Imitação de Cristo

Imitação de Cristo Tomás de Kempis...

Resenhas - A Imitação de Cristo

Mari 01/09/2015

Um presente do céu!
Na atualidade quando encontramos tantos livros que nos motivam a uma cultura do ter, e não do ser, quando nos deparamos com um titulo como esse "Imitação de Cristo", há certa surpresa, pq não nos apresenta um Cristo prostituído pela mídia, um Jesus empreendedor, ou um revolucionário frustrado, mas sim Deus, um Deus que por São João é definido como o "AMOR" e nos ensina a amar! E cada página desse livro, vemos como Thomás conseguiu, por graça de Deus exprimir o que o Espírito diz a Igreja, quanto mais pequenos nos fazemos mais Deus pode se fazer grande em nós! Quanto mais morremos para nossa carne corrompida pelo pecado, mais Deus tem espaço para habitar em nós! E talvez pensemos que com isso, vamos nos perdendo, ou deixando de ser aquilo que somos, mas muito pelo contrário, viver a vida de Cristo, é ser aquilo que se nasceu pra ser, imagem de Deus infinito em amor, bondade, perdão, alegria...! O livro é maravilhoso, não é a toa que era o livro de bolsa, de uma das Santas tão queridas pela Igreja, Santa Terezinha do Menino Jesus!
Ted 01/06/2018minha estante
É realmente um livro excelente, pois mostra a verdadeira face de Cristo: o do sacrifício, a da mortificação, o da penitência, e, o mais importante, o do verdadeiro Amor.

DEBORAH.DALTRO 26/02/2021minha estante
Que comentário magnífico! ??

Isabela Zocolaro 18/12/2021minha estante
Que resenha linda! Acabei de ler o livro e é exatamente isso

Izabelle.Alves 21/12/2022minha estante
Resenha maravilhosa, começarei hoje a leitura dessa preciosidade ??

Maiara.Reinert 19/12/2023

Lá vamos nós começar de novo essa leitura...
Já comecei e parei de ler esse livro inúmeras vezes. Sempre achava que tava lendo rápido demais e não pondo em prática os ensinamentos, então falava pra mim mesma que ia começar de novo e assim o fiz. Agora vamos de novo. Dessa vez quero ir registrando cada capítulo lido e o que mais Deus tocar na minha alma. Com isso espero que a leitura fique ainda mais marcada no meu coração e dê frutos verdadeiros.

Capítulo 1: É preciso conformar toda a nossa vida a de Cristo. Nós cristãos, muitas vezes, temos o costume de admirar as palavras de Cristo, mas pouco as colocamos em prática. Muito menos imitamos a sua vida. É como se fosse um ideal inatingível. Creio que devemos orar pra que Deus nos mostre como viver a Sua vida no dia a dia, pois nós não sabemos pela nossa própria inteligência. Não conseguimos alcançar somente pela nossa razão e pelas próprias forças.

A nossa vaidade é tão grande que queremos entender a Trindade, por exemplo, mas sequer somos humildes. De que adianta saber ler grandes filósofos se não somos nem caridosos com o próximo? Tudo é vaidade. Como é fácil se perder nisso ao longo da vida. Acostumamos fácil a querer a sabedoria dos homens, mas não buscamos primeiro sermos sábios a maneira de Deus. Deus, dê-me primeiramente um coração simples, que se contenta com simplesmente amar a Ti e a Te servir. O resto é vaidade...

O desprezo pelo mundo é essencial. Nossos olhos devem sempre mirar os céus. O céu e a nossa verdadeira casa. Aqui tudo é passageiro, tudo vão. Nossa alma esquece fácil isso. É preciso muita diligência. Meditar nisso diariamente, constantemente. "Lembra-te que és pó e ao pó retornarás".

É vaidade cuidar dessa vida passageira e esquecer da vida eterna. Ora, onde foi que perdemos essa crença na eternidade? Como é difícil, diante de tantas ocupações vãs... é fácil se distrair com as pequenas ocupações e descuidar do mais importante que é amar a Deus sobre todas as coisas. Deus, dê-me a graça de te amar sobre todas as coisas, pois nem isso consigo somente por mim.

Procurar se apegar as coisas INVISÍVEIS e desapegar das VISÍVEIS.

As crianças aprendem a falar de tanto ficar perto das suas mães. Nós devemos também meditar constantemente e nos apegar fervorosamente a Jesus pra que aprendamos a imitá-lo de tanto ouvi-lo. Para isso, sinto que devemos nos apegar mais as suas palavras e meditar mais frequentemente nelas, também procurarmos enriquecer nosso imaginário com mais filmes e livros que mostram a sua vida e falam de ti. Assim nossa mente estará sempre voltada pra Ti e não para as coisas desse mundo que tanto nos distrai.
Edson 19/12/2023minha estante
Ótima resenha! ????

Carlos_e_Bianca 23/03/2021

Sem palavras, sinceramente
Da Imitação de Cristo já se tem dito tudo quanto é possível dizer.
Esse livro me impactou tanto, nem acredito que fiquei tanto tempo sem lê-lo. A cada parte, cada parágrafo, é perfeito. Abençoadas eram aquelas santas mãos.

O livro é dividido em quatro grandes seções, sendo as duas primeiras introduções do leitor à vida espiritual. A terceira parte é um diálogo entre Cristo e a alma, não qual é tão perfeito o nível de intimidade e afeto. Trata-se da parte devocional e meditativa. A quarta parte fecha o livro com meditações à Eucaristia, ensinando como recebê-la, adorá-la e a como aproximar-se dela de maneira adequada.

?Depois da Bíblia, que vem de Deus, é a Imitação de Cristo de todos os livros o mais admirável e popular; nenhum granjeou em tão alto grau a estimação dos homens, nenhum parece tão adaptado a todos os leitores? --- Arcebispo mártir Darboy.

Recomendo esse livro para todos. É uma obra que tem que estar na cabeceira de todo católico.

Bill 11/08/2021

Tomás de Kempis
1380
XX/XX - Nasceu em Kempen, na Renânia do Norte (perto de Colônia)

1393
XX/XX - Foi estudar para a escola de Deventer, na Holanda. Durante os seus estudos em Humanidades revelou muito talento na transcrição de manuscritos.

1399
XX/XX - Foi admitido no grupo Irmãos Regulares da vida em Comum que, ainda sem instalações definitivas, viviam no Monte de Santa Inês, perto de Zwolle, na Holanda, onde o seu irmão era prior. Sob a direção do prior Florêncio Radewijn iniciou uma vida de pobreza, castidade, devoção e obediência, em comunidade.

1406
XX/XX - Fez votos de noviços.

1413
XX/XX - Ordenado padre.

1429
XX/XX - Entrou em exílio da comunidade até o ano de 1432. Durante esse período, esteve com o irmão num convento perto da cidade holandesa de Arnhem.

1448
XX/XX - Foi reeleito subprior permanecendo nessa função até ao final da sua vida.

1471
24/07 - Faleceu no Mosteiro de Santa Inês, Zwolle, Sacro Império Romano.

Penna 24/03/2021

O melhor
Talvez o melhor livro que já li, em todos os sentidos. Cada palavra é um tapa na cara, mas sobretudo uma inspiração Divina. Bendito seja Deus que inspirou um ser humano a escrever tão pertinentes palavras que servirão a todos os tempos.

Hugo 20/02/2023

Belo livro que relata os ensinamentos de Jesus Cristo de um jeito simples.
Com ele vemos que imitar O mestre não é tão difícil assim.

Lica 02/06/2023

Leitura imprescindível para elevação espiritual. Demorei atender o chamado desse livro,fui protelando mas hj o tenho como referência e livro de consulta. Faz juz à todas indicações possíveis!?????

Matheus Alves Carmo 19/05/2020

Ótima leitura para qualquer Cristão
O livro nos trás uma série de reflexões sobre a vida dos seguidores de Cristo, e como podemos nos espelhar nele. É uma leitura fluida, dividida em capítulos pequenos, e bastante edificante.

kenosis 05/11/2010

O livro com o maior número de edições no mundo depois da Bíblia. Essência da verdadeira doutrina de Cristo, muitas vezes deixada de lado nos cultos.
navarro 16/11/2014minha estante
eu to começando a ler e estou gostando

navarro 16/12/2014minha estante
estou lendo esse livro e ate acho ele bom, mais nele se vê muito a preocupação de os 'cristaos" estarem afastados deste mundo, das pessoas, o que em parte não concordo muito. A proposta do livro é uma vivência por parte do cristão muito "puritana" demais, e só se cercar de quem professa a mesma fé e os mesmos objetivos. Mesmo assim não descarto sua utilidade, mais não me abstenho por causa disso também de fazer as devidas diferenciações. Abraço a todos!

priscyla.bellini2023 27/03/2024

Um devocional clássico.
Quando fui ler Imitação de Cristo não sabia que se tratava de um Devocional, não é a toa que esse era o livro de cabeceira de muitos nomes do cristianismo. Minha experiência foi positiva. 3,5 ? Por algum motivo o Skoob buga e não coloca meia estrela nas resenhas. O livro parafraseia muito a Bíblia e não que isso seja ruim, mas nesse caso prefiro ler a própria, além das doutrinas católicas romanas que o autor insere e óbvio, que eu discordo. Enfim, no geral a parte boa é quando ele fala realmente com a própria voz e tem excelentes ensinamentos.

Rosa â¡ 06/09/2020

Imitação de Cristo..
Esse livro é surpreendente!
Não achei que poderia tirar tantos ensinamentos de um livro ou que um livro me mudaria tanto como esse o fez...
Um dos primeiros livros católicos que li e simplesmente me mudou completamente, me fez entender sobre o que acredito e melhorar a minha vida com Deus.
Ainda tenho muito o que aprender... mas esse foi um belo começo e com certeza vou voltar sempre a ler esse livro.
João 06/09/2020minha estante
??

Milena M. 22/02/2024

Leitura obrigatória
O livro é maravilhoso e deveria ser leitura obrigatória para todo católico.
É excelente para se ler e meditar, porque ao longo da leitura nos causa muitas reflexões internas e profundas.

almeidalewis 14/08/2020

Uma obra atemporal
Após quase duas décadas finalmente me ative a lê na íntegra a obra clássica do monge do séc XV Thomás de Hemerken ( Kempis,lugar forma latina ).uma obra que segundo a crítica só foi menos traduzida do que a Bíblia,uma obra CRISTOCÊNTRICA que tem como proposta a ruptura com o mundo e a conversão a Deus,surgida num contexto em que a igreja estava desacreditada pelo povo.

Kempis foi uma voz DISSONANTE em uma época de trevas.alguns acusaram a obra de ser uma ESPIRITUALIDADE DESENCARNARDA ( fora do mundo real ).No entanto a obra a princípio era destinada para os monges que já viviam afastado do mundo, porém os ensinamentos e reflexões são de fácil adaptação para o dia a dia.

O livro é um devocional e é dividido em capítulos/fichas que pode ser lido independente/autônoma.É denso no sentido profundo do pensar e ou refletir sobre a vida/espiritualidade no entanto a leitura é de fácil compreensão.

Dizem que esse livro deveria ser o de cabeceira de todo católico principalmente nesses tempos em que a igreja em vez de ser missionária e evangelizar o mundo está sendo justamente evangelizada por ele ( segundo alguns críticos e autocríticos religiosos ).

Ps Apesar de ele ser uma escrita anterior ao formato de livro que conhecemos hoje,por ter sido anterior a imprensa de Gutemberg e antes do movimento da reforma exerceu uma forte influência histórica sobrevivendo até os dias atuais e muito digno ainda de ser lido por nós no tempo presente.

Registrado em 14/08/20
Alexsandro G. Almeida
Jamile.Almeida 14/08/2020minha estante
Muito boa resenha!

almeidalewis 15/08/2020minha estante
Obg Jamile por sua cortesia ???.

Thaina61 18/02/2023

Um livro fascinante
Quanto mais se tem apreço por algo, mais difícil é elogiar, pois parece que nenhum elogio faz jus à toda a perfeição contida nesse algo. Encontro-me nesse impasse.
Para qualquer um que tem dúvida se deve ler ou não, se vale a pena comprar ou não, posso afirmar com toda certeza que sim! Mesmo daqui 200 anos, ter esse livro ainda será de muita utilidade.
Para os que estão tíbios na fé, desacreditados da esperança e pouco abrasados no amor, recomendo esse livrinho 10 vezes! É curto, fácil de ler e é uma fonte inesgotável de conhecimento para a saciedade de uma alma.
Contém sermões dolorosos, mas que doem com a gentileza de um ?conselho de mãe?.

Pedro Leitor 26/12/2022

Interessante
Um livro que podemos classificar como um diálogo. Onde o autor faz orações e Deus responde. Tem partes muito boas e outras nem tanto. Outras não tem como concordar, mas no sentido geral é um livro bom. É um livro que provavelmente não lerei de novo, pois achei um tanto cansativo.