Uma vida no escuro

Anna Lyndsey
Anna Lyndsey

Resenhas - Uma vida no escuro

Feh.Regina 10/01/2021

Foi mas tocante do que eu esperava.
Nesse livro conheceremos a Anna Lyndsey, uma mulher guerreira e forte.
Anna Lyndsey sofre de dermatite seborreica, que não permite que ela tenha nenhum contato com a luz (natural ou artificial).
Ela nos conta como é, como o próprio nome diz viver uma vida no escuro.
Com a escrita mas arrastada em alguns pontos, e emocionante em outros, esse livro superou minhas espectativas, o que eu achei que seria uma história monótona e arrastada se tornou uma lição de vida.

Ka 06/08/2021

"A luz está rindo de mim, está me provocando"
Anna Lyndsey sempre foi uma jovem ativa e tinha diferentes sonhos a serem realizados. Pouco a pouco surgiram pequenos incômodos pelo corpo e logo, a longa exposição ao computador passou a ser insuportável. Ela estava desenvolvendo uma condição rara: fotossensibilidade. Sua vida mudou drasticamente e tudo precisou ser concentrado dentro de um pequeno quarto escuro e sem qualquer vestígio de luz.

"Uma Vida no Escuro" é composto das memórias e episódios da vida de Anna e é o relato de diferentes fases da sua vida desde que descobriu sua doença. Ela é consciente e conta tudo com muita sinceridade. Usa metáforas, analogias, detalhes e conseguiu deixar as histórias interessantes para qualquer pessoa. É possível sentir as dores dela.

Foi uma leitura difícil. Chegou a ser entediante e um pouco triste. Não abandonei pq, apesar de tudo, é muito interessante e me ensinou muito. Lyndsey precisou reconstruir sua vida, relações e o mundo que conhecia. Viveu sem luz durante muito tempo. Contou com a ajuda do marido, família e amigos, mas na maior parte do tempo é apenas ela.

E tudo isso nos mostra o quanto a vida pode mudar do dia para a noite. Que podemos achar soluções, formas de sobreviver e que não podemos desistir. A persistência, resistência e determinação de Anna me surpreendeu e motivou muito. Além disso, aprendi muito com toda a história e diferentes assuntos que ela coloca. É um bom livro sobre uma boa pessoa com uma resiliência impressionante.

Aliviada por ter acabado de uma forma boa e por ter me surpreendido. Valeu a pena. Se um dia vc precisar ler alguma coisa fora do comum, quiser aprender algumas curiosidades ou apenas se quiser ler uma história nada convencional, recomendo muito as memórias de Lyndsey.

Emanuelly93 10/08/2021

O livro da Anna Lyndsey em que ela conta de sua própria vida, relatando suas vivências e como lida com o diagnóstico da fotossensibilidade. Um livro incrível!

Nathy 13/12/2020

Eu terminei de ler esse livro no comecinho da pandemia, e foi uma experiência assim, interessante, porque não poder sair de casa, não é nada comparado a não poder sair do próprio quarto isolado de tal forma para que não entre nem um pouquinho de luz, é aterrorizante pensar em viver assim, mas ela por mais que as vezes fique deprimida, conseguiu aprender a sobreviver assim.

PorEssasPáginas 21/03/2016

Resenha: Uma vida no escuro - Por Essas Páginas
Quando li a sinopse desse livro pela primeira vez, achei que se tratava de ficção, e das mais fantasiosas. Como assim uma pessoa não consegue viver na luz, nenhuma luz? Infelizmente, estava muito enganada. A história de Anna Lyndsey é real. Uma vida no escuro é uma das auto-biografias mais interessantes, angustiantes e belas que já li. Daquelas histórias que fazem com que você valorize cada pequena bênção em sua vida.

Imagine viver totalmente no escuro. Não estou dizendo apenas de evitar a luz do sol, como os vampiros das histórias de fantasia e terror, mas precisar se esconder num quarto completamente sem luz, seja natural ou artificial. Não é possível ler, nem livros de papel ou digitais, porque você não aguenta sequer a luz tênue do leitor ou a do computador. As necessidades básicas – comer, evacuar, tomar banho – precisam ser feitas rapidamente e na penumbra. Tudo isso de uma hora para outra, amputando sua liberdade e sua vida até o limite da sanidade.

“A amizade brota de uma sementinha discreta e, com o tempo, ganha raízes fortes que envolvem nosso coração. Quando um romance termina, a árvore é arrancada depressa numa operação dolorosa, mas clara. Já a amizade murcha silenciosamente, e sempre resta a esperança de que vá brotar de novo. Só depois de um tempo reconhecemos sua morte, e então passamos anos arrancando do peito fibras ressecadas.” Página 98

É assim que Anna Lyndsay vive. Por causa de uma doença que a incapacita de ficar sob qualquer luz, sob a punição de sua pele sofrer dores e feridas horríveis, ela passa seus dias dentro de um quarto escuro, ouvindo audiobooks, inventando jogos mentais de palavras cada vez mais desafiadores, tentando fazer o tempo passar. Ela tem o apoio incrível do marido, mas a vida não é nada fácil. É difícil continuar.

Mas ela vive, e é lendo esse livro que percebemos o quanto somos sortudos. Existem biografias completamente inúteis e equivocadas – e nós as vemos aos montes hoje nas livrarias -, mas essa é extremamente importante. A autora divide com o leitor suas angústias, desejos e inseguranças, sonhos, pequenas vitórias e inúmeros fracassos. É angustiante, mas também vibrante e inspirador. Anna Lyndsay descreve o antes da doença com nostalgia e a sua vida na escuro com melancolia e sensibilidade. Apesar da escuridão de seus dias, esse não é um livro sem luz, pelo contrário: é cheio de vida, cores e descrições repletas de sentimento e sinceridade.

“Chorar me traz alívio. Alguma substância química é liberada no cérebro, pelo que ouvi dizer, o que normaliza o humor, mesmo que a situação continue a mesma. Um sábio mecanismo de autocontenção, pelo qual, sem dúvida, devemos agradecer à evolução humana.” Página 105

A edição é confortável e caprichada, com uma capa aveludada repleta de pontinhos brilhantes, um deleite para a estante. Terminei o livro emocionada, torcendo de coração para que Anna (o nome é um pseudônimo e não se sabe realmente quem é a autora), onde quer que esteja, viva bem, viva feliz. E que as pessoas na mesma situação dela, ou em outras situações difíceis e limitadoras, fiquem bem e encontrem felicidade e paz da melhor maneira que conseguirem. Quanto a nós, privilegiados que somos, vamos valorizar o muito que temos.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-uma-vida-no-escuro

Bia 11/12/2021

"Com displicente brutalidade, a doença nos faz lembrar os limites da vontade humana."
Junte uma história real, uma perspectiva em primeira pessoa, uma escrita delicada e poderosa e o tipo de perspectiva que somente o sofrimento pode moldar, e pronto há um livro maravilhoso.
É difícil de explicar porque este livro é tão bom, já li muito autobiografias, mas nenhuma me tocou como esta. Um livro que certamente vou levar como favorito mas também como um ensinamento para a vida toda.

Bruno 13/01/2021

Um estudo do comportamento
Não poder ver ou ser tocado pela luz do sol, ou por certos tipos de iluminação, sem ficar doente.
Este é o drama de nossa personagem, que conta com seu amor, para cuidar dela.
Nem tudo que reluz é ouro!

Kelly Moura 29/06/2022

Vida real
Não é ficção, é história real, e como toda história real pode ser acusada de enfadonha. Mas eis que a autora expõe sua vida e sua doença crônica de forma clara e honesta, consigo mesma e com o leitor, sem rodeios mas com uma ponta de esperança.

Letty 21/10/2023

Li por engano rs
Li achando que era outro livro, só depois que finalizei foi que percebi que havia me enganado kkkkk
Enfim, estou surpresa em saber agora que é uma autobiografia, como a vida se tornou difícil para a autora... Como ela disse, a gente espera o final feliz da história, mas na dela não teve.

Aline 20/06/2021

É a história da vida da autora, portadora de uma doença crônica q não se sabe cura ou tratamento? não é muito meu estilo

Yasmin827 18/12/2021

Que deus me perdoe mas eu fiquei feliz quando terminei
O livro é baseado em fatos reais então eu fico até mal de falar que terminei ele dando graças a deus. Vi um perfil indicando no instagram e somente pelo título pensei que seria a história de uma pessoa que ficou cega em algum momento da vida. Fiquei chocada de descobrir que uma doença como essa existe, me solidarizei com a narradora mas na reta final fiquei cansada dela.

Eduarda 18/07/2021

É uma história realmente bonita e que nos provoca algumas reflexões, mas confesso que o livro não me prendeu do início ao fim como eu pensei que seria. Mas recomendo a leitura

ranny 31/03/2023

Uma vida no escuro conta a história real de uma escritora britânica que usa o pseudônimo de Anna Lyndsey, que é diagnóstica com um doença crônica rara e pouco conhecida chamada dermatite seborreica fotossensível. Essa doença faz com que Anna tenha uma extrema sensibilidade a qualquer tipo de luz, seja ela natural ou artificial.

Com a descoberta da doença, Anna se vê obrigada a deixar para trás toda uma vida passando a viver em um quarto totalmente sem luz. Isolada de todo o mundo e vivendo na escuridão, buscando maneiras de se distrair e driblar pensamentos como o suicídio e afastar a depressão.

eversincerafa 18/06/2020

Muito bom!
Abre os nossos olhos pra muita coisa e é o tipo de livro que te mostra a importância de pequenos detalhes no dia a dia que podem parecer insignificantes para alguns, mas que significam o mundo para outros.