Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

mfanfa 11/02/2024

Visceral
Gostei bastante de ambos os contos, especialmente do último. O estilo de Dostoiévski de moldar a psique dos personagens é muito única e sublime. A complexidade e reflexões no que refere-se a moral e a ética, bem como dos desejos e sofrimentos dos personagens é descrita com elegância e cuidado. Recomendo a leitores que preferem livros mais introspectivos e íntimo dos personagens.

Trechos:

A dócil

?Ora, orgulhosa! Eu, quer dizer, por mim, gosto das orgulhosinhas. As orgulhosas são particularmente belas quando... bem, quando já não se duvida do poder que se tem sobre elas, hein? Ah, que homem baixo, canhestro! Ah, como eu estava satisfeito!?

O sonho de um homem ridículo

?Me irritei em consequência da conclusão de que, se eu já tinha decidido que nessa mesma noite me mataria, então, por isso, tudo no mundo, agora mais do que nunca, deveria me ser indiferente. Por que é que eu fui sentir de repente que nem tudo me era indiferente, e que eu tinha pena da menina??

Daniela.Argenta 06/02/2024

Esse livro foi o meu primeiro contato com a escrita de Dostoiévski, e acredito que tenha sido uma ótima escolha para isso.

O livro conta com duas narrativas curtas, a primeira ?a dócil? e a segunda ?o sonho de um homem ridículo?.

Na primeira, tive um pouco de dificuldade de entender a escrita do autor, mas já na segunda, senti muito mais facilidade.

Entre as duas, a que mais gostei foi a segunda. Achei muito interessante o desenrolar da historia, na qual um homem que iria se suicidar, acaba não fazendo isso por conta de uma menina que ele vê na rua.

Acho muito válida a leitura para conhecer melhor a literatura russa. Fiquei com vontade de conhecê-la melhor e ler outros livros do Dostoiévski!

madu.zi 03/02/2024

"O fato é que eu... perverti todos eles!"
A narrativa Dócil eu tive a oportunidade de ler anteriormente, é um conto simplesmente maravilhoso, onde Dostoiévski nos mostra o seu incrível talento de um romancista incomparável.
Em O sonho de um homem ridículo, Dostoiévski nos apresenta toda a sua veia filosófica e sociológica com todos os debates e reflexões do contexto social, como a indiferença pela vida, contaminação do mal e a desgraça na sociedade e a paixão descoberta pela vida.

Iarine 20/01/2024

Minha primeira leitura do autor. Achei a escrita um pouco rebuscada, as temáticas são legais, o ritmo de leitura é mais lento, acabei gostando mais do " a dócil". Mas eu acho que esperava mais.

dudubelleboni 18/01/2024

Amai ao próximo como a ti mesmo
Esse título nada tem a ver com a bíblia, o livro mais consumido no mundo, se trata apenas de um modelo de vida em sociedade que o personagem vivencia no segundo conto do livro, que é muito mais marcante que o primeiro. As duas narrativas são realmente fantásticas não no sentido da fantasia. Vale muito a leitura!

Darcio 16/01/2024

Contos maravilhosos.
O sonho de um homem ridículo é meu conto favorito. Um homem descobre que o problema do mundo talvez não sejam os outros.

Pablo Marcelo 13/01/2024

Um devaneio
Lembra um conto fantástico de Borges, mas deve ter sido aquela tarde em que ele queria escrever algo extra-ordinário e escreveu isso. Óbvio que traz todo olhar único dele para o que é o ser humano.

tr11zlma 12/01/2024

Gostei mt da leitura, a dócil é um conto bem facinho, enquanto o sonho de um homem ridículo já é algo mais complexo, mas os dois são repletos de reflexões bacanas, recomendo pra quem quer começar a ler dostoiévski

Monalisa.Ribeiro 31/12/2023

Fantastico
"A DÓCIL":

Como ocorre com "A morte de Ivan Ilitch", de Tolstói, em "A Dócil" a narrativa se inicia no momento presente, passando então pela reconstrução de fatos passados que culminaram na atual situação, tema da novela - o suicídio de sua esposa.

Tal reconstrução é realizada sob a ótica de um marido, que recorda momentos de sua vida particular e de matrimônio, sempre tentando justificar suas ações em relação à sua esposa (ao menos no início do texto), de forma que possa compreender o porquê de sua mulher ter optado pelo suicídio, ante a possibilidade de ficar com ele (e ser venerada), após o momento de sua redenção.

O conto, sem dúvidas, é outro que faz parte de nosso cotidiano e que serve para avaliarmos as nossas ações, nem sempre tão inteligentes e dignas como pensamos.

"O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO":

O início desta narrativa apresenta um personagem que se define como uma pessoa ridícula, sem perspectiva e sem nada, inclusive que chega a negar ajuda a uma menininha, que encontrara na rua, desesperada.

Já sem forças para seguir vivendo, pensa em se suicidar, até que, momentos antes de sua ação, adormece e possui um sonho estarrecedor, indo para um lugar onde há humanidade, respeito e felicidade entre os seres que lá habitam, remetendo ao Éden.

Ocorre que este Éden vem a ser corrompido por ele, responsável pela introdução de mentiras e outros atos que vieram a desestabilizar completamente o lugar, agora já repleto de individualismo, doenças, com todos os habitantes procurando a "consciência da vida", sempre de forma complexa, sem enxergar os mínimos detalhes e simplicidade que eles mesmos já tinham vivido, lá mesmo.

Quando acorda, depara-se com a arma que utilizaria para se matar, mas vê que "agora que encontrou a verdade", isto é, que sabe que é possível existir um local verdadeiramente humano, está revigorado e tentará, com todas as suas forças, transmitir esse conhecimento, principalmente para aqueles que caçoam dele e desses pensamentos "ridículos".

O autor, em minha interpretação, atribuiu o adjetivo "ridículo" ao conto, nada mais como uma forma de alfinetar o status quo, este sim, ridículo, da sociedade russa da época (e certamente, atual, inclusive no contexto mundial).

Apesar de ser um texto mais curto, quando comparado com "A Dócil", é muito mais complexo!

Sammara 30/12/2023

Uma novela fantástica
São duas novelas presentes em um livro só, que tem narrativas que tem o mesmo tema. Que acho que vale a pena você fazer a leitura sem lê a sinopse para ir tendo suas próprias surpresas.

Eduardo Cassago 29/12/2023

Até que ponto um homem pode viver livre de significado?
Dostoiévski expõe sua crítica ao movimento niilista, muito presente entre os jovens durante o período histórico em que esta obra foi lançada.
Até que ponto um homem consegue ser desapegado de todos os valores do mundo dos homens e das leis divinas? Para responder essa pergunta, surge o Homem ridículo.

site: https://youtu.be/_5ge7lI9_Sk

Andressa 27/12/2023

Duas narrativas fantásticas - Dostoiévski

Esta obra foi meu primeiro contato com o escritor russo, e obviamente fiquei fascinada. Me questionando porque não li antes, agora quer ler todas as obras.

Confesso que na primeira parte demorei pra pegar o ritmo da leitura, mas na segunda, não queria que acabasse.

O drama é tão profundo e tão cheio de sentimentos, de inquietude que te prendem a respiração.

Juribeiro.psi 25/12/2023

"É que eu sou mesmo mestre em falar calado, passei toda a minha vida falando calado e vivi comigo mesmo tragédias inteiras calado."

Ninguém entendeu a natureza humana como Dostoievski... ?

cherriesweet_ 24/12/2023

Who could ever leave me, darling? But who could stay?
Desde que eu li "Noites Brancas" tenho a sensação de que nunca vou me cansar das obras de Dostoiévski e em toda oportunidade que tenho eu recomendo porque acho que todos deveriam ter o prazer de se apaixonar pelo que esse homem escreveu.

Adoro a escrita, e, mais ainda, amo a construção das personagens e como eles não são necessariamente bons ou ruins ? apenas imperfeitos, humanos. E como eu nunca conseguimos só odiar ou sentir raiva, sempre há um pouco de pena e compaixão e muitas vezes, mesmo que no fundo, nos identificarmos com eles.

Entre as duas narrativas que compõe o livro, gostei mais de "A Dócil" e toda a sua história trágica que poderia muito facilmente ter sido evitada, apesar de ter comprado inicialmente porque estava interessada em "O Sonho de um Homem Ridículo" - que com certeza é uma boa leitura, apesar de não ter me envolvido tanto quanto a primeira.

Enfim, leiam. É ótimo.

Eduardo 17/12/2023

Impossível não fazer um paralelo com a bíblia ao ler o sonho de um homem ridículo, pois tal utopia seria o éden, mas a serpente, ou o diabo, aqui é o homem, que com sua ganância e egoísmo, criam o pecado original.