Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente

Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente Sherman Alexie

Resenhas - Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente

Vicentejuliaa 23/12/2023

3,5/5 ??
Eu achei o livro surpreendentemente bom, principalmente porque trata de um assunto pouco comum que é o cotidiano de um indígena norte-americano, denunciando a forma que os indígenas são tratados e a segregação que de certa forma existe na sociedade estadunidense, que exclui quase completamente as populações indígenas da sociedade americana, tornando a realidade desse povos completamente diferente do que a realidade de uma população que ocupa as áreas urbanas, por exemplo. O livro denúncia a grande diferença que existe na questão de possibilidades, como os indígenas são privados
de diversas possibilidades que deveriam ser direitos básicos (como educação de qualidade), além de mostrar a relação dos indígenas norte americanos com o alcoolismo.
Eu só não dou uma nota maior pq o livro é bem chato por mais que o tema seja bem legal ??

Me.f 03/12/2023

Surpreendentemente bom
Um livro que fui obrigada a ler por causa da escola, antes de começar a ler meu amigo me mandou a foto de uma frase do livro, e eu pensei "eu vou odiar essa merda", mas ao realmente ler o livro não é ruim, ele consegue apresentar um assunto não tão comentado de forma que pessoas que não são familiares com o tema entendam.

Marielly.Moreira 11/10/2023

Vida de um adolescente indígena
Foi o primeiro livro que li de um autor Indígena.
Eu pensava que o Júnior sofreria mais no colégio pq quando eu li que ele é o único indígena no colégio em uma cidade racista, achei que seria maltratado e injustiçado.

O Júnior não é um indígena que estereotipado pela sociedade, ele é apenas um adolescente se descobrindo.

Marianna 16/06/2023

Incrível, li ele pela primeira vez no ensino médio, a uns 5 anos atrás e lembro de ter gostado muito, fiquei com esse livro já cabeça e comprei ele! Li em 2 dias e amei.
Não é tão perfeito quanto eu imaginava, mas ele é realmente muito bom, aborda vários temas super importantes, como preconceito e pobreza, eu gosto do Júnior, por ele ter ido atrás de uma vida melhor, mesmo que na sua aldeia muitas e muitas gerações se passa com todos sem sair da reserva, ele foi o primeiro a tomar coragem e sair, ele tem alguns pensamentos ruins, chatos, mas mostra como diz no título é um diário verdadeiro! E mostra todos os pensamentos dele, o Júnior é meio besta as vezes inclusive por ser amigo daquele idiota do Rawdy, que garoto insuportável, horrível, bosta, sei que tem relação complicada com os pais, mas não justifica, pra mim como mostra no final do livro ele só é amigo do Júnior pra não ficar sozinho, pq o Júnior é o única opção dele fazer algo, e de ter amigo, ele é abusado e abusivo! É uma amizade tóxica, odiei esse personagem.
Os restantes são só figurantes.
Fiquei muito triste e sentida pela morte da irmã dele, pois eu também recebi a mesma notícia, e tive uma reação parecida com a dele em alguns pontos, enfim, triste!!! Mas o livro em si é muito bom, faz a gente refleti, e se indentificar com eles as vezes.

Geovana.Andressa 01/06/2023

Um livro divertido, muito fácil e rápido de ler, fala muito sobre preconceito e sobre lutas de vida e mesmo assim não deixa de ser divertido

s4turnjuju 31/03/2023

5 !
Esse livro e um "coming of age" ou seja, vai mostrando a vida do Junior e as dificuldades que muitos pessoas passam nos Estados Unidos sendo "indian" e pobre, passa muito sentimento mas de uma forma irônica, então passa muito aquela vibe de vida real sabe e de rir mesmo na desgraça! O desenvolvimento do Junior, como a leitura flui, os personagens, tudo é incrível, é uma leitura que eu acho que todos deveriam ler, é muito real e bom demais!

Sibs 28/03/2023

Pra sempre meu queridinho, mesmo que precise de ajustes
Eu amo essa história e amo o júnior e todos os envolvidos, mas preciso reforçar que é necessário um olhar treinado pra época de 2007/09 e, principalmente, a chance de uma revisão pra alteração e/ou nova edição com explicação dos termos problematicos usados

ZackFoster 27/03/2023

Esse livro é maravilhoso, tanto que queria apagar ele da minha mente, tudo isso só pra ler denovo e ter a mesma experiência.

Lyly.hualian 19/02/2023

E eu aqui, pensando que iria ser uma leitura boba, e foi simplesmente o contrário.
Arnold (ou Junior), sempre foi verdadeiro, e isso me instigou muito. Uma escrita nada vacilante, que se me deixasse, poderia ler umas 1000 pgs e ainda seria pouca.
Agora eu realmente percebi o quanto esteriótipos colocamos em índios, e pra falar a vdd, ainda n sei 100% de sua situação, mas os índios daqui n eram nada como imaginei (pelados, com a pena na cabeça, e muitas pinturas).
E são cartuns incríveis. Deu uma leveza ao livro, mesmo querendo chorar com cada pg.
Eu gostei.

Guiedits 15/12/2022

Aff
Não tenho paciência pra descrever ó quão ruim foi esse livro que a escola me obrigou a ler. Pelo o amor de Deus

Ayafortune 21/10/2022

Sla
Mal tinha começado o livro, e ja havia chorado horrores, foi uma livro que me prendeu do inicio ao fim, acompanha a trajetória da vida de Júnior foi uma experiência incrível. Achei esse livro na biblioteca da minha escola, e com certeza vai para um dos melhores livros que já li.
Simplesmente perfeito?????

brendabalmant 28/09/2022

se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi
lindo, simplesmente lindo. arnold é um menino muito corajoso, muito maduro e forte em alguns aspectos ( a vida dele o obrigou a ser assim). aprendeu desde cedo a valorizar tudo o que tem, incluindo sua cultura e as pessoas a sua volta, mas também não deixou de lutar por uma vida melhor. engraçado, emocionante, inteligente, esse livro é um dos meus favoritos, essa história me tornou uma pessoa melhor.

sophia 13/10/2021

personagem fraco
é complicado se ter um protagonista fraco e chato, porque por mais a história tratando um tema de importância absurda, não consegui gostar, não consegui ler com vontade

Amy 16/07/2021

Lia e relia esse livro quando tinha 11 ou 12 anos. Algo me conectava ao personagem e sempre pedia de novo emprestado na biblioteca da escola. E agora, depois de anos, continuo amando. Me deu um quentinho no coração.

Yellen.Gabrielly 07/07/2021

Não sei o que falar
Vou começar pelo que eu gostei, eu gostei muito da escrita do autor é bem fluida a gente ler rápido, eu gostei do personagem é bem verdadeiro , achei interessa ser baseado na vida dele e foi um aprendizado pra mim sobre a vida dos índios,e teve algumas frases que gostei bastante.Só que eu não sei se foi o momento ou ter muito desse tema ,qus me fizeram não ter vontade de ler, quando eu pegava o livro lia até que bastante, mas depois que eu largava não dava mais vontade. Mais de resto é um livro muito tocante e me fez refletir bastante.
Acrescentando só mais uma coisa ,eu gostei do final,fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com o Junior.