MERDE! Um Ano em Paris

MERDE! Um Ano em Paris Stephen Clarke

Resenhas - MERDE! Um Ano em Paris

Malu 27/06/2020

Merde!
Depois de razoável insistência, terminei esse livro. No início, achei a leitura muito promissora e divertida, com pontos de estranhamento misturados a uma descrição cômica dos hábitos culturais franceses na visão de um inglês. Apesar disso, seria impossível não notar que o nosso personagem principal e narrador da história é machista, egocêntrico e por vezes ignorante. Depois da metade do livro, as coisas começam a andar mais devagar, não há mais tanto espaço para o cômico e o narrador decai cada vez mais. Muito das tomadas de decisão e pensamentos dele são automaticamente ligados ao sexo, as probabilidades de se ter ou não sexo, e hipersexualização de mulheres, sejam elas partes ativas da história ou não. Essa coisa de diferenças culturais é bem atrativa pra mim, e até certo ponto considero que foi bem executada, mas depois dele tudo fica meio sem graça e muitas vezes ofensivo. De todo, não é um livro ruim, mesmo, mas não leria novamente.

HSTIEBLER 17/11/2009

Livro-surpresa
Peguei esse livro pra ler por pura falta de opção e tive uma grande e boa surpresa porque eu ri até cansar. É muito divertido e de fácil leitura. Recomendo a todos que conheçam um pouco da cultura e do modo de vida dos ingleses e franceses.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/09/2023

MERDE! Um ano em Paris trata a história de um diretor de marketing inglês, Paul West que é convidado por um magnata francês a abrir na França um salão de chá aos moldes ingleses. Ao chegar em seu novo sítio de trabalho, Paul West se depara com diversas diferenças culturais entre "anglases" e franceses.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501072887

Gabriel Lucas 11/12/2009

Um dos 10 melhores livros de 2009, segundo o Factóide:

Livro Simpático. Mostra as diferenças entre franceses e ingleses de maneira bem humorada. No meio o livro se perde um pouco ao distanciar do cotidiano de "Pol Vest" e tentar apostar em um plot mais amplo, mas o fim do livro é tão interessante e divertido como o começo.
Rafael Pinho 08/04/2013minha estante
Concordo, Gabriel!

Acho que o livro é bem suave e engraçado, mas se perde um pouco no meio. Discordo apenas que no fim o livro não consegue mais manter a mesma carga de humor inicial.

Luiza 02/10/2017

Água com açúcar com uma pitada de machismo
Ao chegar em seu novo sítio de trabalho, Paul West se depara com diversas diferenças culturais entre "anglases" e franceses. A primeira dificuldade para ele é a sua incapacidade de falar francês de uma forma convincente, sendo sempre desprezado pelos cidadãos locais. Outro ponto que ele observa, é que franceses estão sempre em greve.

O livro é bem interessante quando se observa sob a ótica da imersão em uma outra cultura. Obviamente um francês falando sobre a França não nos permitiria a mesma riqueza de detalhes sobre os costumes franceses, afinal, para o francês é normal agir como age. Há também muitas citações de expressões e frases em francês,e algumas não são traduzidas, exatamente para dar a sensação ao leitor de como Paul West se sentiu no momento, portanto, é necessário ter algum conhecimento de francês para acompanhar o livro com maior aproveitamento.

A leitura é de fácil assimilação e corrida, com bastante humor.

O ponto negativo que esse livro recebe, é que parte desse humor é extremamente machista, o que tira um pouco do encanto do livro. O personagem principal é escroto e faz comentários e observações de cunho machista e desagradáveis.

Fora esse ponto, o livro é interessante e leva a um conhecimento básico sobre a França e aos franceses.

Não comentarei sobre o título do livro para não ter que marcar opção de spoiler.
Boa leitura!

silviatabuse 01/07/2020

Tentei ler uma vez, parei. Comecei de novo e não parei mais. Bem suave.