que ela sinta medo e sofra antes de morrer.

A partir daí a história fica super interessante, já que Michelle caiu em um ninho de monstros e terá que dar um jeito de se sair desta.

Opinião

A autora se dedica na construção dos personagens, porém eles possuem uma personalidade um tanto infantil.

Michelle é corajosa, independente, altruísta e tenta estar sempre com um sorriso no rosto. Já passou por muita coisa na vida e por conta disto não teve medo dos irmãos Vergamini. Por diversas vezes pensei “Michelle é doida!” , é uma personagem bem fora de série.

Danton é um vampiro e é o líder dos Vergamini. Ele não tem muito destaque nesse livro, só é possível dizer que é mais malvado.

Carl é um gato demônio e ainda é uma criança. Ele sofre por estar em um meio termo de criança e adulto (é imortal, porém não crescerá e ficará sempre como criança).

Luka é um bruxo sedutor. Ele tem ataques de ciúmes e raiva, na maioria das vezes é seco. É o tipo de personagem que você quer uma hora bater e outra abraçar.

Christofer é um fantasma e gosta de tocar piano. Ele não pode tocar e nem ser tocado por Michelle, porém isso não se torna um problema.

Frank é um cientista com uma serra no lugar de uma das mãos. Ele adora plantas e faz experimentos macabros. Ele possui uma postura mais responsável.

Wolf se transforma em lobo e é o mais quieto do grupo e também um dos mais impulsivos.

Ethan é uma múmia. É um dos Vergamini mais inteligente e forte.

Todos os irmãos são mimados, violentos, impulsivos, sanguinários, enfim, são pessoas totalmente desagradáveis que pensam apenas em si mesmo. São garotos frustados, que querem atenção.

Sobre as bruxas (Elza e Meredith): esperava mais delas neste livro, até porque elas aparecem na sinopse e dão a impressão que terão um papel bem importante, porém elas não fazem muita coisa e quase não a conhecemos. Michelle apenas faz algumas visitas a elas.

Os irmãos Vergamini são maus e se odeiam, todos obedecem ao seu líder: Danton, por ele ser o mais forte de todos. O passatempo deles é torturar suas vítimas antes de matá-las e devorá-las.

A evolução dos personagens é o que torna este livro bonito, eles tentam se tornar melhores e aprendem a reconhecer o que estão sentindo. Michelle é a pessoa que ajuda e incentiva os irmãos neste processo e aos poucos vai unindo eles. Os irmãos Vergamini também vão mudando Michelle aos poucos, ensinam a ela que nem tudo é preciso ser feito sozinho e que ela deve se amar mais.

É uma história engraçada (principalmente as provocações dos irmãos) e com um romance bem gostoso. Reúne os principais personagens do mundo da fantasia de uma forma única.

O livro possui cenas pesadas, violentas e angustiantes que contribuem para o suspense da história e mostram que nada na vida é fácil. A autora também conseguiu criar várias cenas marcantes com diferentes climas, isso torna difícil escolher uma favorita.

Neste livro não temos nenhum mistério revelado, temos algumas pistas do que pode ter acontecido com Michelle no passado e sobre o porquê do título "A Filha do Norte". Não consegui definir ao certo a época em que se passam os acontecimentos, uma das falhas do livro.

A leitura a é bem fluida, porém a autora intercala a narrativa e às vezes fica difícil saber qual personagem está narrando, só é possível descobrir dpois de várias linhas. O livro é sem capítulos.

Me diverti bastante lendo, pois o tipo de narrativa faz com que tenha a sensação de que é o roteiro de um anime. É um livro bem suave e delicado.

La Rocca 02/08/2016

Michelle é uma garota humilde e virtuosa que nunca conseguiu ficar muito tempo em um lugar só. As razões continuam sendo um mistério, mas por onde a garota ia, coisas ruins aconteciam.
Quando sua tutora morre e deixa uma enorme herança, Michelle prefere recomeçar a vida em outro lugar e acaba conhecendo Elza e Meredith, uma senhora e uma criança, que a acolhem e lhe dão assistência.
Porém, certo dia Meredith leva Michelle para ver flores, e uma tempestade acaba separando as duas. Talvez tenha sido destino, talvez tenha sido azar. Mas Michelle encontra uma casa, onde irmãos misteriosos a recebem com um banquete exuberante. Infelizmente, nem tudo é o que aparenta ser. Os irmãos Vergamini, antes bonitos e cheios de vitalidade, acabam mostrando a verdadeira aparência e Michelle é mantida presa na casa, sob constante ameaça.
Mas, até monstros podem acabar cedendo quando se trata de Michelle. Será que ela vai enxergar o lado bom de cada um e dar a volta por cima para conquistar os terríveis Vergamini? Bem, se for depender de Danton, o mais poderoso, então certamente Michelle terá problemas.
O livro nos trás uma personagem forte, que não desiste nunca com base em uma promessa que fez a mãe: iria permanecer viva. Com isso, nos faz refletir sobre os valores que realmente importam e nos mostra que qualquer pessoa pode ter um lado bom. E apesar de Michelle ser uma personagem bem "perfeitinha", conseguimos sentir o amadurecimento dela e de todos os personagens ao decorrer da história.
Minha impressão, foi que este livro foi mais um pontapé inicial para a história. Apresentação do conflito, do mistério e dos personagens, porém não solucionou de fato o verdadeiro problema. O que me fez com toda certeza, apostar que os próximos livros serão sensacionais, principalmente para matar essa curiosidade que o final deixou.

site: http://myliteraryparadise.blogspot.com.br/2016/05/25-resenha-filha-do-norte_10.html

Viviana Mendonça 14/07/2016

Amei o livro, louca pelo segundo volume
Quero primeiramente agradecer ao Blog Capsula de Banca e a Autora Luisa Soresini pelo privilegio de ter participado do Booktour, além de sempre ser uma experiencia maravilhosa conhecer novos autores através desse projeto, foi gratificante conhecer essa obra. Tanto que adquirir um só pra mim, a unica coisa que me deixou ansiosa foi o fato de ser volume I, a historia terminou em um momento que me deixou muito, mas muito curiosa, entusiasmada e terei que esperar o volume II. Mas vamos lá, vou contar um pouco mais das minha experiencia com a leitura.
São 496 paginas de uma leitura prazerosa e que rende, demorei um pouco para ler, mas foi algo pessoal, pois a cada momento que tinha disponível, lia alguns capítulos só para conhecer mais Michelle, uma garota que se mostrou simples, do tipo de garota que atrai pelas palavras, pela sabedoria que não sabe que tem, pela experiencia da dor da perda, mas valoriza o que tem, por tentar fazer tudo certo, mas faz tudo errado.
Michelle conquista o leitor, porém mesmo eu gostando muito dela, me irritou um pouco sua ingenuidade, muitas vezes quis entrar no livro e chacoalhar-la e dizer a ela pra acordar um pouco, mas é por que acabamos querendo seu bem e ela algumas vezes querendo ajudar, atrapalhava um pouco...rsrs

Huuum, espero ter inspirado vocês com mais essa incrível historia de uma Autora Nacional.
E vamos esperar pelo Livro II, que venha logo, ansiosa demais!!

Para ver a resenha inteira, tem o link do blog abaixo, pois fiquei com medo de deixar spoiler

site: http://devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br/2016/07/resenha-filha-do-norte-luisa-soresini.html

Gabrielle Roveda 28/06/2016

Um nacional fantástico para amar
Comecemos por um fato bastante importante relacionado à essa resenha: Luisa Soresini, se estiver lendo isso (e estará), saiba que mudou meu conceito sobre fantasia. Confesso que não sou fã do estilo, porém, volta e meia estou à procura de um que me faça mudar de ideia. Eis que surge a Luisa e me apresenta o seu mundo encantado dentro das páginas de A Filha do Norte. A obra conta a história de Michelle, uma menina que, à princípio, não se sabe as origens e o passado. Ela acaba indo parar numa vila onde uma senhora e uma criança a recebem (que na verdade são duas bruxas, Elza e Meredith). As bruxas transformadas lhe concedem um lugar para ficar e a ajudam, mas é quando no meio de uma tempestade que a pobrezinha vai parar numa mansão aterrorizante, onde mais personagens entram na história, os queridíssimos (ou nem tanto) Vergaminis.
"Controle bem seu tempo, Carl, ele um dia acaba."
E nessa hora que as coisas ficam interessantes, a autora deixa claro desde o início que os majestosos irmãos Vergaminis não são flor que se cheire, mas mesmo assim queremos ver Michelle caindo na farsa dos meninos: Danton, Ethan, Carl, Luka, Frank, Christofer e Wolf. No início achei meio confuso tanto personagem jogado para dentro da cabeça, mas aos poucos, quando a própria Michelle vai os conhecendo melhor, vamos nos acostumando e nos apegando a cada um deles em especial. Achei incrível o jogo que autora fez de não escolher a família como um único modo de ser, como se sabe logo em seguida, os Vergamini são monstros (tudo por causa de algo que virão a descobrir se lerem), porém cada um tem uma característica única, não seguindo um padrão do tipo: todos são vampiros ou lobos, ou qualquer outro. Cada um tem sua maneira de cativar e nos fazer lembrar sempre, inclusive de seus nomes na hora de fazer confusão na cabeça. (leia mais)

site: http://www.florejar.com/2016/04/leio-ou-nao-filha-do-norte-1-luisa.html