O Primeiro Beijo & Outros Contos

O Primeiro Beijo & Outros Contos Clarice Lispector

Resenhas - O Primeiro Beijo

JAlia372 17/04/2024

Amei Clarice Lispector e tive a oportunidade ao ir na biblioteca da minha cidade, confesso que achei que os pontos seriam maiores então a minha expectativa era maior e acredito que todos dela seja, mas mesmo assim gostei muito principalmente o primeiro beijo que é o título do livro achei o conto muito interessante.

Samantha.Walker 14/03/2024

Foi meu primeiro livro dela. Li por vontade própria, sem influência e gostei bastante, me fez querer ler outras obras dela!

Thalia58 05/02/2024

A magia e reflexão no cotidiano
Se você quer começar a ler Clarice, ou já leu algum livro mais complexo dela e teve dificuldade, recomendo este livro de contos. São contos curtos com situações cotidianas e a leitura é bem fluida, dá pra ler em um dia.

Neste livro, ela prova que não é preciso criar situações muito fora do normal ou sobrenaturais para escrever histórias significativas e que fazem refletir. Me chamou atenção pelos contos se tratarem de situações cotidianas e ainda sim tem uma certa magia e poesia. Muitas vezes a gente pode achar que nossas vidas são sem graça e que não vivemos grandes coisas, mas cada situação que vivemos está carregada de significado e reflexão. Ela própria fala numa entrevista do começo do livro:

“Os meus livros não se preocupam com os fatos em si, mas com a repercussão eles nos indivíduos. Isso tem muita importância para mim. É o que faço. Acho que, sob esse ponto de vista, eu também faço livros comprometidos com o homem e a realidade do homem, porque realidade não é fenômeno puramente externo.”

Essa última frase me fez lembrar de um livro que estou lendo escrito por uma neurocientista dizendo justamente isso, o nosso cérebro não sabe diferenciar os estímulos daquilo que pensamos e o que realmente vivemos.

Alguns contos deixam uma sensação leve quando termina, outros são mais pesados e tristes. Tem bastante humor também. Os meus favoritos e que deixaram uma grande impressão foram O Grande Passeio, Feliz Aniversário, Felicidade Clandestina e A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais. O conto Feliz Aniversário me fez lembrar a reflexão do livro A Metamorfose de Kafka.

gigika 05/02/2024

" Eu acho que escrevendo a gente entende o mundo mais do que não escrevendo..."

O grande passeio, Uma galinha e Felicidade clandestina foram os contos mais tocantes que li nesse livro.

Completamente fascinada com a sensibilidade que cada frase proporciona.

" Em cada livro eu renasço. "

Nancy18 02/01/2024

Comprei esse livro sem nenhuma expectativa, porém sabia que ele ia me surpreender de alguma forma, a Clarice nunca decepciona nas suas escritas.

O livro é curto, simples e tocante.
A escrita não é rebuscada, há sim algumas palavras mais difíceis mas nada muito complexo ou que atrapalhe a leitura.

Os contos se tratam de acontecimentos do cotidiano, mas sempre com uma pegada reflexiva e curiosa. É preciso prestar bastante atenção aos detalhes, pois ao meu ver cada conto tem sua metáfora ou reflexão.

Particularmente os meus favoritos foram:
-O grande passeio
-Laços de família
-A bela e a fera ou a ferida grande demais

Vou deixar também uma das frases do livro que me chamou a atenção:

"Eu nao sou ruim! Sou um produto nem sei de quê, como saber dessa miséria de alma?"

Deborah.Nagy 04/12/2023

Clarice
Primeiro livro de contos da Clarice Lispector que leio e gostei bastante
Alguns contos são simples, mas outros nós fazem pensar bastante
Recomendo

Catea 15/07/2023

Tenha esperança
Me vi completamente absorta e apaixonada pela escrita de clarice. É maravilhoso como os contos são construídos parecendo supérfluos de início, mas se desenvolvem de uma maneira graciosa, fluida e filosófica.
nat_ 15/07/2023minha estante
concordo

Mari 11/07/2023

Clarice Lispector tem algo em sua escrita que sempre me deixa confusa curiosa e perplexa. Quando acho que entendi acabo por redescobrir novos caminhos e possibilidades para os possíveis significados por trás de seus contos.

Tenho muito o que dizer sobre cada conto, porém não tenho a menor ideia de como começar a escrever tudo por aqui. Vou reduzir minhas palavras dizendo sobre como eu particularmente adorei os contos 'Misterio em São Cristóvão', 'Laços de Família' e 'A Fuga'.

ferbrito__ 24/06/2023

É um livro de contos muito bom. Fazem refletetir sobre vários aspectos da vida. Gostei e recomendo muito.

anaguadalups13 30/03/2023

Não mais uma menina com um livro: uma mulher com seu amante.
Desde que eu me tornei leitora esperei para ler alguma obra de Clarice Lispector, sempre tive muita curiosidade à respeito de seus livros, porque é quase impossível ser brasileiro e não ouvir falar em seu nome kkkk. Bom, amei os contos, especialmente o jeito que a escrita prende o leitor ao psicológico e emocional dos personagens, em algumas histórias me senti observando tudo bem na minha frente. Meus favoritos foram o da galinha, felicidade clandestina e o primeiro beijo(que dá título a essa edição), com certeza irei procurar ler outros livros de Clarice muito em breve ?.

Vynuee_ 08/12/2022

Primeiro contato com a escrita da Clarice (pelo menos por vontade própria) e acabei gostando muito.

Esse livro trás contos bastante reflexivos e bem poéticos sobre o nosso próprio cotidiano. Por ser da Clarice, acreditei que seria mais difícil de se ler, mas achei liso e um ótimo ponto de partida pra ler suas obras.

Gostei muito do segundo conto (o grande passeio) e do nono (felicidade clandestina).

Clara 10/10/2022

5/5
Um livro muito bom, junta vários contos, sem ter foco em um específico.
Muito bom, apenas isso que tenho a dizer, recomendo ??

Elis.Naiara 18/08/2022

Definitivamente eu não curto Clarice Lispector. Não é meu tipo de leitura. Me parece que falta informação nas histórias, começa do nada e termina do nada. Não é para mim.

jonesygirl 15/08/2022

Clarice é Clarice
demorei um pouco para terminar essa leitura, mas foram bom os contos pra me inspirar mais a ler nessa primeira semana de aula e tal... gostei tanto.
nunca tinha lido contos antes e começar pela Clarice foi perfeito.