Imitação de Cristo

Imitação de Cristo Tomás de Kempis...

Resenhas - A Imitação de Cristo

Danilo 26/05/2024

Niilismo ativo, mas no bom sentido.
Ao ler este livro eu vi no cristianismo uma espécie de niilismo ativo. Há um esvaziamento de si, mas não rumo ao nada. Este esvaziamento visa o preenchimento de si com Cristo. O autor enfatiza em vários momentos a necessidade de negar os prazeres do mundo, retirar-se para uma solidão voltada a Deus, vencer a si mesmo e suas tentações.

Julia 22/04/2024

O livro nos faz refletir sobre nossa conduta como cristão, o livro é divido em 4 livros, o último me fez respirar muito como católica

Cristiane 10/04/2024

Um livro para ser degustado aos poucos.

Meditado capítulo a capítulo.

Analisando o que Deus quer nos dizer.

ray :) 01/04/2024

Um presente
Esse livro é maravilhoso e muito edificante. li na Quaresma, o que me fez amar ainda mais e absorver cada palavra.

é um manual pra vida, falou muito comigo e eu aprendi uma maneira nova de viver, vivendo como Cristo, uma imitação de Cristo.

só achei algumas partes do final muuito repetitivas e chatinhas... encheção de linguiça, sabe? mas os últimos 3 capítulos me tocaram bastante.

recomendo e MUITO

priscyla.bellini2023 27/03/2024

Um devocional clássico.
Quando fui ler Imitação de Cristo não sabia que se tratava de um Devocional, não é a toa que esse era o livro de cabeceira de muitos nomes do cristianismo. Minha experiência foi positiva. 3,5 ? Por algum motivo o Skoob buga e não coloca meia estrela nas resenhas. O livro parafraseia muito a Bíblia e não que isso seja ruim, mas nesse caso prefiro ler a própria, além das doutrinas católicas romanas que o autor insere e óbvio, que eu discordo. Enfim, no geral a parte boa é quando ele fala realmente com a própria voz e tem excelentes ensinamentos.

Martinho 27/02/2024

Um banquete para alma
Um livro que tem a intenção de comunicar reflexões de santidade. Sem dúvida, é uma obra atemporal. Assim como as confissões de Agostinho, Kempis procura uma teologia dentro da sua oração. Excelente!
Rachel.Silva 10/03/2024minha estante
Aaah que joia. Esse tá na minha lista também.

Milena M. 22/02/2024

Leitura obrigatória
O livro é maravilhoso e deveria ser leitura obrigatória para todo católico.
É excelente para se ler e meditar, porque ao longo da leitura nos causa muitas reflexões internas e profundas.

Rapha 20/02/2024

Santidade?
Esse livro aborda como devemos nos comportar se nosso objetivo é sermos santos.
Antes de tudo, é importante compreender o significado de ser santo: não implica ser perfeito, mas sim estar separado para um propósito específico. É como uma caneta que reservamos apenas para assinar contratos importantes ou uma caneca usada em momentos especiais.

Ser santo e imitador de Cristo implica dedicar nossos dons e vidas a Deus, escolhendo nos separar para Ele e afastar-nos das coisas deste mundo.

Esse livro impactou meu dia a dia, não o li como os demais, pois a cada leitura, parecia que o autor avaliava meu nível espiritual e oferecia orientações para o próximo estágio. Apreciei a obra e planejo revisitá-la, recomendando-a a quem busca compreender mais sobre a santidade.

Inácio 15/02/2024

Seguindo os passos de Cristo
"Imitação de Cristo", é uma obra clássica da literatura espiritual, um texto seminal escrito por Tomás de Kempis no século XV, publicado inicialmente no início do mesmo século. A obra, composta por quatro livros, apresenta uma abordagem multifacetada da vida cristã e da busca pela imitação de Cristo. Kempis enfatiza a importância de conceitos como humildade, desapego material e renúncia ao ego como vias para alcançar uma conexão mais profunda com o divino. Através de conselhos práticos e reflexões profundas, o autor encoraja os leitores a adotarem uma vida de oração, contemplação e virtude. O cerne da obra reside na imitação de Cristo como paradigma supremo de conduta e amor. Kempis argumenta que a verdadeira felicidade e paz interior só podem ser encontradas ao seguir os passos de Jesus. Questões como a paciência em face de adversidades, renúncia aos prazeres mundanos e a importância da comunhão espiritual são examinadas. A linguagem empregada pelo autor é caracterizada pela sua simplicidade, direção e profundidade espiritual, transcende o contexto histórico em que foi concebida, mantendo sua pertinência para leitores contemporâneos em busca de uma compreensão mais profunda de sua fé. "Imitação de Cristo" não se restringe a um tratado teológico, mas é também um guia prático para a vida espiritual, fornecendo reflexões perenes sobre a vivência autêntica do cristianismo.

1. **Livro 1 - Conselhos Úteis para a Vida Espiritual:**

Neste livro, Tomás de Kempis oferece conselhos práticos sobre como cultivar uma vida espiritual interior. Ele aborda a importância da humildade, da renúncia ao mundo e do desprezo pelas coisas temporais em favor das coisas eternas. Os capítulos deste livro discutem temas como a imitação de Cristo, a necessidade de paciência e resignação diante das adversidades, a importância da fé e da confiança em Deus, entre outros.

2. **Livro 2 - Conselhos para a vida interior:**

Kempis adverte sobre as tentações do mundo e oferece conselhos sobre como resistir a elas. Ele discute a vaidade da vida terrena, a importância de evitar o orgulho e a busca por honras mundanas. Os capítulos deste livro exploram temas como a importância da vigilância espiritual, a necessidade de renunciar aos prazeres carnais, a futilidade das preocupações mundanas e a importância da modéstia e da simplicidade de vida.

3. **Livro 3 - Consolações interiores:**

Tomás oferece uma série de pensamentos e reflexões para ajudar no aperfeiçoamento da vida interior. Ele discute a importância da oração, da meditação e da contemplação na busca pela união com Deus. Os capítulos deste livro abordam temas como a importância da devoção e do amor a Deus, a necessidade de buscar a vontade divina em todas as coisas, a importância da paciência e da resignação diante das provações, entre outros.

4. **Livro 4 - Sobre o sacramento:**

No último livro, Tomás Kempis oferece conselhos práticos para uma comunhão mais íntima com Cristo. Ele discute a importância da participação nos sacramentos, especialmente a Eucaristia, como meio de fortalecer a vida espiritual. Os capítulos deste livro exploram temas como a importância da humildade e da contrição na recepção dos sacramentos, a necessidade de se aproximar de Cristo com um coração puro e sincero, e a importância da devoção a Maria, mãe de Jesus.

É uma leitura muito tranquila, cercada de lições valiosas, que nos ajudam a entender melhor e contemplar o amor de Cristo por nós. Eu assimilo muito ao livro de Provérbios, que nos oferece instruções morais e orientações práticas, abordando uma ampla gama de questões sociais, oferecendo conselhos sábios sobre como viver uma vida justa e prudente, incentivando-nos a desenvolver um caráter sólido e virtuoso. Falando acerca do temor do Senhor, que é visto como o princípio da sabedoria.

O livro é bem alicerçado em todas as suas partes, mantendo uma linha teológica bem coerente. Somente o quarto livro diverge acerca do meu pensamento sobre a personificação de Cristo na Koinonia, que para o catolicismo romano, existe uma presença real do corpo de Cristo na Eucaristia, enquanto para o movimento protestante (os reformados), a presença de Cristo se dá de forma simbólica, memorial e espiritual.

Outro ponto contrastante surge ao considerar que, embora reconheça o papel de Maria como uma figura significativa na história, a ênfase está firmemente colocada na suficiência de Cristo como o centro da redenção humana. Sua posição é vista como subordinada e secundária em relação a Cristo, de acordo com princípios fundamentais presentes nas escrituras. Portanto, qualquer forma de atribuir a Maria um papel mediador ou intercessor contradiz esses princípios. Além disso, a ênfase na soberania e na glória de Deus desencoraja qualquer prática que possa desviar a devida atenção a Ele para figuras humanas, incluindo Maria. 1 Timóteo 2:5.

A suficiência de Cristo destaca que tudo o que é necessário para a salvação e a vida piedosa já foi providenciado por meio de Jesus Cristo. Não há necessidade de complementar sua obra com mediações humanas, incluindo a intercessão de Maria. A suficiência de Cristo é uma doutrina central que enfatiza a totalidade e a perfeição da obra redentora de Cristo, e qualquer tentativa de adicionar mediações ou intercessões humanas à obra de Cristo contradiz essa doutrina.

Entretanto, essa divergência de interpretação não diminui, de forma alguma, a riqueza e a utilidade deste livro para mim durante esses dias. A mensagem central do livro permanece inalterada e profundamente significativa. Independentemente das nuances teológicas, sou profundamente grato pela sabedoria e pela luz que este livro trouxe à minha vida, enriquecendo minha jornada espiritual.

Júlia Lombardi 21/01/2024

Livro de cabeceira
Dividido em capítulos e em 3 livros, a Imitação de Cristo é dinâmico, de fácil leitura, e tem ensinamentos valiosos, muitas vezes desconfortáveis para nossa compreensão e natureza pecadora. Mas, justamente por isso, é um livro que nos aproxima da Verdade e da bondade Divina enquanto nos ajuda a meditar nossas misérias.

Para ler com calma e para sempre. Tem um índice no final que facilita as buscas de acordo com as necessidades do momento. Um livro de cabeceira para ser marcado e recordado sempre que possível porque nos eleva ao Amor, ao sumo Bem e ao mistério divinos e nos ajuda a mortificar as paixões mundanas.

Que Deus abençoe e ilumine a inteligência de todos que se dedicarem a essa leitura.

Isabella.Betoni 20/01/2024

Lindo
Eu amei o livro, demorei um pouco para terminar pois fui lendo lição a lição e analisando minha própria vida. É uma referência de livro cristão.

Larissa.DestAfani 17/01/2024

Um livro PERFEITO!
Todos os Cristãos deveriam ler esta obra. Um livro que nos aproxima ainda mais de Deus e alimenta a fé e a espiritualidade. No final de cada capítulo tem reflexões e orações de São Francisco de Sales e, ao final do livro, se encontra orações devocionais que deixam o livro ainda mais rico.

Isadora 15/01/2024

Um livro para manter perto do coração
Certamente um livro que constantemente retornarei a reler e a meditar. Me trouxe várias perspectivas diferentes sobre diversos assuntos que costumamos pensar "ah eu já sei isso" e que na verdade, pouco sabemos de fato. Perspectivas essas que me inspiraram ainda mais a buscar a palavra e a desenvolver minha fé através das escrituras. Os ensinamentos mais fortes que absorvi após essa leitura foram: "o verdadeiro progresso do homem consiste na abnegação de si mesmo" e "fica sabendo e tem por certo que tua vida deve ser uma morte contínua, e quanto mais cada um morre a si mesmo, tanto mais começa a viver para Deus."

Thay 12/01/2024

Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio e queres descanso?
Esse livro de fato me tocou no fundo do coração. Quão péssima cristã sou? Quão longe da santidade estou? O que devo mudar? Como ser verdadeiramente uma imitadora de Cristo?
A leitura foi ótima, super leve, mas que faz você repensar suas ações a cada palavra, querer mudar a cada frase e sentir que precisa mais de Deus a cada parágrafo.
Perfeito, sem palavra para descrever.
Sobre frases marcadas, o livro está inteiramente grifado kkkk, não tem uma parte que não seja boa.