O Que é Ideologia

O Que é Ideologia Marilena Chaui

Resenhas - O que é ideologia

BeatrizFonseca1 25/03/2024

Conjunto estruturado e sistemático de ideias é a melhor definição de ideologias , Aristóteles criou o conceito das coisas, que são a causa material, por exemplo, a madeira, a causa material, a madeira se transformou em mesa, a causa motriz ou seja, o artesão que construiu a mesa com a madeira e a causa final, que o proposito da construção, da mesa, e existe uma hierarquia, com relação a esses ascptos.
A religião para Marx, é o opio do povo, ou seja ele não se revolta porque acredita que vai ser recompensado ,com a ideia do céu ou que é pobre, pq foi castigo, por seus pecados.
A dominação de se dá , por elementos políticos, leis , a educação e a cultura, quando o ser humano defende, que somos desiguais, porque a natureza ou Deus quis assim, estamos tirando nossa responsabilidades e nossas ações do jogo de relações sociais e econômicas, só o capital é fato propriedade, a terra e o trabalho não são.

A Ideologia é uma forma de dominação, e ela age através da ocultação da luta de classes,
os seres humanos se distinguem dos animais porque racionalizam , ou seja porque pensam
A dialética está associada ao pensamentos e ideias , que são divididos em polos , o trabalhador é uma mercadoria, porque ele vende sua força de trabalho, de acordo com as teorias de Karl, a mais valia é o lucro do burguês, sobre a mercadoria
A ciência deve ir dos fatos as ideias e não o contrario.
Marx argumentou que a História dos homens e a História da natureza, são interligadas e uma interfere na outra.
a cultura está relacionada com a arte, a filosofia e a linguagem , a História é contruida por um motor externo que produz acontecimentos, mas claro esses acontecimentos são influenciados por fatores humanos.
O Ser humano diferente das coisas da natureza, possui o livro arbitro, enquanto a natureza, segue leis mecânicas, na idade média, o clero argumentava que o acumulo de dinheiro era algo pecaminoso, mas as ideologias de Lutero e Calvino, argumentam que não pecado vc acumular o lucro.
Toda coisa vai ter um significado, se for uma empresa, seu significado é gerar lucros, se for uma montanha o significado para o pintor é suas linhas, texturas e cores, se for um aventureiro ele vai vai querer subir na montanha.
O empirismo está associada a ideias através das sensaes, e as ideologias , atreves de mecanismos das representações das ideias e símbolos, que defendem algum fator social ou politico.
A História não é a suspensão de fatos no tempo, e o progresso e a evolução de ideias, mas como os homens se desenvolvem em contextos e condições predeterminadas, que podem ser econômicos e socais, ela está veiculada a práxis, que significa modo como agimos e nos comportamos, de acordo com leis, regras e códigos, de sociabilidade .
a ideologia esconde as realidades sociais, uma ideologia pode ser quebrada ou destruída, de forma radical, ou de forma mais branda, através de reformas trabalhistas, por exemplo como uma revolução, exemplo revolução russa ou francesa, Marx pregava a doutrina que existe a luta de classes, e que o proletariado deve trabalhar para buscar melhores condições de vida e se livrar da influencia burguesa.
os iluministas, queriam destruir o poder da Monarquia e a influencia do clero, no estado, eles queriam que o estado fosse laico.
Os positivistas explicavam que as pessoas explicam os fatos, primeiramente por um viés, religioso, depois por um viés, metafisico e cientifico.
a ordem na ciência só ocorre se a teoria estiver em harmonia com a metodologia.
Para Marx, o materialismo está veiculado as relações de produção, que são as formas que o homem produz e reproduz e organizam a sua vida, existe as relações sexuais, que servem para a procriação e o trabalho é divido entre o trabalho intelectual e o trabalho manual.
A alienação religiosa é a suprema das alienações, no fetichismo material, os homens se transformam em coisas e as coisas ganham a mais valor do que deveriam, no trabalho esxite uma hierarquia, entre os burgueses, os donos da meios de produção e os proletariados, que vendem sua força de trabalho para receber o capital, o homem é um alienado, porque não consegue perceber que ele que determina seus caminhos e que toma suas escolhas, e naõ seu chefe.
Uma ideologia é um sistema de representações e ideias, criadas por intelectuais"uns pensam, outros trabalham, alguns consomem e outros produzem, mas não podem consumir o produto dos seus trabalhos" (p.65)
O Grande poder do estado são as leis, que criam os mecanismos que regulam as relações sociais, as ideias de distribuição de características são distribuídas , através da educação e da religião e não existe universalidade humana, porque as ideias particulares, são modificas para existirem ideias gerais. Na sociedade medieval, não havia mobilidade de classe, existe o rei e o clero , em cima da pirâmide social e os trabalhadores rurais(camponeses) em baixo.

beca 10/03/2024

O que é ideologia?
Marlene Chauí tem uma escrita fenomenal e fácil para leigos sobre todos os temas abordados. Trazem uma reflexão real e muito verdadeira sobre coisas que muitas vezes nem percebemos serem deturpadas, já que somos ensinados dessa maneira desde o ensino fundamental básico, ou melhor, desde que nascemos. O livro é extremamente interessante, cativante e importante. Essa leitura me trouxe um conhecimento imensurável, super indico.

Ny 30/12/2023

Meta de 2023 concluída! 23/23

O livro trás uma introdução muito rica sobre o que se trata a ideologia. A princípio trás o conceito de ideologia da antiguidade, logo após, vem aos poucos para modernidade com muitos exemplos. É um livro que recomendo ler de maneira linear, sem ler outros livros ao mesmo tempo, para que assim absorva bem o conteúdo. Gostaria de ter feito isso, pois como demorei para terminar, acabei esquecendo de algumas partes...Pretendo reler novamente.

Daniely 22/12/2023

Faculdade
O livro é cheio de explicações sobre o que é ideologia, tem exemplos para ser de fácil entendimento, apesar do começo ter achado um pouco complicado, mas acredito que tenha sido culpa do próprio epub que encontrei pela internet, parecia meio confuso mas nada que atrapalhou na leitura.

Clio0 30/06/2023

Livro básico para primeiranistas de História e muitos outros cursos. A Coleção Primeiro Passos surgiu com a proposta de fornecer uma ideia condensada de temas distribuídos em pequenos tomos, mas os acadêmicos abraçaram a oportunidade de fornecer definições básicas, embora não necessariamente simplistas, da maioria dos tópicos perfazendo as grades de teoria.

Neste em particular, Chauí apresenta as várias vertentes da discussão sobre o que é Ideologia, como ela funciona, a forma que os governos (ou grupos dirigente) a utilizam, assim como as formas de resistência e mesmo de re-utilização. Há ênfase especial, obviamente, sobre o marxismo e a mass media.

Não é, contudo, voltado para leigos. Hoje, com a disponibilidade da internet, pode ser mais fácil pesquisar algumas referências e se aprofundar em partes mais problemáticas.

Recomendo.

isa pe 15/02/2023

Livro pra começar os estudos nas sociais
A Marilena tem uma argumentação interessantíssima e que não é difícil de acompanhar. Os exemplos práticos que ela dá para explicar conceitos muito teóricos me ajudaram a emergir nessa análise.

Daniel 02/02/2023

Um livro que clareia muito a compreensão do que está acontecendo ao redor do mundo. Dá para entender ideologia de uma forma mais clara.

Alex 29/01/2023

Primeiros passos
Para você questionar os dogmas que sempre ouviu (e reproduziu) sobre sucesso, família, Estado, Deus, mercado, educação e deixar de ser um alienadinho.

maju 06/01/2023

O que é ideologia?
Muita gente pensa que ideologia é um ?conjunto de ideias?, porém neste livro, Marilena Chauí nos mostra que é esse conceito é algo bem mais complexo, envolvendo classes sociais e muita filosofia marxista e ?hegeliana?.

gr.will 30/12/2022

Um livro muito bom do ponto de vista didático. A linguagem é fácil e acessível, e os conceitos são apresentados de maneira bastante organizada.

O pensamento é desenvolvido de maneira bem contextualizada, sempre se reportando aos períodos históricos e correntes teóricas. Em dado momento a exposição começa a ficar mais circular, mas faz parte da natureza do texto que, tanto por ser teórico, quanto por ser introdutório, necessita desse vai e vem no que já foi dito para ajudar a concatenar as ideias.

Ao final, se tem uma boa síntese sobre o conceito de ideologia através do tempo e sua importância para a teoria marxista. Aí também reside um golaço da autora que consegue explicar brevemente vários elementos da obra de Marx que são pertinentes para o entendimento de ideologia.

É, sem dúvida, um texto muito interessante para iniciantes, mas também para quem já teve contato com a noção de ideologia e quer revisitar linhas gerais sobre o tema. Vale muito a pena!

Erika.Chada 11/10/2022

Ótimo livro
"A ideologia é um conjunto de ideias e valores e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. "

Ela da uma explicação plausível do como e porque as coisas funcionam do jeito que são, porque tem o patrão, porque tem o empregado, porque tem que fazer faculdade. Desta forma ela apaga as diferenças e dar a sociedade a sensação de encaixe e pertencimento sem questionar o porque. As coisas são assim porque sempre foram e serão desta forma.

Gostei do livro, mas só entendi perto do final.

ToniBooks 28/04/2022

Agora é a vez da competência.
Você acha que é livre, mas tem sempre "uma pulga atrás da orelha" quando percebe que não te contaram tudo sobre de onde vem o poder do Estado. Essa potestade informe e poderosa. Assim como o grande Leviatã, é tão divulgado em sua prática quanto dissimulado quanto à sua origem e seus mecanismos de legitimação. É sobre isso e muito mais que Marilena Chaui trata nesse pequeno grande opúsculo.
Douglas Finger 29/04/2022minha estante
Essa obra é genial! Chauí é muito didática em tudo que escreve

ToniBooks 30/04/2022minha estante
Nessa obra, em particular, senti muita generosidade por parte de Marilena. Não hesitou em retomar a ideia central várias vezes, numa estratégia didática perfeita. ??

Mina 16/04/2022

Ela ( Chaui ) viaja entre conceitos de ideologias no decorrer da linha factual da existência humana, criando umã contextualização e preparo interessante sobre o tema. Após explora com eficácia o ponte de vista da ideologia marxista, sem esquecer de fazer interferências as quais trás reflexões pertinentes sobre a sociologia e como atua na existência do indivíduo.

Gisele 13/12/2021

Um ótimo livro para compreender como alguns conceitos nos foram empurrados. A leitura é difícil, fica confusa em muitos pontos porque parece não ir direto ao ponto, mas no final cumpre seu objetivo.

Gabriela 09/12/2021

Impactante
Ótimo livro escrito pela Marilena, aponta grandes características sobre a ideologia. A ideologia possui espaços em branco e lacunas, deixando vago o real sentido e nos forçando a crer em características ilusórias como se estivessemos destinados a tudo o que é imposto por ela.
Quero deixar registrado aqui alguns dos vários trechos que me impactaram.

"Vejamos algumas consequências perversas produzidas pela ideologia da competência. Se ser competente é vencer a competição e subir na hierarquia de uma Organização, como se sente o desempregado? A ideologia burguesa lhe ensina, no cotidiano e na escola, que o trabalho é uma virtude que dignifica o homem, e que não trabalhar é um vício (a preguiça, a malandragem). A ideologia dá competência lhe ensina, no cotidiano, na organização escolar, na organização empresarial, que só a competência no trabalho assegura felicidade e realização."

"Dizer que a ideologia não tem história significa que:
a) a transformação das idéias não depende delas mesmas, de alguma força interna que teriam (como na história do Espírito hegeliano, ou como nas etapas do Espírito humano de Auguste Comte), mas depende da transformação das relações sociais e, portanto, das relações econômicas e políticas (...) Enquanto a ideologia explica o presente como efeito do passado, o passado pelo presente e o futuro pelo já existente, fazendo com que este último deixe de ser possível (aquilo que os homens poderão realizar) para de tornar o previsível (aquilo que os homens deverão realizar), o saber histórico mantém as diferenças temporais como diferenças intrínsecas;

b) a ideologia fábrica uma história imaginária (aquela que reduz o passado e o futuro às coordenadas do presente), na medida em que atribui o movimento da história a agentes ou sujeitos que não podem realizá-los."