fasdfa

fasdfa Tomás de Kempis...

Resenhas - A Imitação de Cristo

Maiara.Reinert 19/12/2023

Lá vamos nós começar de novo essa leitura...
Já comecei e parei de ler esse livro inúmeras vezes. Sempre achava que tava lendo rápido demais e não pondo em prática os ensinamentos, então falava pra mim mesma que ia começar de novo e assim o fiz. Agora vamos de novo. Dessa vez quero ir registrando cada capítulo lido e o que mais Deus tocar na minha alma. Com isso espero que a leitura fique ainda mais marcada no meu coração e dê frutos verdadeiros.

Capítulo 1: É preciso conformar toda a nossa vida a de Cristo. Nós cristãos, muitas vezes, temos o costume de admirar as palavras de Cristo, mas pouco as colocamos em prática. Muito menos imitamos a sua vida. É como se fosse um ideal inatingível. Creio que devemos orar pra que Deus nos mostre como viver a Sua vida no dia a dia, pois nós não sabemos pela nossa própria inteligência. Não conseguimos alcançar somente pela nossa razão e pelas próprias forças.

A nossa vaidade é tão grande que queremos entender a Trindade, por exemplo, mas sequer somos humildes. De que adianta saber ler grandes filósofos se não somos nem caridosos com o próximo? Tudo é vaidade. Como é fácil se perder nisso ao longo da vida. Acostumamos fácil a querer a sabedoria dos homens, mas não buscamos primeiro sermos sábios a maneira de Deus. Deus, dê-me primeiramente um coração simples, que se contenta com simplesmente amar a Ti e a Te servir. O resto é vaidade...

O desprezo pelo mundo é essencial. Nossos olhos devem sempre mirar os céus. O céu e a nossa verdadeira casa. Aqui tudo é passageiro, tudo vão. Nossa alma esquece fácil isso. É preciso muita diligência. Meditar nisso diariamente, constantemente. "Lembra-te que és pó e ao pó retornarás".

É vaidade cuidar dessa vida passageira e esquecer da vida eterna. Ora, onde foi que perdemos essa crença na eternidade? Como é difícil, diante de tantas ocupações vãs... é fácil se distrair com as pequenas ocupações e descuidar do mais importante que é amar a Deus sobre todas as coisas. Deus, dê-me a graça de te amar sobre todas as coisas, pois nem isso consigo somente por mim.

Procurar se apegar as coisas INVISÍVEIS e desapegar das VISÍVEIS.

As crianças aprendem a falar de tanto ficar perto das suas mães. Nós devemos também meditar constantemente e nos apegar fervorosamente a Jesus pra que aprendamos a imitá-lo de tanto ouvi-lo. Para isso, sinto que devemos nos apegar mais as suas palavras e meditar mais frequentemente nelas, também procurarmos enriquecer nosso imaginário com mais filmes e livros que mostram a sua vida e falam de ti. Assim nossa mente estará sempre voltada pra Ti e não para as coisas desse mundo que tanto nos distrai.
Edson 19/12/2023minha estante
Ótima resenha! ????

luan.willian00 22/11/2023

O livro é escrito em um estilo simples e direto, mas suas mensagens são profundas e desafiadoras. Tomás de Kempis convida os cristãos a viverem uma vida de humildade, obediência, pureza e amor a Deus. Ele ensina que o verdadeiro discípulo de Cristo deve estar disposto a renunciar ao mundo e a seguir o caminho da cruz. A Imitação de Cristo é um livro que pode ser lido e relido por cristãos de todas as idades e de todas as denominações. É uma fonte de inspiração e orientação para aqueles que buscam uma vida de maior santidade e intimidade com Deus.

Ana 21/11/2023

Para ser um Livro de cabeceira
Imitação de Cristo deveria ser um livro de cabeceira de todo ser humano cristão católico.

O livro é dividido em 3 partes e dezenas de capítulos que nos oferece reflexões essenciais para se viver uma vida em Cristo.

São Josemaria Escrivá indicava a todos os estudantes de sua época a leitura e contemplação desse pequeno grande livro. Já havia lido uma vez, no formato de livro de bolso, mas a experiência dessa edição foi bem melhor.

Desprezo das vaidades, humildade, prudência, obediência, paciência, instruções para a vida interior, luta contra as paixões, desprezo de toda honra temporal, confiança em Deus, exame de consciência, e tudo que envolve a Santa eucaristia, são alguns temas que Tomás de Kempis retrata.

O livro 4 - do sacramento da eucaristia: exortação devota à sagrada comunhão - a última parte, foi a parte mais bela que achei de todo o livro!

Indico muito a experiência dessa leitura.
???

Resende5 03/11/2023

O essencial é visível aos olhos neste livro.
É de uma firmeza enorme a linguagem desenvolvida neste livro, perdendo, somente (por enquanto), para a Bíblia.

No início, encarei como radical e fanático, pois estava ainda no processo de entendimento do lastro daquelas palavras. Hoje, a vontade é reler quantas vezes forem necessárias para carregar cada capítulo no coração até o final dos meus dias.

Ana Flávia 03/11/2023

Exemplo a ser seguido todos os dias
Um livro que mostra o quanto é simples e necessário seguir e imitar Jesus Cristo.
Porém não devemos fazer de qualquer jeito, pois é algo sério e devemos ter amor, sacrifício e se entregar totalmente à Ele como Ele se entregou totalmente e morreu na cruz por cada um de nós.
Precisamos ser simples e fazer o básico que todo cristão tem a obrigação que é: rezar, procurar os sacramentos diariamente, meditar a palavra de Deus e amar o próximo todos os dias.
Olhando assim parece impossível mas de vagar e se dedicando, vai perceber que amar a Deus é a coisa mais simples e se sacrificar e mudar os costumes e gostos por Ele é maravilhoso.

Fefe K. 11/10/2023

Linda meditação
Cada tapa na cara que levei lendo esse livro, nossa muito maravilhoso. Ganhei esse livro do meu irmão, quando li as primeiras páginas fiquei tão surpresa por ele ter me dado um livro tão maravilhoso que perguntei várias vezes se era meu mesmo.
Ameiii. Tinha que ser um livro obrigatório para todos os católicos.
Mesmo por ser meditação e muitos não gostam, mas todos deveriam ler

Letsfp_211 01/10/2023

Eu amei esse livro! Simplesmente maravilhoso, me fez refletir sobre várias coisas em minha vida e sinceramente eu amo livros, filmes e etc que nos fazem refletir sabe, acho super necessário.

Marcos606 07/09/2023

A imitação de Cristo na parte I dá “exortações úteis para a vida espiritual”, na parte II adverte o homem a se preocupar com o lado espiritual da vida e não com o materialista, e na parte III afirma o conforto que resulta de estar centrado em Cristo. Finalmente, na parte IV mostra como a fé de um indivíduo deve ser fortalecida através da Eucaristia, ou Sagrada Comunhão.

A simplicidade da linguagem do livro e o apelo direto à sensibilidade religiosa do indivíduo de uma forma descomplicada são talvez as principais razões pelas quais este pequeno livro foi tão amplamente recebido e tão profundamente influente.

Rhamon.Paganoti 02/06/2023

Livro essencial para todo católico
Tomás de Kempis nos ajuda a ter uma alma devota aos sacramentos e, principalmente, à Deus. Com suas exortações nos toca no íntimo da alma, desvendando nossos olhos para enxergar A Verdade.

Lica 02/06/2023

Leitura imprescindível para elevação espiritual. Demorei atender o chamado desse livro,fui protelando mas hj o tenho como referência e livro de consulta. Faz juz à todas indicações possíveis!?????

Thay 04/05/2023

Imitação de Cristo
Livro baseado na doutrina católica. Como a Bíblia diz para reter o que é bom. Com ensinamentos bíblicos e humanos.

Zaqueu 24/04/2023

Caminho para uma vida santa.
Leitura que nos edifica e ensina como devemos buscar nossa vida espiritual e como ela é importante para nossas vidas aqui na Terra. Sendo imitador de Cristo podemos passar por todas as dificuldades dessa vida passageira que vamos estar sempre de cabeça erguida, porém se formos pegos no pecado e sem arrependimento podemos colocar tudo a perder.

Gostei bastante da leitura e sei o quanto preciso melhorar minhas atitudes e vida espiritual para que assim possa ter uma esperança ainda maior que no dia que Cristo voltar eu possa subir com ele. Mais para isso acontecer preciso todos os dias estar em comunhão com ele, amando meus irmãos e sempre procurando fazer o bem, fugindo de todos os prazeres da carne, lutando contra meus próprios desejos baixos e sempre tendo como meu maior inimigo meus pensamentos que na maioria das vezes me enganam e me levam para a escuridão.

Lice :) 11/04/2023

Um livro essencial que todo católico deveria ler.
A Imitação de Cristo foi para mim umas das melhores escolhas quando o assunto é escolher uma leitura espiritual. Virou meu livro de cabeceira!

Muitoooo bom. ????

Walkyria 02/04/2023

Imitação de Cristo
Finalizando o livro no domingo de Ramos, iniciando a semana santa.
Passei 10 meses para concluir a leitura do livro: A versão do livro era mais antiga e a leitura em alguns momentos é difícil de entender e por alguns dias/meses eu abandonei, mas no início da Quaresma coloquei a meta de lê o livro e refletir sobre os seus ensinamentos fielmente todos os dias e assim finalizo.
É um livro para ser lido com calma e tranquilidade para meditar e imitar Jesus Cristo.

Bruno236 02/03/2023

Quando o assunto é contemplação, vida religiosa e de espiritualidade, este é um dos melhores, para não dizer o melhor que me vem ao pensamento. Todo aquele que deseja o ler e que de fato o lê, após isso já não é a mais a mesma pessoa. É incrível como um compêndio de ideias e ensinamentos inspirados pelo Espírito Santo Paráclito nos trazem de uma maneira tão acolhedora e literalmente literária, o que é viver e morrer pela fé.