Um esqueleto / Machado de Assis

Um esqueleto / Machado de Assis Diego A. Molina

Resenhas - Um esqueleto / Machado de Assis

Tali 06/10/2021

Cadelinha de Machado
Eu nunca havia lido uma HQ do Machado, mas, como a cadelinha que sou, tentei! amei demais, é impressionante como esse escritor nos faz viajar ate em 80 páginas. Machado de Assis, vc é tudo entenda

Paulascrap 10/12/2021

Instigante!..
"O medo dos mortos, disse ele, não é só uma fraqueza, é um insulto, uma perversidade do coração. Pela minha parte dou-me melhor com os defuntos do que com os vivos".

📌☠ Doze rapazes, a beira do mar, falavam sobre artes letras e política, quando mencionam a beleza da língua alemã, e a Alberto ressalta ter conhecido suas vantagens com o singular Dr. Belém.

"Ele era excêntrico...talvez não fosse decerto um homem completamente bom: mas era meu amigo".

📌☠ Em uma visita Dr. Belém anuncia ira se casar com a também viúva , de Ouro Preto, D. Marcelina, e o convida para conhecer sua primeira esposa, já falecida, para mostrar como era bela, mas ao chegar no armário não se depara com uma foto, mas com o seu "esqueleto".

📌☠ Após o casamento, Dona Marcelina se torna cada vez melancólica e em uma noite Alberto descobrirá o motivo: _ ao se dirigir a mesa de jantar após aceitar o convite do casal, uma convidada ilustre o aguardava : o esqueleto da primeira esposa de Dr. Belém, os aguardava para desfrutar noite.

📌☠ Alberto tenta fugir daquela situação macabra, mas a insistência de Dona Marcelina o fez retornar, no entanto não esperava que a tentativa de ajudá-la poderia custar sua vida.

📌☠ Ao encerrar sua história Alberto declara : Mas o Dr. Belém nunca existiu, eu quis apenas fazer apetite para tomar chá !. qual efeito essa surpresa trouxe a roda de conversa....? seria realmente uma invenção ou desabafo de seu contador !..

📚💀 Nessa história baseada num fato real: o tal esqueleto seria o de uma cantora lírica francesa, a bela Eugênia Mege, que ao chegar ao Brasil se apaixonou por um médico famoso, o Dr. Antônio José Peixoto, que clinicava no Rio de Janeiro durante o Império. Assassinada pelo marido ciumento, seu corpo foi roubado da sepultura pelo amante que armou a caveira numa vitrine em seu consultório como um caçador expõe seus troféus.

📌☠ Tanto o conto como a adaptação em quadrinhos são excelentes, envolve o leitor desde o primeiro momento, e o desfecho garante uma boa surpresa...

💀 #umesqueleto #machadodeassis #contosdeterror

Biblioteca 25/07/2022

Divertido
? Um Esqueleto de Machado de Asssis @pulodogato
? Nota : 4
? Minhas impressões : 08/2022

"É minha mulher. É bonita não acha?!..."

?? Meu primeiro contato com Machado de Assis, escolhi um conto de terror com toque de humor em quadrinhos de terror com toque de humor e me agradou basatante , achei uma leitura fácil discutindo o ciúme em um triângulo amoroso com toques macabros.

?? Em uma roda de conversa com amigos Alberto resolve contar a história de seu estranho professor de alemão: Doutor Belém.

?? Ao visitar o medico , Alberto é comunicado de seu casamento com a viúva Dona Marcelina, e aceita o convite para jantar com o casal.

??Mas ao chegar na casa a apatia de esposa mostrava que algo estava errado, e logo seguiu um pedido de ajuda..o motivo era um casamento a três, e o quarto convidado da noite estava sentado a mesa aguardando o jantar: O esqueleto de sua primeira esposa!...

?? Na tentativa de ajudar Dona Marcelina, Alberto enfurece Dr. Belém, pois esse acho que ele queria lhe roubar a esposa, e a vida dos dois passou a corrrer perigo.... mas o final em uma reviravolta irá surpreender o leitor!...

?? Mas no final da noite Alberto deixa no ar entre seus amigos se a Dr Belém teria realmente existido ou seria somente um causo...

#Mli2022 #umesqueleto

MRafael 26/01/2024

Sombrio, esquisito, funesto. Mas não assustador.
Ler o conto e ler o quadrinho são sempre experiências diferentes.
Fiquei curiosíssimo com a estória quando a li em conto. Não chega a dar medo, mas lê-se para saber onde aquilo vai dar e o porquê de tudo aquilo. Não chega nem perto do ultrarromantismo bizarro de Álvares de Azevedo (nem era essa a intenção de Machado), mas intriga.
A arte do desenhista completou muito bem o clima do conto de Machado, com referências à arte do séc. XIX e uma Ouro Preto imperial muito sombria. A narrativa dos quadrinhos, em si, vez ou outra ficou confusa, mas o artista soube usar os balões de fala e casá-los com a trama.