O torcicologologista, Excelência

Gonçalo M. Tavares

Resenhas - O torcicologologista, excelência

none 12/03/2022

Inovador
Ao folhear o livro imaginei que pelo fato de todo ele ser composto de diálogos seria cansativo, fraco, desinteressante. Ledo engano. Não é uma peça teatral, nem um romance, tampouco contos propriamente- apesar de ser esta a definição técnica rotulada na descrição. Cada capítulo traz um tema filosófico, banal, nonsense, preconceituoso, absurdo, alegórico, pândego. A excelência 1 e a excelência 2 dialogam sobre uma revolução que nunca vem, sobre o uso de pedras, sobre a beleza e a feiura, sobre a violência desmedida. Podem ser dois políticos, podem ser dois palhaços, podem ser dois moradores de rua, podem ser dois loucos, podem ser você e eu, o autor e quem lê. Daí a graça da leitura. O livro é dividido em duas partes, sendo a maior a primeira com os capítulos curtos de diálogos, a segunda consta de poucas páginas e os personagens são números, como em um condomínio, bairro, ou cidade e seus predicados, afazeres, vícios. É como um roteiro de um filme.
*O torcicologologista não foi necessário. :D

Marcelle Aryel 14/03/2023

Hilário
Diálogo entre excelências com várias frases que poderiam estar estampadas em posts de Instagram. As vozes intercalam ?filosofia? e insultos e pra mim foi um prazer acompanhar a conversa.

Priscila (@priafonsinha) 16/07/2017

Uma leitura agradável, Excelência!
Esse livro em alguns momentos me lembrou as personagens da coleção "O Bairro" do mesmo autor, recomendo essa coleção, em especial "O Senhor Valéry" meu preferido!
No "Torcicologologista" acontecem diálogos por vezes bizarros entre duas personagens que se tratam por "Excelência" sobre diversos assuntos como política, vida cotidiana,... Diálogos que nos fazem pensar sobre a estupidez humana.
Uma leitura agradável, Excelência!

Rodrigo 30/07/2018

O TORCICOLOGOLOGISTA, EXCELÊNCIA
Pra quem não conhece, Gonçalo M Tavares é talvez o melhor escritor vivo da língua portuguesa. Nasceu em Angola, e foi criado em Portugal.
O cara é genial.
O livro nada mais é do que um diálogo entre dois personagens, dividido em capítulos curtos, sobre temas diferentes.
Como já anunciado no título, ele literalmente causa um torcicolo mental, pensa o que ainda não foi pensado, contorce todas as idéias estabelecidas, filosofa, debate, muda tudo de perspectiva, e o mais extraordinário é que quanto mais ele subverte o sentido de tudo, quanto mais absurdo e surreal o diálogo, mais clara a compreensão. Fora que é muito sarcástico.
De início não é uma leitura fácil, porque ele tem uma linguagem muito própria. É difícil categorizar o que ele faz.
Recomendo MUITO. Tudo que eu já li dele é fantástico, e esse livro pode ser um bom começo pra quem ainda não o conhece.
Li em um dia

ElisaCazorla 02/04/2019

Bizarro demais pra mim
É, não foi dessa vez também!
Conheci esse autor em um conto chamado A Moeda e não gostei, mas vi um certo potencial e imaginei que o fato de não gostar de contos que me impedia de apreciar melhor o autor. comprei esse pequeno livro composto de diálogos sem pé nem cabeça. Sem começo e nem fim. Sem qualquer objetivo. Bizarro.
No começo estava gostando até desse aspecto 'diferentão' mas, com o passar dos capítulos, a coisa foi ficando muito tediosa. Muito chato. Um livro que não sai do lugar. Conversas sem o menor sentido.
Talvez seja complexo demais para minha pequenez.
Não gostei.
Ainda tenho um romance dele na estante: Jerusalém. Veremos.

Daniel 17/07/2019

Torcendo o pescoço da realidade
Com uma estrutura singular, formada por diálogos carregados de estranheza e ironia, O Torcicologologista, Excelência é uma das obras mais ambiciosas de Gonçalo M. Tavares, e sem dúvida a mais experimental. Vários personagens, cujos nomes e particularidades desconhecemos (sendo identificados apenas por números e pelo título de "Excelência") dialogam - ironicamente - acerca dos mais diversos temas: revoluções, aulas de ginástica, política, divagações filosóficas, borboletas gigantes, etc.; falando de temas sérios de forma boba e de temas bobos de forma séria, numa crítica genial ao absurdo da racionalidade excessiva que cada vez mais se impõe em nossa sociedade. Assim como em Short Movies, Gonçalo rompe totalmente com os gêneros e modelos narrativos tradicionais; não sabemos se estamos diante de um romance, de um livro de contos ou de um texto teatral (ou da junção de tudo isso); não há uma conexão direta ou uma estruturação linear entre os diálogos; não há um contexto específico, nem a delineação de um espaço. Tudo o que temos são vozes; vozes díspares, de opiniões ora confusas, ora metódicas, mesclando-se numa espiral polifônica onde predomina uma perspectiva quase invertida da realidade. É como se essas vozes-personagens, com suas ideias estranhas e pré-concebidas, representassem as vozes da própria sociedade contemporânea, com suas intolerâncias, teses infundadas, opiniões mal construídas e outras idiossincrasias que permeiam nossa vida pós-moderna; um vida na perspectiva de um torcicolo: com o corpo virado para a frente, para o futuro, mas a cabeça olhando para trás, presa às velhas ideias do passado.
Mais uma obra singular desse escritor que já entrou para a minha lista de favoritos.

Ricardo O 06/04/2024

Como a maioria das obras que já li de Gonçalo M. Tavares, esta é mais uma que causa estranheza inicial à leitura. A primeira, e maior, parte do livro aborda dois juízes que tratam dos mais diversos temas criando argumentos cada vez mais distorcidos, com bastante rigor acadêmico, sendo que em muitos momentos vão se contrapor a outros argumentos feitos pelas mesmas personagens. Enquanto você estiver lendo, você vai refletir muito, além de dar umas boas risadas. A segunda parte conta, de maneira bastante breve, um recorte da vida de muitos vizinhos de um prédio. Essa parte conta com a curiosidade de perceber como pessoas que se falam ou não podem passar por experiências parecidas, mas sem que ninguém perceba isso.