Preconceito Linguístico

Preconceito Linguístico Marcos Bagno

Resenhas - Preconceito Linguístico

fenaka 23/03/2024

Esse livro foi uma indicação pra um debate na minha aula de linguagens na faculdade de Jornalismo e por ser uma leitura acadêmica, já presumimos que seja uma leitura chata e maçante, mas na verdade trouxe muitas ideias e reflexões que eu nunca tinha pensado antes!!

O autor já aplica seu debate ao escrever com uma linguagem simples, que mesmo sendo acadêmica, é acessível para que todos os público possam debater sobre o preconceito linguístico.

Algo que me empacou na leitura e diminuiu meu ritmo foi a parte II do livro em que o autor praticamente aplicou todas suas decepções e frustrações no mundo acadêmico em relação a professores preconceituosos e pensadores elitistas. Acabou virando um grande desabafo em que eu parava e pensava: ok, já deu pra entender sua revolta. Mas que bom que ele se revolta também!

Suas reflexões foram muito modernas mesmo sendo aplicadas em 2007, ele levanta questões como acesso a direitos básicos humanos para assim atingir a ?linguagem certa?, preconceito social, xenofobia principalmente com o dialeto nordestino e etc.

Achei uma leitura muito necessária que tenta desconstruir essa noção de viralatismo brasileiro em relação à Portugal, uma grande síndrome de colonizado para o colonizador mesmo. Além disso, também rebate o discurso de que a representação da língua, a língua escrita, deveria ser o molde em que todos devemos nos encaixar, não importa nossas origens. Afinal, o que seria do tão admirado multiculturalismo do Brasil sem seus ?erros??

Arthur.Marin 21/03/2024

Livro lido para à faculdade. Trechos importantes:
"Essa descrição, é claro, tem seu valor e seus méri- tos, mas e parcial (no sentido literal e figurado do termo) e não pode ser autoritariamente aplicada a todo o resto da língua afinal, a ponta do iceberg que emerge repre- senta apenas um quinto do seu volume total Mas é essa aplicação autoritária, intolerante e repressiva que impera na ideologia geradora do preconceito lingüístico."
"Como este é um livro que trata de discriminação e exclusão, decidi homenagear meus sogros que são, como costumo dizer, um "prato cheio" para alguns dos preconceitos mais vigorosos da nossa sociedade: negros, nordestinos, pobres, analfabetos."
"Do ponto de vista lingüístico, porém, a língua falada no Brasil já tem uma gramática tem regras de funcionamento isto é, que cada vez mais se diferencia da gramática da língua falada em Portugal. Por isso os lingüistas (os cientistas da linguagem) preferem usar o termo português brasileiro, por ser mais claro e marcar bem essa diferença."
"Todo falante nativo de uma língua sabe essa lingua. Saber uma língua, no sentido científico do verbo saber, significa conhecer intuitivamente e empregar com natu- ralidade as regras básicas de funcionamento dela."
"Todo personagem de origem nordestina é, sem exceção, um tipo grotesco, rústico, atrasado, criado para provocar o riso, o escárnio e o deboche dos demais per- sonagens e do espectador."
"Um ensino gramaticalista abafa justamente os talentos natu rais, incute insegurança na linguagem, gera aversão ao estudo do idioma, medo à expressão livre e autêntica de si mesmo"
"Como eu disse, enquanto a língua é um rio caudaloso, longo e largo, que nunca se detém em seu curso, a gramática normativa é apenas um igapó, uma grande poça de água parada, um charco, um brejo, um terreno alagadiço, à margem da língua. Enquanto a água do rio/língua, por estar em movimento, se renova inces- santemente, a água do igapó/gramática normativa enve- lhece e só se renovará quando vier a próxima cheia."
"Como eu já tinha avisado na abertura do livro, falar da língua é falar de política, e em nenhum momento esta reflexão política pode estar ausente de nossas posturas teóricas e de nossas atitudes práticas de cidadão, de pro- fessor e de cientista. Do contrário, estaremos apenas contribuindo para a manutenção do círculo vicioso do preconceito lingüístico e do irmão gêmeo dele, o círculo vicioso da injustiça social."
"Falar é construir um texto, num dado momento, num determinado lugar, dentro de um contexto de fala defini- do, visando um determinado efeito."
"O problema certamente está no modo como se ensina português e naquilo que é ensinado sob o rótulo de língua portuguesa."
"Toda língua viva é uma língua em decom- posição e em recomposição, em permanente transforma- ção. É uma fênix que de tempos em tempos renasce das próprias cinzas. É uma roseira que, quanto mais a gente vai podando, flores mais bonitas vai dando. E o professor tam- bém deve preferir ser uma "metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo", como cantava Raul Seixas (contrariando, nesses mesmos versos, a "velha opinião formada" de que o verbo preferir não pode ser usado com a construção do que...)."

Giu 11/03/2024

Posso afirmar que esse é, certamente, um livro que eu não escolheria por vontade própria para ler, porém, a faculdade me cobrou sua leitura então me aventurei. Ele não é ruim (longe disso, inclusive) mas é muito repetitivo, apesar de ser um livro muito inteligente e com boas sacadas e referências. Não li ele inteiro, apenas a introdução, a parte dos mitos e a conclusão, pois é o que me interessava, então não posso afirmar nada sobre o restante da obra. É interessante para ter um segundo ponto de vista a respeito de algumas situações.

rfalessandra 09/03/2024

Se você rir de quem fala "brusa", "chicrete" ou corrige quem fala errado ou diferente da norma descrita pela gramática normativa, você precisa ler este livro.

Ju Souza 09/03/2024

Português é bom, mas esse livro não.
No início o livro parecia muito promissor, mas a medida que os capítulos iam passando a leitura se tornava cada vez mais chata. O autor massacra outros autores o tempo todo, fala como se fosse o dono da razão. Ninguém é perfeito assim...

Enfim, não recomendo a leitura.

MIRANDA 06/03/2024

O falar , o escrever e o ler . A gramatica cultural e a ortodoxa no ringue literário .
Tudo a seu tempo , tudo muda e tudo evolui .
O livro só não sitou ( creio que ainda não havia no tempo da edição em questão ) que chegamos ( ou retornamos ) a era dos hieróglifos digitais .
Palavra para o livro : emojis

alicepachecons0 05/01/2024

O que é, como se faz
Preconceito Linguístico é um livro MUITO necessário!!
É um livro mais didático que apresenta muita perspectiva teórica de como funciona o preconceito linguístico e como ele é disseminado, ou seja, é como um artigo de letras/linguística. Mas assim, qualquer um pode ler. Se você quer seguir a carreira de professor/a, esse livro é leitura obrigatória, mesmo que não vá ensinar português para seus alunos, pois ele trás perspectivas muito importantes sobre o uso da língua e da escrita que podem te fazer refletir. Afinal, muitos alunos são reprimidos, algumas vezes, pelo insistente ?erro de português?. E claro, é uma temática que se vai além da sala de aula, o tema tá em toda sociedade.
Se não quiser ler todo o livro, LEIA OS MITOS DO PRECONCEITO LINGUISTICO, é super importante e fácil de entender!
Marcos Bagno é sensacional! ?

Julia 27/12/2023

Necessário e obrigatório
Esse é um livro que deveria ser leitura obrigatória para a formação de qualquer professora e professor: entender que a língua é uma variedade e que a gramática normativa é apenas uma parcela de um todo maior é essencial para que a educação seja um motor para a emancipação de cada pessoa. Eu fui profundamente transformada por essa leitura, que não apenas mudou me forma de enxergar o ensino de língua portuguesa como me fez ter autoestima sobre minha própria variedade linguística.
AllineP 27/12/2023minha estante
Amei! Vou ler com certeza ??

@laracastrobr 29/11/2023

Importantíssimo
Livro muito bom, com uma linguagem formal mas que é acessível para todos lerem.
Ele acorda questões muito importantes, mas a principal, obviamente, é o preconceito linguístico.
Então, é possível saber de onde vem esse preconceito e o porquê dele.
Gostei bastante, só achei que ele foi MUITO repetitivo em alguns momentos. Mas ele é ótimo para adquirir conhecimento sobre esse assunto e entendê-lo melhor.

Vitória Marques 17/10/2023

Lido para a faculdade
Para quem é politicamente correto esse é um ótimo livro! Para quem não o é, só lê para a faculdade mesmo. Este foi o meu caso.

biiaaa_nunesss 20/09/2023

Tive que fazer um trabalho com esse livro e ele é realmente muito bom. Desmente mitos e mentiras sobre a gramática e a fala no Brasil.

Rafa569 08/09/2023

#18: Preconceito Linguístico: Marcos Bagno

Assim como acontece com muitos leitores deste livro, eu tive acesso por causa de uma matéria na faculdade. Curso Biblioteconomia e Ciência da Informação, e o li para uma disciplina optativa da Faculdade de Pedagogia.

O livro é dividido em 4 partes em que o autor aborda o preconceito linguístico, como o spoiler dado no título (contém ironia). Até certo ponto fui lendo e questionando o autor: ok, mas então não há erro de português e cada pessoa fala como quer, sem haver uma forma correta? E aí é que está, o autor faz uma diferenciação entre "erro de português" e "erro de ortografia". Não necessariamente um falante nativo de uma língua precisa dominar as regras gramaticais para dominar sua língua, e tenho o exemplo pessoal de minha avó materna que não foi alfabetizada, e ficou viúva aos 21 anos com 3 filhos e mesmo com dificuldades sempre trabalhou para sustentá-los.

Porém, há sim uma forma ortográfica correta, e aí sim há que se ter um cuidado quanto à observância do jeito mais correto de se comunicar formalmente, em um mundo competitivo, que nos exige estes cuidados, e precisamos ter este discernimento, assim como, no exemplo clássico, em que ninguém iria a um casamento vestindo trajes de banho, há uma norma social a ser observada. E o preconceito linguístico está em uma ideia de superioridade ao sotaque do outro, à forma de falar do outro, em pensar que no Brasil se fala mal o português, que este é verdadeiramente falado em Portugal. A linguagem é social e construída em cada região deste país continental, e mais ainda dentro de cada lar, em cada família. A língua portuguesa não é homogênea em todo o país.

É uma leitura que por vezes pode parecer enfadonha, mas é bem acessível, bem longe de ser uma linguagem muito acadêmica e de difícil compreensão. Recomendo a leitura.

eupoetizo 03/09/2023

Eu amei essa leitura. Acho totalmente recomendável para todos estudantes e futuros linguistas como obrigação.

Kethilyn 21/08/2023

O livro é muito interessante, pois apresenta através de fatos, como somos levados a reproduzir que "não sabemos português" que falamos "tudo errado", e mostra que todo nativo sabe e fala bem sua língua, e que ela é viva, está sempre mudando.