Furthermore

Furthermore Tahereh Mafi

Resenhas - Furthermore

Naty 25/01/2017

Um livro diferente e que, de início, desgostei, mas, depois, foi me conquistando e, com muita simplicidade, entregou uma bela história.
Esse livro não é nada extraordinário. Comecei achando ele muito chato, mas continuei e, para mim, a melhor parte foi a curiosa forma como a autora desenvolveu um mundo miraculoso e diferente de todos que eu já vi.
Ele fala de uma menina chamada Alice que perdeu seu pai, sua mãe a trata muito mal, ela não tem cor em um mundo em que as cores são vistas como a presença da magia e que gosta de andar pelada ( o quê? Sim. Ela não é muito fã de roupa. Isso não quer dizer que ela anda sem roupa por aí, viu). Todos sabem logo de cara que ela vai embarcar em uma aventura e esta será com um menino que ela odeia e por um lugar que ela não conhece e que é realmente assustador.
Acho que a autora criou uma história boa, principalmente para crianças e adolescentes, pois, no fim, ela dá várias lições bonitas e interessantes. É quase como um conto de fadas. Um dos seus pontos negativos é isso: ela cria uma história legal, mas finaliza de maneira tão fácil em relação ao enredo que eu ache que haveria uma continuação. É como se do nada uma fada chegasse e fizesse uma mágica. Pronto, tudo está resolvido.
A conversa que a autora tem com o leitor me chamou muita atenção também e foi um ponto bem cativante e interessante da história. A forma como ela rima e traz certas partes também é bem interessante.
A parte que, certamente, eu mais gostei foi desvendar o mundo de Furthermore. Parece que a gente está descobrindo um país das maravilhas muito mais louco. Nunca se sabe o que vai acontecer ou como cada vila funciona. Essa foi a parte que mais me conquistou com certeza.
Em resumo, é um livro legal para passar o tempo, mas não se deve ter muitas expectativas com ele. Os personagens crescem, mas a história é simplista demais em certos pontos.
Gostei bastante, mas queria navegar mais por esse tenebroso mundo de Furthermore.

Jack 19/01/2024

Furthermore
Esse livro, sem a menor sombra de dúvidas, despertou emoções bem fortes em mim. Na primeira vez que peguei ele para ler fiquei tão irritada que acabei abandonando a leitura. É uma leitura mais ou menos parecida com Alice no país das maravilhas; cheia de elementos que são meio malucos. O mundo mágico tem essa vibe de nonsense.
Agora coloquei esse livro como meta da MLV e finalmente deu certo. Esse é o lado bom de não forçar uma leitura; se tivesse talvez tivesse apenas pegado ranço da história. Senti que li o livro no momento certo. E ler acompanhado de um audiobook ajudou e muito a experiência.

Layla 25/05/2017

"Você pode pintar o mundo com a cor que está dentro de você."
Cor é, por definição, a impressão produzida no olho pela luz, segundo a sua própria natureza ou a maneira pela qual se difunde nos objetos. É a aparência dos corpos segundo o modo como refletem ou absorvem a luz. Cor é o que enxergamos e como enxergamos, dependendo de quanta luz é espalhada e de como deixamos que ela nos terebre.

É, de certa forma, pura física. E, de certa forma, pura subjetividade.

Porque o que você vê depende de você, depende da luz, depende do momento e depende de como você está. Um dia cinza pode ser um dia lindo para alguns e depressivo para outros. Branco pode ser vazio, inexistência de cores, ou o conjunto de todas elas. Uma cor pode ser verde para mim e azul para você, e os sentimentos que ela me desperta podem ser totalmente divergente dos seus. Cores são arco-íris de possibilidades, uma aquarela de chances infinitas de se colorir, se enxergar, se conhecer cada escura e clara cor que reside em nosso ser.

Portanto, imaginem-se num mundo em que a cor é absolutamente importante. Tá bom, eu sei que não é tão diferente do mundo em que vivemos em que as cores, mais especificamente o branco, é supervalorizado, mas neste mundo você tem de ser colorido para ser... normal. Em FURTHERMORE é assim: todos são coloridos e nós, por intermédio de Alice, nascemos sem cor (ou com todas as cores numa só, dependendo da quantidade de luz que você enxerga na vida e na personagem) alguma - temos apenas um castanho nos olhos e um rubor nas bochechas.

"Todo mundo nasce com cores," Alice disse com cuidado. "As minhas estão simplesmente contidas aqui dentro."

Ferenwood é o nome desse mundo cheio de cores, e é onde mora Alice e sua família. Ferenwood é um lugar em que as coisas certas e cheias de sentido são mais importantes que a magia, um mundo tão lindo e rico e colorido que, segundo nossa protagonista e a narradora Tahereh Mafi, quando criado, o céu chorou por cem anos. Lágrimas de grande alegria e tristeza molharam a terra, rachando-a e partindo-a e, no processo, criando rios e lagos e oceanos que ainda existem nos dias de hoje. Havia alegria pela beleza, mas grande tristeza também - tristeza porque ninguém estava por perto para apreciar a grandiosidade de tudo aquilo. Sendo assim, enquanto a história continuava, o povo de Ferenwood nasceu das lágrimas que molharam a terra e fizeram-nos crescer até a existência. Ferenwood é um lugar perfeito para todos que moram lá, mas, para Alice, falta uma coisa. Alguém.

Seu pai, que desaparecera.

E por mais que ela ame sua terra, a busca pela pessoa mais colorida do pequeno universo matizado de Alice a leva para um lugar diferente. E é aí que conhecemos Furthermore, um mundo completamente diferente de Ferenwood. Furthermore é um mundo de sentidos, do ilógico, de enxergar as coisas por outra ótica, de ver as cores por outra perspectiva.

"Em Furthermore você dorme pelo sonho e come pelo gosto."

Os detalhes são muitos e os acontecimentos nesta aventura são extraordinários, contudo não contarei muita coisa, já que não quero diminuir seu brilho, independente de como você enxergue as coisas, e tampouco quero focar muito nesta viagem maravilhosa por terras desconhecidas. Quero focar no explendor de Alice e de Oliver e de tantos outros personagens com que Tahereh nos presenteou.

Este livro pode ser destinado a crianças, já que é middle-grade e Alice tem doze anos. Pode ser visto como menos interessante, principalmente pelos leitores que são fãs de Estilhaça-Me, já que tem uma pegada conto de fadas, mas é, em minha opinião, um livro que deveria ser lido por todos. Tahereh, junto e por meio de Alice, quebra preconceitos e paradigmas. Tahereh, de modo belo e pungente de emoções, pisa nos seus e meus conceitos com tal suavidade e intensidade que você se verá apaixonado por Furthermore antes mesmo da página 30.

Porque Alice é diferente de todos em seu mundo. Porque Alice é incolor num mundo completamente pintado. Porque Alice é invisível e, ao mesmo tempo, visível demais. E eu - você, todos nós - me sinto assim, vez ou outra, sempre e às vezes. E ela, assim como nós, quer ser o oposto do que é.

"Ela frequentemente quer se plantar de volta na terra e ver se ela cresce como algo melhor desta vez, talvez um dente-de-leão ou um carvalho ou uma noz que ninguém pudesse localizar. Mas a Mãe insistiu (do jeito que ela faz muitas vezes) que Alice deve ser uma garota, então ela era."

Porque Alice se vê, com luz ou sem luz e do jeito que só seus olhos podem enxergar, como mais do que um nada sem cor. Ela se vê um TUDO cheio de cores interiores, cheio de qualidades que, se as pessoas reparassem, com ou sem luz, com ou sem cor, notariam que ela é maravilhosa.

"De qualquer forma, não era que ela precisasse que alguém gostasse dela.
Era só que ela já gostava tanto de si mesma e se achava tão interessante (e inteligente e criativa e legal e engraçada e amigável e autêntica) que ela realmente não conseguia entender por que não era mais fácil para ela se misturar."

Porque Alice não gosta de ilusões e de dosar sua realidade. Ela gosta de ver as coisas como elas são. E ela é extremamente passional, repleta de amor e de amar suas verdades, até mesmo as mais dolorosas. Porque Alice é corajosa e sabe que, no escuro, na ausência de luz e de olhares, somos todos iguais. Coloridos ou pálidos, somos todos iguais.

Você provavelmente já viu pinturas, desenhos e fotos que lhe tiraram o ar - por serem belas, reflexivas, ou por lançarem você numa espiral introspectiva de tal forma que, naquele momento, você virou parte da obra, assim como ela virou parte de você. As formas ficam-lhe na cabeça, assim como as cores, as pinceladas incessantes, o jogo de luz e a vida retratada de modo real de um jeito tão profundamente rico pelo criador que, cada pessoa que vê a arte, sente e pensa e visualiza algo diferente, mas intrínseco, próprio do espectador e de quem fez aquela incrível obra.

É uma troca, criador x observador, que resulta numa sensação única e genuína, singela e abastada de epifania: porque ali, naquele milissegundo, você pode descobrir algo sobre si mesmo que nunca teve a chance de vislumbrar antes.

E Furthermore é um livro que você absorve coisas dele na mesma proporção que ele absorve de você. É uma obra que foi pintada de forma bela e envolvente para que nós aceitemos (e amemos, ouso dizer) todo e qualquer aspecto e forma do desenho ora colorido, ora preto e branco que somos nós. É uma troca sua com a Tahereh Mafi. Porque, como toda obra de arte que se preze, Alice (e Furthermore, e eu, e VOCÊ, acredite!) é única e genuína e singela e cheia de epifanias.

E, durante essa façanha, Alice se descobre perfeita exatamente do jeito que é. Assim como eu e você e todos nós temos de descobrir também. Assim como eu e você somos - só precisamos modificar nosso jeito de enxergar as coisas. Porque talvez a luz esteja refletindo de mais na sua cor, talvez esteja de menos. Talvez você não esteja absorvendo direito as cores que lhe brilham a alma. E talvez, um grande e sincero e certeiro talvez, uma viagem até Furthermore seja tudo o que você necessite fazer.

Por que não?

site: https://www.instagram.com/laylafromthebooks/
Lucas 25/05/2017minha estante
livro perfeito < 3

Layla 25/05/2017minha estante
Livro mais que perfeito

vivi.vieira.S.12 25/05/2017minha estante
Nossaaaaaa senhora so Me deu mais vontade de ler