Contos Clássicos de Grimm

Contos Clássicos de Grimm Irmãos Grimm

Resenhas - Contos clássicos de Grimm: Seleção da edição Contos maravilhosos infantis e domésticos 1812-1815 (Contos de Grimm)

Jota 03/04/2021

Ótimo
Li cada um dos textos para meu filho, de 5 anos, na hora de dormir.
Ele adorou, e já peguei o próximo da coleção. Além de relembrar dessas histórias que ouvimos e assistimos na infância, nada melhor que seu filho dormir com boas histórias e aprendendo o hábito da leitura.

Os últimos 20% do livro são sobre os irmão Grimm. Muito legal conhecer mais sobre a história deles.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq

amanda 30/04/2020

contos do maravilhoso
uma boa coletânea de 17 contos, li muito rápido desde que cada conto é curtíssimo; só achei chatissimo que tomaram mais que 20% do livro naquela parte do final para dar umas informações sobre os autores; li um pequena parte e depois pulei.

algumas notas

o conto da Rapunzel kkkkk um dos meus filmes preferidos da Disney, não sabia que a história original era assim; meio macabra.

e é engraçado essa tara que os personagens tem em diversos contos em oferecer a filha em casamento ou serem obrigados a dar a filha em casamento para algum cara chato

o conto da branca de neve, fiquei surpresa ao invés da madrasta a mãe dela é que era a doida invejosa; e morri de rir da forma que ela volta á vida

o conto do rumpelstistkin eu ri demais kkkk "foi o diabo que lhe contou!" muito trouxa ele

o do barba azul assustador, deus me livre

e também é engraçado como a figura do lobo mau é bem presente kkkkk e ele sempre engole sem mastigar KKKKKKKK morro

muito bom, vou ler a versão com mais contos

Ana 07/01/2024

Essa coletânea de contos dos irmãos Grimm apresenta os que todos já conhecemos de um jeito ou de outro: O rei sapo ou Henrique de Ferro, O lobo e os sete cabritinhos, O alfaiate valente, João e Maria, etc.
Há também nesse livro um conto que eu nunca tinha lido antes, chamado A senhora Holle, que é uma espécie de fada que pune quem faz o mal e abençoa com ouro quem faz o bem.
Também li aqui pela primeira vez o conto Rumpelstilzchen, personagem que eu só conhecia pelo filme do Shrek. Rumpelstilzchen é um anãozinho malvado que transforma palha em ouro, mas sua ajuda tem um preço...
Há outro conto curioso aqui nesse livro, que eu achei idêntico ao da Bela e a Fera; o nome é O jardim de inverno e de verão, e tem tudo de parecido: a Fera, a rosa, a bela menina, o espelho, o castelo...
e por último, temos O homem selvagem, que pode ser classificado como a versão masculina de A gata borralheira. Essa coletânea publicada pela Cosac Naify tem uma capa linda e ilustrações cheias de personalidade. Muito bom.

Alex 10/08/2017

Além de diversos contos dos irmãos Grimm, há algumas explicações sobre como surgiram as histórias, como e porque surgiu o livro de contos, além de outras menções a história dos contos. Nenhuma novidade, é uma boa coletânea, apenas.

RAGGI0 22/02/2022

GOSTEI MAIS DA HISTÓRIA DOS GRIMM DO QUE DO LIVRO EM SI
Acredito que tenha sido esta citação de Walter Benjamim a me ter conquistado: ?Ele [o conto maravilhoso] mostra-nos, na figura do tolo, como a humanidade ?se fez de tola? diante do mito;?. Isto por que, de início, achei que algumas histórias não tinham nexo algum, ou eram distantes demais da realidade do século XXI para fazerem sentido a um leitor atual, quando, na verdade, o tolo é um crítica social em si mesmo.

Saber da história e da pesquisa que os Irmãos Grimm enfrentaram para reunir os contos e, em uma primeira edição, preservar o máximo possível da tradição oral em seus escritos, deixou-me em uma posição de profunda vergonha em ter criticado a descontinuidade e contradições de alguns contos, visto que é uma demonstração viva do que acontece na tradição oral e com a cultura popular.