Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

Cintia295 27/05/2023

Que livro incrível, maravilhoso.
O segundo conto O Sonho De Um Homem Ridículo é simplesmente perfeito no 5 favorito que vou precisar reler, reler e reler.

Jamerson.Alves 25/05/2023

As flores de plástico não morrem
"Depois fui para a escola, depois para a universidade, e ora - quanto mais eu estudava, mais aprendia que sou ridículo."
- O sonho de um homem ridículo

igsuehtam 25/05/2023

Grades Novelas
A dócil foi uma leitura bem triste, mas O sonho de um homem ridículo... O que dizer desse conto/novela? Eu nunca tinha lido antes algo assim.

Mel 24/05/2023

Dostoiévski
Duas narrativas realmente fantásticas e repletas de significado para reflexão a cerca da psicologia humana. Riquíssimo, como já é de costume observar em suas obras.

Maria2140 17/05/2023

Esplêndido
Terminei tem uns 3 dias já, acabei me esquecendo de vir aqui.

o livro é muito cativante, a narrativa é maravilhosa, envolvente etc. gostei muito mais de "A dócil" do que de "O sonho de um homem ridículo", mas ambos são bons, bem escritos e despertam muitas emoções

Carlos.Junior 16/05/2023

5/10
Sendo extremamente sincero, eu esperava mais. Talvez o autor russo tenha se esforçado verdadeiramente em outros contos ou livros e deixou esses 2 contos, com uma leitura pesada, de lado por um tempo. Porém, não se pode negar que há uma falta de qualidade na construção. Isso pode ser devido a tradução vinda do Império Russo (Motivo do qual eu me desafio a tentar entender esse idioma difícil) ou que talvez eu não tenha maturidade intelectual para entender a obra. Não obstante, ambas as explicações parecem rasas. O livro, composto pelos 2 contos em seu núcleo é vago, dissidente e te enjoa com o passar das páginas. O primeiro conto apresenta alguns embates sobre a questão patriarcal o casamento e da ideia de posse que sociedade russa antiga tinha sobre o corpo feminino, já o segundo é mais interessantíssimo, fala da epifania que um suicida tem ao dormir antes de conseguir apertar o gatilho do revólver que iria lhe pôr fim ao sofrimento. Ambos são bons textos introdutórios para começar a ler o russo romancista, mas na minha opinião final é a que Machado de Assis deveria ter dado aulas a Fiodor Dostoievski

Rafael549 06/05/2023

Esse é o suprassumo da arte
Não ligo para o A docil, é legal e reflexivo? É. Mas, o brilho mesmo está no O sonho de um homem ridiculo, que é lido em uma horinha e é a coisa mais fantastica do mundo, com crtz meu conto favorito da vida!

sofris 02/05/2023

Raiva e tristeza
Primeiro contato com a literatura russa, achei que seria de difícil compreensão, mas me encontrei maravilhada com a escrita
vou ler mais livros do fiodor, com certeza

Adinis 25/04/2023

Fascinante!
Dostoiévski tem essa coisa de trazer a consciência pensamentos e sentimentos profundos que se tornam tangíveis (por mais contraditório que isso possa soar)

Elpidio 20/04/2023

Muito bom!!
Essas duas narrativas presentes no livro são profundas e muito bonitas ao meu ver. Os textos exploram muito bem a complexidade dos sentimentos humanos e suas facetas que se expressam naquilo que está sendo dito e também no não dito. Espetacular!!

m.eduarda1 15/04/2023

Passei foi raiva e depois passei foi depressão
o estilo de escrita existencialista de Dostoievski me faz seriamente questionar um pouco da minha existência e como faz com que eu chore de raiva e tristeza. Não tem um final feliz gente, absurdo! Em questão dos contos, preferi mais o sebundo, o primeiro me fez arrancar os cabelos.

Manuela222 08/04/2023

Adorei
Dei uma quantidade de estrelas baixa pois não faz meu estilo de livro. É uma narrativa sombria e pessimista sobre a humanidade

Mila 07/04/2023

Decidi começar a ler Dostoiévski pelas novelas e após Memórias do Subsolo decedi me aventurar neste livro curto, porém que toca de um jeito lindo.

Me senti conectada com os personagens e com as respectivas maneiras de ver a vida e as relações em sociedade como formas ímpares.

Continuarei me aventurando por Dosto e esse eu super recomendo pra quem quer iniciar literatura russa sem grandes quebra cabeças ?

Laysa 02/04/2023

Um Dostoiévski não tão famoso assim?
?mas que, de maneira alguma, deixa a desejar. ?A Dócil? e ?O Sonho de um Homem Ridículo? tratam de divagações sobre a temática do suicídio. Já adianto que, mesmo ambos os contos sendo ótimos, o primeiro me cativou muito mais.

Emerz 30/03/2023

Apesar de ser um gênio da escrita tem algo nas obras do Dostoiévski que pra mim funciona assim: começa suas obras de um modo meio tedioso, uma narrativa lenta mas de uma hora pra outra sem mais nem menos já estou imerso em sua obra.

Não existe essa linha onde "a partir daqui a obra fica boa" é agora homogêneo, sem mais nem menos me vejo envolto na obra. Aqui não é diferente, nas duas narrativas me gerou o mesmo sentimento.