A corrosão do caráter

A corrosão do caráter Richard Sennett

Resenhas - A Corrosão do caráter

Felipe.Camargo 15/02/2022

Mal estar no mundo neoliberal
Primeiro livro do sociólogo estadunidense que leio e posso afirmar que gostei muito do que li, não à toa, já é considerado um dia clássicos da sociologia contemporânea!

A partir de entrevista, Richard Sennett, tenta compreender as mutações pelas quais a vida das pessoas têm se transformado, graças ao impacto da ideologia neoliberal que se infiltrou praticamente em todos os ambitos das sociedades contemporâneas.

O autor vem mostrar como conceitos (urrados por coachs) ocultam uma poderosa ferramenta de dominação social, no qual os subalternos, dentro dessa lógica, se vêem cada vez mais sujeitados a elite econômica: flexibilidade, resiliência, liderança, disposição contínua... Comportamentos que penetram na psiquê dos indivíduos e faz um verdadeiro estrago... Resultando em uma sociedade com o caráter cada vez mais corrompido.

Ótima obra para quem quer refletir um pouco sobre o impacto do trabalho em nossas vidas!

Luis 19/03/2021

Ética no capitalismo?
Esse trabalho é fundamental para todos aqueles que buscam entender como o trabalho afeta a mentalidade, e vice-versa. Mais especificamente, como as formas contemporâneas de "flexibilidade" afetam nosso caráter e nosso senso de cuidado com os outros.

Lucas Muzel 13/10/2009

Retrato dos "tempos modernos"
O livro mostra o quão rápido os nossos empregos mudam, em relação a poucas décadas atrás. Isso talvez explique o porque muitas pessoas procurarem o governo como patrão, para poderem ter a estabilidade que seus pais tinham nos empregos.

MARY 02/05/2010minha estante
Fiquei impressionada com a leitura desse livro. Como tantas coisas acontecem e poderíamos interagir com elas em nosso cotidiano, mas estamos sempre às voltas com as correrias advindas do trabalho, que nem mesmo temos tempo para pensar.

Mage 30/05/2023

Muito bom, principalmente pela linguagem de fácil entendimento e como as histórias que ele conta acabam prendendo a atenção

Soraia 14/06/2021

Dispensáveis
Sennet descreve o quanto somos dispensáveis para o novo capitalismo nas relações com o trabalho e como nossas vidas estão presas no emaranhado criado pelas demandas desse capitalismo que nos governa.

Karlinne 17/01/2016

Quem precisa de mim?
O livro aborda o impacto da flexibilidade sobre o caráter pessoal, expondo uma profunda análise sociológica das transformações do mundo do trabalho. Evidencia sua ênfase do mundo atual, na qual se ataca a rotina e espera-se que os trabalhadores sejam ágeis e assumam riscos frequentemente. Dessa forma, acredita-se que os trabalhadores experienciem uma sensação de maior liberdade para seguir a suas vidas.
Essa “liberdade”, entretanto, tem sérias implicações subjetivas. Além de um aumento da ansiedade, pois as pessoas não sabem se esses riscos serão compensados e qual o caminho a seguir, repercussões no caráter pessoal. Este definido como o valor ético que atribuímos aos nossos próprios desejos e às nossas relações com as outras pessoas. Para o autor, o caráter se delineia no aspecto a longo prazo de nossa experiência emocional, são traços pessoais que valoramos em nós mesmos e que esperamos que os outros compartilhem desse sentimento.
Sennnett nos confronta com um paradoxo: como é possível buscar algo de valor em nossa experiência numa sociedade tão imediatista? Como propor metas a longo prazo numa economia inserida numa lógica do curto prazo?
A fim de lançar luz sobre alguma dessas respostas, Sennett prioriza a experiência concreta dos trabalhadores. Desse modo, versa sobre as narrativas de vida de Enrico, Rico, Rose e dos programadores da IBM, mostrando como o trabalho assume uma importante centralidade na vida das pessoas, dotando-as de sentido.
O livro faz com que o leitor se desdobre diante dos próprios questionamentos do autor sobre as nossas próprias histórias de vida e como estamos construindo as nossas narrativas num sistema capitalista que valoriza o imediato, o volúvel, o curto prazo, e, acima de tudo, o individualismo. Faz-nos refletir sobre a nossa concepção de caráter e ética ao nos propor como questionamento: “Quem precisa de mim”?.
Stefanie Macêdo 17/01/2016minha estante
Sennett tem uma aplicação nas nossas visões sobre a vida diária que me deixa encantada!

Franco 19/11/2018

É um ensaio, mas é prático
Ensaios sociológicos são potencialmente problemáticos. É sempre complicado aceitar uma leitura que se propõe analítica mas que fica meio que à deriva metodologicamente (leia-se, sem um formato científico certinho e amarrado com elementos textuais clássicos, como hipóteses, conclusão, e uma devotada dependência de referências bibliográficas).

Porém, em A Corrosão do Caráter, Sennet nos dá um ensaio que é convincente, rico e, talvez o melhor de tudo, concreto (você certamente vai se ver refletido ali, mesmo que o livro tenha sido escrito já há uns bons anos).

E para quem gosta de reflexões a respeito da interação Sociedade x Sentimentos, aqui pode se encontrar. Apesar de Sennet falar sobretudo de caráter, vemos a todo instante um diálogo com a subjetividade em termos mais emocionais, tal como o trabalhador desmotivado ou a falta de perspectiva deste sobre o futuro.

Quanto à escrita, é prazerosa e leve, pouco lembrando a sisudez do mundo acadêmico (no qual Sennet é uma citação pra lá de recorrente). E o recurso de usar casos concretos a título de exemplificação deixou os capítulos com ares mais amistosos, um toque de crônica ou matéria jornalística, e portanto as páginas ficaram bem palatáveis.

Enfim, um bom livro e de leitura recompensadora mesmo fora de um contexto acadêmico.

Manuela.Beatriz 30/01/2022

Livro necessário
Eu gosto muito dos livros de Richard Sennett, se ignorar a parte em que ele viaja nos exemplos práticos. Esse livro de certa forma traz em palavras muito do que eu já sinto sobre o Capitalismo flexível.

Confessor 26/03/2023

Reflexões sobre as mudanças no mundo do trabalho
"A corrosão do caráter" é um clássico sobre as mudanças no mundo do trabalho e como elas afetam a vida pessoal.

O autor explica as transformações ocorridas durante o século passado, numa abordagem geracional.

Senti falta de uma análise sobre o papel da tecnologia e da internet no mundo do trabalho. Porém, como o livro foi publicado em 1998, antes do boom da internet, não foi possível ver como os últimos 20 anos afetaram as relações de trabalho.

O texto é instigante, quando o autor conduz seus argumentos relatando seus encontros com alguns personagens. Mas, um pouco confuso e repetitivo, quando ele traz todo o embasamento teórico/histórico. É uma boa leitura para aqueles interessados em entender as mudanças nas relações de trabalho.

Marcilio 01/12/2014

Tapa na cara
Nu momento de trevas em minha vida, esse livro caiu como uma luva em me mostrar o que ignorava, me tornei um profissional melhor ao final desse livro.

O tal do Bari 12/11/2022

Sennett faz um excelente trabalho esclarecendo como a atual configuração do sistema capitalista, e o processo que a gerou, gradativamente readequou (ou desfigurou) as normas sociais, devido a necessidade que tem o indivíduo de se encaixar em um mercado instável e multiforme.

Livro necessário pra quem quer familiarizar-se com características, ou consequências, do capitalismo contemporâneo.

joasinacio 22/05/2023

Reflexões sobre o Impacto Pessoal da Flexibilização do Trabalho
"A Corrosão do Caráter: As Consequências Pessoais do Trabalho no Novo Capitalismo", escrito por Richard Sennett, é um livro notável que examina as mudanças sociais e econômicas no mundo do trabalho e seus impactos na vida pessoal e na formação do caráter individual.

Publicado originalmente em 1998, mas ainda relevante nos dias de hoje, Sennett explora a transição do antigo modelo de trabalho baseado em relações duradouras e estabilidade para um novo paradigma caracterizado pela flexibilidade, insegurança e falta de continuidade nas carreiras. Ele argumenta que essa transição resultou em consequências profundas e negativas para a vida das pessoas, afetando não apenas suas vidas profissionais, mas também seus relacionamentos, identidade e senso de propósito.

O autor destaca o surgimento de uma nova ética do trabalho, onde a lealdade e o compromisso com uma única organização são substituídos por uma mentalidade de curto prazo e busca constante por oportunidades. Ele examina como essa nova cultura do trabalho se reflete no enfraquecimento das relações interpessoais, na instabilidade emocional e na falta de sentido e significado no trabalho.

Sennett usa uma combinação de análise sociológica, histórica e narrativa para sustentar seus argumentos. Ele apresenta uma série de entrevistas e estudos de caso para ilustrar as experiências reais das pessoas afetadas pelas mudanças no mundo do trabalho. Ele também examina a relação entre o trabalho e a formação do caráter, explorando como as experiências de trabalho moldam a maneira como as pessoas se veem e se relacionam com os outros.

Uma das principais contribuições do livro é a crítica contundente ao novo paradigma econômico e a chamada para uma reflexão sobre as consequências humanas desse sistema. Sennett destaca a importância de se reconectar com valores como confiança, solidariedade e compromisso para enfrentar os desafios apresentados pela corrosão do caráter no novo capitalismo.

Embora seja um livro denso e complexo, "A Corrosão do Caráter" é uma leitura essencial para aqueles que desejam entender as implicações pessoais e sociais das mudanças no mundo do trabalho. Sennett fornece uma análise profunda e perspicaz das consequências negativas da flexibilização excessiva e da busca incessante pelo lucro em detrimento da qualidade de vida dos indivíduos.

Em suma, "A Corrosão do Caráter" é um livro fundamental que nos faz refletir sobre as transformações no mundo do trabalho e seus efeitos sobre a vida pessoal, incentivando-nos a repensar o significado do trabalho, a construção de relacionamentos duradouros e a busca por uma sociedade mais justa e humana.

Thais 16/02/2021

Não é um livro de leitura fluida, mas é muito bom e desperta diversos questionamentos. Gostei

Tatá 03/09/2023

Positivar a noção de necessidade mútua
Resgatar a noção de que necessitarmos uns dos outros não é um aspecto negativo, mas sim, uma possibilidade de pensar em senso coletivo de uma maneira mais profunda e que resgata a importância que temos no mundo. Em meio ao caos do novo capitalismo, das fragmentações e flexibilidades nas quais o lema é o individualismo exacerbado e uma demonização da dependência, entender como lidar com os nossos fracassos e reconhecer que depender uns dos outros não é algo necessariamente ruim, pode ser uma alavanca importante para sairmos dessa deriva na qual estamos todas/os jogados. Sennett discorre sobre tudo isso através de um olhar cuidadoso, empático e com importantes contextualizações históricas acerca da noção de trabalho, burocracia etc. Um excelente sociólogo com uma análise importante e fundamental para entendermos as novas dinâmicas pelas quais estamos inseridas/os.