Sugar Blues

Sugar Blues William Dufty

Resenhas - Sugar Blues: O Gosto Amargo do Açúcar

Tati 25/06/2023

Potencial transformador
Um livro que mostra muitos malefícios do açúcar para a vida humana e que nos faz pensar em nossa relação com este produto. Há grandes chances do leitor muitas sua postura diante do açúcar pra evitar o Sugar Blues.

Cibele 28/01/2022

Impressionante
É um livro impressionante, trás dados e fatos sobre como o açúcar é uma verdadeira droga que além de aceita, tem seu consumo estimulado desde a tenta infância.

Cynthilante 19/05/2021

É um livro excelente na narrativa histórica sobre o que o açúcar causou na humanidade com a sua popularização.
Como o livro foi escrito na década de 70, em termos nutricionais, por ser baseado na dieta macrobiótica, o qual a base é o arroz integral, acredito que está um pouco ultrapassado, pois há evidências científicas mais recentes para uma dieta mais completa e livre do açúcar de uma forma geral.

Ana 06/03/2021

Um livro revolucionário para sua época
Esse livro foi muito importante por expor toda a história do açúcar desde quando ele era um produto de consumo exclusivo dos reis, passando pela exploração de negros escravizados para extração de cana de açúcar e produção de seus derivados, até chegar nos interesses econômicos da indústria alimentícia.
O autor narra entre fatos históricos sobre a origem do açúcar refinado, suas experiências vividas, como da privação seguida por compulsão por alimentos e bebidas açucaradas e todas as suas consequências físicas.
O livro se inicia fazendo uma referência aos alquimistas e feiticeiras, que buscavam o elixir da vida, na natureza e por esse motivo, eram considerados bruxos e condenados a morte.
Em vários momentos, o autor compara o açúcar à drogas ilícitas como cocaína e heroína, quando se refere à dependência química e emocional vivida por quem os consome. Chama de traficantes de açúcar, aqueles envolvidos em sua comercialização.
É muito difícil que esse livro surpreenda alguém hoje em dia (mas sempre tem um menos informado).
Desde o lançamento desse, foram produzidos muitos outros livros e documentários expondo o mecanismo capitalista da aliança governo/indústrias que ocorre em muitos países. O fato é que para a época, o livro foi um portal de acesso a informações sobre os interesses econômicos da indústria alimentícia acima da garantia da saúde coletiva. O livro vale a leitura por trazer verdades não inéditas, porém, ainda desafiadoras.

site: https://analiterata.medium.com/

Lisiane.Dutra 30/12/2020

Péssimo
Livro chato, antigo e óbvio. Não vale o tempo perdido. Não gostei.

Marceli 27/04/2020

Avassalador
Mudou minha ideia sobre alimentação e só a presença do açúcar nosso dia a dia. Leitura desrruptiva.

Ana Simão 05/02/2020

Um forte alerta
Um livro que nos faz refletir sobre os perigos do açúcar para a saúde, desvelando o alto poder viciante e controlador dessa substância. Algo que não costumamos levar tão a sério, e nem comparamos com outras drogas, algo que deveríamos.

Dafne 22/07/2018minha estante
Gostei bastante da resenha! Bem direta e detalhada. Sempre tive problemas com acne :/ Imagino que deve ter a ver sim!

pricamila 25/11/2013

Vale a pena
Esse livro é importante por apresentar exemplos de como o açúcar faz mal para o nosso organismo. Ele é um pouco cansativo, pois detalha bem a história entre o homem e o açúcar.
Andrea 06/07/2014minha estante
Terminei esse livro pensando a mesma coisa: realmente é chatinho esse detalhamento, mas ainda assim uma história importante. E interessante.

Denise Campos 31/03/2011

Reduzi o consumo de açúcar depois que comecei com a reeducação alimentar que fez me importar mais com o real sabor das coisas, e o açúcar (principalmente seu excesso) mascara o sabor de sucos, doces e frutas, tomei conhecimento desse livro e resolvi dar uma conferida, já imaginando algo dramático. O autor relata experiências que viveu ou que tomou conhecimento mostrando os milhares de males que o açúcar causa e como ficou bem melhor de saúde e beleza quando o aboliu de sua vida. É um livro bem chatinho de ler, se eu não tivesse reduzido o consumo de açúcar por minha conta não sei se ele me convenceria. Ele traz várias informações ditas cientificas e dados chatos do tipo para tentar validar o lá alegado. Acho que poderia ser menos chato.
Continuo com a minha linha de pensamento que o problema não é um produto em si, seja o açúcar, o café, o chocolate, vinho, mas é o excesso
Rafa 24/07/2017minha estante
O gosto amargo do açúcar....Bom, amargo depende para quem (qual paladar...) e sim, fica amargo quando se come demais!! Concordo com vc Denise, que o excesso é a raiz dessa amargura, porque o que o livro mostra é como o açúcar motivou o homem de diversas maneiras! No sentido de que esse sabor doce correu o mundo, conquistou culturas e se popularizou. Tudo tem um motivo! Se fosse tão ruim, o doce não teria feito tanto sucesso...

Pra mim, o livro não vai me incentivar a reduzir o açúcar. Não procuro uma razão para fazer dieta neste sentido. Mas estou adorando a parte histórica!

(=

rsrs