A Hora da Bruxa

A Hora da Bruxa Hermes M. Lourenço

Resenhas - A Hora da Bruxa

Mayla Viviani 22/02/2016

Miriam Anala foi uma bela jovem, pura, apaixonada pela vida e crente no amor verdadeiro, porém, essa sua personalidade angelical foi substituída por ódio e sede de vingança.
Miriam vivia na Espanha, no ano de 1806, época em que o país sofria com os martírios da Santa Inquisição. Por se apaixonar e devido a inveja de pessoas más, foi acusada injustamente de cometer um crime e praticar bruxaria, e assim, foi tortura e sentenciada a morte, mas não antes de ser obrigada a praticar magia negra por aqueles que a condenavam por tal prática. Além de ser condenada injustamente no plano terreno, Miriam também foi condenada injustamente no plano espiritual, seu espírito foi condenado a viver na escuridão.

"Mas eis que surge a metamorfose da infância. A beleza e a inocência ficam para trás, e abre-se a porta para os sonhos, e como toda a adolescente, também sonhei com meu príncipe encantado."

Mas os "Sete Juízes", os responsáveis pela condenação errônea de Miriam no plano espiritual, deram a ela a chance de se vingar, de consertar os erros do passado, de fazer quem realmente era culpado, pagar pelos seus erros, recebeu a chance de libertar seu espírito. Miriam recebeu poderes e foi enviada de volta ao plano terreno. Agora ela está na cidade de Belo Horizonte, onde encontrará as pessoas que fizeram mal a ela, pessoas que mesmo depois de tantas vidas, ainda eram más e injustas, pessoas que não possuíam bondade em suas almas.

"Não sou má, faço isso apenas para interromper um longo ciclo de dor e preservar vidas inocentes desta época."

E assim Miriam começa a executar seu plano de vingança, perseguindo um a um os que a fizeram sofrer, fazendo que cada um sentisse um pouco da dor que sentiu. Porém sua vingança se vê ameaçada quando ocorre a morte de duas pessoas inocentes. Os "Sete Juízes" que haviam dado poder a ela e recomendado que ela deveria usá-los apenas contra as pessoas que a fizeram sofrer, retiraram seus poderes, a deixando no plano terreno apenas com o corpo frágil de um humano.
Porém Miriam não desiste, mesmo sem seus poderes ela continuará a executar seu plano de vingança, e ainda terá que lutar contra um delegado corrupto e um serial killer que vem perseguindo e matando de forma cruel jovens moças.

"Motoristas impacientemente consultavam os alertas de trafego, mostrando que a rota havia amanhecido em vermelho, do trânsito parado. O mesmo vermelho dos semáforos que atrasavam a chegada a mais um dia de trabalho, o mesmo vermelho das viaturas da polícia que oscilavam de forma intermitente. O vermelho da mancha de sangue na calçada que manchava as páginas dos livros de uma estudante que estava amarrada a um tronco de árvore, nua e com o tórax aberto."

Miriam precisará do sangue de todas as pessoas que a fizeram sofrer, para assim conseguir escrever sua história, conseguir sua libertação e poder finalmente viver uma grande história de amor, um romance que foi interrompido em um passado muito distante.
Quando vi o lançamento deste livro fiquei super curiosa para conferir a história, confesso que não imaginava que o enredo seria assim, ao ler a sinopse imaginava um outro cenário, mas a leitura foi uma grata surpresa, gostei muito deste suspense/terror.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos proporciona uma visão bem clara de todos os personagens sobre a trama. O capítulos são divididos conforme os meses do ano, de janeiro à dezembro. A escrita é intensa e eletrizante, tive que me controlar para não ler o livro todo de uma vez.
Os assuntos abordados são bem pesados: assassinato, estupro, tortura física e psicológica, enfim, este livro não é recomendado para pessoa de "estômago fraco".
A diagramação está muito boa, as páginas são amareladas e a fonte possui um tamanho confortável para leitura. Encontrei alguns erros de digitação, mas nada que comprometa a leitura. Eu fiquei apaixonada pela capa, ela é linda.
A Hora da Bruxa é um ótimo livro de suspense e terror, uma ótima opção para quem gosta do gênero e também para pessoas que desejam se aventurar por ele pela primeira vez. Confiram essa história, tenho certeza de que não vão se arrepender.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2016/02/a-hora-da-bruxa-hermes-lourenco.html#more *** http://www.aartedeescrever.com/2016/06/29/a-hora-da-bruxa-hermes-lourenco/
Hermes 27/10/2016minha estante
Adorei a resenha Mayla. Obrigado!

Khrys Anjos 11/03/2016

Quando a vingança é permitida por ser necessária
A sinopse já permite ao leitor ter uma breve noção do que acontece na história então passarei diretamente ao que senti ao lê-la.

Sabe aquele tipo de história que criamos uma enorme expectativa para ler e quando a lemos percebemos que não a alcançou? Pois foi exatamente o que aconteceu comigo com relação A hora da bruxa.

A primeira história que li do autor Hermes Marcondes foi marcada pela delicadeza e pela emotividade então eu esperava algo deste gênero. Ledo engano. Posso dizer que a primeira história foi narrada pelo Marcondes enquanto esta aqui foi pelo Hermes. Ele se encontrou e simplesmente se superou.

Minhas expectativas não foram alcançadas, foram esmagadoramente ultrapassadas. Cheguei ao final da leitura com um imenso UAU! gritando no peito. O Hermes conseguiu me deixar totalmente extasiada com sua trama.

Sou uma fã de histórias com bruxas. Este é o meu universo particular. Então quando li a sinopse fiquei mega curiosa para conhecer a Miriam Anala. E agora que a conheci me tornei sua admiradora.

No passado ela foi brutalmente corrompida no corpo e na alma. Viveu na pior época da História da humanidade. Sofreu nas mãos de um louco que se intitulava Deus e usava seu poder como cardeal para cometer os atos mais bárbaros, cruéis, desumanos e demoníacos que se possa imaginar.

Ao se libertar daquela torturante sobrevida Miriam foi condenada a viver na escuridão e seu espírito sofreu as mesmas amarguras que o seu corpo sofreu quando estava viva.

Então lhe deram uma chance de equilibrar a balança já que um erro havia sido cometido com o seu julgamento. E ela optou pela vingança. Que atire a primeira pedra aquele que ao ser ferido seja em que nível for, não tenha tido este desejo.

Como ela tinha o conhecimento místico da magia Wicca teve a permissão de usar seus dons e ela o fez. Utilizou todo o conhecimento adquirido naquela existência para libertar a sua alma de toda a dor e angústia vivenciadas durante tantos anos.
Muitos irão considerá-la tão bárbara, cruel, desumana e demoníaca quanto os seus algozes. Eu não.

Ter uma mulher ferida tanto no corpo quanto na alma como inimiga é extremamente perigoso. Ter uma bruxa nestas mesmas condições, é fatal.

As pessoas estão acostumadas a induzirem ao perdão. Quem tem esta capacidade latente é ótimo. Esquecer o que o outro lhe fez e seguir em frente é uma das maneiras mais eficazes de nos fazer ir de encontro com a nossa evolução.

Sou a favor disso. Porém no caso da Miriam não havia outra opção para ela. O que aqueles seres monstruosos lhe fizeram não poderia em hipótese nenhuma ser esquecido nem perdoado. Por mais que isso se torne um ciclo vicioso onde em uma encarnação o algoz vire vítima e na próxima a vítima vire algoz, temos que reconhecer o quanto a Miriam necessitava desta reparação.

Seus torturadores não se arrependeram dos atos cometidos naquela vida e nesta nova existência agiam da mesma maneira transformando as vidas dos seus semelhantes num inferno.

Não tive pena de ninguém que recebeu o castigo merecido por suas atitudes. Tiveram duas inocentes na história, mas o que se pode esperar de uma roda da vingança se não acabar que leve alguém que não merecia junto com quem estava predestinado a ser esmagado por ela.

As lições transmitidas com ela leitura são profundas e inúmeras. Somos totalmente responsáveis pelas nossas escolhas. Nosso destino é escrito em determinação dos nossos atos, das nossas atitudes. Conviver com as consequências é extremamente necessário.

Sou adepta de um conceito que a maioria das pessoas não aceita por questões de religião: Se bater na minha face eu virarei a outra, mas cuidado com a força que eu usarei, pois, a outra face que lhe darei será as costas da minha mão quando o tapa for direcionado ao seu rosto.

A Miriam só não me fez querer convidá-la para fazermos um passeio pois acabou fazendo mal a alguns animais e vocês sabem que mexeu com eles viro fera né?

A vingança é um prato extremamente perigoso pois pode acabar por envenenar quem o está ingerindo. O ódio que sentimos termina corroendo nossa alma. Só que existem sim casos onde ela é necessária. Como foi com esta história onde o ciclo das trevas precisava ser quebrado. O equilíbrio tinha que ser novamente estabelecido.

E a Miriam realizou esta tarefa de uma forma espetacularmente intensa. Suas demonstrações de conduta a colocaram num patamar que seria classificado como sádica. Porém o que eu vi foi uma mulher ferida que possuía dentro dela duas feras. Quem escolheu a fera errada para alimentar que viva ou morra com a consequência.

O Hermes colocou de forma brilhante a escala da evolução da humanidade que na verdade é uma involução apesar dos espiritualistas não concordarem com isso. Não tem como aceitar que o ser humano evoluiu e se tornou muito pior.

Então quem estiver a fim de uma história sobre a realidade humana com uma leve pitada de sobrenatural tem nesta leitura sua grande chance de se extasiar com o talento do Hermes.

E sim tem romance também afinal foi o amor que detonou toda esta trama.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2016/03/resenha-hora-da-bruxa-hermes-m-lourenco.html
Hermes 27/10/2016minha estante
Obrigado pela resenha Khris!

Danielle 30/05/2016

A trama gira em torno da bruxa Miriam Anala, que viveu na época da inquisição e foi cruelmente injustiçada e torturada por se apaixonar por um homem fora de sua classe social e quando finalmente todo seu sofrimento chegou ao fim seu espírito também foi condenado ao inferno injustamente, quando os sete juízes do plano espiritual se dão conta de que erraram no julgamento de Miriam decidem dar a ela uma chance de voltar à Terra e encontrar seus algozes que estão reencarnados para poder fazer com que eles paguem pelos seus erros e assim ela consiga finalmente equilibrar seu espírito.
Miriam retorna com poderes para preparar sua vingança e fazer com que cada um deles sofra tudo que ela sofreu e vai pegar o sangue de cada um de seus algozes para escrever sua história. Os algozes de Miriam continuam fazendo maldades na vida atual e ela irá se encontrar diante de um poderoso serial killer que está abalando toda a cidade quando arranca o coração de todas as suas jovens vítimas.
A protagonista é capaz de deixar o leitor um pouco confuso com relação a sua vingança, por muitas vezes ela chega a ser tão cruel quanto seus algozes foram com ela, mas eu particularmente adoro esse tipo de protagonista que são muito determinadas e fortes.
O livro tem um ritmo excelente com várias cenas de tirar o fôlego com tortura e violência e um desfecho perfeito, um prato cheio para os amantes do gênero.
Eu já sou fã do autor de outros livros e recomendo muito a leitura de A hora da bruxa como de seus outros romances (Faces de um anjo, A conspiração vermelha e O último pedido).

site: www.ciadoleitor.com.br
Amei a resenha!

Mystik 11/10/2016

Interessante!
E temos agora um livro curto e delicioso de terror. Confesso que adquiri o livro na Bienal de Minas pela capa maravilhosa e o autor ser muito simpático. E assim comecei a ler.

Vamos aos pontos negativos. As mortes eram muito rápidas e diretas, além de quase todas serem descritas da mesma forma. Por que todos tinham que sentir a escuridão consumindo sua mente? Deve existir mais formas de descrever uma pessoa morrendo.
Alguns erros ortográficos e de diagramação (meu lado escritora falando :P ) me incomodaram um pouco também.

Vamos aos pontos positivos. Assim como no livro anterior, a história demora um pouco para engatar, mas quando acontece, é muito interessante e rica! Cheia de detalhes e reviravoltas interessantes, foi delicioso acompanhar a jornada de Miriam Anala e ver uma verdadeira vingança sendo feita!

Se você curte histórias de terror, curtas e rápidas, recomendo.

site: https://aficcionados.wordpress.com/
Olá Mystik!
Obrigado pela resenha e pela observação em relação as mortes. Confesso que não havia percebido... Anotei e comprometo a melhorar nas próximas publicações. Forte abraço!

Thalita382 21/09/2023

Sangue por sangue
Miriam Anala é uma típica garota que só quer ser feliz e óbvio da tudo errado. Após ser torturada, estr*pada, forçada a se tornar algo que não era é condenada a passar a eternidade na escuridão, até ter a chance de se vingar de seus captores.
O começo é um pouco lento e tive dificuldade de me ambientar( acho que como sou de BH foi difícil imaginar tudo acontecendo aqui haha) mas fluiu muito bem, o pior foi que deixei passar uma coisa MEGA importante que o autor até te conta, mas estava tão centrada na trama principal que deixei de lado, porém deixou o plot mais surpreendente.