A Filha do Norte

A Filha do Norte Luisa Soresini

Resenhas - A Filha do Norte

meiaxicaraliteraria 10/09/2020

A leitura é boa, a autora foi super criativa e construiu ótimas cenas/acontecimentos. Em contra partida, achei alguns assuntos/acontecimentos muito repetitivas.

Joy 20/03/2016

Gostei da narrativa, pois compreendemos todos os personagens intimamente.
Dei quatro raios para este livro por causa da minha sensação de nostalgia. A autora, assim como eu, gosta muito de mangás (fizemos até amizade por causa disso, rs) e quem não os lê talvez não irá entender as referências das personalidades características que se repetem em inúmeras histórias desse gênero.

A protagonista da história é a Michelle, uma jovem de dezessete anos extremamente gentil que perdeu a família há algum tempo e a avó adotiva recentemente. Aparentemente ela está fugindo de algo ou alguém poderoso. No início, Michelle chega à pequena cidade Mafaldi e é acolhida por duas bruxas (que em nenhum momento mostram suas verdadeiras aparências e poderes à garota): Elza, a Bruxa do Leste (que se disfarça de idosa) e Meredith, a Bruxa do Sul (que se disfarça de criança).

"Parecia que ela emitia algum tipo de luz, que atraía todos para vislumbrá-la. Era um doce, mas eu sabia que, no fundo, Michelle carregava uma tristeza irreparável, que não queria mostrar a ninguém."

As três vivem juntas e felizes durante alguns meses, já que Michelle é muito dócil e gentil e consegue cativar todos os moradores da cidade. Contudo, Meredith conta à Michelle que existe uma flor chamada Luna que somente floresce à noite. As duas vão até esse lugar no meio da floresta, mas uma tempestade as separam e mesmo Meredith sendo uma bruxa, não consegue encontrar a garota e volta para à cidade para que ela e Elza a encontrem.

Michelle perdida na floresta encontra uma mansão, um dos piores lugares que ela poderia ir. Ela entra imaginando que está abandonada e é surpreendida por uma jovem empregada que a leva para os senhores da casa. E para surpresa de Michelle, os donos da casa são sete jovens lindos, os irmãos Vergaminis.

"Contudo, algo me dizia que não eram. Que havia algo errado com eles. Alguma coisa os estava incomodando, tirando sua liberdade e escondendo seus verdadeiros 'eus'."

Os sete irmãos obviamente escondem um segredo, e Michelle é tratada educadamente por eles no começo, porém à noite depois ter ficado para o jantar e adormecido em um dos quartos de hóspedes, ela vaga pela mansão e escuta a conversa dos jovens. E é a partir daí que ela percebe a verdadeira intenção deles.

"Eles não eram mais as pessoas que eu vi havia a pouco. Não eram os homens admiráveis com quem eu havia jantado. [...] Haviam mudado por completo e estavam terrivelmente medonhos e assustadores. Eles eram monstros. Eram os vilões dos meus livros."

Enquanto Michelle está descobrindo a verdade, as bruxas Elza e Meredith tentam de várias formas quebrar a barreira que há ao redor da mansão, pois Michelle corre sérios perigos.

A protagonista desta história é a típica garota que consegue cativar até os mais impossíveis, mas tem um segredo tão amedrontador dentro de si que não teme por sua vida e esta sua falta de medo traz a curiosidade nos irmãos Vergamini, um por um.

"De qualquer forma, eu já estava acostumada a sentir dor e desespero, de me sentir sem saída e completamente sozinha neste mundo. Isso já não era uma novidade para mim. Danton teria de ser muito criativo para me fazer sofrer mais do que eu já sofri em toda minha vida. Eles terão de ser se quiserem realmente me abalar."

Algo que é bastante comum nos mangás e que é o principal ponto dessa história é a presença de um personagem com um caráter muito bom que consegue influenciar os outros que, na maioria dos casos, têm tudo para serem vilões. Acho que já deixei uma grande brecha aqui não é? hahah

Mantendo nesta ideia de influências, eu particularmente achei as mudanças de alguns personagens muito bruscas, mas conversei com a autora (conversem com ela também, é ótima :3) e ela me contou o porquê destas modificações: "Eles são instáveis, frustrados e desequilibrados. É pra ser brusco mesmo, na verdade eu queria passar a sensação de que mesmo eles mudando rápido de opinião sobre ela no fundo eles demoram a confiar plenamente."

Bom, durante a leitura me incomodou um pouco, mas é questão de opinião mesmo. ;) Além disso, achei algumas atitudes dos Vergaminis um pouco bobas demais se forem comparadas com o que eles viveram no passado sabe? Algo que gostei muito foi a narrativa, pois mostra todos os ângulos dos personagens que estão participando das cenas, assim compreendemos todos eles intimamente.

Eu poderia muito bem dar as características de todos os irmãos Vergaminis, mas a resenha iria se estender muito e eu iria acabar dando spoiler (lol). Vou somente colocar os nomes deles aqui: Frank, Ethan, Wolf, Danton, Luka, Christopher e Carl, sendo Danton o líder tirano deles.

"Ele é o mais forte, é o rei. E, mesmo quando todas as peças do tabuleiro caírem, mesmo quando todas forem sacrificadas, o rei se erguerá triunfante para o xeque-mate."

Ah, quase ia esquecendo! O principal motivo de eu sentir nostalgia ao ler este livro foi o fato da protagonista ser muito parecida em atitude e fisicamente com uma personagem de um dos meus mangás favoritos, a Tohru do mangá Fruits Basket! Aliás, vários outros personagens me deram essa sensação nostálgica, esse mangá é muito amor gente!

Lembrando que este livro vai ter uma continuação e tenho interesse em lê-la para compreender mais o passado dos personagens. :)
Espero que vocês tenham gostado da resenha!
Visite o meu blog! ;)

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/

Ana Gouvêa 31/10/2020

Se eu tivesse pago...
Ainda bem que foi de graça. A personagem é uma versão pseudo-bruxa de Poliana, sem carisma nem graça. Daria pra dizer também que a tradução não tá boa, o problema é que foi escrito em português.

livrosepixels 19/02/2016

A Filha do Norte: Suspense ou drama??
Olá leitores e leitoras. Hoje vou falar sobre esse livro que acabei de ler, da capixaba-mineira, Luisa Soresini.

O Livro A Filha do Norte é uma duologia, segundo o que a autora me contou no Facebook, então pode ser que ao final da minha resenha algo faça sentido. Vamos lá!

A história vocês já conhecem: Uma garota de 16 anos, chamada Michelle, aparece na pequena vila de Mafaldi, onde conhece duas bruxas, mas sem saber que elas são bruxas. Elas são: Elza (a bruxa do leste) e Meredith (a bruxa do sul). Michelle fica um tempo na casa das bruxas, até que um dia ela e Meredith saem para ver as flores de Luna, lindas flores que brilham muito a noite. O problema começa quando uma tempestade faz com que as duas se percam, e Michelle acaba indo parar em frente a uma casa abondada e assombrosa: a mansão dos Vergaminis. Ela, mesmo tendo o intuito que não deveria ir lá, acaba indo na casa. E então fica presa na casa e as coisas começam a piorar para o seu lado.

Pois bem, a história começa a se desenrolar a partir daí. O livro tem 496 páginas, que são muito bem escritas, diga-se com sinceridade. A linguagem é boa, fácil de entender e flui tranquilamente. A leitura não é cansativa, e você acaba lendo páginas e mais páginas sem perceber o tempo passar.

Porém, ao meu ponto de vista (e penso que só ao meu, pois até agora só vi resenhas muito positivas), a trama é enrolada e demasiadamente extensa, sem um propósito envolvente. A história toda gira em torno da Michelle e da sua convivência com os monstros, porém está muito mais para o drama do que para ficção fantasia. As vezes a protagonista é irritante, as vezes é amável. Mas penso que, na trama do livro, falta o "tempero" da história, o que realmente motiva a lê-lo. O segredo que Michelle esconde se arrasta por todo o livro, só começando a aparecer detalhes bem próximo ao final do livro. E a melhor parte do livro, que é o confronto dela, dos irmãos e do Danton, fica bem no final. E o livro acaba.

A aparição das bruxas é tão pouca, que penso que praticamente se tornam insignificantes na história, não agregando nada. Pelo menos por agora. Também há outras coisas que o livro não deixa claro. Por exemplo, se Elza e Meredith eram duas bruxas, respectivamente as do Sul e a do Leste, em teoria suponho eu que o Luka seja o bruxo do Oeste (já que além delas, ele é o único bruxo na história). Mas o livro não explica isso. Então torna-se apenas uma teoria. Desde o começo do livro sabe-se que a Filha do Norte é, sem dúvida, a Michelle. Mas o que isso quer dizer? Será que ela é um tipo de bruxa suprema, mas sem saber? O livro não conta, muito menos dá pistas.

Entretanto, devo reconhecer que, isso tudo deve fazer parte da história, tem o seu propósito, e é por este motivo que o livro é inteligente e bem trabalhado. Suponho que vamos descobrir o que é a Filha do Norte no segundo volume. Também suponho que vamos ver a maior participação das bruxas no segundo livro. Suponho também que todas as pontas das cordas serão atadas no segundo livro. Se for isso, reconheço que o livro é inteiramente inteligente.

Enfim, ao meu ver o livro não me agradou tanto quanto eu imaginei, porém como eu disse, deve ser porque o clímax da história mesmo será mostrado no segundo. Então, o jeito é esperar.

Por último, e não menos importante:
A diagramação é maravilhosa, linda e delicada. A capa do livro é perfeita, cercada por mistério, muito bonita e instigante. A tipografia usada no nome do livro também ajudou a dar essa cara de suspense ao livro. Show de bola.

Abraços =D

Aline.Moreira 10/11/2022

Leitura interessante
Gostei muito da escrita da autora, nos prende com o mistério do passado da protagonista e com uma estória com bruxas e monstros. Pode até ser em alguns aspectos clichê ela "salvar" de muitas formas os monstros, mas no restante da estória achei intrigante e quero ler o próximo livro. Não sei se é a primeira obra dessa autora nacional, mas acho que ela tem muito talento e com experiência vai ser ainda melhor.

Nine 15/03/2016

Resenha - A Filha do Norte
O livro é o primeiro volume de uma duologia e narra a história de Michelle, uma jovem viajante que acaba recebendo abrigo de Elza e Meredith, as bruxas do Leste e do Sul. Com sua bondade e doçura, Michelle as conquista e elas acabam se tornando amigas, mesmo que as duas ainda ocultem suas magias da menina.

As coisas começam a desandar quando Michelle e Meredith saem para ver as flores da noite e uma tempestade faz com que a bruxa perca Michelle de vista. Perdida, ao tentar encontrar o caminho de volta Michelle avista uma mansão enorme e antiga, contra todos os seus instintos, ela acaba na mansão em busca de abrigo e acaba encontrando os perversos irmãos Vergamini.

Os Vergamini, apesar de irmãos, são seres sobrenaturais bem distintos, dentre vampiros, fantasmas e vários outros tipos, a autora teve todo um cuidado que não deixou lacunas ou meias explicações sobre a existência de seus poderes, uma trama bem construída assim como os personagens.

O que mais me incomodou na história fora as lamurias e perfeccionismo da personagem principal, ela consegue ser bondosa, compreensiva com todos, menos consigo mesma. Ela conseguia entender e ajudar uma pessoa que ela mal conhece, mas não consegue se tratar do mesmo jeito, está sempre se cobrando ou lamentando que a sina dela é sofrer. As vezes dava vontade de entrar na história. sacudir ela pelos cabelos e falar Para, vai pensar em algo útil pra te ajudar e pare de ficar se lamentando!.

"Você está lidando com muitas coisas. Mas não se preocupe, você é forte o suficiente para lidar com elas."

Bem, o livro não é dividido entre capítulos e a narrativa é feita sobre a visão de vários personagens, e você só vai identificar o narrador conforme a leitura vai decorrendo, pra mim esse foi um dos pontos mais cansativos da leitura, mas apesar, ela ocorre fluida e fácil.

Apesar dos pontos negativos que eu citei e da personagem ter me irritado por diversas vezes, o livro trás uma lição valiosíssima de amor ao próximo e a leitura te faz refletir sobre muitas coisas, e é claro, deixa aquele gostinho curioso de quero mais. Com certeza é uma leitura que eu indico a quem ama fantasia.

site: http://bit.ly/afilhadonorte

Andressa Brandão 17/03/2016

A Filha do Norte conta a história de Michelle, uma jovem de passado misterioso, que ruma sozinha e sem destino de cidade em cidade. Após uma pequena estadia na casa de Meredith e Elza (que ela não sabe se tratarem de bruxas), a jovem se perde na floresta e acaba pedindo ajuda na mansão Vergamini onde é acolhida por sete jovens charmosos. O que Michelle não sabe é que eles, na verdade, não são o que aparentam.

O livro, diferentemente de todos os outros que já li, não tem uma divisão em capítulos, mas sim em pequenos trechos, que muitas vezes são utilizados para a troca do ponto de vista entre os personagens. Esse estilo de narrativa me deixou confusa algumas vezes, sem saber exatamente quem estava narrando determinada cena. Apesar de não ser um método muito prático, após você se acostumar, a leitura flui de forma leve e rápida.

O maior enfoque da história é na relação de Michelle com os Vergamini, deixando as bruxas um pouco de lado nesse primeiro volume, e no passado misterioso da jovem, que ainda a assombra. O desenvolvimento é previsível, mas em alguns momentos são entregues dicas e detalhes sobre o passado da garota, que ainda ira de alguma forma interferir em seu destino.

Michelle é uma daquelas mocinhas boazinhas, doces, subservientes e que sempre pensam nos outros antes de si, e por isso não consegui simpatizar com a protagonista. A falta de defeitos em um personagem é algo que geralmente me incomoda e que pouco me atrai. Em alguns momentos o desprendimento com a própria vida ou forma como ela entende tudo tranquilamente beira o absurdo. Já os garotos Vergamini são o oposto. Cheios de defeitos, manias e donos de um caráter duvidoso. Gostaria de ter visto um pouco mais do desenvolvimento individual de cada um deles, pois acredito que eles têm grande potencial para a história.

O ponto alto do livro ocorre com o gancho deixado para o início do segundo volume, previsto para o ano quem vem, que aparenta ter mais ação e ser mais revelador sobre o verdadeiro perigo do qual Michelle tanto se esconde.

site: http://www.aconstantinobrandao.com.br/2016/03/a-filha-do-norte.html

Renan.Souza 19/05/2016

o melhor dos melhores
voces devem estar se perguntando oque estou fazendo aqui novamente depois de ter largado completamente minhas redes sociais! pois bem vou explicar oque houve.
apos ter largado minhas redes sociais comecei a ler um livro cujo qual me prendeu muito. o engraçado e que o livro tem mais de 400 paginas e nao tem nenhum capitulo, isso mesmo meus queridos leitores nenhum capitulo.
quando comecei a ler eu achei que seria cançativo e que esse seria mais um livro que eu desistiria. porem superou todas as minhas expectativas. esse livro me prendeu eu nao queria mais parar de ler. me deixou feliz, alegre, e ao mesmo tempo triste e irritado. e um mix de romance com suspense.
Voces devem estar curiosos pra saber de qual livro estou falando neh? ok meus queridos estou falando de "A filha do norte" cuja escritora e muito querida e minha amiga Luisa Soresini. eu super recomendo esse livro e mais que especial. e uma trama fabulosa que vai te prender a cada pagina que passar. eu super estou animado pra ver meu livro autografado. e assim que tivemos a oportunidade de nos ver gostaria de conhecer a luisa pessoalmente. temos gostos muito peculiares e bem parecidos isso fez com que nossa conversa rendesse muito texto. conversando sobre o livro descobri que alguns personagens do livro que para mim sao favoritos tambem sao favoritos para a escritora.

vou deixar a sinopse do livro abaixo para deixar com agua na boca:

"Tudo começa quando Michelle e Meredith saem para ver as flores. Uma tempestade faz com que a bruxa perca Michelle de vista. A menina, desnorteada, sai em busca de ajuda e avista uma mansão enorme e antiga. Pensando que não mora ninguém na casa, Michelle entra no local para se abrigar e é surpreendida ao ser recebida por uma governanta tão sinistra quanto a casa, que a deixa com medo. Seu instinto lhe diz que há algo de errado, mas essa sensação passa quando entra na casa e se depara com um ambiente completamente diferente daquela fachada macabra que vira. O interior da mansão é maravilhoso, bonito e sofisticado, assim como os seus donos: os irmãos Vergamini. O que Michelle não imagina é que às vezes é necessário ouvir nossos instintos. Ela está em perigo e talvez nem suas amigas, Elza e Meredith, as bruxas do Leste e do Sul, consigam salvá-la."

e ai pessoal ficaram com vontade? entao va logo nas lojas online e compre ja o seu. vou disponibilizar o link abaixo da onde eu comprei o meu e para quem quizer segue a dica.

Pri 28/05/2016

Como conviver com monstros
Estava ansiosa para ler esse livro, ainda mais depois que li tantas resenhas positivas.

"Quando estamos cheios de ódio, perdemos a razão e o nosso verdadeiro propósito."

Michelle tem 16 anos, mas desde nova não tem ninguém que cuide dela. Anda de cidade em cidade em busca de um trabalho e um abrigo temporário, até que dê o tempo de partir. Assim, ela chega à Vila Mafaldi e é acolhida por Elza, uma senhora muito simpática, e Meredith, uma alegre menina. Os dias que passa com as duas são felizes e Michelle nem desconfia das verdadeiras identidades das duas, as bruxas do Leste e do Sul.

"Como ela podia ter tamanha sensibilidade para ler a minha alma e os meus sentimentos? Essa garota pobre, problemática e desleixada, admirou o meu trabalho e a mim; e agora ela demonstrava que me conhecia mais que os outros e melhor que eu mesmo."

Um dia, Meredith leva Michelle para ver as belíssimas flores da Luna. Mas um temporal totalmente inesperado acaba com o que deveria ter sido um passeio tranquilo, e Mi acaba se perdendo na floresta. Meredith fica desesperada e, juntamente com Elza, sai à procura de Mi, mas mesmo com seus poderes não conseguem encontrá-la. Enquanto isso, Michelle caminha até encontrar uma antiga mansão, aparentemente abandonada. Em busca de um abrigo da chuva e sem saber do perigo que se esconde naquele lugar, ela bate à porta, sem esperar por uma resposta. Então uma assustadora empregada a recepciona, e apesar de temerosa, decide entrar, já que é melhor do que ficar na chuva.

"— Michelle vive me dizendo que nós somos uma família, mas eu não me lembro de sermos uma família nem nos nossos dias normais. Será que somos mesmo irmãos?
— A pergunta não é essa, Carl. A pergunta é: por que não nos tratamos como irmãos?"

O que ela não sabe é que aquela mansão é a morada dos malignos irmãos Vergamini. Sete rapazes cruéis que possuem características e habilidades bastante peculiares, e resolveram aproveitar a oportunidade para se divertirem um pouco com a nova visitante, se livrando do tédio que é viver lá. Sem nenhuma noção do risco que está correndo, Michelle é recepcionada por eles e fica encantada com a beleza do interior da mansão e de seus proprietários fascinantes e muito bem educados.

"— Não é a aparência que conta, Carl. Você tem que se aceitar pelo que tem aqui. — Apontei para o seu peito. — Eu consigo ver o que tem aí. Se você começar a ver também, todos irão ver junto contigo. Além disso, eu não ligo para o fato de vocês serem monstros, ou sei lá o quê. Para mim, não passam de crianças mimadas fortes e com superpoderes macabros que podem me matar lenta e dolorosamente. Viu, nada demais? Quem se importa! — Sorri brincalhona."

A partir daí começa o desenrolar de um grande desafio para Michelle. Se ela quiser se manter viva, precisa conquistar esses irmãos tão diferentes, um por um. Com seu jeitinho meigo, uma mania de sempre ver o lado bom de tudo e a incomum capacidade de compreender os sentimentos das outras pessoas, ela deixa os Vergamini bastante intrigados (e muitas vezes, furiosos). Intrigados ao ponto de deixá-la viva por mais algum tempo para ser observada; furiosos para que a morte não venha rápido e ela sofra mais. Por quanto tempo será que ela aguenta?

"— Nós não somos irmãos, menina. — Ela ficou boquiaberta. — Somos meras peças nas mãos de Danton. A questão aqui não é se Danton é temido ou amado, se ele é nosso irmão ou não. Isso não importa. Ele é o mais forte, é o rei. E, mesmo quando todas as peças do tabuleiro caírem, mesmo quando todas forem sacrificadas, o rei se erguerá triunfante para o xeque-mate. Foi assim que fomos criados, para estarmos sempre à sua sombra."

Michelle é uma personagem muito fofa e carismática. Já suportou muitos desafios e seu passado esconde segredos terríveis, mas nada é capaz de tirar seu sorriso do rosto. Apesar de ter 16 anos, muitas vezes ela parecia apenas uma menininha. Em outros momentos, porém, ela revelava toda a maturidade, força e determinação que adquiriu com o que já enfrentou. Ela é completamente diferente dos irmãos Vergamini. Carl, Ethan, Christofer, Luka, Danton, Wolf e Frank são semelhantes, mesmo com tantas particularidades. São mimados, egoístas e egocêntricos. Foram amaldiçoados há muitos anos, fadados a perderem tudo o que mais prezaram na vida. Eu poderia passar o dia inteiro falando deles, mas infelizmente daria muitos spoilers... rsrs E as bruxas, bem... Também queria saber mais sobre elas! rs Elas apareceram menos do que eu gostaria, já que o foco desse livro é a relação da Michelle com os Vergamini. Mas sinto que no próximo livro terão uma participação mais ativa.
O livro é narrado por todos os personagens e não é dividido em capítulos. Há apenas divisões que indicam a mudança de ponto de vista. Pode parecer ruim, principalmente para quem gosta de parar de ler no fim de um capítulo, mas eu só achei diferente. Não posso dizer que não senti falta de começar cada capítulo direitinho, mas achei que assim dá uma fluidez muito maior para a leitura, o que se juntou com a escrita cativante da autora e fez com que eu quisesse continuar lendo desesperadamente. As trocas de ponto de vista também podem ser confusas em certos momentos, mas depois que eu aprendi as personalidades de cada um, muitas vezes percebia qual era o personagem que estava narrando antes da confirmação, e até conseguia imaginar uma voz diferente para cada um! rs

"— Você é forte, sim. — Ela caminhou até mim. — Tem um sorriso que ilumina qualquer ambiente e estado de espírito. Com seu bom coração, você está sempre disposta a ajudar alguém sem pensar duas vezes. É gentil, determinada, nada pode abalar seu bom humor e sua disposição. E, principalmente, você não julga ninguém e está sempre disposta a dar uma segunda chance às pessoas, mesmo que elas não mereçam ou não desejem isso. Você não vê maldade nas pessoas, Michelle, apenas as coisas boas que elas têm. E por isso todos a amam. Por isso é forte."

Como podem perceber, são muitos personagens, mas a Luisa consegue guiar a história de forma que o leitor não fique cansado e nem perdido. Cada um é único e nos deparamos com diversos seres sobrenaturais clássicos ao mesmo tempo. Já li muitos livros de fantasia, mas não lembro de nenhum que reúna tantas criaturas diferentes. E eu amei isso! haha Mesmo quando o livro parece estar ganhando um rumo previsível, a autora consegue adicionar acontecimentos surpreendentes, além de nos deixar cada vez mais curiosos sobre os mistérios do passado da Michelle, tanto o que ela conhece, quanto fatos que ela nem desconfia.
Tenho que dizer que a história me lembrou um pouco o filme A Bela e a Fera, principalmente pelas atitudes da Michelle. O livro é lindo, a capa combina muito com o enredo e o final é para nos fazer surtar. Preciso do volume II para ontem! haha A história é muito fofa e gostosa de ler, e recomendo para todos que, assim como eu, amam fantasia que trata de seres sobrenaturais com muita leveza. ❤ Leia também e escolha seu lado! Eu sou #TeamChristofer! haha

site: http://www.sigolendo.com.br/2016/05/cheiro-de-livro-novo-filha-do-norte.html

Dani_LJI 12/02/2016

Resenha A filha do norte
Ao receber esse livro para resenha de autora Luisa Soresini, levei em consideração a linda dedicatória no livro “Essa história é de arrepiar os cabelos e arrebatar corações, por isso não leia com cautela, quem sabe ela não arrebate o seu? ”.

A premissa do livro conta a história de Michele uma menina de 16 anos sozinha na vida em busca do seu lugar no mundo, em uma das suas jornadas ela encontra abrigo na casa de Meredith e Elza as bruxas do Leste e do Sul, por motivos óbvios elas escondem a verdadeira identidade de Michelle que passam a conviver como uma família, mas um passeio pela floresta e uma tempestade inesperada sela de vez o destino de Michelle.

Desesperada Meredith se culpa pelo sumiço de Michelle, e junto com Elsa elas saem em busca da sua amiga, e ao constatar que ela está presa na mansão elas sentem um grande perigo. Perdida e desesperada para achar um abrigo, Michelle avista uma mansão abandonada, um misto de curiosidade e receio estão em conflito dentro de sua cabeça, o que não impede de adentrar a mansão e conhecer os irmãos Vergamini.

É aí que começa o mistério do livro, os irmãos Vergamini são pessoas totalmente misteriosas e que escondem um segredo que aos poucos serão revelados no decorrer da narrativa, Michelle é uma menina que esconde uma história muito dolorosa e ainda terá que superar muitos obstáculos e acontecimentos surpreendentes vivendo na mansão.

Nesse livro Luisa Soresini usa a imaginação usando elementos sobrenaturais como lobos, bruxas e magos, múmias horripilantes, Frankenstein para deixar a história envolvente e sinistra. O toque desses elementos usando a sua escrita foi algo que gostei no livro, apesar de previsível ela consegue nos envolver na história de Michelle.

O passado de Michelle é outro elemento que equilibra a história, sua peregrinação que começa quando ela tinha somente 4 anos de idade faz com que essa personagem cative o leitor, sua personalidade ainda é algo que está em construção, algo que somente nos demais livros será revelado. Para quem leu o Mágico de Oz vai perceber uma leve relação com a personagem principal Michelle e os irmão Vergamini, Danton, Ethan, Wolf, Luke, Frank, Carl e Christofer. Esses irmãos também escondem uma história obscura e muito curiosa e bem formulada. Cada um tem seu temperamento explosivo e ameaçador que deixa a história dinâmica, revelando o dia a dia e a convivência e a mudança de cada um, deixando uma mensagem que faz o leitor refletir.

A escrita de Luisa é realmente muito boa, os elementos para criar a história e desenvolver um livro de fantasia foi algo que me surpreendeu, o desenvolvimento de todos os personagens é um ponto favorável no livro, o que vai ganhando a curiosidade do leitor sobre o destino de cada um deles. A única coisa que me deixou frustrada foi a ausência de capítulos e da narrativa em primeira pessoa, como são muitos personagens que tem voz ativa no livro, em algumas partes fiquei na dúvida de qual pessoa se tratava e isso atrapalhava o clímax do livro. Por que muitas das partes onde a história estava no ápice ele era quebrado por essa troca de diálogos.

Com certeza é um ponto que pode ser melhorado para deixar a história ainda mais envolvente, a ideia central é algo que tenho que destacar nesse livro, pois mesmo chegando no final do livro é o tipo de história que fica na mente do leitor. E como um bom livro de fantasia o desfecho é algo que deixa o leitor tenso e carente do próximo livro. Pois a escrita de Luisa nos surpreende com sua simplicidade e a capacidade de reinventar.

site: http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/2016/02/resenha-filha-do-norte.html

Vicky_v 12/02/2016

Leitura mais do que indicada para quem gosta de uma boa trama bem amarrada
Era uma vez uma bruxa e uma jovem passeando pela floresta, procurando uma espécie de flor especial. Mas nem tudo são flores (desculpa, não consegui segurar o trocadilho) e durante uma tempestade as amigas se separam e, enquanto Meredith, a bruxa, volta para casa preocupada, Michelle, a jovem misteriosa, acaba por se embrenhar ainda mais na floresta e encontrar uma mansão. Mas quem mora numa mansão tão antiga [normalmente, a Fera e sua biblioteca maravilhosa]? Os irmãos Vergamini. Danton, Carl, Luka, Ethan, Christofer, Frank e Wolf. Sete homens que escondem muito mais do que apenas sua natureza violenta. É com esse grupo um tanto quanto diferente que Michelle irá conviver a partir de agora - se isso é bom ou ruim, apenas o futuro poderá dizer.
E é só isso o que você vai saber sobre a história por aqui porque não quero acabar com as surpresas e reviravoltas da narrativa.
A Filha do Norte começa de forma devagar, aos poucos, como se testando o caminho e firmando as pernas -- o que poderia também servir para falar sobre Michelle, nossa protagonista, que vai aos poucos (e a pequenos passos) ganhando confiança em si mesma. O ritmo da trama começa a mudar depois das primeiras cinquenta páginas e uma série de acontecimentos prendem a atenção (e o seu coração começa a acelerar, seus olhos a piscar e a ansiedade toma conta - aquele esquema de sempre, você sabe como é).
A história que Luisa nos traz foi uma grata surpresa, sua premissa é bastante interessante e o mundo criado é, de uma forma ou de outra, envolvente. A linguagem empregada é natural e favorece para o ritmo da narrativa fluir sem problemas e de forma agradável. Com a narrativa seguindo os personagens sempre de perto, ora com Michelle, ora com qualquer outro personagem, o leitor pode conhecer seus pensamentos e fazer suas próprias conjecturas sobre o que cada um deles sente e/ou esconde. Nesse ponto, um personagem que tem muito potencial para "os próximos capítulos", para mim, é o Wolf. Mais calado e, numa primeira impressão, mais selvagem do que os outros, suas aparições trazem sempre algum detalhe interessante.
Vivi um relacionamento de amor e ódio com grande parte dos personagens (e fiquei indignada com dona Luisa váris vezes), mas Luka e Wolf são, na maior parte, os personagens que mais me agradaram, juntamente com Meredith (que conta com a companhia de Elza, uma outra bruxa). Wolf parece ter um papel importante nos próximos acontecimentos e Luka possui um carisma meio doentio, deixe-me te dizer. Meredith parece uma boa influência para Michelle e espero vê-la em ação em breve. Quanto a Michelle, como comentei anteriormente nesse mesmo parágrafo, tenho uma relação de amor e ódio muito forte com ela. Seu passado é misterioso e suas possibilidades são grandes, ao mesmo tempo sua ingenuidade (ou seria inocência?) a deixa um tanto quando frágil -- e, até mesmo com medo de deixar isso para trás e agarrar sua força com unhas e dentes --, mas ela possui um potencial incrível e, desde que esteja determinada, pode mudar drasticamente seu destino.
De forma geral, os personagens se completam. Os Vergamini, as duas bruxas e os habitantes da vila... todos formam um panorama interessante e que trabalham como engrenagens, mantendo tudo o que há tempos fora estabelecido no lugar -- até que Michelle chega e começa a, mesmo sem saber, mudar certas coisas (e mudanças, na maioria das vezes, são boas).
Quando uma pessoa passa a sua infância e adolescência assistindo animes e doramas (e lendo mangás sem parar), de um jeito ou de outro vai começar a fazer associações estranhas entre as histórias que já assistiu e as que está acompanhando no momento. Nesse caso, logo nos primeiros capítulos, quando os Vergamini aparecem, comecei a lembrar de um anime que assisti já há algum tempo e que talvez pudesse ser um bom comparativo com A Filha do Norte -- o encontro entre uma moça que não sabe onde se meteu e vários homens não tão bem intencionados assim. Agora, enquanto escrevia essa resenha, lembrei que o nome do anime é Diabolik Lovers [link] -- que conta a história de uma moça inocente e seis vampiros nada inocentes (aliás, ele tem uma segunda temporada, que eu não assisti, Diabolik Lovers More Blood [link], onde aparecem mais quatro vampiros -- e parece zona demais para a minha vida de shipper) --, que apesar de bastante inquietante, possui um encantamento doentio que torna impossível não assistir todos os episódios, o mesmo que acontece com esse livro que te prende até o final. Para mim, guardadas as devidas diferenças entre as histórias, Ayato e seus irmãos tem personalidades parecidas com as dos Vergamini. Mas não vamos perder o foco aqui (porque, parando para pensar, eu poderia até mesmo conseguir relacionar A Filha do Norte com outro anime, Brothers Conflict, e esse parágrafo já ficou grande demais).
Enquanto minha relação com Diabolik Lovers é tensa (mas não vou falar sobre isso aqui), a com A Filha do Norte é muito calma. Essa é uma história repleta de mistérios - e quase não há respostas para eles nesse momento - que deve começar a se desenrolar de verdade no próximo volume (e dona Luisa vai me deixar curiosa até lá, claro). Por ser um primeiro volume é seu trabalho deixar mais pontas soltas do que amarradas e mais mistérios do que respostas -- o que faz muito bem. Este é um livro com quase quinhentas páginas que demandam atenção na leitura, pois enquanto sua trama cresce e se torna mais complicada, é possível deixar alguma coisa passar despercebida.
A trama de Luisa Soresini consegue misturar horror e humor ácido num cenário aparentemente comum, mas cercado de elementos fantásticos. Há o peso do destino nas costas de seus personagens e aquela vontade de se rebelar que todos nós carregamos no coração. Há conflitos e relações de ódio e de redenção. Há muito a ser explorado. E a Filha do Norte merece um voto de confiança não apenas de si mesma e de suas amigas bruxas, mas de todos nós, principalmente porque suas aventuras apenas começaram. Leitura mais do que indicada para quem gosta de uma boa trama bem amarrada.

site: http://www.vickydoretto.com/2016/02/doki-livros-filha-do-norte-luisa.html

Giovana | Blog Dei um Jeito 23/02/2016

Sempre leve uma bússola quando querer ver flores, vai que!
Michelle vive atualmente com as bruxas Elza e Meredith e tem um passado que a assombra um pouco, um dia ela e Meredith vão ver flores e se perdem, sendo que a Michelle andando perdida encontra uma mansão abandonada, que se mostra ser a casa dos irmãos Vergamini, enquanto Meredith consegue voltar para sua casa e fica impossibilitada de ir atrás da menina, pois o terreno dessa mansão tem uma barreira que ela não pode passar.

Quando Michelle chega a porta dos Vergamini para ver se alguém pode ajudá-la eles jogam uma mágica em si e na casa para se parecerem mais bonitos e darem uma boa impressão na menina e a recebem bem, mas depois só querem devorá-la nos modos 'Lobo Mal' da Chapeuzinho Vermelho, porém a reação da jovem é tão inesperada que eles começam a dar desafios a ela, caso não consiga ela se torna a próxima janta!

Michelle é uma jovem determinada e se torna difícil os Vergamini abalá-la devido a tudo que já passou e o seu jeito de ser consegue enxergar o mais fundo de como esses 'monstros' são de verdade e consegue entendê-los como ninguém, seu modo altruísta de ser vão conquistando eles aos poucos, mas seu altruísmo não garante que sua vida e escolha sejam apenas flores na estadia.

Os Vergamini são monstros com poderes diversos, seja levitar coisas ou até habilidades manuais estranhas, tem algo neles que parecem que já foram humanos ou tem a humanidade em si, mas eles são maus em diversos pontos, não tem piedade, não sabem amar e precisam comer qualquer pessoa para sobreviver, mas a Michelle desperta algo neles e mesmo assim eles não se tornam perfeitos, estão tão corrompidos que ainda ficam meio obsessivos com a jovem.

As bruxas Elza e Meredith não têm um grande destaque, sendo que só senti falta delas lá no fim, elas são bruxas do tipo que crescemos vendo em programas infantis, tem suas bruxarias e suas vassourinhas para voar. A história tem uma maldição e os Vergaminis tem alguns paralelos com a Fera (A Bela e a Fera) e o Frankenstein, senti uma referência a O Mágico de Oz que preciso dar uma conferida :3

A escrita da autora é bem levinha e em alguns momentos fofa que nem ela! O livro não é dividido em capítulos e sim em pequenas partes (de uma a três páginas) intercalando narrações de todos personagens e o que eles estão pensando em relação a qualquer um, eles não precisam apenas de ações para você entender como são. A capa é bem condizente com a história e adorei ter entendido o significado.

Fica a lição de que nem tudo em exagero é bom, nem mesmo a bondade, e senhoritos Vergamini, adorei ver vocês fazendo papel de trouxa, também fica a espera da continuação para saber o destino de todos e o passado de Michelle e as bruxas em toda a sua glória!

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2016/02/livros-filha-do-norte-luisa-soresini.html

Izabela 26/02/2016

Já comentei em vários lugares que estava bem animada para ler esse livro, afinal, além de ser sobre bruxas (♥) ele foi escrito por uma pessoa que estudou na mesma faculdade que eu! O quão amor é isso? Orgulho demais por esse povo da Letras. Quando a Luisa entrou em contato comigo para propor a parceria, eu não não tive dúvidas de que seria um enorme prazer. O problema é que acabei enrolando um pouco a leitura, porque comecei o livro exatamente no final de semana (maluco) dos eventos da minha formatura. Ou seja, minha cabeça estava uma bagunça. De qualquer forma, quando finalmente parei para ler o livro ele foi de uma vez só. O enredo é único e mistura vários fatores e ideias que eu, pessoalmente gosto em uma história. O livro ficou com três estrelas e, como sempre, eu juro que vou explicar em detalhes os meus motivos. Para quem gosta de drama com um toque sobrenatural é uma leitura obrigatória. É o primeiro livro de uma duologia, se não me engano.

Michelle estava perdida na vida. Além de carregar um passado bem assustador e secreto, ela não tinha para onde ir. Foi por muita sorte que o destino dela bateu com o das bruxas e irmãs Elza e Meredith em uma noite bem estranha. Ela nem imagina que as irmãs em questão tinham poderes e logo de cara elas se dão muito bem, tanto que Michelle fica por um tempo na casa delas. Tudo estava maravilhosamente bem, até que um dia ela sai para ver as flores com Meredith e acaba se perdendo, por conta de uma chuva muito forte, no lugar em que estava. É exatamente assim que ela vai parar na mansão (praticamente assombrada) dos Vergamini. Monstros, por conta de uma maldição, os Vergamini não sentem pena de ninguém e só querem, de verdade, ter um bom alimento, mesmo que seja um ser humano. As irmãs ficam desesperadas só de pensar na possibilidade de Michelle estar na mansão, afinal, elas não tinham como entrar lá, mesmo com todos os seus poderes. Elas não tinham muito o que fazer pela menina.

"Que tipo de vida ela levou para achar que é um monstro
como qualquer um de nós?" - Página 323

Os irmãos Vergamini entram em uma pequena reunião para decidir o que fariam com Michelle e, depois de muito discutir, resolvem que dariam desafios para a garota, tornando assim toda a 'caçada' mais divertida na hora do prêmio final. O problema é que nesse jogo doentio eles acabam se apegando a garota, mas sem mudar a monstruosidade deles. Cada irmão tem uma personalidade diferente e, aos poucos, vamos vendo como isso afeta a vida deles e a história no geral. Michelle, mesmo já tendo sofrido muito, não consegue deixar de ver o lado bom das coisas, mas nem sempre isso consegue salvar o dia. Será que ela conseguiria sair inteira da mansão e ainda resolver todos os seus problemas? Tudo pode acontecer.

Logo nas primeiras páginas eu me apeguei às irmãs bruxas, Elza e Meredith, mas elas não têm destaque algum no livro. Sei que a principal é a Michelle e todo o drama da história dela, mas o começo te liga tanto às irmãs que acabei sentindo falta delas. A Michelle é uma personagem doce com um passado inimaginável. Gosto de mistérios assim e pela primeira vez em muito tempo, de verdade, eu não adivinhei antes da hpra o drama da história (haha). Os irmãos Vergamini demoraram um pouco para prender a minha atenção, não vou negar. Mas o que me fez, de forma geral, tirar algumas estrelinhas do livro foi o fato de que a cada parte (o livro não tem capítulos, mas sim partes divididas por uma rosa dos ventos) é narrada por um personagem diferente e isso não é avisado. Você só percebe que está na cabeça de outro personagem quando vê que a história mudou de cenário e de contexto do nada. Normalmente, quando varia entre alguns personagens, é uma técnica legal para ser usada, mas fiquei bem confusa em muitas partes com a troca exagerada de pontos de vista.

No geral, o livro é muito bem escrito e a história é muito bem desenvolvida. Ela foi escrita para deixar os leitores com aquele gostinho de quero mais e muitas perguntas no ar. Como disse no começo, se você gosta de dramas e coisas sobrenaturais, é um livro para colocar na wishlist.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Priscila 16/04/2016

A resenha de hoje é do livro A Filha do Norte, volume 1. Recebi o livro em parceria com a escritora Luisa Soresini, e só tenho a agradecer pela oportunidade de conhecer essa incrível obra.
O que falar de A Filha do Norte, a não ser que é um livro lindíssimo. Uma obra que mistura magia, aventura e mistério. Que me envolvi profundamente com a trama, sofrendo junto com a nossa personagem em sua jornada. Bom, é difícil falar sobre esse livro sem dizer isso tudo, até porque ainda estou profundamente envolvida com a história, que não saiu da minha cabeça.
Michele uma menina órfã, perdeu os pais muito cedo, e passou por maus bocados, em busca de paz ela sai em uma jornada de fuga do seu passado, encontra abrigo na casa de Meredith e Elza as bruxas do Leste e do Sul, por motivos óbvios elas escondem a verdadeira identidade de Michelle que passam a conviver como uma família, mas um passeio pela floresta em busca de uma flor especial, uma tempestade inesperada sela o destino de Michelle, ela se perde e vai parar em uma mansão antiga e sinistra, e é ai que a trama fica intensa, Michele conhece o sete irmãos e o intuito deles é mata-la. Mas Michele tem algo especial, que meche com aqueles monstros. Michelle e os irmão Vergamini, Danton, Ethan, Wolf, Luke, Frank, Carl e Christofer, irmãos que também escondem uma história obscura e muito curiosa. Cada um tem seu temperamento e peculiaridades que deixa a história dinâmica, mostrando a vivencia e a mudança de cada personagem.
"- Eu que pergunto a vocês. - Danton sorriu, bebendo de sua taça. - O que vamos fazer com ela?
- Podíamos brincar com ela... -disse Luka sarcástico. - Afinal ela se deu ao trabalho de vir até nós."
Os irmãos Vergamini, tiveram tudo na vida e nunca deram valor, lindos, ricos, mas.... arrogantes, prepotentes, mesquinhos, literalmente maus, e por serem assim, como castigo receberam uma terrível maldição,
Os irmãos são pessoas totalmente misteriosas e que escondem um segredo que aos poucos serão revelados no decorrer da narrativa, Michelle é uma menina que esconde uma história muito dolorosa e ainda terá que superar muitos obstáculos.
"- Você não sente repulsa nisso? -gritei com ela.
-são pedaços de gente morta!
Ela encolheu-se toda e fez uma expressão vazia, como se tivesse se lembrado de algo ruim.
-Eu já vi gente morta antes. Não consigo sentir nojo delas só sinto pena."
Conseguira Michele ira sobreviver aos irmãos Vergamini?
As aparências podem enganar?
Todos tem direito a uma segunda chance?

Os personagens são muito bem construídos os ambientes bem descritos. E no final das contas, percebemos que as pessoas são apenas pessoas, falíveis, corruptíveis, perdidas nesse mundo confuso. São capazes de amar e odiar, de salvar ou condenar os outros, e de grandes atos de coragem ou covardia.
A autora se prova ser uma grande escritora, capaz de nos encantar e emocionar, nos deixar tensos e preocupados, e completamente envolvidos com a história. Amores, amizades, alianças, traições,tudo isso está presente na obra, que flui muito bem, e deixa o leitor afoito e vidrado. Eu devorei o livro, e não me incomodei nem um pouco com as suas quase 500 páginas, que passaram voando.

Déborah - @lisossomos.lisos 04/05/2016

Pra ler no busão: A filha do Norte
Quando a Luisa falou comigo antes do livro ser lançado eu já senti que ia gostar por tratar de bruxa e um tom mais sobrenatural.

Confesso que demorei a iniciar a leitura, mas depois que comecei o devorei em pouco tempo, pois a história é super envolvente.

Fora o que diz na sinopse, vemos Michelle descobrir a verdadeira face dos irmãos Vergamini que são temidos por todos na cidade pelo histórico de violência e morte que os envolve.

Michelle passa por maus bocados ao lado dos irmãos Vergamini e quando Danton ( o mais malvado e cabeça deles) a deixa para que os outros domem a prisioneira rebelde ela passa a conviver, conhecer e conquistar os irmãos.

Sendo assim, conhecemos um pouco da história de cada irmão e fica impossível não se apaixonar pelo jeito que eles acabam se mostrando.

Tentei muito gostar da Michelle, mas só consegui sentir pena dela, a criatura é muito azarada. Nunca vi!

Acabei que me apaixonei mais pelos irmãos Vergamini e o meu preferido é o Christopher, mas os outros também tem seus atrativos.

Luisa consegue prender a gente a cada página e menina o que foi aquele final??? Necessito do livro 2 pra ontem. Não tô sabendo lidar com essa espera que parece que vai demorar um pouco, pois ela postou no face que todos os personagens foram visitá-la e ela está na produção do segundo.

Luisa, agiliza peloamorde! (hehehehe)

No fim das contas a gente percebe que as bruxas não são tão importantes (ou impactantes) assim. O que vai te prender é a relação da Michelle com os Vergamini.

Por isso se vocês gostam de fantasia com um toque de sobrenatural corre para ler esse livro lindo e vir sofrer comigo esperando a sequência.

A escrita da Luisa é simples e envolvente. As folhas são amareladas e com um tamanho de letra okay. A diagramação não tem nada de mais, mas é fofa.

E por fim, o que me deixou muito surpresa, a revisão está muito boa. A Novo Século fez uma revisão boa, ainda contém alguns erros, mas nada que atrapalhe a leitura.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/