Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

Diangelo13 22/08/2023

"Em A dócil, um homem desesperado refaz, diante do cadáver da mulher, a história de seu relacionamento, tentando compreender passo a passo as razões que a levaram ao suicídio. Já em O sonho de um homem ridículo, o narrador, a ponto de acabar com a própria vida, adormece na poltrona diante do revólver carregado. Principia então um dos sonhos mais extraordinários da história da literatura, durante o qual Dostoievski anuncia a possibilidade de uma vida utópica em outro planeta antes de seus habitantes serem conta- minados pelo veneno da autoconsciência"
Sinopse

O que achei : esse é o segundo clássico que leio e segundo Dostoiévski também, gostei mais desde do que Gente Pobre, acho que por ser o primeiro livro dele (gente pobre) não tem aquele desenvolvimento que essas narrativas trouxeram. Achei uma leitura até que fácil de se compreender e achei as duas histórias maravilhosas.

QUEIJO460 11/08/2023

"A Dócil" e "O Sonho de um Homem Ridículo".
Na narrativa "A Dócil" Dostoiévski faz um excelente trabalho em
retratar as relações humanas, como também, a mente humana através dos pensamentos do penhorista.Tornando assim, o penhorista dessa narrativa bastante humano.

Existe quem diga que nunca sentiu tais pensamentos orgulhosos, como também, pensamentos que desejam que o seu próximo enxergue e reconheça seu "verdadeiro valor". Tais pensamentos são comuns no ser humano. Uns tem de muito, outros tem de pouco. Esses que tem de muito, acabam se tornando pessoas odiaveis na visão de seu próximo. Como acontece com o personagem, a própria esposa o odeia. Coisa pior pode causar também tais sentimentos em excesso. Como acontece no final infeliz dessa narrativa.

A narrativa "O sonho de um Homem Ridículo" acaba sendo mais fantástica. Existe muitos elementos fantásticos em um sonho que o personagem tem quando adormece em certo momento da narrativa. Nesse sonho, descobre o sentido de sua vida. Assim sendo, decide pregar ao homem para que este volte a ser puro, ser bom, como no começo foi. O personagem chega a se perguntar se o homem realmente tem salvação, se vale tentar. Conclui que sim.

Entre as duas narrativas a que mais me agradou foi "A Dócil". Percebi que Fiódor não citou o nome de nenhum de seus personagens. Coisa muito curiosa. Espero ler mais livros deste autor.

Luiz Roberto 10/07/2023

Como sempre dostoievski e seus personagens recentidos.

Trazendo reflexões profundas diante de situações extremas (A dócil). Aborda uma relação fora dos padrões, um homem no pior momento de sua vida, e um suicídio.

Ao mesmo tempo, fazendo críticas a um pensamento niilista. No conto "Sonho de um homem ridículo" podemos ver a história de um homem indiferente com a vida e com os outros, contudo, acontece uma reviravolta, e acaba por descobrir a "verdade", vendo tudo por uma ótica diferente.

Sem dúvidas, são duas narrativas fantásticas.

Jéssica Libranumo 01/07/2023

Duas pequenas obras-primas, as narrativas aqui reunidas constituem excelente introdução ao universo de Dostoiévski. Se A dócil (também conhecida como Uma doce criatura) foi considerada "uma das mais vigorosas novelas do desespero na literatura mundial", O sonho de um homem ridículo desenha a possibilidade de uma vida utópica em outro planeta.

Alana.Leitao 24/06/2023

Introspectivo
Deve ser o livro perfeito pra começar a ler Dostoievski, já que nas duas novelas há uma narrativa perturbada e afetada pela própria consciência dos narradores. Apesar de serem novelas curtas, passam uma riqueza de sentimentos e profundidades dos sentimentos dos narradores. Gostei muito.

Jaqueline 23/06/2023

Pessoas estranhas
Gostei mais do primeiro conto, acho que consegui entender melhor que o segundo, é complicado ler esse livro sem ter lido as referências que tem nele, mas mesmo assim até que curti

Thauany 22/06/2023

Foi uma leitura que achei bem confusa, esperei muito pelo desenrolar da história, mas no final já estava me perguntando qual foi a substância que Dostoiévski usou para escrever.

letresenhas 20/06/2023

Idealização
Este é um livro onde o protagonista se odeia profundamente, onde a personagem principal é uma criança (ela tinha 16 e ele 41) e todos os personagens secundários tem ressalvas.
Esse narrador é duvidoso, não confiável e é muito volátil, por isso temos que ter cuidado com suas descrições de mundo e comportamento. Entretanto, é uma obra muito profunda sobre um homem que nutre um profundo ódio e desprezo por si mesmo e busca apaziguar isso fazendo coisas que ele considera boas (que o beneficiem) para que sinta que ele é alguém bom.
É um livro coeso, profundo, triste, melancólico, surpreendente. Eu amo como o autor sempre consegue exprimir o desespero que cada personagem tem na alma, é importantíssimo levarmos em consideração a idade da protagonista para entendermos o que ela passou e o que levou seu final. Eu acho que o livro poderia ter acabado antes, mas foi incrível enquanto durou

http.christini 12/06/2023

Primeiro contato com Dostoiévski
No início em a ?Dócil? não estava tão envolvida e esperava outros sentimentos, mas ao decorrer da história me vi emocionada , com raiva e tristeza. É uma história de dor de arrependimento pelo outro e sobre amor .
Agora o que mais me surpreendeu foi ? O sonho de um homem ridículo? que história? fiquei abismada , encantada e chocada !, me envolvi tanto que me emocionei e fiquei pelo menos 1hr tentando refletir sobre aquelas palavras, ?glorificamos a consciência da vida acima da vida , e a consciência das leis da felicidade a felicidade.?, isso me fez pensar e pensar e me autocríticar por sempre querer saber sobre tudo e simplesmente não viver .
Obrigada Dostoiévski por encher minha alma de tamanha magnitude.
Leiam !

Diogo310 09/06/2023

Poucos sabem mas "a dócil" foi inspirado em dom casmurro ;p as semelhanças sao muitas, ambos tem narradores ambíguos, nao confiáveis e chatoooooooos. aqui temos a perspectiva de um homem que JURA que tem uma história de amor, mas pro leitor só resta rir e ficar agoniado

mto.massa

Cíntia 08/06/2023

O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO

"sem falar ainda que, talvez, não vá haver realmente nada mais para ninguém depois de mim, e todo o mundo, assim que se extinguir a minha consciência, vai se extinguir no mesmo instante, como um fantasma, como um atributo apenas da minha consciência, e, porque vão sumir, talvez, todo esse mundo e toda essa gente - só eu é que existo."

"senti de repente que ninguém me despreza ou ri de mim, que nem mesmo se compadecem de mim, e que a nossa viagem tem um destino ignorado e misterioso, relativo a mim e a mais ninguém."

SailorMagiccc 07/06/2023

A dócil n é minha favorita,eu daria 3.5 de 5?N sei,mais o homem ridículo é muinto bommmm, 5/5 recomendo

Gabrielli 27/05/2023

Profundidade de Dostô
Dois textos maravilhosos tratando sobre um tema delicado. O sonho de um homem ridículo é um dos melhores textos do autor, imperdível!