Imitação de Cristo

Imitação de Cristo Tomás de Kempis...

Resenhas - A Imitação de Cristo

Julia 22/04/2024

O livro nos faz refletir sobre nossa conduta como cristão, o livro é divido em 4 livros, o último me fez respirar muito como católica

Cristiane 10/04/2024

Um livro para ser degustado aos poucos.

Meditado capítulo a capítulo.

Analisando o que Deus quer nos dizer.

ray :) 01/04/2024

Um presente
Esse livro é maravilhoso e muito edificante. li na Quaresma, o que me fez amar ainda mais e absorver cada palavra.

é um manual pra vida, falou muito comigo e eu aprendi uma maneira nova de viver, vivendo como Cristo, uma imitação de Cristo.

só achei algumas partes do final muuito repetitivas e chatinhas... encheção de linguiça, sabe? mas os últimos 3 capítulos me tocaram bastante.

recomendo e MUITO

priscyla.bellini2023 27/03/2024

Um devocional clássico.
Quando fui ler Imitação de Cristo não sabia que se tratava de um Devocional, não é a toa que esse era o livro de cabeceira de muitos nomes do cristianismo. Minha experiência foi positiva. 3,5 ? Por algum motivo o Skoob buga e não coloca meia estrela nas resenhas. O livro parafraseia muito a Bíblia e não que isso seja ruim, mas nesse caso prefiro ler a própria, além das doutrinas católicas romanas que o autor insere e óbvio, que eu discordo. Enfim, no geral a parte boa é quando ele fala realmente com a própria voz e tem excelentes ensinamentos.

Martinho 27/02/2024

Um banquete para alma
Um livro que tem a intenção de comunicar reflexões de santidade. Sem dúvida, é uma obra atemporal. Assim como as confissões de Agostinho, Kempis procura uma teologia dentro da sua oração. Excelente!
Rachel.Silva 10/03/2024minha estante
Aaah que joia. Esse tá na minha lista também.

Milena M. 22/02/2024

Leitura obrigatória
O livro é maravilhoso e deveria ser leitura obrigatória para todo católico.
É excelente para se ler e meditar, porque ao longo da leitura nos causa muitas reflexões internas e profundas.

Rapha 20/02/2024

Santidade?
Esse livro aborda como devemos nos comportar se nosso objetivo é sermos santos.
Antes de tudo, é importante compreender o significado de ser santo: não implica ser perfeito, mas sim estar separado para um propósito específico. É como uma caneta que reservamos apenas para assinar contratos importantes ou uma caneca usada em momentos especiais.

Ser santo e imitador de Cristo implica dedicar nossos dons e vidas a Deus, escolhendo nos separar para Ele e afastar-nos das coisas deste mundo.

Esse livro impactou meu dia a dia, não o li como os demais, pois a cada leitura, parecia que o autor avaliava meu nível espiritual e oferecia orientações para o próximo estágio. Apreciei a obra e planejo revisitá-la, recomendando-a a quem busca compreender mais sobre a santidade.

Inácio 15/02/2024

Seguindo os passos de Cristo
"Imitação de Cristo", é uma obra clássica da literatura espiritual, um texto seminal escrito por Tomás de Kempis no século XV, publicado inicialmente no início do mesmo século. A obra, composta por quatro livros, apresenta uma abordagem multifacetada da vida cristã e da busca pela imitação de Cristo. Kempis enfatiza a importância de conceitos como humildade, desapego material e renúncia ao ego como vias para alcançar uma conexão mais profunda com o divino. Através de conselhos práticos e reflexões profundas, o autor encoraja os leitores a adotarem uma vida de oração, contemplação e virtude. O cerne da obra reside na imitação de Cristo como paradigma supremo de conduta e amor. Kempis argumenta que a verdadeira felicidade e paz interior só podem ser encontradas ao seguir os passos de Jesus. Questões como a paciência em face de adversidades, renúncia aos prazeres mundanos e a importância da comunhão espiritual são examinadas. A linguagem empregada pelo autor é caracterizada pela sua simplicidade, direção e profundidade espiritual, transcende o contexto histórico em que foi concebida, mantendo sua pertinência para leitores contemporâneos em busca de uma compreensão mais profunda de sua fé. "Imitação de Cristo" não se restringe a um tratado teológico, mas é também um guia prático para a vida espiritual, fornecendo reflexões perenes sobre a vivência autêntica do cristianismo.

1. **Livro 1 - Conselhos Úteis para a Vida Espiritual:**

Neste livro, Tomás de Kempis oferece conselhos práticos sobre como cultivar uma vida espiritual interior. Ele aborda a importância da humildade, da renúncia ao mundo e do desprezo pelas coisas temporais em favor das coisas eternas. Os capítulos deste livro discutem temas como a imitação de Cristo, a necessidade de paciência e resignação diante das adversidades, a importância da fé e da confiança em Deus, entre outros.

2. **Livro 2 - Conselhos para a vida interior:**

Kempis adverte sobre as tentações do mundo e oferece conselhos sobre como resistir a elas. Ele discute a vaidade da vida terrena, a importância de evitar o orgulho e a busca por honras mundanas. Os capítulos deste livro exploram temas como a importância da vigilância espiritual, a necessidade de renunciar aos prazeres carnais, a futilidade das preocupações mundanas e a importância da modéstia e da simplicidade de vida.

3. **Livro 3 - Consolações interiores:**

Tomás oferece uma série de pensamentos e reflexões para ajudar no aperfeiçoamento da vida interior. Ele discute a importância da oração, da meditação e da contemplação na busca pela união com Deus. Os capítulos deste livro abordam temas como a importância da devoção e do amor a Deus, a necessidade de buscar a vontade divina em todas as coisas, a importância da paciência e da resignação diante das provações, entre outros.

4. **Livro 4 - Sobre o sacramento:**

No último livro, Tomás Kempis oferece conselhos práticos para uma comunhão mais íntima com Cristo. Ele discute a importância da participação nos sacramentos, especialmente a Eucaristia, como meio de fortalecer a vida espiritual. Os capítulos deste livro exploram temas como a importância da humildade e da contrição na recepção dos sacramentos, a necessidade de se aproximar de Cristo com um coração puro e sincero, e a importância da devoção a Maria, mãe de Jesus.

É uma leitura muito tranquila, cercada de lições valiosas, que nos ajudam a entender melhor e contemplar o amor de Cristo por nós. Eu assimilo muito ao livro de Provérbios, que nos oferece instruções morais e orientações práticas, abordando uma ampla gama de questões sociais, oferecendo conselhos sábios sobre como viver uma vida justa e prudente, incentivando-nos a desenvolver um caráter sólido e virtuoso. Falando acerca do temor do Senhor, que é visto como o princípio da sabedoria.

O livro é bem alicerçado em todas as suas partes, mantendo uma linha teológica bem coerente. Somente o quarto livro diverge acerca do meu pensamento sobre a personificação de Cristo na Koinonia, que para o catolicismo romano, existe uma presença real do corpo de Cristo na Eucaristia, enquanto para o movimento protestante (os reformados), a presença de Cristo se dá de forma simbólica, memorial e espiritual.

Outro ponto contrastante surge ao considerar que, embora reconheça o papel de Maria como uma figura significativa na história, a ênfase está firmemente colocada na suficiência de Cristo como o centro da redenção humana. Sua posição é vista como subordinada e secundária em relação a Cristo, de acordo com princípios fundamentais presentes nas escrituras. Portanto, qualquer forma de atribuir a Maria um papel mediador ou intercessor contradiz esses princípios. Além disso, a ênfase na soberania e na glória de Deus desencoraja qualquer prática que possa desviar a devida atenção a Ele para figuras humanas, incluindo Maria. 1 Timóteo 2:5.

A suficiência de Cristo destaca que tudo o que é necessário para a salvação e a vida piedosa já foi providenciado por meio de Jesus Cristo. Não há necessidade de complementar sua obra com mediações humanas, incluindo a intercessão de Maria. A suficiência de Cristo é uma doutrina central que enfatiza a totalidade e a perfeição da obra redentora de Cristo, e qualquer tentativa de adicionar mediações ou intercessões humanas à obra de Cristo contradiz essa doutrina.

Entretanto, essa divergência de interpretação não diminui, de forma alguma, a riqueza e a utilidade deste livro para mim durante esses dias. A mensagem central do livro permanece inalterada e profundamente significativa. Independentemente das nuances teológicas, sou profundamente grato pela sabedoria e pela luz que este livro trouxe à minha vida, enriquecendo minha jornada espiritual.

Júlia Lombardi 21/01/2024

Livro de cabeceira
Dividido em capítulos e em 3 livros, a Imitação de Cristo é dinâmico, de fácil leitura, e tem ensinamentos valiosos, muitas vezes desconfortáveis para nossa compreensão e natureza pecadora. Mas, justamente por isso, é um livro que nos aproxima da Verdade e da bondade Divina enquanto nos ajuda a meditar nossas misérias.

Para ler com calma e para sempre. Tem um índice no final que facilita as buscas de acordo com as necessidades do momento. Um livro de cabeceira para ser marcado e recordado sempre que possível porque nos eleva ao Amor, ao sumo Bem e ao mistério divinos e nos ajuda a mortificar as paixões mundanas.

Que Deus abençoe e ilumine a inteligência de todos que se dedicarem a essa leitura.

Isabella.Betoni 20/01/2024

Lindo
Eu amei o livro, demorei um pouco para terminar pois fui lendo lição a lição e analisando minha própria vida. É uma referência de livro cristão.

Larissa.DestAfani 17/01/2024

Um livro PERFEITO!
Todos os Cristãos deveriam ler esta obra. Um livro que nos aproxima ainda mais de Deus e alimenta a fé e a espiritualidade. No final de cada capítulo tem reflexões e orações de São Francisco de Sales e, ao final do livro, se encontra orações devocionais que deixam o livro ainda mais rico.

Isadora 15/01/2024

Um livro para manter perto do coração
Certamente um livro que constantemente retornarei a reler e a meditar. Me trouxe várias perspectivas diferentes sobre diversos assuntos que costumamos pensar "ah eu já sei isso" e que na verdade, pouco sabemos de fato. Perspectivas essas que me inspiraram ainda mais a buscar a palavra e a desenvolver minha fé através das escrituras. Os ensinamentos mais fortes que absorvi após essa leitura foram: "o verdadeiro progresso do homem consiste na abnegação de si mesmo" e "fica sabendo e tem por certo que tua vida deve ser uma morte contínua, e quanto mais cada um morre a si mesmo, tanto mais começa a viver para Deus."

Thay 12/01/2024

Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio e queres descanso?
Esse livro de fato me tocou no fundo do coração. Quão péssima cristã sou? Quão longe da santidade estou? O que devo mudar? Como ser verdadeiramente uma imitadora de Cristo?
A leitura foi ótima, super leve, mas que faz você repensar suas ações a cada palavra, querer mudar a cada frase e sentir que precisa mais de Deus a cada parágrafo.
Perfeito, sem palavra para descrever.
Sobre frases marcadas, o livro está inteiramente grifado kkkk, não tem uma parte que não seja boa.

Izinha 29/12/2023

Imitação de Cristo.
Esse livro é brilhante pra crescermos espiritualmente.
É um livro que devemos ler e reler várias vezes.